Alfa Romeo Alfa Romeo Gt 1600 Junior - Uso Diário!

Diários de Bordo

Alfa Romeo Alfa Romeo Gt 1600 Junior - Uso Diário!

OP
OP
R

RJLouro

YoungTimer
Um novo update mais de 2 meses depois. A bomba de travões lá foi reparada a muito custo, primeiro ficou esquecida, depois tinha uma fuga de óleo, e finalmente à terceira lá ficou pronta, isto com telefonemas diários para pressionar a estar reparada. Conclusão, já abranda, travar penso que só mudando mesmo o sistema de travagem toda, mas isso está complicado, tenho enviado emails a todos os veículos que vão aparecendo no OLX e ou não respondem ou não têm.

Na passada Sexta Feira eis que lá pego no carro, vou abastecer e preparar-me para um fim de semana na serra. Cerca de 10 km's depois de começar a viagem, começa a embraiagem a patinar em quarta. Como já era de noite e não tinha qualquer tipo de ferramenta (e a bomba fica também por baixo do carro o que não ajuda), volta para casa. Foi algo muito repentino, a subida para minha casa foi feita depois de abastecer, e 10km's depois já teve que ser em 2ª com muito cuidado.

Agora no próximo fim de semana a ver se percebo qual foi o problema, o pedal tem pressão, mas está a pegar muito em cima, ao mínimo toque embraia. Pode ser simplesmente afinação (era bom...), ou pode ser a bomba a precisar também re reparação, ou pior ainda, o disco de embraiagem com o tempo pode estar podre e ter perdido a capacidade abrasiva. Não houve cheiros nem o pedal teve um comportamento estranho, daí que ainda tenho esperança de com uma afinação do pedal possa voltar à estrada, porque isto de ter o carro 3 meses na oficina e nem um dia andar com ele é muito frustrante.
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Caro companheiro de aventuras clássicas, compreendo que seja complicado e frustante, mas agora só com algumas repações/subsituições de peças e provavelmente aos poucos é que essa bela máquina irá voltar a estar resplandecente.
Com calma um carro desses merece ;)

Abraço,
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Se o pedal está a pegar muito em cima, precisa de afinação de certeza. Como andou pouco assim, pode ser que não tenha dado cabo e ainda faça uns km. Quando se deixa afinado desta forma, a pressão do prato não chega a ser total e daí a falta de aderência. É dar-lhe folga e voltar a experimentar, não vale a pena partir para nada de complexo sem experimentar o mais simples.

Boas continuações e um abraço!
 
OP
OP
R

RJLouro

YoungTimer
Novo update. Fui verificar a afinação da embraiagem e para meu espanto já não patinava! Afinei de qualquer forma para não pegar tão em cima e lá tem andado, ora pega mais abaixo, ora mais acima, ora o pedal não recupera na totalidade mas é perfeitamente possível de conduzir. Muito possivelmente é a bomba a precisar do mesmo tratamento que a de travões, mas enquanto der para andar pode ser que entretanto encontre o conjunto de pedais e bombas como aqui sugerido.

Entretanto mais uma aventura, chuva! As escovas estão velhas e o motor cheio de ferrugem anda a passo de caracol. Felizmente ontem foi só um chuvisco, mas hoje já passou por uma chuva a sério. O motor tem ganho velocidade e tivesse eu ido comprar umas escovas novas tinha sido uma viagem tranquila. Ainda assim em piso molhado e com cuidados extremamente amplificados só reparei que tem o motor engasga-se um bocado a certas rotações, tenho que investigar se é humidade no distribuidor ou afinação dos weber.

Fiz também uma enorme descoberta da primeira vez que o conduzi com noite completa, não tinha luzes de interior. Pensei, uma lâmpada fundida ou outra é normal, agora todas? Comecei a carregar em botões e descobri que há um só para ligar as luzes de interior! Adorei a tonalidade azulada das luzes dos manómetros =)

Média da semana passada: 150km com 18.3 litros de GPL, 12.2 L/100KM

Continua a ser um prazer enorme andar com o carro no dia-a-dia!
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Os sistemas eléctricos, tal como tantas outras coisas, detestam a inércia... os contactos oxidam e tornam-se preguiçosos. Basta por vezes um pouco mais de ginástica e voltam ao habitual, como é o caso do motor das escovas. Ainda assim, e se ainda nunca foi feito, sugeria que se possível fosse aberto e limpo da massa velha que lá está dentro, e colocada massa consistente nova. A massa velha fica demasiado pastosa e cria um atrito adicional que sobrecarrega o motor.

Os italianos têm tipicamente um interruptor para as luzes do quadrante, são aquelas pancas... os Fiat desta era também os têm.

Venham fotos dessa magnífica máquna em acção!

Um abraço!
 

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Parabéns com o tempo vai ser só gpl e revisões no tempo certo (o Eduardo Relvas e que sabe dessas coisas)
 
OP
OP
R

RJLouro

YoungTimer
Ando para colocar um update neste tópico há desde o início do mês para dar conta de um grande marco nesta minha saga, o Junior tem sido parte da rotina diária sem problemas desde 1 de Outubro! Não só já passou 1 mês como já vai a caminho dos 2 meses e acabou de completar os primeiros 1000km's.

Problemas ainda não teve, apenas detalhes que necessitam de correcção. O primeiro continua a ser os travões, continuo à procura de um conjunto de pedais e bombas para que possa travar com eficiência. Depois foram as escovas, com a chuva lá tive que mandar vir escovas novas, mandei vir um kit cromado da Berto Ricambi que necessitou de dobrar ligeiramente os braços para fazer contacto a todo o comprimento da escova, mas agora está bom.

Outro detalhe que tem que ser resolvido com urgência são as borrachas, entra alguma água nos dias de mais chuva, quer pela base da porta do pendura quer pelo compartimento do motor para o fundo dos pedais, talvez aqui por má adaptação dos pedais. Para além dos problemas de corrosão tem o problema de encher os vidros de condensação por dentro quando vem um bocado de sol.

Os pneus têm pouca aderência em piso molhado, aliás a primeira atravessadela foi a sair de um estacionamento em 2ª, mas controlada e sem sustos, foi fácil de agarrar. Talvez ainda compre um conjunto de pneus de inverno e guarde estes para o próximo verão.

Por fim a climatização, a ventoinha não funciona e é um frio desgraçado quase até chegar a casa.

Tirando estes pontos, água não perde, óleo também não notei desgaste quer no nível quer por fumo. Consumos é por volta dos 12 a 14 de GPL, dependendo do pé que com o tempo vai ganhando confiança.

Resumindo, continuo a prioridade principal continua a ser os travões, de resto a satisfação de andar com um carro destes diariamente supera toda a ausência de conforto dos carros modernos, e ainda não tive vontade de voltar ao 190D.
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
É preciso é colocá-los a andar :) .

Gostei de saber que o uso é diário, do MB nunca mais se vai lembrar ;)
 
Belo diário!!!
tenciono também adquirir um 2000 gtv para uso diário (quase, pois não uso o carro todos os dias) e são diários destes que me dão convicção e não me deixam a ligar a mentalidades de que um clássico não anda à chuva. Quando eles saíram da fábrica já havia chuva e as estradas eram bem piores!! Toda a gente concorda que os carros se estragam menos é a andar e com a manutenção devida! Força e fico ansioso em ler mais por aqui!

grandes cumprimentos
 
Só hoje encontrei este tópico e fiquei maravilhado com esta saga.
Parabéns pela coragem e determinação em colocar este Alfa na estrada em utilização diária.
Os problemas que têm surgido são normais depois de um período de paragem tão alargado e o que é necessário é ter calma e ir resolvendo.
Vai colocando fotos, que é o que a malta gosta!
Um diário de bordo a acompanhar ;)
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
RJLouro disse:
(...)
Resumindo, continuo a prioridade principal continua a ser os travões, de resto a satisfação de andar com um carro destes diariamente supera toda a ausência de conforto dos carros modernos, e ainda não tive vontade de voltar ao 190D.
Quando nos habituamos a andar com um carro destes, o resto desaparece... o prazer que dão compensa tudo, e aquilo que achávamos que nos iria desgastar perde o significado.

O meu 124 Spider foi o meu carro do dia-a-dia durante 8 anos (recentemente foi substituído pela 124 Familiare por causa do espaço para os miúdos) e, tirando chatices criadas pela inércia e maus tratos do passado que tive de corrigir, tem sido um carro extraordinariamente fiável. Já lhe fiz mais de 50,000 km nestes 8 anos e pouco que o tenho, e o prazer de andar nele nunca diminui, é daqueles carros que sempre que andamos neles até ficamos tristes de chegar ao destino, só apetece voltar atrás e repetir tudo.

Em breve vou pegar novamente nele e dar-lhe uns toques estéticos que ele já merece, para o voltar a pôr em uso, já estou cheio de saudades!

Continuação de bons km com essa máquina... e como disseram os outros, venham as fotos! ;)

Um abraço!
 
OP
OP
R

RJLouro

YoungTimer
Já lá vão mais de 6 meses desde que comecei a usar o Alfa Romeo diariamente. E foi mesmo isso que fiz, todos os dias o carro foi utilizado normalmente como um carro moderno, só ainda não fez viagens grandes ou de família por (ainda) não ter cintos capazes de segurar cadeira de bebé.

Há duas semanas passou na IPO apenas com uma fuga de óleo na caixa de direcção, uma fuga no escape (simpatia do inspetor, está todo roto!) e a matrícula traseira que não é regulamentar. Segundo os instrumentos de medida os travões estão bons (??) e não acusou mais nenhum problema de mecânica.

A nível de consumos, 5 mil km's depois varia enter os 11 e os 13, depende do entusiasmo. Confesso que ultimamente tem andado mais nos 13, até porque o escape ajuda.

Em relação a restauro, ainda não teve orçamento para tal. Apenas consegui arranjar uns pedais completos do 1750 GTV com servo e bombas mas em muito mau estado, uma boa base de trabalho para levar com calma. Na calha está agora uma muda de óleo e filtros e uma panela de escape nova, ainda ando a decidir o que comprar.

Sobre a utilização de um carro destes diariamente, definitivamente não é para todos. O Inverno não é fácil, as grandes chuvadas até dói na alma por ter as borrachas em mau estado e deixar entrar alguma água, é muito frio (tem o ventilador avariado e a viagem é só de 15km, só começamos a sentir quente a 4km's de casa...) e com piso molhado tem muito pouca aderência nos pneus da frente, tem que se conduzir mesmo com muito cuidado. No entanto isso já passou, é agora altura de conduzir com bom tempo e de sair do trabalho ainda de dia e agora mais do que nunca ter diariamente o prazer de conduzir um clássico diariamente.
 

Duarte Taveira

Clássico
Deve ser é complicado parar o carro para ir trabalhar,isso deve ser fantástico de se conduzir:cool:
Quanto ao resto,problemas que precisem de ser resolvidos no carro e chuva são tudo pormenores que fazem parte desta "coisa" estranha que é o preferir andar em "carros velhos":lol:
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Louro,

parabéns pela perseverança na utilização deste maquinão.

só faltam umas fotos para a malta animar ainda mais;).
 
Topo