Iuc - Isto É Uma Calúnia!

Andre.Silva

Trapatony
Nem sei por onde começar neste assunto... Mas desde já parabéns por esta iniciativa. A par com a do Nuno (por exemplo) mostra que não estamos parados!

Continuando:

As autoridades competentes no te toca aos clássicos no nosso país são a fotografia do nosso governo e estado social. É tudo um jogo de interesses e só olham para a barriga deles e dos amigos. A FPAK é a mesma coisa e por aí adiante.

Mas, eu pergunto: Podemos nós mudar alguma coisa? Se calhar até não. Mas não quer dizer que não possamos ser ouvidos. E depende de todos nós, por isso vamos juntar-nos por esta causa. E não pode ser no Portal, nem tão pouco no Facebook. Temos de querer ter outro alcance. Não precisa de ser gigante, mas têm de chegar de forma a não ser ignorado: No Facebook se não gostam, mudam de página. Um e-mail nem chega a quem de direito, e se chega, este apaga. Uma carta idem, vai para reciclar (com sorte). Portanto a questão é: COMO?

No meu caso não sou afetado a 100% por esta medida no que toca a clássicos, mas também sofremos 2 "padradas" do IUC. Em 2 viaturas, ambas produzidas antes de 2007, passa-se dos 1100€ anuais de IUC. Este dinheiro dá para um ano de proprinas. Da-me para 1 ano lectivo de rendas (estudo fora da minha cidade). Se os carros fossem nacionais, pagaria 1/6 desse valor que já seria justo. E as estradas aqui em Penafiel estão uma bela M**RDA, especialmente a EN15. E depois é SCUTS caríssimas sem alternativas reais, é IMI's, é o lixo, (...), e por fim faltam as taxas para pensar, f*der e obrar, desculpando os termos.

Por isso contem comigo, pelo menos até acabar o meu curso. Basta abrir uma janelinha e salto para fora do barco em 3 tempos (fora do país, leia-se). Já foi tempo de emigrar por riquesa: agora só procuro um sítio justo e com valores.
 

Renato Silva

Clássico
Eu só estou à espera que me digam onde assino?!

E porque vivo diariamente as injustiças a que me obrigam a sujeitar, tanto ou mais (por inerência profissional) do que as de outras pessoas, eu acho que devemos tentar acabar com toda a forma de chulice e mamadeira alheia a que nos querem votar.

E para que isso aconteça temos que fazer ouvir as nossas vozes! Com ou sem garantia de sucesso!!

Confesso que sonho inumeras vezes com o dia em que lhes partem a boca a todos, por estarem a sujeitar este nosso Grande País, às servicias de uns quantos meninos mimados e que se julgam donos do mundo!!

Desculpem-me o desabafo, mas a vontade que tenho é de fazer correr sangue desses vermes pseudo-doutores que nos governam.

Estou disponivel para colaborar no que me for possivel em prol desta causa!

Abraços

Como te compreendo!
De notar também que em tempos de crise e de desemprego, o hobby de clássicos pode gerar emprego e criando dividendos deste nicho de mercado. Claro que não vai ser isso que nos vai salvar, mas certamente contribui! Vale mais estimular a economia do que asfixiar.
Eu acredito que conseguimos mudar o rumo, mas para isso teremos que estar unidos e ser persistentes a fim de nos fazer-mos ouvir. O caso do Nuno Granja faz disso um óptimo exemplo de persistência! É com grande admiração que vejo o esforço incansável que tem feito em prole de todos nós! Obrigado Nuno!
Se pensarmos que somos impotentes face a esta situação, quem está no poder vai pensar o mesmo e como consequência estamos na situação actual. Fazem de nós o que bem entendem, porque nós não podemos fazer nada. Mea-culpa a nossa, pois pactuámos (quase) todos através do nosso silêncio. Está mais que na hora de mudar.
Afinal, pedimos apenas um pouco de justiça, principalmente quando comparados com os nossos restantes parceiros da UE.

De facto as cartas registadas no melhor vão para a reciclagem e o marasmo mantém-se, o Facebook é um bom ponto de partida a meu ver. Algo que envolvesse sair à rua pode ser ainda melhor, mas que não se caia no erro de sair uma vez à rua e depois desistir no dia seguinte!
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Acabei de receber esta notícia (pelos vistos saíu na Topos & Clássicos deste mês) através de um amigo, parece-me ser um progresso significativo para se corrigir esta injustiça, esperemos que não fique por aqui...

Scan0001_zps5dd3570a.jpg

Já agora, e pondo este assunto em dia, dei a notícia no diário de bordo mas não pus aqui. Eu consegui resolver o meu problema de outra forma. O ACP Clássicos tem estado a "contornar" este problema com o subterfúgio de declarar os veículos como Peças de Museu Público, mas este estatuto é atribuído de forma dúbia e mais dia menos dia trará chatices. Aqui em Portalegre simplesmente recusaram dar-me tal estatuto.

A solução? Virei-me para o IMTT. Como o meu carro ainda tinha sido importado ao abrigo da lei antiga (a que expirou em Julho de 2007), e esse facto estava averbado no meu documento único, fiz uma exposição ao Director Regional dos Transportes Terrestres, através da delegação local, pedindo que o ano da minha matrícula fosse corrigido. Esta medida tinha sido aplicada segundo a nova legislação, mas o meu ainda devia ter sido processado da forma anterior, e só não o foi por um erro da Alfândega que me fez atrasar o processo todo durante meses. A semana passada finalmente tive resposta, e a data da minha matrícula foi corrigida, e enviaram-me um novo DUA com a emenda. No sistema das Finanças também foi actualizada a informação passados poucos dias, e automaticamente fiquei isento de pagar o maldito do IUC.

Obviamente isto serviu e teve efeito porque tinha averbado que o carro tinha sido importado ao abrigo do D.L. 40/93, regime de Automóveis Antigos. Não deve haver muitos que tenham essa safa, mas nunca se sabe.

De qualquer forma, com esta excelente notícia que agora vem a lume, pode ser o começo de algo... temos de nos unir e fazer pressão para que isto leve a que se volte a ter um tratamento justo para os nossos clássicos, sejam nacionais ou não!

Um abraço a todos!
 

Anexos

  • Scan0001_zps5dd3570a.jpg
    Scan0001_zps5dd3570a.jpg
    129.3 KB · Vistos: 0
  • Scan0001_zps5dd3570a.jpg
    Scan0001_zps5dd3570a.jpg
    129.3 KB · Vistos: 0
  • Scan0001_zps5dd3570a.jpg
    Scan0001_zps5dd3570a.jpg
    129.3 KB · Vistos: 0
  • Scan0001_zps5dd3570a.jpg
    Scan0001_zps5dd3570a.jpg
    129.3 KB · Vistos: 2
Topo