Fiat Fiat 124 Familiare - Diário De Bordo

Diários de Bordo

Fiat Fiat 124 Familiare - Diário De Bordo

nunom alves

Clássico
As modificações originais eram um twin-cam de cilindrada mais alta (1800 ou 2000), caixa de 4 e o diferencial ultra-longo.

Agora vai ter alterações substanciais graças a uma descoberta que fiz há umas semanas atrás e que vou apresentar em breve... já não falta muito! :)
Não me digas que vais utilizar a caixa de 5 dos lada?
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Não me digas que vais utilizar a caixa de 5 dos lada?

Ora nem mais... aqui está ela.

IMG_4522_zpsglvg2hqd.jpg

Passo a explicar... o problema das caixas de 5 velocidades da própria Fiat é que nenhuma delas tem a alavanca no mesmo sítio da de 4. A marca redesenhou os selectores e colocou-a em sítios diferentes. A primeira versão, que saíu nos 124 Sport (como o meu Spider) e nos últimos 1500 Cabrio antes disso, é raríssima e geralmente com o preço a condizer. Essa ainda não tem a alavanca muito longe, mas já obrigaria a algumas modificações. A segunda versão então, nem pensar... tem uma extensão que traz a alavanca bem para trás, e os carros com ela equipados tinham túneis de transmissão completamente diferentes.

Ora os "primos russos" não queriam estar a modificar as prensas do chão só para meter uma caixa de 5, e resolveram desenhar a sua própria versão. A base continuou a ser a Colotti que equipa os 124, com a quinta na parte traseira, mas os selectores foram adaptados de maneira a manter a alavanca no mesmo sítio.

IMG_4523_zpsvrgtrmri.jpg

As dimensões da caixa são idênticas, e em caso de ser usada com o OHV dos 124, acho que até entra lá directamente. Mas para usar com os twin-cam, basta trocar a cloche pela correspondente ao motor, e está o problema resolvido. Tudo troca directa.

No meu caso, o único inconveniente é que como comprei uma caixa que veio de um Niva (também equipava os Riva, a versão modernizada do Lada original decalcado do 124), não tem o acoplamento para a bicha do conta-km, mas o ponto de montagem está lá, embora tapado. Como tenho de onde tirar um, o problema é de pouca monta.

As chatices foram todas na obtenção da caixa em si, que não foi fácil... Para começar, não é um componente comum em Portugal. Depois, o nosso mercado está minado de idiotas e oportunistas, e tive a minha dose de ambos... Primeiro venderam-me uma caixa "completa" que afinal não veio com a alavanca... e ainda me tiveram a lata de dizer que era "normal". Eh pá, numa treta qualquer de motor transversal é óbvio que não, porque há mil e um tirantes pelo meio, mas numa coisa destas? Depois arranjar a dita alavanca foi outra dor de cabeça e meia... enfim, só vos digo, evitem negociar com particulares através de plataformas como o OLX e afins... é um campo minado. Eu aprendi a minha lição... a partir de agora, se não tiver alternativa, mando vir de fora.

Bom, mas falemos de assuntos mais felizes... esta em breve irá parar lá dentro, mas provavelmente já nem me vou dar ao trabalho de a enfiar com este motor, vai já ser preparada para "acasalar" com o twin-cam e pronto.

Outra vantagem da caixa Lada versus a da Fiat, é que tem um escalonamento melhor, com uma quinta mais longa, e de facto a quinta da caixa Fiat é pateticamente curta, por vezes quase temos a sensação de ter voltado a meter a quarta. Estive a mapear as duas para comparar, e é bastante melhor. Diz-me quem tem experiência da dita que até o tacto da caixa é melhor. Eu não sei, mas conto em breve ter essa experiência.

Outra boa notícia, também fresquinha, é que hoje passámos os 140,000 km...

IMG_4518_zps9qwm6xwo.jpg

Vinha do trabalho a caminho do supermercado quando passámos este marco... e já lá vão mais de 12,500 km desde que entrou ao serviço!

IMG_4521_zpsrtkfdc5s.jpg

Entretanto ela estava com fome, fui dar-lhe de comer... :) E este fim-de-semana vou dar-lhe uma muda de óleo novinho também.
 

Anexos

  • IMG_4522_zpsglvg2hqd.jpg
    IMG_4522_zpsglvg2hqd.jpg
    482.5 KB · Vistos: 13
  • IMG_4523_zpsvrgtrmri.jpg
    IMG_4523_zpsvrgtrmri.jpg
    392.2 KB · Vistos: 13
  • IMG_4518_zps9qwm6xwo.jpg
    IMG_4518_zps9qwm6xwo.jpg
    341.6 KB · Vistos: 13
  • IMG_4521_zpsrtkfdc5s.jpg
    IMG_4521_zpsrtkfdc5s.jpg
    350.3 KB · Vistos: 12
Pois é amigo, negociar no OLX tem dessas "coisas"!
Tem que ficar tudo muito bem esclarecido antes de consumar uma compra dessas, mas enfim...

Aguardamos então por novidades acerca da nova caixa... de 5!
;)
Eu, no meu KE25 também fiz esse "upgrade", o resultado não poderia ser mais satisfatório!:D
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Para ser sincero, com esta descoberta ainda ponderei manter o motor e diferencial de origem e apenas acrescentar a caixa de 5, mas como o 1200 está com uma saúde duvidosa desisti dessa ideia... quem já a conduziu não nota, mas eu sei que ele não está perfeito e não consigo lidar com isso... a minha veia obsessiva não deixa.

Também pensei em colocar um 1438 OHV de um Special e o diferencial longo, para tornar a modificação mais stealth. Mas tanto trabalho para tão pouco ganho (e tendo de adquirir um motor que não tenho) acabou por me desmotivar dessa opção.

Neste momento o plano é montar o diferencial 4.1:1 (mesma relação do Special e dos 124 Sport 1400), com a caixa Lada, e um twin-cam, sendo que ainda há alguma indecisão entre o 1438 e o 1608 (tenho um de cada). Mas como o 1608 sempre tem mais binário (e é o único que está inteiro), será a opção mais provável.

De qualquer forma, a motorização original fica guardada, e se algum dia me bater uma dose de insanidade, pode ser tudo reposto de origem sem qualquer prejuízo, porque não irá sofrer nenhuma alteração estrutural, tudo o que vou mudar é troca directa e usa os mesmos pontos de montagem.
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Uau! Muito bem!
Uma caixa de 5 era algo que eu também sonho para o meu 850!
Mas tanto quanto sei, nunca as ouve da FIAT.
 

António Barbosa

Red Line
Portalista
Muita sorte, tomara eu! Uma caixa de 5 para um Mini (com o motor original) só nova e custa mais do que muito dinheiro, usadas nunca vi nenhuma!
Seria interessante um spin off do Mini vindo de leste...
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Não irão implicar na inspecção da troca de motor?
O 1438 ohv nem notavam, agora o twin-cam nota-se bem.

Nope... aliás, eu continuo sem perceber para que raios há inspectores com complexos de deuses que têm de embicar com tudo e mais alguma coisa. Se o carro cumpre com todas as normas para uma circulação segura, e se já é tão velho que já nem paga impostos, que raios importa se tem 1 ou 25 litros? É irrelevante... felizmente aqui pela minha zona o pessoal é descontraído.

1608 all the way... mas tambén nunguém esperava outra coisa de mim...
... a não ser que sugerisse um 2000...:D:D

Nunca gostei do 2000, e acho que por motivos parecidos aos dos Alfas... não é dos motores mais agradáveis de conduzir. Já tem um curso muito longo (é o único twin-cam que não é sobrequadrado) e torna-o menos dado à condução à italiana.

Ainda assim, e embora claramente queira um motor ao qual possa "dar calor" quando faz falta, o facto de ser um daily driver faz com que a prioridade seja o binário, pois quanto mais desse houver, menor é o consumo... e nesse aspecto o 1608 ganha.

(...)
Seria interessante um spin off do Mini vindo de leste...

Olha que o pessoal dantes gozava com os Ladas, mas agora começam a vê-los de outra maneira... eu nunca tinha tido grande hipótese de os apreciar, mas tenho contactado com imensa gente ligada a eles e todos se fartam de os elogiar. A chapa é estupidamente mais espessa (não faço ideia de quanto pesarão a mais...), muitos componentes foram construídos de forma ainda mais bruta, e o facto é que aquilo aguenta com tudo... tanto que muitos deles ainda aí andam para as curvas. Tenho um conhecido no Reino Unido que tem vários, e usa-os todos os dias.

Aliás, a história toda da génese dos Lada é bastante interessante, um dia destes hei-de tirar um pedacinho para a contar... e dá para perceber ainda melhor como eram feitos.
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Já agora aproveito para mostrar a comparação... estive um bocado de volta das especificações e a enfiar tudo no Excel (sim, sou cromo daquilo...), mais umas medições minhas para tornar a coisa mais realista, e no final tracei os gráficos.

Aqui temos as relações da caixa Fiat como eu tenho no Spider:

Fiat_zpsbmkna8ba.jpg

Reparem como os espaçamentos não são uniformes, e como a quinta é estupidamente próxima da quarta.

Agora vejam a da Lada:

Lada_zpsixkdgxop.jpg

A brincar, a diferença são "só" 18 km/h de velocidade de ponta às 6,000 em quinta... A da Fiat dá uma velocidade calculada de 164 e a da Lada atinge os 182.

Além disso, como podem ver, as relações estão espaçadas de forma mais uniforme. Por acaso se há coisa que nunca percebi foram os escalonamentos das caixas e diferenciais da Fiat nestes modelos... e no Spider nota-se imenso. A primeira e a segunda fazem pouca diferença, e da quarta para a quinta igual. Dá a sensação que bem podia o diferencial ser ainda mais longo, porque dá a sensação de ser bastante curto.

Vai daí, e na segunda série, não é que ainda encurtam mais a relação do diferencial..?! É ridículo, mas o que safa a coisa foi o 1608 ser o motor que é e atingir ainda mais rotação que o 1400, senão estava tudo lixado...

Mesmo assim, houve uma revista inglesa que testou um BC 1608 ao qual tinha sido montado um diferencial do 1400, e nas medições que fizeram não notaram nenhum prejuízo de acelerações, e com a vantagem do menor ruído e consumo... há coisas que não se entendem.

Definitivamente, acho que assim vamos ter uma solução equilibrada.
 

Anexos

  • Fiat_zpsbmkna8ba.jpg
    Fiat_zpsbmkna8ba.jpg
    24.7 KB · Vistos: 13
  • Lada_zpsixkdgxop.jpg
    Lada_zpsixkdgxop.jpg
    25.8 KB · Vistos: 13

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
182km/h numa Familiare é coisa para deixar meio mundo de boca aberta!

Essas relações de caixa meias parvas teriam a ver com as típicas estradas italianas? Ou seria algo a pensar nos limites parvos de velocidade nos EUA?
 

Carlos Vaz

Pre-War
Ainda me lembro da primeira vez que meti a 5a no meu antigo 124 ST... Fiquei com a sensação de ter voltado a meter a 4a.
 

João Pedras

Fiat 124 Familiare ❤
Premium
Portalista
Cum catano, vou só ali tomar um Kompensan que agora fiquei com azia. :D :D :D :D :D :D :D
Só uma duvida, esses gráficos contemplam a relação do diferencial? Ou seja, velocidade real, ou para isso também temos que equacionar as medidas dos pneus?
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
(...)
Essas relações de caixa meias parvas teriam a ver com as típicas estradas italianas? Ou seria algo a pensar nos limites parvos de velocidade nos EUA?

Nope, eram mesmo escolhidas pela casa para as condições da época, e esta é a caixa europeia. Não faço ideia de como raios chegaram àqueles escalonamentos, mas são deveras curiosos. Não é de doidos, mas podiam ser melhores, de facto. Eu no Spider uso a primeira só mesmo para pôr o carro em movimento, e a partir do instante que as rodas tomam a mais pequena embalagem, a segunda já dá conta do assunto.

Cum catano, vou só ali tomar um Kompensan que agora fiquei com azia. :D :D :D :D :D :D :D
Só uma duvida, esses gráficos contemplam a relação do diferencial? Ou seja, velocidade real, ou para isso também temos que equacionar as medidas dos pneus?

:lol::lol::lol::lol::lol:

Vê lá, não quero que fiques indisposto por minha causa... :lol:

No meu caso, tentei ser o mais rigoroso possível, por isso criei uma folha de cálculo onde usa a relação exacta do diferencial, as relações de caixa e o diâmetro do pneu. Com este último, usei a dimensão real dele em carga em vez do diâmetro teórico da dimensão do pneu em vazio, logo será uma boa aproximação.
 

João Pedras

Fiat 124 Familiare ❤
Premium
Portalista
No meu caso, tentei ser o mais rigoroso possível, por isso criei uma folha de cálculo onde usa a relação exacta do diferencial, as relações de caixa e o diâmetro do pneu. Com este último, usei a dimensão real dele em carga em vez do diâmetro teórico da dimensão do pneu em vazio, logo será uma boa aproximação.

Com essa folha de cálculo tens ideia do comportamento com diferenciais de relações diferentes e pneus.
Não consegues introduzir o binário? Ou a relação do diferencial não influencia?
 
Topo