Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Xavier Moreira, o mago da Alfa Romeo e as garrafas de Vinho do Porto

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por Manuel Ferreira Dinis, 27 Ago 2009.

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por Manuel Ferreira Dinis, 27 Ago 2009.

  1. Xavier Moreira e as garrafas de Vinho do Porto


    País
    Antigo corredor de automóveis é sapateiro em Lisboa

    No bairro lisboeta da Graça, há um sapateiro que já foi campeão de corridas de automóvel. Xavier Moreira foi piloto, mecânico e até teve uma escuderia, mas agora prefere manter viva uma tradição de família.
    2009-08-25 21:04:37
    IN RTP
    Antigo corredor de automóveis é sapateiro em Lisboa - RTP Noticias, Vídeo
     
  2. Ora aqui está mais uma história espectacular em PORTUGUÊS...e claro quem vai gostar muito é o nosso amigo Lemos...não tivesse isto a haver com Alfas:huh:;)

    AbraÇo:D
     
  3. Fernando a história deste piloto é de facto magnífica e grande demais para caber na RTP onde, infelizmente ainda há "jornalistas" que escrevem "concerta sapatos" em vez de conserta sapatos...

    Conserta = repara, arranja
    Concerta = harmoniza, concilia

    ...será que ele quis dizer que o Xavier harmoniza os sapatos com os carros?? :feliz::feliz:

    ...enfim, ainda hei-de ver um futuro Presidente da Republica a dizer "póssamos"...já falta pouco:feliz:
     
    ricardo silva neves gostou disto.
  4. :D:D:D:D
     
  5. Penso que muito pouco foi dito sobre Xavier Moreira, pois para além do que a reportagem da RTP fez, julgo que ele ainda possui alguns dos carros que preparou e correu, como por exemplo o Alfa GTAm, o Giulia de Grupo 2, e o Zagato que preparou para o Sá Nogueira correr. Este Zagato, anteriormente foi de um amigo meu, Xavier Moreira comprou-o, preparou-o, lembro-me de ver Sá Nogueira a correr com ele em Vila do Conde, e o carro continua registado em nome dele
     
  6. Cá está o tópico sobre o homem dos Alfas da Graça em Lisboacool.png
    (Provável dono dos Alfas 75 espalhados neste bairro com aspecto de esquecidos e alvos de erosão por parte de larápios...enfim algum que se salve)

    "Rezam as lendas alfacinhas que, na Graça, há um certo sapateiro especial de corrida. Mas para o encontrar, não o pode procurar, tem que ir lá dar por acaso.

    O espaço é mais apertado que bota de tropa, num misto de oficina e museu, com máquinas centenárias, sapatos moribundos, malas que precisam de liftings, cintos fartos de tanto apertar, atacadores, vernizes, escovas, colas, pregos, bifanas (era só para ver se estavam atentos), palmilhas, guarda-chuvas, calçadeiras e, no meio de tudo isto, sentado num banquinho, o Sr. Xavier Moreira.

    O ofício de sapateiro foi herdado com o casamento. A família da esposa (D. Florinda) já tinha um espaço na rua Garrett e Xavier pôs as mãos ao trabalho para dar seguimento à tradição. Mas a verdade é que esta fachada esconde outra. Xavier tem uma fascinante vida dupla. Por um lado, um pacato sapateiro de bairro, por outro, um famoso piloto de corridas de automóveis.

    “Ó menina, isto eu sou conhecido em todo o mundo, venha cá ver…”. E Xavier leva-me até ao seu outro museu, uma salinha-templo dedicada à sua grande paixão. É aqui que tem os motores que modificou para ganhar as corridas, as fotografias dos carros, as revistas onde apareceu, os troféus que recebeu, os equipamentos, os posters e os capacetes. Xavier conta que tem mais de cem carros guardados e, entre eles, dois amados Ferraris, lembra os tempos áureos em Montecarlo, as garrafas de Vinho do Porto que levava para Itália para trocar por peças, “daquela vez que dei um “bacalhau” ao Rei de Espanha...”

    “Menina, isto contado ninguém se acredita”. Tem mesmo que se ir lá fazer a prova.

    Não tem por ai uns sapatos a precisar de conserto?"

    in A Arqueologista

    http://www.arqueolojista.com/achados/xavier-moreira-o-sapateiro-piloto

    Ver anexo 329486Ver anexo 329487Ver anexo 329488Ver anexo 329489Ver anexo 329490Ver anexo 329491Ver anexo 329492
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Fascinante... pena o artigo ter sido escrito por um "ignorante", que nem se deu ao trabalho de pesquisar as coisas como deve ser antes de as escrever. Mas não deixa de ser uma história fascinante.

    Obrigado pela partilha, João!

    Um abraço!
     
  8. Até podes ter razão Eduardo, até pode ser "ignorante", mas eu adorei esta história e se não fosse esse "ignorante", eu, e muitos de nós talvez nunca chegavamos a conhecer esta história.

    Abraço.wink.png
     

    Ficheiros Anexados:

    ricardo silva neves gostou disto.
  9. Rafael, por isso é que eu pus entre aspas... não era com conotações depreciativas, simplesmente quis acentuar que era alguém de fora do meio, que não conhece aquilo de que falou. No entanto, não lhe tinha feito mal nenhum aprofundar um pouco... mas sim, que a história vale a pena ser contada, isso sem dúvida.

    Um abraço!
     

    Ficheiros Anexados:

    ricardo silva neves gostou disto.
  10. Meu caro amigo, (eras mais se não fosse esse teu gosto estranho por máquinas italianastongue.pnglaugh.pnglaugh.png ),desculpa pois não estou de modo algum censorar-te pelo modo que escreveste, se bem que da maneira que escrevi, depois de o ter lido, dá essa ideia,laugh.png eu concordo perfeitamente contigo, também acho que devia ter sido bem mais aprofundado, o que não haverá para contar e mostrar desse Sr, o que quis dizer é que já foi otimo esse pequeno artigo, pois pelo menos a mim deixou-me curioso, e penso que há algo mais completo no portal sobre este Sr...
    Abraço.wink.png
     

    Ficheiros Anexados:

  11. Nunca tinha ouvido falar deste piloto/preparador, são sem dúvida as personagens mais conhecedoras do desporto automóvel, conduzem aquilo que montam/preparam!
    A profissão alternativa é no mínimo diferente...
    Não conheço pormenorizadamente o Bairro da Graça, mas não imagino nenhum espaço para albergar tanta machinna.
    Aqui no Porto havia o Sr. Nora na Aniceto Silva que ficava na zona industrial, afinava de tudo, e os Alfas não tinham segredos para ele.
     
  12. A maior parte dos carros em questão, a esta altura não sei se fazem um!
    Lembro-me de há uns 12/13 anos estarem espalhados pela rua exactamente no bairro da Graça. Na sua maioria eram 75s TS e Turbo... havia Giuliettas, pelo menos uma Giulia "enrolada" em plastico e até me lembro de um Citroen Visa "bicampeão".

    A penultima vez que o vi, transportava-se de Ferrari "testagrossa" e a ultima estava num Fiat 131, versão americana... creio que um Brava 2000 que era assim que eram chamados por terras do tio sam.
     
    Pedro Pereira Marques gostou disto.
  13. No bairro da graça? o bairro ate é um bocado grande... alguem podia dar uma morada mais especifica? ... é que ate de bicicleta chego la....
     
  14. Qualquer dia escrevo (muito) sobre este senhor e sobre os Alfas que teve/preparou/vendeu. O Xavier Moreira passa ao lado mesmo do mais afincado conhecedor automobilístico e, muito sinceramente, não sei porquê. Aliás, até sei, se calhar é porque apareceu depois de Abril de 1974 e o último nome era infelizmente... Moreira e apenas Moreira e não Burnay, Ruah, Abecassis, Kopke, Balsemão, ou outro qualquer nome esquisito com "ypsilones", "dablius" ou "kappas" que, como sabem, deve ser oriundo ali algures das beiras não é? Deve ser. Cof... Cof... bem, é melhor não me alargar nisto, senão qualquer dia perco o emprego como o Galliano, ou o mais recente caso do comediante francês porque podemos dizer mal dos pretos, dos ciganos, dos cristãos, dos muçulmanos, da política, dos carros, de tudo... temos liberdade, muita liberdade, só a perdemos quando brincamos com certos indivíduos com estes nomes ou com outros que acabam em Berg, em Gold, em Man... enfim... adiante, não me vou alongar porque tenho mesmo muito MEDO.

    O Xavier vai ser a minha próxima abordagem, tenho que reunir o material e escrever sobre a personalidade e sobre os carros. Apenas posso adiantar que é um ícone vivo de uma época de oiro, ele está cá, vivo, presente, lúcido, é uma pena ninguém aproveitar.
     
  15. Apesar de não me ter sido "simpatico" no contacto que com ele tive... tens toda a razão!
    Está vivo, lucido e é um poço de saber...
     
  16. Sabes porque é que ele não é simpático?! Eu compreendo-o perfeitamente...

    Vamos lá a fazer uma prova aqui neste tópico. O João Duque postou muitas fotografias e, numa delas, aparece uma data de material com 3 motores em primeiro plano. Tu concerteza que deves saber que motores são, mas quantos "petrolheads" viram aquilo e não ligaram nenhuma? Se olhares com atenção vês que cada um daqueles motores vale mais do que qualquer carro de um qualquer membro aqui do fórum, qualquer um. O problema é que o Xavier sabe disso e tem pena que seja só ele a saber. Ele é o único em Portugal (underlined para realçar) que realmente dá valor ao que realmente tem valor. Se eu estivesse no lugar dele também tratava mal toda a gente que lá aparecia... ele está pura e simplesmente FARTO e não dá hipótese a ninguém, porque já teve tantos desgostos que já toma por ignorante aquele que lhe aparece á frente... é mais um, pensa ele e não o levo a mal, porque sei que é assim.
     
  17. Cá está o que eu dizia há bocado... a pessoa acaba por desligar, de tanta coisa que "atura". E é pena, porque haveria muito a aprender com alguém assim.
     
    Pedro Pereira Marques gostou disto.
  18. Passeava-se hoje de manhã (incógnito ???) por Belém.

    Afinal talvez não esteja assim tão afastado como quer fazer paracer.
     
  19. Fiquei com essa sensação...mas como não conheço o senhor, desliguei, mas realmente depois do topico decorei a cara!e pelos vistos não me enganei!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página