Saab Saab 900 Turbo APC - 1983

Diários de Bordo

Saab Saab 900 Turbo APC - 1983

josecarlosromao

Veterano
Premium
Meu Deus! É o pior pesadelo!

Tenho muita pena por acontecer isto à minha referência em fazer as coisas bem feitas. Espero que continues com outro Saab ou outro carro qualquer. Abraço :(
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Porra!
Espero que todos estejam bem o mais importante.
Lamento imenso, presumo que o chassis recuou e precisaria de ir a uma mestra, que treta. :(
 

António_Vidal

Veterano
Premium
Portalista
Antes de mais espero que todos os ocupantes estejam bem, afinal de contas temos de ver que há coisas acima do dinheiro ou dos bens materiais.

Nota-se o porquê da Saab ser conhecida pela segurança, os pilares A estão sem defeito, também estou admirado pelo capô não ter tocado no para brisas.

Não haverá mesmo forma de salvar?

Tanto esforço, dedicação e carinho que foram bem empregues:oops:
 
OP
OP
Rui Durão

Rui Durão

Veterano
Premium
Obrigado por todas as mensagens. Todos os envolvidos ficaram bem (choque em cadeia com 3 carros). A maior vítima foi mesmo o Saab (e talvez o Audi A3 em que bati, creio que o arranjo pode não ficar barato).

A reparação do Saab custaria várias vezes o valor do próprio carro. Eu sei que a racionalidade económica nem sempre me tem acompanhado neste processo, mas desta vez é mesmo irrazoável.

Uma nota à engenharia da Saab em 1983: todas as portas abrem como se nada tivesse acontecido. O teto de abrir continua a funcionar como antes. O pára-brisas não tem qualquer estaladela ou indícios de estar sob tensão (mas uma ponta do capot bateu-lhe).

A cereja no topo do bolo: no acidente partiu-se o radiador e o depósito do limpa-vidros, como se pode ver pelas marcas no alcatrão na foto. Agora na garagem só tenho uma fuga: vem da &%#" da caixa de direção...
 

Nuno Ferraz

Veterano
Premium
Depois de saber que estão todos bem fica só o amargo de boca de ver tanto e tão bom trabalho a acabar num choque em cadeia.
O caminho também é parte do processo.
 

Francisco Relvas

Clas-sick!
R.I.P. 1983-2020

Uma manhã como tantas outras das últimas semanas, o Saab fazia de carro de serviço. Às 8h55 da manhã, numa agitada estrada de entrada para Lisboa,

Ver anexo 1194244

O reboque trouxe-me logo o carro para casa, e foi simpático em enfiá-lo logo dentro da garagem. Hoje consegui desmontar o capot para chegar à bateria, e desligá-la.

Ver anexo 1194245

O Saab (Something An Asshole Buys) vai agora servir de dador para a outra mão cheia de assholes que, como eu, gostam do carro. O objetivo é disponibilizar as peças a preços simbólicos, para ajudar outros 900 a manterem-se na estradas. Já são poucos, as peças pouco abundantes, e este carro tem algumas peças que são mesmo pouco comuns (os interiores, por exemplo, um opcional raro).

Portanto, R.I.P. significa agora Rest In Parts. O que sobrar irá para o céu dos Saab, que cá em Portugal parece ficar ali para os lados do Carregado.
Caramba... lamento muito... imagino o que é perder a máquina... :confused:
 
Este é um daqueles desfechos que nenhum de nós (enquanto entusiastas e proprietários) gosta de ver, muito menos estar envolvido... :(
É mesmo pena @Rui Durão , só fico mesmo satisfeito por saber que o SAAB cumpriu até ao ultimo instante com o pressuposto para o qual foi construído. Servir e proteger... :thumbs up:

Se eu souber de algum 900 com a caixa de direção sem fugas nem folgas digo! :p
 
OP
OP
Rui Durão

Rui Durão

Veterano
Premium
Que grande m**da!!

Ao menos pagam-te alguma compensação?
Tenho um seguro simples de clássicos neste carro, não tenho quaisquer coberturas que possam dar compensações numa situação em que sou culpado pelo acidente. Acho que só terei duas compensações nesta situação: as peças que vão ajudar outros Saab a continuar na estrada, e o valor(?) que o sucateiro me der quando o vier buscar...
 

Antonio Valerio

Clássico
Sem palavras, será mesmo um dos piores pesadelos !

Recuperar está mesmo fora de questão ? Em alcobaça está um para peças que tinha a frente completa.

Cumprimentos
 

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
Oh não! Vi agora e já li que os ocupantes ficaram bem e isso no final de tudo é o que mais importa!

Que grande treta (para não dizer mesmo uma asneira daquelas...). Uma pena tremenda e só imagino o que possas estar a sentir. Então e a possibilidade de transladares os extras que tens para outro? Está fora de hipótese?
 
OP
OP
Rui Durão

Rui Durão

Veterano
Premium
O problema é que não é só a frente. Como podem ver na foto do acidente, a longarina esquerda, onde estão rebitadas as chapas de identificação, está mais do que dobrada - está vincada. Todo o motor recuou e desviou-se para o lado (outra nota à engenharia Saab, os apoios do motor estão desenhado para, num choque frontal violento, descaírem o motor para debaixo do habitáculo).

O carro teria de ser esticado, medido, corrigido, e provavelmente nunca ficaria como deve ser. É provável que os triângulos de suspensão estejam também dobrados, pelo menos do lado esquerdo (ainda não pus o carro no ar para ver como está por baixo). Rest in Parts.
 

Agostinho

Veterano
Lamento o sucedido, algo que nos pode acontecer a qualquer momento, não decidas a quente aquilo que parece difícil pode até nem ser, mas claro vai sempre para mais que o valor comercial, cump.
 
Topo