Caçadores de Mitos

pra quem acha que ir atras de um camião a aproveitar a "boleia" é bom :D:D:D Ver anexo 62410 :D:D:Duma travagem e passam por baixo sem mazela alguma :D:Dpodem é ao passar junto ao cárter e ficarem um pouco sujos de oleo de motor :D:D( desculpem ppl , mas não resisti:huh:)
 

Anexos

  • hitching-a-ride_7824.jpg
    hitching-a-ride_7824.jpg
    34 KB · Vistos: 37
carlos jorge sol teixeira disse:
pra quem acha que ir atras de um camião a aproveitar a "boleia" é bom :D:D:D Ver anexo 69314 :D:D:Duma travagem e passam por baixo sem mazela alguma :D:Dpodem é ao passar junto ao cárter e ficarem um pouco sujos de oleo de motor :D:D( desculpem ppl , mas não resisti:huh:)

Aí está um exemplo que o importante é manter a cabeça baixa :DD
 
carlos jorge sol teixeira disse:
Parece ser o GT :(:(só uma jante manteve-se no lugar :DD:D

pelas jantes parece mesmo um GT, e ainda por cima vermelho como o meu.
muita gente tem pouca pratica e habilitam-se a comprar carros rápidos e depois acontecem destas coisas
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Luis fernando Silva disse:
:cool:Já devem ter ouvido falar deste programa do discovery Chanel.
Tenho porem uma proposta para este portal.
Vamos caçar os mitos criados em torno dos nossos automoveis e vamos entre todos tentar reunir informação para Provar ou não esses mitos.
Que Acham?
Primeiro mito!
Viagens pelas auto estradas poupam combustivel?
Vale a pena levar um classico á auto estrada?
Venham de lá mitos Para caçar:p

Eu penso k isso depende do carro. Se forem sempre a 70... pois, gastará menos. Mas se derem um uso normal (120-140), gasta-se mais do que se forem pelas nacionais. Eu, pessoalmente, prefiro as nacionais: mais divertido, pode-se parar em qualquer lugar caso seja preciso alguma coisa, etc... E os amortecedores estão lá é para se usarem! :huh:
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Ricardo Santos Silva disse:
Outro "mito" é o acelerar antes de desligar o carro!!!

Só serve para gastar gasosa! :D
Não carrega a bateria nem lubrufuca nada...

Até é prejudicial no caso dos motores com turbo porque param de rodar com pouca ou nenhuma lubrificação, visto que a bomba de óleo parou ao desligar o motor.
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Luis fernando Silva disse:
:huh:
Nem ajuda a pegar na proxima vez que se colocar a trabalhar o motor.
Outro mito
não desligar o motor com a ventoinha a funcionar (Nos casos em que a ventoinha é electrica)

Não se deve é desligar o motor com este excessivamente quente o que pode originar danos. Se o motor for muito solicitado, convém trabalhar um pouco ao ralenti antes de o desligar, para arrefecer a trabalhar.
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Diogo Lisboa disse:
Isso pode ser naqueles casos em que os carros estejam com baterias que se descarregam logo e basta a ventoinha ficar ligada para consumir carga da bateria e da próxima vez que se quiser pôr o carro a trabalhar já não se consegueo_O...

Nesse caso, talvez seja melhor trocar de bateria ou de carro.
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Diogo Lisboa disse:
Talvez este seja um mito...

Um jipe com um motor diesel 2000cc consome mais que um carro com esse mesmo motor?

Depende do carro, da caixa, do condutor, etc, mas para situações minimamente comparáveis, é evidente que consome mais. Até porque o desperdício de energia no deslocar de um 4x4 é enorme comparado com um carro tradicional.
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
carlos jorge sol teixeira disse:
e outro, fazer ponto -morto a descer :huh:economiza :huh::DDcuidado com os travoes :DD

Diria que economiza ligeiramente em motores clássicos ou menos modernos em que continua a existir envio de combustível para o motor. Mas não tem grande significado e perde-se muito em segurança.
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Francisco Costa disse:
Sim claro que economiza!!

Por falar em economizar...

Circular próximo da traseira de um camião faz com que se poupe combustível??

Se for no cone de ar formado por este, claro que se poupa na resistência aerodinâmica. Mas um pouco secante, não?
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Diogo Lisboa disse:
O meu pai todos os dias abastecia-o com 10€ de gasóleo, pelo menos há uns tempos fazia isso, agora com o preço a que está o gasóleo, não sei se mete mais ou não, mas a quantia diária era essa e por isso não dava para ver se consumia muito ou nãoo_O...

Mas devia consumir pouco só pelo facto de apanhar sempre descidas e o motor ir desligado:D...

Então mas ia desligado ou em ponto-morto? É que desligado é que é verdadeiramente inseguro...
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Tiago Filipe Santos disse:
bem...apareceu um verdadeiro mito para mim...
o desengatar nas descidas...

ja ouvi duas versoes...
se desengatar,ele vai solto e apenas gasta o necessario para o motor rodar.
ouvi tambem outra que se o carro for engatado, a propria energia do embalo que o carro leva faz rodar o motor pois ele vai engatado nao é?

agora os meus pontos de vista em relaçao a qualquer uma das afirmaçoes...
para o primeiro caso...nao ha muito a comentar apenas o facto de no meu carro o computador de bordo marcar 0.0 quando desce engatado sem acelarar e marcar 1.2 +- quando vai desengatado.
acontece que, quando ele vai engatado,nao vai a trabalhar a seco...ou seja...tem de entrar combustivel para o motor...logo,n acredito naquele 0.0...

mas como,nao sou ninguem que tenha conhecimentos para confirmar um mito destes...limito-me a ouvir e a considerar qualquer hipotse que me apresentem pois para mim afigura-se muito complicado de chegar a uma conclusao correcta!!

belo topico!!!

Alguns motores modernos fazem um corte absoluto de injecção quando vão engatados e a descer de forma a maximizar o travão-motor. Daí a indicação 0,0 que pode, no entanto, ser apenas marketing nesse caso concreto. O motor roda bem na mesma sem combustível e tem mais efeito de travão. Em motores menos modernos, há sempre entrada de combustível e, genericamente, proporcional às rotações por minuto do motor. Consequentemente, ir com o motor engatado ou desengatado, tem diferenças no consumo (superior quando engatado) mas os valores são de qualquer forma reduzidos. E, como já disse, a segurança ganha em ir engatado compensa sobremaneira o ligeirissmo combustível gasto.
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Luis Cristovao disse:
Tambem gostaria de ouvir os entendidos na materia, no que diz respeito a desengatar nas descidas... qual a melhor opçao para poupar combustível??

A) Desengatar nas descidas

:cool: Ir na mudança mais alta possivel, sem o pé no acelerador

A, claro, mas com custos claros na segurança.

B, em motores modernos com corte de injecção.
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Tiago Filipe Santos disse:
a ser assim eu alinho nesta resposta...é a que me parece mais viavel...a centralina detecta que nao precisa injectar combustivel para fazer o motor rodar...mas acredito que seja qualquer coisa injectada...o motor nao trabalha a seco

Trabalha, trabalha. Basta experimentar, num sítio seguro, claro, desligar o motor com o carro engatado e verificar que nada se passa, o motor roda com a mesma suavidade e sem qualquer injecção de combustível (não válido para motores a carburador, 100% mecânicos).
 

Fernando Salgueiro

Gran Turismo
Rui Rego disse:
O motor nunca me caiu, mas a mala partindo-se perde-se as compras,:smile:



Já vi um Tigra com um embate violento de frente e o motor estava enrolado debaixo do chassis, não sei será um caso isolado.





Eles já colocaram o motor a frente por causa disso, é que a pancadas por tras eram eminentes.



Nos motores de carburador, desengatado ou engatado sem acelerar, o consumo é o mesmo, pois o jicleur do relanti injecta sempre o mesmo.

Nos motores de injecção gasolina ou diesel, acontece o que o Tiago descreveu, se observarmos o económetro , engatado e sem acelerar o consumo é 0 , desengato marca sempre consumo que é o necessário para manter o motor a funcionar.

Ao ralenti, num motor com carburador, a quantidade de gasolina enviada não é sempre a mesma porque depende da depressão no colector de admissão. Logo, com mais rotações, há mais gasolina a ser "sugada". A diferença não é muita, claro, mas existe.
 
Topo