Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat Fiat 124 Familiare - Diário De Bordo

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Eduardo Relvas, 2 Abr 2014.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Eduardo Relvas, 2 Abr 2014.

  1. Bom, isto já vai uns quantos dias atrasados, mas como já referi várias vezes, o meu trabalho é algo bipolar... tenho um semestre ímpar calmo, e o par bastante mais intenso. Quando chego ao pc à noite já nem tenho paciência de organizar e escrever as coisas.

    Mas vamos então pôr a história em dia. Depois de o anterior projecto ter ficado sem efeito devido a um problema incontornável a nível documental, entrei numa fase de misto de depressão e psicose, pensando que nunca mais ia conseguir encontrar uma coisa que me agradasse.

    Felizmente pouco tempo depois veio a verificar-se que não podia estar mais errado, e através de um contacto amigo de longa data, fui dar com esta bela menina que podia passar por irmã gémea (embora mais nova), até bem perto daqui. Pelos vistos é mesmo possível um relâmpago acertar duas vezes no mesmo sítio... Da mesma cor e tudo! :D:

    101_0260Medium_zps4c379faf.jpg

    Parada desde 2006 quando o anterior dono (senhor muito cuidadoso) deixou de conduzir, foi sempre guardada em garagem, mas teve um uso intensivo, e contava com cerca de 127,500 km de bons serviços.

    Não levou muito para que o negócio fosse fechado, e o brinquedo viesse às costas de um reboque para a sua nova casa. Chegou num dia daqueles horríveis de temporal, tivemos de a tirar do reboque debaixo de chuva torrencial. Mas felizmente saíu pelos próprios meios, e sem grandes protestos. Aliás, tem sido assim desde o primeiro dia.

    101_0262Medium_zps05a132d9.jpg

    As únicas coisas que lhe tive de fazer, além de tirar as jantes originais algo ferrugentas (que troquei pelas de aço que estavam no Spider) mas ainda com pneus decentes, foi sangrar os travões e alinhar toda a suspensão dianteira. O anterior dono, senhor bastante cuidadoso, tinha pouco tempo antes mandado trocar todas as rótulas e os amortecedores, mas não corrigiu o alinhamento.

    Depois disto, foi entrar pelo centro de inspecções, e depois de no local dar um toque num dos faróis que estava baixo demais, saímos pelo outro lado com folha verde... Nessa mesma tarde, fiz o seguro e promovi-a a daily driver...!

    101_0259Medium_zpsb8570dfc.jpg

    Primeiras impressões... é uma delícia! A suspensão é suave q.b., a direcção responde lindamente e é relativamente leve, o motorzinho faz o que pode com 1197 cc e um diferencial ultra-curto, mas "amanda-se" para os 100-110 com uma facilidade espectacular. Mais que isso torna-se altamente ruidoso devido às rotações a que o motor já vai, mas... a vontade de subir está lá!

    101_0238Medium_zps7d61833b.jpg

    Esta ainda por cima tem o famigerado extra, opcional, do termómetro...! E já deu para perceber, graças a ele, que o termostato está pifado... O motor mal aquece. Ainda tentei arranjar um aqui, mas já não há desta versão externa. Como penso em breve mexer na mecânica toda, também pouco me rala...

    Outra coisa que adorei desde o primeiro instante nesta menina é um dos poucos detalhes não-originais que o dono lhe acrescentou, e que é algo que já tinha pensado fazer... uma chapeleira para cobrir a mala!

    101_0255Medium_zpsa148c0b9.jpg

    Sim, é verdade, esqueci-me de referir... mais uma vez, o interior é daquele delicioso vermelho... ^_^ E a chapeleira fica mesmo a matar! Pode tirar-se (não é fácil, mas sai para dentro), e um dia destes tenho de lhe dar uma renovação, mas para o uso diário é uma excelente adição, não deixa ver o conteúdo da bagageira como aconteceria de origem. E tenho de elogiar o bom gosto de fazer com o plissado, dá-lhe um toque de charme brutal...

    101_0248Medium_zps520c76d6.jpg

    Planos para já... uns tapetes! Trazia uns de supermercado já super-coçados que foram direitinhos para o caixote do lixo, junto com as capas que protegiam os bancos e a capa do volante (manias!).

    Depois, e para breve, um diferencial longo (a Familiare tem a relação mais curta de todas, para puxar bem com cargas, mas a minha vai ser mais estradista), um motor mais pujante (algo com duas cames no "telhado"...) e quiçá uma caixinha de 5... :rolleyes

    De visual, não pretendo mexer em nada a não ser dar uns toques em detalhes estéticos e pontinhos de ferrugem. O aspecto geral é bom, mas uma pintura com mais de 40 anos já começa a pedir carinhos...

    Por enquanto está a dar-se lindamente como daily driver, e os miúdos adoram-na! Espaçosa (parece quase cavernosa ao pé do Spider...!), com 4 portas generosas, confortável, luminosa, segura... é mesmo uma máquina espectacular! Até já pus os cintos traseiros (esta trazia já todos os pontos de apoio para os cintos de 3 pontos) para poder circular direitinho com os dois catraios.

    Faz a school run, vai às compras, vai para o trabalho... e é inconfundível. Os meus alunos nem precisaram de pensar duas vezes para perceber que só podia ser minha... :lol:

    101_0299Medium_zps5a090c2b.jpg

    Com este tempo miserável também já me apercebi que há algumas infiltrações que terão de ser resolvidas, mas nada de mais. Tem dormido no lugar mesmo à porta, e que bem que ela lá fica... :wub:

    101_0367Medium_zpsf6a32a6e.jpg

    A ver se agora finalmente a coisa encarrilha e temos uma 124 em pleno serviço.

    Resta-me dizer também que neste momento saltou para o "poleiro" do uso diário e está lá sozinha, porque tive de encostar o Spider enquanto espero pelo tubo do depósito que estava a verter gasosa. Felizmente tem-se portado à altura, mas preciso de dar uma limpeza ao carburador nos próximos dias porque anda a hesitar um pedacito e julgo que deve ter entrado alguma sujidade lá para dentro com este retorno à actividade depois de uns anitos de descanso.

    Mais notícias em breve...

    Um abraço a todos!
     
  2. Finalmente apresentas à malta a nova Familiare!

    Adorei o pormenor da chapeleira. Já conhecia o resto, mas é sempre bom ver...

    Adoro esses volantes dos 124...
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  3. Sem palavras! Muito porreira a máquina! Tinha ficado com a "pulga" atrás da orelha quando falaste nela no tópico dos "Clássicos do dia a dia".
    Bons extras! o termómetro coisa rara nesta versão, em termos de pintura parece estar melhor que a outra e o pormenor da chapeleira está muito bem, é uma coisa que dá muito jeito.

    Fica a faltar a foto da casa das máquinaslaugh.png

    Parabéns pela aquisição e bons Km's!
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  4. Eduardo,


    Excelente, assim pelas fotos e descrição parece muito melhor do que a "outra"

    Já que está neste (excelente) estado só aconselhava a proteção tipo waxoil das zonas internas.

    Obrigado pela partilha e bons kms.


    nuno granja
     
    Francisco Dias e Eduardo Relvas gostaram disto.
  5. Ó Eduardo, já sabes como eu sou, por isso cá vai, porra pá, outro fiat!!!angry.pngtongue.pngtongue.png

    É assim mesmo Eduardo, nunca pares, felizmente parece que desta foi de vez e perece-me que até foi para melhor, essa tem bom aspeto por isso parece que desta é que acertaste, parabéns.

    Espero é que o próximo seja um Ford...tongue.pngph34r.png
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  6. Um verdadeiro up-grade, perdão, aggiomamento!
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  7. Muito bonita mesmo, uma delicia de ver essas linhas a envorgonhar muitos plásticos de hoje em dia. Parece estar em excelente estado e conhecendo o teu trabalho vai ficar melhor que nunca.
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  8. AggioRnamento, caro signore appassionato dell'auto inglese!
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  9. Muitos Parabéns Sr. Eduardo, esta carrinha está mesmo um mimo!! Linda, linda, linda... até já me está a fazer comichãolaugh.pnglaugh.pnglaugh.png

    Agora é juntá-la com a Seat 1430 do Jorge Viegas para uma sessão fotográficawink.png

    Uma vez mais, os meus parabéns, o carro está mesmo espetacular e com aqueles interiores vermelhos... oh, categoria!!
     
    Jorge Viegas e Eduardo Relvas gostaram disto.
  10. Bela aquisição.

    Abraço
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  11. Olá

    Muito bom, bom mesmo, não posso negar que não sinta um bocadinho de inveja (eu sei que é feio, mas.......) a unica coisa que me consola é saber que vai ter a atenção necessária e não é nenhuma "Trailer Queen".wub.png
    Mas duas seguidas ......... pronto, é inveja nmesmo.laugh.pnglaugh.pnglaugh.png
    Embora não te conheça, adoro os teus diários de bordo juntamente com os tutoriais, do melhor.

    um abraço
     
    nuno granja e Eduardo Relvas gostaram disto.
  12. Eduardo, parabéns pela 124. Está linda!
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  13. Maldito translito!!
     
  14. Uau Eduardo!

    Desta não estava á espera! Realmente não via novidades tuas à uns tempos, coisa bastante normal nesta época considerando a tua profissão.
    Boa machine! E pelos vistos praticamente veio logo a rolar!

    A ver se dou ai mais um saltinho, infelizmente nunca mais andei por esses lados...wacko.png

    Abraço
     
  15. Caros amigos,

    Obrigado a todos desde já pelos simpáticos comentários.

    Também eu, tanto que mesmo na primeira que tive (uma R das últimas) lhe meti um destes. É tão charmoso...

    Não te deixes enganar, ela tem bom aspecto ao longe, mas há ali que entreter. Já estive debaixo dela e embora estruturalmente esteja bem, há coisas a remendar. Tenho um buraco no chão na zona dos pedais (típico), e alguns pontos de ferrugem superficial nas embaladeiras e em torno do pára-brisas que têm de ser vistos antes que se tornem numa preocupação séria. Mas sim, tenho de pensar em proteger aquilo tudo para não deteriorar mais.

    João, como diz o outro, Senhor está no céu...wink.png podes tratar-me por tu, aqui somos todos iguais.

    Um dia destes temos mesmo de reunir as duas primas sim, vamos ter de planear isso. E fundamos o clube das Familiares...happy.png não será tão exclusivo como o dos Alfa 90, mas não anda lá longe... de certeza que neste momento é a variante mais rara da família dos 124! Eu conheço uma dúzia, talvez... até o Spider é vulgar ao pé disto!laugh.png


    Não te levo a mal, tá descansado...laugh.png E quando quiseres dar uma voltinha é só apareceres e experimentas, estás à vontade.wink.png

    Obrigado pelo comentário, é bom saber que apreciam o nosso trabalho e que pode ser útil e interessante para alguém.

    Já agora, e em jeito de continuidade do tópico, posso anunciar que em breve haverá novidades ainda melhores do que eu tinha pensado, porque acho que ontem por mera sorte encontrei a caixa de 5 que eu precisava... e talvez venha com um motor! Vamos ver o que acontece...happy.png

    Um abraço a todos!
     
    Jorge Viegas gostou disto.
  16. Cx de 5... twin cam... pronto, está bem.
    Assim já tenho disponibilidade para seguir este tópico!laugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.png
     
    Rafael S Marques e nuno granja gostaram disto.
  17. laugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.png
     
  18. Tu és um veneno-dependente!
     
    Carlos Vaz gostou disto.
  19. Vamos ver se acerto desta vez.

    È un lupo vestito da agnello.
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  20. Eu não lhe mudava motor nem caixa.

    O que aconteceu a outra carrinha? Foi devolvida?
     
    Pedro Pereira Marques gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página