Opinião de motores fiat

OP
OP
Paulo Sergio Carvalho

Paulo Sergio Carvalho

Portalista
Portalista
Eduardo Relvas disse:
Normalmente o sobreaquecimento é causado pela crescente dificuldade em retirar calor ao motor por o circuito estar entupido com o óxido de alumínio libertado pelo interior do motor quando não tem anticongelante em condições.

O termostato pouca influência tem, embora haja de facto motores com valores de abertura completamente distintos, enquanto uns têm abertura aos 74-76º, outros chegam perto dos 90º... isto é sempre um jogo do próprio responsável pela concepção do motor, equilibrando as necessidades de arrefecimento com a temperatura ideal ao seu desempenho, temperaturas mais baixas aumentam a performance e melhoram a lubrificação, enquanto temperaturas mais altas normalmente melhoram a economia. Enfim, são demasiados parâmetros e a escolha nunca é simples.

O disparo da ventoinha é regulado não pelo termostato (válvula simples interna ao circuito) mas pelo termocontacto (interruptor activado por calor, normalmente colocado na base do radiador), que também ele pode ser "iludido" pelo acumular de sedimentos e não disparar em tempo útil.

Ainda existem outras possibilidades de criar aquecimento excessivo, como afinação incorrecta do motor ou uma junta de cabeça queimada, mas normalmente um sistema de arrefecimento saudável lida bem com pequenos excessos em relação ao normal. O meu 127 tem neste momento a junta queimada, mas tirando se ficar parado, em andamento não aquece para lá do habitual... obviamente agora já não o uso, mas da última vez que rodei com ele ainda fez uns 20 km e só subiu a temperatura quando andei um pedaço a ritmo muito baixo. Ainda assim, com o disparo da ventoinha eléctrica a coisa conteve-se.



O 127 da primeira geração era considerado um pequeno desportivo, daí que seja muitas vezes considerado o primeiro verdadeiro membro da categoria "supermini". Aliás, pelo que já me constou por contacto directo com pessoal ligado à Fiat da altura, o motor do 900/C foi "amansado" justamente porque muita gente se queixou de o primeiro ser muito "nervoso"... enfim, gente delicada, que se há-de fazer? :D

O Uno tinha alguns refinamentos extra, mas o motor era grosso modo o mesmo do que vinha no 900/C, claro que o peso extra baixa os resultados finais, é inevitável. É aliás por isso que ainda se compensou ligeiramente alterando as relações de caixa, mas é de facto já um motor menos adequado ao tamanho do carro do que o era no ligeiríssimo 127.

Um abraço a todos!

Muito obrigado Eduardo pela explicação ;) desde muito puto que ando enfarinhado com automoveis mas nunca liguei muito a pormenores aprendi a fazer algumas coisas mas queria era andar neles e agora ando a melgar a cabeça a toda a gente :wacko:

Abraço
 
OP
OP
Paulo Sergio Carvalho

Paulo Sergio Carvalho

Portalista
Portalista
Também poderá haver diferença nas relações de caixa, isso já não sei, mas normalmente os modelos mais recentes tendiam a ter relações mais viradas para as autoestradas e o cosumo mais reduzido, em prejuízo das acelerações.

Um abraço![/QUOTE]

O meu Ex 128 levou uma cx de 5 vel do uno 60sx e o carro ficou com o arranque menos nervoso do que com a cx de 4 vel claro que os consumos reduziram, mas possivelmente para o motor 1300 do sport coupe seria melhor a do uno 70 mas na altura não era facil de arranjar não havia muitos
 

Jorge Viegas

Veterano
Paulo Sergio Carvalho disse:
Podias ser como o outro só Fire é que é bom :D

Esse tipo diz isso porque é dele se tivesse outro já dizia bem do outro :p

Deve ser do tipo o que é meu é bom, o do "vizinho" é "merdum" ! :D
 
Topo