Portal Quizz Júnior

Sei de um Daihatsu Compagno 1000 Sedan de 1969 à venda. Também é matricula VZ e volante à direita. Veio de Moçambique. Penso que lá tinham outro nome.

Foi o primeiro automóvel japonês a ser vendido no Reino Unido. Penso que se venderam 6...
 

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Tive de fazer um esforço tremendo de memória para me lembrar, mas o tipo de matrícula ajudou.
IKA Torino, made in Argentina.
O único que vi ao vivo foi em Ushuaia, em 2010.
Infelizmente nessa altura não "perdia" tempo a fotografar clássicos...

Já me estava a esquecer de validar a resposta. :blush: Está correcta.

Este modelo é um IKA Torino que foi fabricado como um Coupé e, também, numa versão Sedan.

IKA Torino Coupé (1).jpg IKA Torino Coupé (2).jpg

IKA Torino Sedan (1).jpg IKA Torino Sedan (2).jpg




Existiu ainda uma versão radical que vale a pena conhecer.




Próximo desafio sff.
 

Eduardo Correia

Portalista
Portalista
Eu bem disse que não ia durar muito tempo...

O ASA 1000 GT nasceu como projeto experimental do final dos anos 1950, tendo sido originado pela Ferrari como forma de criar uma alternativa mais barata e compacta aos carros modelos GT existentes. Por essa razão era comummente, mas não oficialmente, denominado "Ferrarina" (pequena Ferrari).

Em 1962, Enzo Ferrari decidiu confiar a produção da "Ferrarina" ao seu amigo Oronzio de Nora que, para o efeito, constituiu uma nova empresa sob a firma ASA (Autocostruzioni Società per Azioni).

A versão de produção do ASA 1000 GT, quase inalterada em relação ao protótipo, foi oficialmente apresentada no Salão do Automóvel de Turim em 1962. No entanto e devido às dificuldades de produção, o fabrico em série do 1000 GT apenas se iniciou em 1964. O carro foi dotado de um motor 1032cc Tipo 141, que produzia 91 cv.

transferir.jpg

Apesar da sua boa dinâmica e fiabilidade, as vendas do 1000 GT foram baixas, em particular no mercado-alvo norte-americano. A verdade é que a ASA tinha pouco reconhecimento e os clientes norte-americanos continuavam a optar pelas berlinas Ferraris. Acresce que o 1000 GT era extremamente caro para o desempenho que oferecia, sendo que o seu preço rondava os $ 6.000 enquanto que um novo Chevrolet Corvette com motor 427 custava $ 4.500.

Pese embora os preços tenham sido reduzidos ao ponto do "dumping", a produção nunca atingiu o volume esperado de 3.000/5.000 carros por ano, ficando-se por um carro por semana. A ASA fechou portas em 1967.
 

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Um tractor Fergusson?

Certo.

É um Ferguson TE20.

O Ferguson TE20 (Tractor England 20hp) foi um tractor agrícola fabricado entre 1946 e 1956 que constituiu um gigantesco avanço no que respeita ao design desse tipo de veículos, destacando-se pela leveza, tamanho reduzido, capacidade de manobra e versatilidade. O TE20 popularizou o sistema de engate hidráulico de três pontos, sistema que rapidamente se tornou o padrão internacional para todas as marcas e tamanhos de tractores, sendo um equipamento que permanece em uso até hoje.​

1615931357189.png

O TE20 desempenhou um papel importante na introdução da agricultura mecanizada em todo o mundo, sendo o primeiro tractor acessível ao agricultor médio já que era pequeno e leve o suficiente para substituir a tracção animal e o trabalho manual. Na verdade usei uma foto de um TO20 que em vez do motor que viria a equipar os Triumph TR tinha um motor Continental. Num nível mais pessoal foi um destes tractores que os meus tios adquiriram no inicio dos anos cinquenta tendo o mesmo trabalhado no duro até ao inicio dos anos noventa. Infelizmente nunca me deixaram conduzi-lo...​
 
Última edição:
Topo