como posso por mais iluminação nas oticas de origem

Eu nos meus carros estou a optar por montar em todos os Kits de Xenon já saõ bastante acessivéis ,quando bem focados não incomodam ninguém , dão uma luz impecável , muito menos calor por isso as opticas e plásticos sofrem menos e menor consumo de corrente , mas infelizmente no país de governantes burros como o nosso nas inspecções embirram com isso desde que o carro não traga lava-faróis e regulação automática de altura dos faróis , eu para não me chatear como é fácil troco as lampadas quando vou á IPO.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Só uma pequena achega...

A maioria dos clássicos traz de fábrica lâmpadas de incandescência normalíssimas. Eu próprio sofri isso na pele com o meu 127 há muitas luas atrás, com as originais candeias de 40/45w.

Uma lâmpada de halogéneo de 55/60w dá imensa luz, muito mais que a diferença de potência sugere, porque a produção de luz entre uma lâmpada incadescente normal e uma de halogéneo já de si é bastante acentuada. Foi o que montei no meu 127 (com os devidos relés para médios e máximos), e ficou a dar uma luz absolutamente impecável. Não há reclamações na IPO, não há queixas dos outros automobilistas, e mesmo a instalação é quase invisível porque escondi tudo atrás do quadro de fusíveis e nem sequer cortei um único fio, foi só acrescentar as "pontes" necessárias entre os circuitos.

Aliás, a zona do quadro de fusíveis é excelente para esta instalação, se pelo manual identificarem os fusíveis responsáveis pelos médios e máximos (nuns carros é apenas um fusível para cada circuito, noutros há um para cada circuito e cada lado, perfazendo 4 fusíveis), torna-se facílimo introduzir o relé. Geralmente aproveito a tomada de corrente através do circuito que alimenta o isqueiro (é uma instalação de alta capacidade, e eu não fumo...), e fica uma instalação impecável.

Não se esqueçam nunca de proteger toda e qualquer linha de alimentação que seja puxada em separado para os relés (seja da bateria, bobine de chamada, alternador...) com fusíveis adequados! E isolem bem todos os terminais, pode não ficar bonito mas é mais seguro.

Um abraço a todos!

P.S.: Sim, as lâmpadas de 90/100w são ilegais, mas vendem-se na mesma (há quem as use para compensar um espelho em mau estado, mas o calor é de facto muito intenso).
 

Helder Manuel Oliveira

Pre-War
Premium
Portalista
Bom tópico e excelente a explicação do amigo Eduardo Relvas. Quem sabe. Sabe!
Uma opção a pensar para melhorar a iluminação do meu carocha e Toyota.
Cmpts. clássicos.
 
Topo