Restauro do meu mini 1000 de 1974

Carlos Pinto 25

YoungTimer
Depois de quase 8 anos, ai está o inicio do restauro do meu MINI 1000 SPECIAL DE LUXE MKIII ( com livrete de MKII..lol) DE 1974.Desde já um forte abraço ao grande amigo Bruno Rato , que iniciou possivel este sonho no ano 2001.
 

nuno maurício

Veterano
Boas amigo, não te esqueças de fazeres a tua apresentação criando um tópico na secção Os Intusiastas. Como te tinha dito o teu mini não é um MK2 é um MK3 ;), na época enganaram-me a fazer o livrete do carro. Venham então as fotos dos trabalhos de restauro. Abraço
 
OP
OP
Carlos Pinto 25

Carlos Pinto 25

YoungTimer
Bem, estive a procurar as fotos mais antigas e encontrei essas do ano 2000 quando eu ia iniciar o restauro, nesta fase tinha tirado o interior,capot, grella e os vidros...
 

Anexos

  • HPIM0654.JPG
    HPIM0654.JPG
    123.3 KB · Vistos: 67
  • HPIM0655.JPG
    HPIM0655.JPG
    125.7 KB · Vistos: 73
  • HPIM0658.JPG
    HPIM0658.JPG
    139 KB · Vistos: 68
  • HPIM0662.JPG
    HPIM0662.JPG
    117.9 KB · Vistos: 69
  • HPIM0663.JPG
    HPIM0663.JPG
    113.2 KB · Vistos: 65
OP
OP
Carlos Pinto 25

Carlos Pinto 25

YoungTimer
Depois dessas fotos do ano 2000 vou por as de terça-feira onde realmente foi regresso do restauro, onde a luta foi intensa mais tirei o motor por baixo e a suspensão traseira.Foi um dia bastante produtivo e até correu melhor do eu estava a espera.!!!
 

Anexos

  • 100.jpg
    100.jpg
    92.9 KB · Vistos: 71
  • 083.jpg
    083.jpg
    126.2 KB · Vistos: 71
  • 051.jpg
    051.jpg
    140.7 KB · Vistos: 72
  • 013.jpg
    013.jpg
    127.3 KB · Vistos: 63
  • 098.jpg
    098.jpg
    117.9 KB · Vistos: 63
OP
OP
Carlos Pinto 25

Carlos Pinto 25

YoungTimer
Bem Pessoal,
No sabado quero tentar separar o motor do charriot, quando para desmontar não consegui tirar a suspensão , esbarei na rotula que mando foto abixo e não consegui nem tirar o cone nem o ceponem a rotulo e só desarperta com a chave ou tem mais alguma coisa que fazer??. Por isso sou todo ouvidos para vcs tentarem me explicar o maximo possivel.
Tb gostava do pessoal mais entendido me mandasse umas dicas das peças que devo reaproveitar e as que tenho que comprar novas para fazer um restauro cinco estrelas e de boa qualidade.
 

Anexos

  • 090.jpg
    090.jpg
    121.2 KB · Vistos: 42
para tirares as rotula da suspençao e a ponteira de direcção ou usas um saca para rotulas/ponteiras,ou entao usas a ferramenta preferida de um mecanico, mais conhecido por "Martins" vulgo tb conhecido por martelo pesado.e das de lado no braço,nunca por cima onde esta a porca,se nao sujeitas-te a estragares a rosca
 

Tiago Pedra

Clássico
Viva :)
Caro Carlos estás a avançar bem nas coisa, mas sem conhecimentos de mecânica não será fácil executar todas as tarefas, pois muitas das coisas têm o seu segredo, tanto de se tirar como de colocar.
Dou valor e sou dos primeiros a apoiar a tua força de vontade na realização do restauro, contudo podes cometer alguns erros, ou mesmo estragar algum material se não souberes como agir.
As rotulas de direcção, e de suspensão tem um cone antes da rosca, o que permite centralizar a sua posição, e na mesma sequencia quando apertada ganha muito pressão e só se consegue tirar com peças especificas, ou mesmo á base da força, com uma "pancada seca" sobre ela, ou onde a mesma encaixa.
Se estragar a rosca, no meu ver não terá problema pois é uma das peças que deve ser substituída, a quando de um restauro, pois sofre muito desgaste ao longo da vida.
Quando se inicia um restauro, deve ter em conta que a mecânica é parte fundamental para a segurança do carro, merecendo mais atenção do que a própria chapa, nunca descurando a mesma. Deves colocar bombitos novos, tubos de óleo, de malha de aço, ou no caso de originalidade, pões iguais, tal como rotulas novas, cintas, se as originais estiverem muito gastas, e muito outro material que só analisando bem se consegue ver o seu estado.
Atenção, tudo isto a que refiro é uma opinião, não sendo eu mecânico, mas ainda conheço algo elementar de mecânica.
Amigo Carlos aceita a opinião de todos e age consoante a tua opinião, e principalmente com o limite que estipulares para o restauro.
Abraço
 
OP
OP
Carlos Pinto 25

Carlos Pinto 25

YoungTimer
Caro Tiago,

Desde já agradeço a força e ajuda, tenho o meu cunhado que trabalha aqui na Opel das Caldas da Rainha e foi ele sempre quem tratou de todos os motores, claro tem muito experiencia mais 15 anos mas em classicos 0 , por isso vou juntando toda vossa experiencia e dicas que o pessoal for dando e junto com ele ir restaurando o motor.
Bem o limite não tenho mais quero fazer o melhor possivel com o menos possivel e por isso vai ser devagar o restauro.
abraço
 
OP
OP
Carlos Pinto 25

Carlos Pinto 25

YoungTimer
Boas a todos,
O dia esta a correr muito bem ,depois ao final ponho as fotos dos dia.
Mas para já tenho uma grande duvida, não consigo tirar o cepo queestá dentro do charriot, tb é com o "martins" ou tem outra forma?
 

Anexos

  • 029.l.jpg
    029.l.jpg
    169.8 KB · Vistos: 49

nuno maurício

Veterano
Carlos força com esse restauro estás lançado. Esses cepos no charion da frente no mau carro sairam façilmente mas o meu charion é daqueles com apenas um parafuso grande portanto é diferentes, se achas que consegues retirar o cepo com o "Martins" estás á vontade pois podes estragar o cepo á vontade pois deves de os susbtituir a todos. Mas se ves que não consegues vão ter que arranjar a tal ferramente que é um compressor de cepos para assim os retirares. Abraço
 

Sergio Bandinhas

YoungTimer
desde ja parabens pelo restauro :D

pois o meu tbem tive o mesmo problema para tirar os cepos akilo da uma trabalheira mas deu com uma alavanca um jeitinho de um lado jeitinho do outro la saiu.
 

Pedro Ns Silva

sim_ou_nao
Carlos Pinto 25 disse:
boas,
e na hora de por o novo??vai ser mesmo preciso a ferramenta e facil de conseguir??

Eu fiz a minha, não ficou bonita, nem deve durar uma vida. Mas para um orçamento inferior a 5 euros e 10 minutos de trabalho, não me posso queixar, desempenhou a sua função lindamente...

DSCF5790.jpg

DSCF5793.jpg
 

Anexos

  • DSCF5790.jpg
    DSCF5790.jpg
    47.8 KB · Vistos: 10
  • DSCF5790.jpg
    DSCF5790.jpg
    47.8 KB · Vistos: 0
  • DSCF5793.jpg
    DSCF5793.jpg
    76.5 KB · Vistos: 10
  • DSCF5793.jpg
    DSCF5793.jpg
    76.5 KB · Vistos: 0
OP
OP
Carlos Pinto 25

Carlos Pinto 25

YoungTimer
Caro Pedro Silva,
Bem feito, boa ideia e com um excelente orçamento, Mais deixa VER SE ENTENDI, com a rosca se comprime o cepo rodando , mais depois quando esta roscado como se tira se esta preso a rosca ?
 
OP
OP
Carlos Pinto 25

Carlos Pinto 25

YoungTimer
Bem pessoal,
Deixo as fotos do trabalho de ontem, separar o motor do charriot e retirar tudo das duas suspensões e ainda tirei mais algumas coisinhas do motor e dei uma primeira lavagem.
Este semana lixo e preparo os dois charriots para pintura no proximo sabado.
estava a pensar em pintar de preto gravilha os dois charriots que parecem a vcs? e o motor devo tb pintar?
 

Anexos

  • 017.jpg
    017.jpg
    131.1 KB · Vistos: 33
  • 025.jpg
    025.jpg
    121.8 KB · Vistos: 32

nuno maurício

Veterano
Sim pintar os charions de preto é a melhor opção, o motor depois de reparado tambem deve ser pintado para ficar com aspecto de novo, pode é pintar de outra côr se gostar mais. Força nesse restauro.
 

Pedro Ns Silva

sim_ou_nao
Carlos Pinto 25 disse:
Caro Pedro Silva,
Bem feito, boa ideia e com um excelente orçamento, Mais deixa VER SE ENTENDI, com a rosca se comprime o cepo rodando , mais depois quando esta roscado como se tira se esta preso a rosca ?



O varão enrosca no cepo, na outra extremidade do varão deve ter uma porca soldada, fixa essa porca com uma chave e vai apertando a outra porca. Com isto o varão roscado vai comprimindo o cepo...

Mas no seu caso não precisa de nada disso, como já não tem os braços inferiores, basta separar o cone da suspensão (parte cónica em aluminio que está voltado para baixo) do cepo...
 
OP
OP
Carlos Pinto 25

Carlos Pinto 25

YoungTimer
Olá a Todos,

Hj foi um dia um pouco mais durinho, lixei bem os dois charriots, depois dei uma camada de preto gravilha fino, este aguenta muito bem a ferrugem e ao desgaste do tempo e depois dei uma demão de preto, para amanha fica a segunda de mão de preto.

Deixo as fotos de quando iniciei de manhã e como está agora.

abraço a tdos
 

Anexos

  • 025.jpg
    025.jpg
    121.8 KB · Vistos: 49
  • 012.jpg
    012.jpg
    88.1 KB · Vistos: 49
Topo