Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Classicos economicos

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Luis fernando Silva, 25 Mai 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Luis fernando Silva, 25 Mai 2008.

  1. Meus amigos!:D
    Atendendo ao actual estado da nação...:rolleyes
    Qual para voçês o classico mais economico? será mais viavel a utilização de certos classicos no dia a dia do que um tecnologicamente equilibrado utilitário dos nossos tempos?
    Cuidado com as vossas respostas pois podem levar a uma crise familiar aqui em casa com a compra de um 2 cv!:huh:
     
  2. uma 4L, sem duvida, é economica de mecânica simples e de barata manutenção e peças ainda a bons preços, ha tb o R5 com a mesma mecânica mas para outros gostos, o 127 também não é mau mas em termos de preços não faço ideia, para já n me lembro de mais nenhum...
     
  3. Fiz com o meu 600 cerca de 628km's com 50 euros de gasolina 98, não esquecendo que o 600 nem correia de distribuição tem para mudar... manutenção é baratissima.
     
  4. :feliz:
    A minha questão não é aqui escolher o melhor classico mais economico mas sim ponderar se não estamos a fazer mal mante-los apenas como carros de "Brincar".
    O meu Fiat 128 tem consumos na casa dos 6.6 litros aos 100.
    Ainda outro dia desloquei-me 367 km com meio deposito de combustivel num 2cv pela nacional 1, o que atendendo a ter apenas 25 litros de capacidade dá um consumo inferior a 5 litros.
    Que carros hoje em dia permitem estes consumos reais?
    percebem a minha questão?
     
  5. é um verdadeiro Smart:huh:estou a entender a tua opinião Luis ;)
     
  6. Fiat é Fiat ... Mas o 2 cv é fantástico. Um cabrio muito divertido e económico. Vai em frente.:spinny:
     
  7. Quando fui ao encontro do Portal em Aveiro, meti 20 € de gasolina 98 fui até lá acima e ainda dei por lá umas voltas...média de +/- 5 lt... bem bom!!B)
     
  8. Ora aqui está ele
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Por acaso foi num vermelhinho mas de farois quadrados;)
     
  10. B)Não fosse a 4L um serio concorrente do 2 cv
     
  11. Só mesmo de Smart! Por acaso fui de Smart a Aveiro e a média anda nos 4l. Claro que não tem o charme de um clássico!

    AS
     
  12. Os carros antigos de baixa cilindrada penso que ainda estão dentro do aceitável no que diz respeito a consumos, e em alguns casos com a vantagem da manutenção fácil.
     
  13. entao e o que e isso???

    o porsche q costuma parar aqui por casa bebe 22, o x5 do nosso amigo telmo(super GT Turbo) bebe 17:D

    agora falando aserio, o meu kadett(b) tambem bebe muito pouquinho e tem uma manutençao muito simples e barata!
     
  14. Olá a todos,

    Quanto a mim, a despesa real de um carro deve ser comparada equacionando tanto o consumo como manutenção, só assim se pode medir a sua eficácia financeira. No entanto, há de facto alguns modelos clássicos que conseguem médias de consumo fantásticas, muito abaixo da generalidade dos modernos.

    No debate moderno versus clássico, para mim há vários concorrentes de peso do lado dos clássicos. Nas vantagens comuns a todos temos:

    - Seguros reduzidos;
    - Manutenção acessível a qualquer um, logo barata;
    - Fiabilidade elevada graças à simplicidade.

    Em termos de concorrentes, assim de repente vejo o 127, o 2CV, o Renault 5. Mas pensando lateralmente há hipóteses igualmente boas e provavelmente mais baratas se se pensar num clássico com as mesmas motorizações. Assim, ocorrem-me a título de exemplo a Dyane, o Panda, o Uno 45, o Yugo 45 ou 55 (não se riam, a mecânica é boa), ou mesmo um Fiat 850. O 600 já me parece demasiado caro e pouco adequado ao uso quotidiano, em que o 850 será mais capaz, a não ser que leve uns "upgrades" dos seus descendentes. Dada a reduzida manutenção, até um VW Carocha 1200 pode ser encarado como alternativa viável...

    O que eu acho demasiado inconveniente num 2cv ou Dyane é que a performance é inexistente, e isso pode ser um factor indutor de stress num uso citadino, porque mal têm capacidade de se arrastar no meio dos modernos.

    Quanto aos modernos, pessoalmente continuo a vê-los como má alternativa, porque são demasiado complexos, pesados e ineficazes. Sim, porque não se esqueçam que raramente fazem os consumos anunciados pelos fabricantes. E além disso são pesadíssimos, o que significa que as versões com motores mais pequenos são maus em performance e não são tão económicos como deviam. Depois ainda vêm os mil-e-um compromissos de gestão dos motores por causa de emissões e afins... balanço feito, há muito mais negativos que positivos.

    Se as coisas continuarem a piorar, eu pela parte que me toca vou dar uma revisão profunda ao 127 e pô-lo ao serviço outra vez... o_O

    Um abraço a todos!
     
  15. olha a foto que tirei no modelo em ourém:D

    eu não posso usar o meu pré-classico no dia a dia porque é a gasolina e gasta cerca de 8 litros aos 100km.
    para isso tenho a minha carrinha a diesel.
    mas se a subida de combustivel continuar a subir como tem subido, começo a ponderar meter o ax a gaz, só para fazer o trajecto de casa/trabalho/casa.
     
  16. o honada civic exclusiv por ex. a minha mae para espanha já fez 4,6l aos 100 :D
     
  17. Já li uma crónica 4L vs 2CV... a 4L ganha;)
    não é a minha opinião! é o que vem na revista
     
  18. O problema dos 2CV é a manutenção, algumas peças são caríssimas, e a Citröen tem a mania de ser diferente dos outros, depois se não souberem fazer manutenção à moda deles e não tiverem as ferramentas de origem, chapéu...

    Já a 4L qualquer oficina de esquina arranja, nem que seja com arame e um alicate... :D

    Um abraço!
     
  19. :D
     
  20. Na minha opinião também ganha. A 4L não me convence, nunca me convenceu mas é realmente um carro de combate dada a sua fiabilidade. O 2Cv é engraçado tem mecânica fiável mas a performance muito débil e para piorar a carroceria é muito frágil.

    Clássico como alternativa para o dia a dia só mesmo os pequenos de baixa cilindrada. A minha escolha seria o 127, mas esta também é feita mais com o coração pois não sei se é fácil encontrar peças.
    Tenho um excelente CIVIC de 77 com consumos baixíssimos e muito bom em tudo, seria mesmo o ideal já que bate o pé aos novos em todos os aspectos, os problema são mesmo as peças. Não as de consumo imediato mas farois guarda lamas e afins... Os velhos também batem...

    Mas mesmo assim, continuo a achar que para o dia a dia os carros recentes têm inúmeras vantagens, a começar na facilidade de manutenção e acabando na não menos importante segurança passiva.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página