Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro do meu mini 1000 de 1974

Tópico em 'Minis' iniciado por Carlos Pinto 25, 10 Dez 2009.

Tópico em 'Minis' iniciado por Carlos Pinto 25, 10 Dez 2009.

  1. Depois de quase 8 anos, ai está o inicio do restauro do meu MINI 1000 SPECIAL DE LUXE MKIII ( com livrete de MKII..lol) DE 1974.Desde já um forte abraço ao grande amigo Bruno Rato , que iniciou possivel este sonho no ano 2001.
     
  2. Força no restauro!!!
     
  3. Boas amigo, não te esqueças de fazeres a tua apresentação criando um tópico na secção Os Intusiastas. Como te tinha dito o teu mini não é um MK2 é um MK3 ;), na época enganaram-me a fazer o livrete do carro. Venham então as fotos dos trabalhos de restauro. Abraço
     
  4. Bem, estive a procurar as fotos mais antigas e encontrei essas do ano 2000 quando eu ia iniciar o restauro, nesta fase tinha tirado o interior,capot, grella e os vidros...
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Depois dessas fotos do ano 2000 vou por as de terça-feira onde realmente foi regresso do restauro, onde a luta foi intensa mais tirei o motor por baixo e a suspensão traseira.Foi um dia bastante produtivo e até correu melhor do eu estava a espera.!!!
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Bem Pessoal,
    No sabado quero tentar separar o motor do charriot, quando para desmontar não consegui tirar a suspensão , esbarei na rotula que mando foto abixo e não consegui nem tirar o cone nem o ceponem a rotulo e só desarperta com a chave ou tem mais alguma coisa que fazer??. Por isso sou todo ouvidos para vcs tentarem me explicar o maximo possivel.
    Tb gostava do pessoal mais entendido me mandasse umas dicas das peças que devo reaproveitar e as que tenho que comprar novas para fazer um restauro cinco estrelas e de boa qualidade.
     

    Ficheiros Anexados:

  7. para tirares as rotula da suspençao e a ponteira de direcção ou usas um saca para rotulas/ponteiras,ou entao usas a ferramenta preferida de um mecanico, mais conhecido por "Martins" vulgo tb conhecido por martelo pesado.e das de lado no braço,nunca por cima onde esta a porca,se nao sujeitas-te a estragares a rosca
     
  8. Viva :)
    Caro Carlos estás a avançar bem nas coisa, mas sem conhecimentos de mecânica não será fácil executar todas as tarefas, pois muitas das coisas têm o seu segredo, tanto de se tirar como de colocar.
    Dou valor e sou dos primeiros a apoiar a tua força de vontade na realização do restauro, contudo podes cometer alguns erros, ou mesmo estragar algum material se não souberes como agir.
    As rotulas de direcção, e de suspensão tem um cone antes da rosca, o que permite centralizar a sua posição, e na mesma sequencia quando apertada ganha muito pressão e só se consegue tirar com peças especificas, ou mesmo á base da força, com uma "pancada seca" sobre ela, ou onde a mesma encaixa.
    Se estragar a rosca, no meu ver não terá problema pois é uma das peças que deve ser substituída, a quando de um restauro, pois sofre muito desgaste ao longo da vida.
    Quando se inicia um restauro, deve ter em conta que a mecânica é parte fundamental para a segurança do carro, merecendo mais atenção do que a própria chapa, nunca descurando a mesma. Deves colocar bombitos novos, tubos de óleo, de malha de aço, ou no caso de originalidade, pões iguais, tal como rotulas novas, cintas, se as originais estiverem muito gastas, e muito outro material que só analisando bem se consegue ver o seu estado.
    Atenção, tudo isto a que refiro é uma opinião, não sendo eu mecânico, mas ainda conheço algo elementar de mecânica.
    Amigo Carlos aceita a opinião de todos e age consoante a tua opinião, e principalmente com o limite que estipulares para o restauro.
    Abraço
     
  9. Caro Tiago,

    Desde já agradeço a força e ajuda, tenho o meu cunhado que trabalha aqui na Opel das Caldas da Rainha e foi ele sempre quem tratou de todos os motores, claro tem muito experiencia mais 15 anos mas em classicos 0 , por isso vou juntando toda vossa experiencia e dicas que o pessoal for dando e junto com ele ir restaurando o motor.
    Bem o limite não tenho mais quero fazer o melhor possivel com o menos possivel e por isso vai ser devagar o restauro.
    abraço
     
  10. Boas a todos,
    O dia esta a correr muito bem ,depois ao final ponho as fotos dos dia.
    Mas para já tenho uma grande duvida, não consigo tirar o cepo queestá dentro do charriot, tb é com o "martins" ou tem outra forma?
     

    Ficheiros Anexados:

  11. parabens Carlos pelo restauro!! :feliz:
     
  12. Carlos força com esse restauro estás lançado. Esses cepos no charion da frente no mau carro sairam façilmente mas o meu charion é daqueles com apenas um parafuso grande portanto é diferentes, se achas que consegues retirar o cepo com o "Martins" estás á vontade pois podes estragar o cepo á vontade pois deves de os susbtituir a todos. Mas se ves que não consegues vão ter que arranjar a tal ferramente que é um compressor de cepos para assim os retirares. Abraço
     
  13. desde ja parabens pelo restauro :D

    pois o meu tbem tive o mesmo problema para tirar os cepos akilo da uma trabalheira mas deu com uma alavanca um jeitinho de um lado jeitinho do outro la saiu.
     
  14. boas,
    e na hora de por o novo??vai ser mesmo preciso a ferramenta e facil de conseguir??
     
  15. Eu fiz a minha, não ficou bonita, nem deve durar uma vida. Mas para um orçamento inferior a 5 euros e 10 minutos de trabalho, não me posso queixar, desempenhou a sua função lindamente...

    DSCF5790.jpg

    DSCF5793.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Caro Pedro Silva,
    Bem feito, boa ideia e com um excelente orçamento, Mais deixa VER SE ENTENDI, com a rosca se comprime o cepo rodando , mais depois quando esta roscado como se tira se esta preso a rosca ?
     
  17. Bem pessoal,
    Deixo as fotos do trabalho de ontem, separar o motor do charriot e retirar tudo das duas suspensões e ainda tirei mais algumas coisinhas do motor e dei uma primeira lavagem.
    Este semana lixo e preparo os dois charriots para pintura no proximo sabado.
    estava a pensar em pintar de preto gravilha os dois charriots que parecem a vcs? e o motor devo tb pintar?
     

    Ficheiros Anexados:

  18. Sim pintar os charions de preto é a melhor opção, o motor depois de reparado tambem deve ser pintado para ficar com aspecto de novo, pode é pintar de outra côr se gostar mais. Força nesse restauro.
     


  19. O varão enrosca no cepo, na outra extremidade do varão deve ter uma porca soldada, fixa essa porca com uma chave e vai apertando a outra porca. Com isto o varão roscado vai comprimindo o cepo...

    Mas no seu caso não precisa de nada disso, como já não tem os braços inferiores, basta separar o cone da suspensão (parte cónica em aluminio que está voltado para baixo) do cepo...
     
  20. Olá a Todos,

    Hj foi um dia um pouco mais durinho, lixei bem os dois charriots, depois dei uma camada de preto gravilha fino, este aguenta muito bem a ferrugem e ao desgaste do tempo e depois dei uma demão de preto, para amanha fica a segunda de mão de preto.

    Deixo as fotos de quando iniciei de manhã e como está agora.

    abraço a tdos
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página