Porsche

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Em relação á porsche,não sei se nos anos 50 alguem mais tinha um motor de 1.5Lt a debitar 150cv...é algo de louvar!

150 cvs não, mas a Alfa Romeo 159 Alfetta já no ano de 1950 tinha um motor com a mesma cilindrada a debitar... 420 cvs. Este motor surgiu nos anos 30 e foi sofrendo evoluções em quase 20 anos. Quando apareceu em 1936 tinha 200 cvs.

Porra! E se neste tópico falássemos sobre Alfas e no dos Alfas falássemos sobre porsches? :)

Ver anexo 302271

Tenho que editar esta mensagem.... Não é 420, mas sim 425... Mas também é igual ao litro, porque a malta vai fazer de conta que não leu isto, porque o porsche é muito bom!
 

Carlos Vaz

Pre-War
Hugo... sei que sou conotado como o "gajo" dos italianos, mas para quem me conhece verdadeiramente essa "classificação" não cola!

Se leste a grande maioria dos meus posts, já deves ter percebido que eu gosto de tudo um pouco e sobretudo não alinho em "clichés"!

Tanto defendo um RWD como um FWD e aliás uma coisa que me faz confusão é olhar-se para um bom FWD e dizer: eh pah... e tal é muito bom mas, é pena é ser FWD! Pena porquê? Um carro é o que é e dá-nos gozo conduzi-lo ou não... ponto!

Daí que gosto dos mais variados tipos de carro, convém é que seja algo com um bocadinho de "veneno"!

Quanto é marca em questão, o Pedro focou aqui uma boa questão... embora isso simplesmente não seja um "exclusivo" aqui e muitas outras marcas de topo "sofram" do mesmo mal!

De facto não consigo morrer de amores pelos 356 e... pese embora o interesse deles, a não ser que se trate de um Carrera com o raro (e carissimo) motor com 4 arvores de cames (2 por bancada), o meu dinheiro nunca iria para aí. Pelo mesmo "valor" há muitas outras coisas que eu compraria.
De facto para mim, a Porsche começa com o 911 (embora não se esgote aí) e... sem duvida nenhuma é um carro que marca várias gerações. Assim como o MG B é o icone dos classicos na medida em que é o 1º carro que vem á cabeça da maioria dos mortais quando se pensa em classicos, o 911 é exactamente isso quando se pensa num desportivo.
É um carro intrinsecamente mal desenhado do ponto de vista técnico (a expressão, motores fora de borda só em barcos vem-me á cabeça), mas é um facto que ao longo das 5 décadas da sua existencia a marca tem sabido maximizar as (poucas) vantagens da sua arquitectura e tem sabido minimizar as (muitas) desvantagens da mesma, ao ponto de a cada série o carro se manter a par com a concorrencia e acabar por estar sempre actual.
Por outro lado, e essa é para mim a grande atração do carro, é que está para cá do limiar dos "superdesportivos" no sentido é que é um carro que não intimida (sobretudo os mais recentes), ou seja: é um carro em que eu me via a fazer vida diaria, coisa que já não me consigo a ver num Ferrari (ainda que este até possa ser de outra liga). Essa "normalidade" que o 911 encerra é a meu ver o que me levaria a comprar um novo em detrimento de outro tipo de máquinas.
Depois há a linha que na realidade nem gosto nem desgosto, só que está cá há mais tempo que eu... habituei-me e por isso desperta-me "sentimentos" quase de ternura, é como se o conhecesse desde sempre, desde o tempo em que ainda lhe chamava "vitamina"!
Sem duvida que se houvesse dinheiro ao dia de hoje eu teria pelo menos uns 3 carros da marca em casa:
- O novo Cayman S, porque tal como o anterior tem potencial para ser melhor que o 911 e que neste momento pela diferença de preço é a meu ver melhor compra e... porque ao contrário do anterior tem finalmente uma linha muito interessante!
- Um 911 tratado pela AutoArt do paul Stephens, porque consegue algo já muito interessante por uma fração do custo de um Singer!
- Um 914 para as regularidades, mas... sempre com uns 200cv lá metidos.

Outra coisa que acho muito interessante nos 911 (e isto só se consegue porque andam por cá há 50 anos) é o facto de se poder fazer um carro com "bits and parts" das diversas séries, juntando um pouco o melhor de cada um deles. Sei que isso não é do agrado de quem gosta da originalidade, mas é uma coisa que eu gosto muito e o 911 é provavelmente (a par com alguns BMW) o carro em que isso é mais "simples" e eficaz de fazer.

Isto já vai longo, estou cansado e amanhã é para mim, dia de trabalho... por isso haverão mais posts!
 

Carlos Vaz

Pre-War
Ah... já agora, sou de tal forma ecletico que a minha preferencia em termos de "hot hatches" dos anos 80/90 está do lado dos franceses.

Desculpem lá o "off topic"
 
Não se esqueça do 550 spyder e do 718 rsk que para mim é o mais impressionante de todos...realmente os motores nada tinham a ver com o vw,no caso do 718 penso ter dos motores mais potentes com tão pouca cilindrada...
Desde muito pequeno que vejo o meu pai produzir as replicas do 718 e passados quase 20 anos de dedicação a este modelo,posso dizer que a replica mais perfeita será a proxima...Assim que possivel posto aqui uma ou outra foto para terem uma ideia do que falo,desde moldagem do aluminio,á aplicação de motores centrais,tudo tem vindo a ser o mais proximo possivel dos poucos originais produzidos...
Em relação á porsche,não sei se nos anos 50 alguem mais tinha um motor de 1.5Lt a debitar 150cv...é algo de louvar!

Humm...quero ver essas réplicas!
 
Nem sei como dizer isto, mas espevitaste-me para escrever aqui no teu (nosso) tópico porsche.

Já disse que não gosto de porsches no outro tópico, mas se pensar bem nem é o não gostar de porsches, se pensar mesmo bem... não gosto é das razões que levam a malta a comprá-los, não sei se me consigo fazer entender. Para tentar explicar o que penso por escrito é difícil, mas peço a vossa colaboração na melhor das leituras, porque a minha escrita não é das melhores e assim compensa-se! :D

Agora a parte desagradável da conversa, que espero que todos compreendam, não estou a ser mau, nem mesquinho, estou a ser sincero e frontal (foi esta a palavra que o Hugo disse no outro tópico que me espevitou).

Na maioria, atenção eu disse maioria e não todos, dos proprietários porsche têm um não porque gostam, mas porque o vizinho coça-se todo! É fixe ter um porsche. É muitas vezes um carro para mostrar e não para disfrutar. Quem o compra, compra-o para mostrar ao outro que conseguiu comprar um porsche, mas se ele pensar bem até nem gosta daquilo e o que lhe dava mais jeito era um bmw 320d... é como a malta dos descapotáveis: compram aquilo para estarem no Verão à torreira do Sol numa bicha interminável de carros... é para o vizinho ver. Gostam de descapotáveis? Não, claro que não, mas pensam que sim!!! Os porsches é na GENERALIDADE a mesma coisa. Quem não conhece alguém que comprou um porsche não porque gosta, mas apenas porque pode? Espero que me entendam e que tenham lido bem as palavras "maioria" e "generalidade". Estou a ser mesmo o mais franco possível.

Com a conversa aqui do tópico (e com a do outro) já vi que o Hugo pertence à minoria dos proprietários porsche e tem um porque realmente gosta, percebe do assunto e defende-o com unhas e dentes. É desta malta que eu gosto nos clássicos, aqueles que defendem a sua dama até ao fim. Aprende-se e ajudam-nos a entender o outro lado das marcas, aquele para onde nunca olhámos por pura ignorância. Obrigado Hugo! Nos clássicos também temos aqueles que compram, sei lá, um MGB, porque foi o primeiro que lhes veio à cabeça e tem a vantagem de ser... descapotável! Será que na sua maioria eles percebem o que estão a guiar, será que gostam mesmo? Com os porsches não se passa o mesmo? Será que são os carros que são verdadeiramente o "supra-sumo da batata" ou, por outro lado o que esses carros representam é que conta e a nossa vaidade cega-nos?

Bem, em relação ao tópico já aprendi umas coisas. Um 914 1700 cm3 de 1970 tem... 80 cvs! Tragam o Alfa Romeo! :lol: :lol: :lol:

Brincadeirinha como é óbvio, hein! Não me levem a mal. O 914 é um carro que gosto imenso. Aquelas linhas são de facto 70's, aquelas cores de origem pintam uma época.

Vou estando atento ao tópico, mas não vou escrever muito, porque não tenho mesmo nada para ensinar de porsches... tenho é muito para aprender! Força e obrigado mais uma vez.

Um abraço.
Pedro,

Sábias palavras desferiste e com um enquadramento que faz todo o sentido dizer com frontalidade pois, se assim não fosse, iríamos entrar numa serie de apreciações bombardeantes sem chegar a conclusões racionais e muito assertivas.
Concordo em muito do que dizes quando a generalidade de Porschistas o adquirem por status. Penso que essa palavra quer definir o que estás a classificar. Claro que se fosses para o Lenkrahaus Café ter esta conversa...aquilo ia incendiar e rebentava por lá qualquer coisa. Certo que por lá encontramos os mais fervorosos adeptos da marca de estugarda e esses são mesmo das mais pequenas minorias que têm voz em Portugal.

E se o pessoal pudesse comprava mais Ferrari e lambos pelas mesmas razoes..o preço, a fiabilidade, a disponibilidade de pecas, os apoios e a manutenção é que abona a favor dos Porsche! Em Portugal é assim porque somos mais pobres e não temos possibilidades de adquirir o melhor da indústria automóvel. Quem consegue corre o risco, ou ninguém o entende, ou , em 90% dos casos interpretam como uma forma de status mas...e todos aqueles que se apaixonaram na realidade por aquela marca, ou aquele produto??
Como explicam isso?
Certo que nem todos estudam a marca a fundo, sabem muito..mas muitos de nós (os Porschistas) são precisamente aquilo que tu vês em mim, e muitos outros também o são mas, simplesmente não tiveram oportunidade de conquistar o sonho de criança ou de adolescência ou de outra coisa qualquer.
Reconheces que não é fácil adquirir um carro desportivo como um 1750 GTV de 1969... Uma beleza..mas muitos totós olham para eles e pensam que aquilo é um qualquer Alfa antigo..outros como nós sabem o que custa aquilo em condição mint..cada vez mais inacessível!

Simplesmente temos sempre que nos situar tal e qual uma segmentação dos Modelos, ou uma segmentação das épocas, isso é inevitável.

Ainda bem que o caso de um 911 da primeira serie se torna incrivelmente caro...senao acontecia o que acontece com os escorts de corrida! Matam-nos! Kitam aquilo de tal forma que nunca mais será o mesmo!
Concordo com o facto de que a Porsche sempre esteve associada ao sentido de afirmação por parte de muitos proprietários sobretudo endinheirados que nada percebem de automóveis mas como a marca é mesmo GRANDE e histórica o suficiente para fazer soltar as hormonas masculinas e femininas ao rubro!
Esse problema de novo-riquismo, afirmação para a sociedade, estatuto de superioridade está presente na Porsche assim como na Ferrari e outras marcas onde tem arsenal nuclear. O nosso País é um pequeno mundinho latino com todos os defeitos latinos na proporção dos machos que somos e carros como os Porsche são muitas vezes estacionados permanentemente em casas onde não mereciam estar, com carinho, admiração e sobretudo com a verdadeira paixão que se vê para além do símbolo. Nalguns super carros torna-se mais difícil do que no caso da Porsche porque a esta consegue produzir a preços relativamente acessíveis ao ponto de não serem impossíveis. O que se passa com a Porsche aqui e noutros Países (agora a China com os panameras e cayennes..) é o mesmo que a Ferrari provoca em Itália onde vemos muitos exemplares em pessoas que nada daquilo percebem ou amam...apenas os têm para compensar o estatuto (ou a falta dele). De forma geral, não verifico tanto isso em Países tão desenvolvidos em termos de mentalidade como os Escandinavos ou Germânicos onde há uma maior igualdade de oportunidades logo, menos azo a pessoas ridículas que têm para mostrar.
Acho que é mais ou menos isto!

Obrigado pelas tuas palavras pois reparaste que o sentido que gosto da Porsche e em mais pequena medida da BMW ( porque nao gosto de todos os BMW mas amo todos os Porsche...) é semelhante ao teu sentimento pela Alfa-Romeo, onde vibramos cada vez que ouvimos falar apenas no nome..e se virmos um na estrada..eu faço como os bikers! Cumprimento! Excepto os novos...pois até putarias e garotos guiam aquilo porque tem guito! Mais nada!

Agora o 911 é daqueles casos especiais que está numa proporção em jeito de ícone que parece que nunca vai parar..
O engraçado é que, apesar de haver também diferenciação entre 911, modelos, anos especificações, categorias e patamares de preços , a alma está sempre lá, uma alma construída há 50 anos que dificilmente será superada por qualquer outro modelo. Isto carrega gerações, e todo o tipo de entusiastas a adquirir o dito cujo mas, poucos ...sabem o que aquilo representa quando apenas ficamos sentadinhos numa pedra de um monte, no final de uma qualquer estrada curvilienea depois de nos termos "fundido" com o carro..onde agora estamos apenas a admira-lo e silenciosamente a fazer-lhe uma vénia de orgulho por ele fazer parte da nossa vida...Porsche experience se chama!

Como diz o Carlos, o 911 heterogéneo é uma coisa que se demarca dos outros super desportivos.
Para mim, o melhor desportivo do Mundo, o mais completo. Supera tudo de geração em geração...são todos especiais!
E sobre isso, já muito de falou.

Numa frase diria:
Aquilo faz tudo..e quando faz, faz bem e chega sempre a surpreender! Mas antes de o fazer...respeitem o animal, acarinhem e saibam bem o que estão a fazer! Por favor não o tenham por ter..apesar de a Porsche passar muito bem por isso.

Vendo de forma positiva:
Quem os tem por ter, significa que a Porsche enche os cofres de forma a continuar a produzir a beleza para apenas alguns conseguirem descortinar a paixão que está associada. Mas até agora não conseguiram " desprestigiar" porque o esquema está bem orientado e a qualidade é sempre suprema! Espero que continue e quando as vozes se levantam ( como eu o fiz..) quando surgem SUV e Berlinas de luxo nesta marca...temos que nos adaptar e pensar que ...espero que alguém compre para entrar dinheiro para produzir e nos surpreender com o melhor que a marca sabe fazer...desportivos de "outro mundo" e adaptados a este "nosso mundo"!

Temos que discernir, descortinar, ler e reler muita coisa quando se fala de uma marca poderosa e superglobal de carros desportivos, há muita informação , muitos autores, muitos do contra, muitos a favor, etc..mas a melhor maneira é sentir os carros, andar neles e as experiências que partilhamos. Isto é grande...ele é singer, PS, techart, classicos, replicas, museus, clubes enormes, seguidores por todos os cantos, preparadores, empresas especificas, sucatas especificas (USA) , variantes malucas, carochas com motores Porsche, Buggys, palmares, rallies, velocidade, tudo e mais alguma coisa...que coisa grande!

Claro que há vaidade...a vaidade de ter um Porsche ...tem que haver!!! Tem que haver status como existe em excesso numa ...Aston Martin..! Tem que haver a paixao latina como tem um Alfa-romeo, Fiat, Ferrari, Bizarrini ou um Maserati! Mas os produtos, garanto-vos, são mesmo como dizem na generalidade, são um must do caneco! Quem se prende fica agarrado como o crack..tal e qual vocês sentem quando se agarram a uma marca que vos dê um significado que passa por fazer parte exclusiva do vosso coração!

Obrigado caros Alfistas que prezo, Pedro e Carlos, pelos vossos comentários perfeitamente ajustados, produtivos e que fazem ver, por vezes, aos ceguinhos da marca, a perspectiva que quem está por fora mas sempre atenta. O mesmo acho que se aplica a mim numa Alfa, apesar de nunca me ter dedicado ao estudo profundo dos seus modelos gloriosos, vejo a banda passar..

Isto é muito difícil de definir.. Sentir é mais fácil!

Gostava de ouvir apreciações sobre os carros de cada um porque gosto de "descortinar" a paixão que existe, ou não.

Abraços
 
Obrigado pela informação do silicone! :)
Abraço

Paulo, faz toda a diferença... ( e normalmente também é das melhores juntas para esses carros).
O silicone é mesmo fantástico porque isso, não poupes...sei o que é reparar motores Porsche , de forma profissional ou de forma ...a despachar! Depois aomfim de1 mês... tens pingas na garagem..!
Nos 911, como levam mais de 13 litros de óleo, é essencial, sobretudo na junção do grande bloco de alumínio (ou magnésio). Mas as pingas nos boxers são feitio e nao defeito mas...que podem ser amenizadas com bom material e um bom mecânico que saiba o que está a fazer!

Abraço
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Gostei do teu post Hugo e concordo com a maioria do que disseste.

Já agora e já que estou aqui, um amigo tinha um porsche antigo penso que era o 356, mas este, ao contrário dos outros, tinha o vidro da frente dividido em dois. Era uma pré serie? O que seria aquilo?
 
Aqui está um tópico que irei com certeza acompanhar.

Que fique claro - eu não tenho nenhum!

Já estive quase a ter um 912 (os primeiros) mas tal não aconteceu. Pena, ainda hoje gostava de o ter. é uma espécie de 911 low-cost? Poderá ser, acredito que será mais do que isso, mas mesmo que não fosse. É bonito o suficiente para o tentar emoldurar lá em casa. E o som típico vw não me faz comichão nenhuma. Chama-se história.

O meu sono anda a ser atrapalhado há já bastante tempo pelos 964. Há quem diga e escreva que parecem beetles maiores. Até será… mas aquilo tira-me o sono.

Já andei num durante poucos minutos e confesso que o andamento não me impressionou, mas será esse o único argumento num carro? Não me parece. Não para mim pelo menos… definitivamente.

O meu insignificante contributo:

 
Gostei do teu post Hugo e concordo com a maioria do que disseste.

Já agora e já que estou aqui, um amigo tinha um porsche antigo penso que era o 356, mas este, ao contrário dos outros, tinha o vidro da frente dividido em dois. Era uma pré serie? O que seria aquilo?

Sim, muito provavelmente. Podia ser mesmo dos primeiros (1950..) ou a chamada pre-série. (Atenção que é uma designação nao oficial para distinguir os primeiros 356 ou pre-A )

Alguns os primeiros gmund , raros foram construídos na Áustria mas, suponho que não exista nenhum por cá . Era a raridade das raridades.
Esse seria um 356 Type. Depois o type A, B, C , e os T5,T6 até 1965, o fim da produção .
Mas convinha saber mais alguma informação. Era coupe?

Para teres uma ideia seria assim:
 
Aqui está um tópico que irei com certeza acompanhar.

Que fique claro - eu não tenho nenhum!

Já estive quase a ter um 912 (os primeiros) mas tal não aconteceu. Pena, ainda hoje gostava de o ter. é uma espécie de 911 low-cost? Poderá ser, acredito que será mais do que isso, mas mesmo que não fosse. É bonito o suficiente para o tentar emoldurar lá em casa. E o som típico vw não me faz comichão nenhuma. Chama-se história.

O meu sono anda a ser atrapalhado há já bastante tempo pelos 964. Há quem diga e escreva que parecem beetles maiores. Até será… mas aquilo tira-me o sono.

Já andei num durante poucos minutos e confesso que o andamento não me impressionou, mas será esse o único argumento num carro? Não me parece. Não para mim pelo menos… definitivamente.

O meu insignificante contributo:

http://www.youtube.com/watch?v=e_SBZ6YoVzA

És mesmo virado para os TD..eh,eh.. E nesse aspecto, a Porsche facilita o sistema.
Quem anda muito próximo ou dentro das corridas, track-days, regularidades, etc, sabe que um Porsche praticamente só precisa de gasolina, pneus e pouco mais para esses desafios. Tem tudo no pack! Chassis, travões fiabilidade, motor, handling preciso apesar de exigente, e imune a muita coça! E se acompanharmos os modelos conforme as épocas, o principio baseia-se no mesmo, o pedigree das corridas, o ADN que eles têm e depois descobrimos isso quando os levamos ao esforço de uma pista.
Sem os riscos inerentes, esforços mecânicos enormes, travões (o prato especial da casa), porque aquilo aguenta e aguenta...e dura,dura sempre a abrir! Impressionante ver aquilo a andar. E não é preciso ir num 964 para se sentir a precisão relojoeira do animal. Parece que nasceram na pista..e adoram brincar.
Basta verem os gentlemen driver's e verem os alucinados 993 turbos a dar uma pastilha do caneco a tudo o que mexe na pista... ( debatem-se bem com carros bem mais recentes e cheios de botoes) e sempre, sempre sem parar..sempre! Vrummm....e os turbos a assobiar...
Noutros carros a sensibilidade será muito superior e torna-se complicado dar 15,20, 30 voltas a abrir e sair de lá a seguir para comprar o pão para a Maria que andava a chatear..
Colocar um Escort a andar como um Porsche custa bem mais...e o pessoal esquece-se disso! O pacote é diferente.

Esse tipo de grupos da Porsche existem às centenas, mas as condições financeiras dos nossos colegas europeus são completamente diferentes.

Um Sc como o meu já te diverte o suficiente para te assustar.. Mas obviamente que já andas na RS2 com 315Cv debaixo do pé e queres mais explosividade...como tudo, estamos sempre a tentar evoluir mais e mais. Se for possível, claro!
 
Sim, muito provavelmente. Podia ser mesmo dos primeiros (1950..) ou a chamada pre-série. (Atenção que é uma designação nao oficial para distinguir os primeiros 356 ou pre-A )

Alguns os primeiros gmund , raros foram construídos na Áustria mas, suponho que não exista nenhum por cá . Era a raridade das raridades.
Esse seria um 356 Type. Depois o type A, B, C , e os T5,T6 até 1965, o fim da produção .
Mas convinha saber mais alguma informação. Era coupe?

Para teres uma ideia seria assim:

Descobri que esse carro só podia ser de Abril de 1950 a Abril de 1952. Apenas em 2 anos de construíram essa serie com 2 vidros e a separação ao meio.

Era português?
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Sim era português Hugo. Era Cinzento parecido ao da foto que publicaste e penso que foi vendido para fora há não mais do que 2 anos, mas não tenho a certeza.

Procurando no google deparei-me com uma foto de um também português, provavelmente até era o mesmo.

Ver anexo 302283

Vendo bem a foto, parece que há lá mais uns atrás, ou não?

Não sei se tens algum registo de números de chassis, ou uma qualquer publicação porsche que te consiga dar uma resposta, o número de chassie é: 11224
 
Sim era português Hugo. Era Cinzento parecido ao da foto que publicaste e penso que foi vendido para fora há não mais do que 2 anos, mas não tenho a certeza.

Procurando no google deparei-me com uma foto de um também português, provavelmente até era o mesmo.

Ver anexo 302283

Vendo bem a foto, parece que há lá mais uns atrás, ou não?

Lindo..mas tenho que consultar as fotos que tenho de 356. Não é a minha especialidade mas fiquei completamente babado no último encontro de 356 no autodromo de Braga, aquando do Festival Garagem Aurora. Estavam por lá pelo menos uns 10 exemplares onde apenas vi um desses 356 TYPE de 1951, creio.
Neste caso em versão cabriolet ..
 

Camacho Cêrcas

Pre-War
Autor
[font=Arial']Pedro, não reparaste ontem no 356 que estava aqui no armazém? [/font]
[font=Arial']Além desse, está lá o 924 mas esse já conheces.[/font]
 
Sendo Domingo e, para quem está farto de programas para entreter a família recomendo um cafezinho a ver este pequeno filme daquele aparente arruaceiro que simplesmente quer continuar a fazer história aos antiguinhos..

Como ele refere no vídeo:
A Porsche é uma marca construída na LEALDADE/ FIDELIDADE e isso diz tudo. Apesar de achar que muitos donos só conseguem mesmo ser fieis ao carro...enfim!

Quando tiverem 30 minutos da vossa vida, mastiguem este espirito!

http://vimeo.com/44410797
 
Topo