Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Bmw 2002-73 -Fumo Branco (ajuda)

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Pedro G. Marques, 16 Out 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Pedro G. Marques, 16 Out 2009.

  1. Boa Tarde Pessoal!
    Adquiri recentemente um Bmw 2002 no qual tenho investido o que posso para o pôr funcional. Da informação que me deram quando o adquiri foi que o carro estava parado desde 1995 na casa do antigo proprietário. A nivel de motor mudei-lhe o essencial, e tudo o que estava danificado, como sendo: Bomba de Agua, apoios e correia do Alternador, Bobine de chamada por uma de alto rendimento, Velas 3 polos, limpeza completa do radiador, limpeza do carburador, oleo (semi-sintético 10W-40), filtro oleo, filtro ar, anticongelante, termostáto, platinados. Enfim tudo o que o mecanico solicitou.
    O carro pega lindamente, e não aquece nada,comecei a andar nele, tendo verificado que a afinação do ralenti tem sido bastante dificil de fazer, está semprecom oscilações o que me leva a ter que andar sempre com a chave de fendas na mão para afinar o minimo no carburador!!
    O carro anda bem e puxa como o caraças, mas tem um problema que se calhar é grave.
    Faz uma FUMARADA BRANCA intensa principalmente acima das 3000 rpm as pessoas que vêm atrás até se assustam!! É um cheiro a gasolina terrivel. Foi me dito também que o carro tinha 170 000 Klm o que não posso confirmar, tanto podem ser 170 como 270 000.
    Um amigo meu curioso (tal como eu) diz que não cheira a òleo, mas o que é certo é que nos 200 Km que já fiz, o nivel do óleo já desceu um pouco. Pelo que tenho lido aqui no fórum este sintoma poderá não augurar nada de bom!! Já tenho lido de tudo:
    -Vedantes das valvulas estragados.
    -Culassa estragada.
    -Junta da cabeça queimada.
    -Segmentos lixados.
    -Etc,Etc.

    Agradecia a vossa opinião, principalmente daqueles que possuem carros identicos.
    Gostaria de saber também se aconcelham algum tipo de aditivo reconstituinte tipo: Xado, Faher, Slick 50, Etc. E se tal vai reduzir os fumos.
    É que para já o orcamento não dá para abrir o motor. Se é que é necessário?
    Será que não possa ser má afinação do carburador?
    Todas as Opiniões são bem vindas e agradecidas,
    Cumprimentos a todos
     
  2. Pedro,

    pela "afinação" do carburador ser difícil, provavelmente está com entrada de ar algures( no próprio carburador ou através das juntas). É um sintoma de ralenti inconstante...

    Em relação ao fumo branco, o mais provável é a junta da cabeça ter ido desta para melhor e estar a passar água para os cilindros. O vapor na combustão faz o tal fumo branco... Podes confirmar através de vestígios de água no óleo do motor...

    Os vedantes das válvulas, só dão sinal de necessidade de serem trocados, quando começa a deitar fumo, mas em desaceleração...

    Quantos aos aditivos, se o mal for da junta da cabeça, não fazem milagres...

    Espero ter ajudado...
     
  3. como diz o Pedro e bem... poderá ser a Junta que fosse desta para melhor... verifica se os tubos de àgua ganham muita pressão... se ganhar é sinal que há passagem... verifica tambem a àgua no radiador se tem vestigios de oleo...
     
  4. Carro parado desde 95... anda p`a caraças... hum... cá para mim temos um problema de junta. O fumo branco costuma ter a ver com o vapor de agua.
    Segmentos e vedantes deixam passar óleo e este não queima em branco.
    As juntas ao contrario do que muita gente julga pifam sem ser por aquecimento, a idade não perdoa. Os meu (ex) Opel 1204 e o BMW 1604 tiveram problemas de junta de cabeça e nunca aquecerem.
    O nível da agua do radiador não tem baixado?
    Nota que os sintomas de junta partida não são sempre agua no óleo ou óleo na agua. No caso do meu Opel, por exemplo, foi falta da compressão em 2 cilindros
    Se não for isso... na tou a ver... só se for o papa...
     
  5. Onde é que eu já vi isto? :D

    Pedro, tenho também um BMW 2002 de 1973 exactamente com esses sintomas.

    Já fiz de tudo, junta da cabeça, rodar valvulas, vedante de valvulas... e o meu continua a fazer esse fumo! Será do ano? 1973 :D

    O teu faz fumo só em desaceleração? O meu se passar das 3 mil faz fumo se tirar o pé por uns segundos e der novamente gas. Como é no teu?

    Vamos lá ver se entre os dois chegamos a alguma conclusão...é que eu já me cansei dos mecanicos de cá...

    Por enquanto o meu anda bem, pega bem, ta tudo ok...so que continua a fazer a porra do fumo o_O
     
  6. Boas novamente.
    Realmente faz mais fumo em desaseleração, por exemplo quando dou gás em 2ª às 5000 rpm e depois tiro o pé, começa então a fazer uma grande fumarada branca.
    Parado se der umas gazadas quando tiro o pé é que faz mais fumo.
    Rui pelo que ví no post do restauro do teu 2002, chegastes mesmo a abrir o motor, não me digas que continua fazer fumo branco!? temos que resolver o assunto.
     
  7. Sim, já desisti de procurar a causa... mas continuo interessado em preceber o porque!

    O mecanico onde fui disse-me que o carro não precisava de segmentos novos e como tal não os substituio. Quem sabe se não seria essa a solução!

    Olha, um dia participei num passeio com um total de 300 kms e fiz alguns a puxar bem pelo carro. Quando regressei a casa já não fazia fumo. Fiquei todo contente! Mas depois voltou a fazer...

    O meu para já vai andar assim, mas se por acaso conseguires resolver isso no teu diz-me. Um dia tenho de acabar com esta chatice!
     
  8. Bom, vamos lá ver se nos entendemos... afinal o fumo é branco ou apenas claro?
    num motor com alguns kms e portanto com algum desgaste nas situações descritas acaba sempre por mandar alguns bafos maiores ou menores conforme as sapatadas e o estado da maquina... está visto que nunca viram fumo branco... :rolleyes
    Rui o teu bote como não foi mexido da cabeça para baixo qual é a admiração de estar na mesma? e Guias de válvulas levou novas ou só mudaste os vedantes?
    Rodar válvulas apenas melhora a compressão porque ficam a fechar melhor, os vedantes minimizam o fumo em desaceleração, mas só durante uns tempos.
    Abrir e fechar sem meter material novo não resolve situação alguma, se deitava fumo é porque algo precisava de ser substituído e vai continuar a deitar.
    Provavelmente o mecânico achou satisfatório o que viu e achou que assim dava para fazer ainda muitos quilómetros sem teres ainda de te sacrificar com os euros.
    Olha que só segmentos também não resolve a totalidade do problema e pode ser apenas um minimizar do problema durante uns tempos.
     
  9. solução :

    Guias vedantes e válvulas, podes não mudar as válvulas mas em situações mais extremas deita sempre uns bafos embora não te apercebas enquanto conduzes.... e esse fumo não é branco :rolleyes
     
  10. Pois é deve ser chatice da grossa.
    Pelo que verifiquei não consome àgua, e não se vê vestigios de oleo na àgua nem de àgua no oleo, mas também só fiz cerca de 200 Km.
    Parece-me é que o nivel de oleo está mais baixo!?
    Vou nivela-lo e fazer mais kms este fim de semana para verificar o consumo, depois posto o resultado.
    O óleo que usei foi o que o mecanico trouxe um semi-sintético 10w-40 duma marca par mim desconhecida (delphi !?) não deverá ser grande coisa!
    Da vossa experiencia que oleo aconselham, mineral, semi-sintetico ou sintetico? de que marca?
    Aditivos reconstituintes, sim ou não?
    Todas as opiniões são bem vindas.
    Obrigado a todos
     
  11. num motor com esses klm todos . 20w50 -20w40 mineral. preste atencao a mangeira do servo-o-freio,se a bomba de travaoes tem uma fuga o motor chupa oleo de travaoes por ai (fumo branco).mas o mais certo fai ser seguementos colados,teve parado muito tempo.tira as velas e pela cor e residuos tera um indicacao na origem do problema.
     
  12. Realmente fui agora ver o servofreio. A bomba principal de travões levou um jogo de vedantes novos.
    O que é estranho é que pus o carro a trabalhar durante alguns minutos e depois desliguei-o, fui logo para perto do servofreio e da bomba principal de travões e ouvi durante alguns segundos o servo-freio ou a bomba prinipal a chupar ar do exterior até que depois parou pois o motor deixou de puxar.
    Reparei também que já existe menos oleo de travoes no deposito. será que poderá ser disto?
     

  13. O meu levou vedantes novos e valvulas rodadas. O fumo é branco.

    O meu mecanico também me falou na historia do oleo de travoes poder estar a ser aspirado e eu fiquei-me a rir por dentro (não me ri na cara dele por um triz)...achei completamente descabido, mas pelos vistos pode ser uma hipotese! o_O

    Eu uso oleo mineral 20w40.

    As velas do meu carro estão sempre limpinhas e num tom claro.

    Em relação aos segmentos, nenhum dos 3 mecanicos onde já fui me disse ser a causa...mas possivelmente será, a ver vamos...

    Quando o Pedro descobrir o motivo, o meu vai a seguir resolver isso :D

    Abraço.
     
  14. Já agora alguém me sabe dizer aproximadamente qual deve ser a compressão de cada cilindro para o Motor M10 (2002) penso amanhã fazer um teste de compressão aos cilindros para tirar algumas duvidas mas não sei qual deve ser o valor em Bars! Vou fazer pelo modo mais artesanal (manómetro ligado ao sitio da vela por meio de um tubo)
    Acham que se tira algumas conclusões. Opiniões são bem vindas. Obrigado
     
  15. Boas!

    O meu SSS teve um problema muito semelhante e que já relatei na secção dos restauros. Deitava fumo azulado (não branco) em desaceleração e na acelaração seguinte... Na primeira intervenção só mudei os vedantes das válvulas e descarbonizei (a cabeça)... Resultado: ainda ficou a deitar mais fumo do que antes de abrir o_O

    Também cheguei a usar aditivos e não vi resultados de jeito!

    Assim que pude comprei válvulas novas, vedantes, guias e uns bons segmentos. Toca a abrir outra vez! Aproveitei que estava totalmente aberto e mudei capas de bielas e cambota, entre outras coisitas ;). O bloco foi ainda despolido (não foi necessário rectificar).

    Resultado: o fumo desapareceu por completo e o consumo de óleo deixou de existir!

    Quero dizer com isto que aprendi bem a lição: ao mexer mais vale levar as peças de desgaste todas novas...

    Só para terminar acho que a melhor opção para um motor dessa idade seria um óleo mineral, no minimo 15w-40, ou mesmo um 20w-40.

    Fica aqui a minha experiência!

    SSSaudações,

    Gustavo Lucena
     
  16. Pois, é isso que vou fazer no meu daqui a uns tempos (2 ou 3 anitos). Se não tiver nenhuma avaria no motor entretanto...;)
     
  17. LIXO!!!!:D:D
     
  18. Ou seja não fizeste nada para diminuir o fumo... só gastaste dinheiro em mão de obra, os vedantes vêm com o Kit de Juntas... o_O
     
  19. teste de compressao o importante e os valores nao diferir muito entre os cilindros.Para testar os seguementos... necessario e um teste de fuga.e nao esquecer que as valvulas tem que estar as duas fechadas (PMS).
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página