Logotipos das Marcas

Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

Estas foram as palavras do Comentatore Ferrari

"...A historia do Cavallino rampante é simples e fascinante. O caballito estava pintado na fuselajem do caça de Francesco Baracca, o heróico aviador abatido em Montello, o ás dos ases da I Guerra Mundial. Quando ganhei em 1923 o primeiro Circuito - del Savio - , em Rávena, conheci o conde Enrico Baracca, Pai do heroi ; daquele encontro nasceu outro com a Mãe,a Condessa Paolina. Foi a Condessa quem me disse um dia: "Ferrari, ponha nos seus carros o Cavallino Rampante do meu filho, ´há-de lhe trazer fortuna...".


"...... Conservo todavía a fotografía de Baracca com a dedicatoria de seus Pais, na qual me confiavam o emblema (imagem da direita). O Cavallino era e continua a ser negro; eu juntei-lhe o fundo amarelo canário, que é a côr de Modena..."
 

Anexos

  • baraccap.jpg
    baraccap.jpg
    43.9 KB · Vistos: 10
  • 01mar.jpg
    01mar.jpg
    37.4 KB · Vistos: 15
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

O emblema da Escuderia Ferrari apareceu pela primera vez em 1929 em todas as publicações, cartas e papeis oficiais da companhia, Mas nos carros que ainda pertenciam a Alfa Romeo e tinham o seu símbolo próprio, uma folha de trevo verde num triángulo branco. O Escudo fez o seu aparecimento nos carros nos dias 9 e 10 de julho de 1932, nas 24 horas de Spa. Não podia ter sido melhor escolhida a ocasião: A corrida foi ganha por um dos carros, o pilotado por Taruffi y D'Ippolito, á frente de Siena y Brivio. Depois dessa vitoria, o escudete esteve presente em todos os veículos oficiais da Escuderia Ferrari nos anos 30, até ao momento em que a escuderia se converteu no departamento Alfa Corse oficial, dirigida por Enzo Ferrari, mas geridapero pela casa de Milão.
 

Anexos

  • 1ferrr.jpg
    1ferrr.jpg
    5.1 KB · Vistos: 137
  • 1ferrrrr.jpg
    1ferrrrr.jpg
    7.4 KB · Vistos: 137
  • 02mar.jpg
    02mar.jpg
    11.2 KB · Vistos: 137
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

Desenho original, do plano para produzir de forma standard, el Cavallino como emblema
da marca Ferrari...
 

Anexos

  • 18mar.jpg
    18mar.jpg
    14.7 KB · Vistos: 18
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

O primeiro Ferrari a luzir a marca registada do "il Cavallino" no seu capot, foi o Ferrari 125 pilotado por Franco Cortese em 11 de maio de 1947, nos primordios das competições da fabrica de Maranello, no circuito de Piacenza. Desenhado pelo departamento técnico da Ferrari e produzido por Ditte Castelli e Gerosa de Milano y Cristiglio de Bolonha, permaneceu igual até 1950. Em 1952, Enzo Ferrari decidiu retornar ao velho escudo da escuderia, modernizado e estilizado, para distinguir os carros oficiais, dos usados por clientes que corriam com os seus próprios Ferrari. O nuvo escudo feza sua aparição a 16 de Março nos desportivos que competiram no Grande Premio de Siracusa, quatro 500 F2 pilotados por Ascari, Taruffi, Farina y Villoresi. Esta foi outra grande vitoria, con Ascari, Taruffi y Farina ocupando os trés primeros lugares. Nesse mesmo ano, Ascari ganhou o Campeonato Mundial de Pilotos, o primeiro dos 25 títulos de Ferrari, pilotando um 500 F2. Desde então o símbolo esteve sempre presente, salvo honrosas excepções, sem qualquer modificação, em todos os desportivos Ferrari que participaram em todas as corridas.
 

Anexos

  • 20mar.jpg
    20mar.jpg
    21.3 KB · Vistos: 0
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

O Cavallino apareceu na grelha do radiador pela primeira vez em 1959. Produzido pela companhia Cerrato de Turín para os desportivos com carroçarias desenhadas pela Pininfarina, era cortado de placas de 3 mm de grossura , pantografado e cromado. Permaneceu sem alteração até 1962, havia também uma versão especial, totalmente feita a mão, que foi usada em poucos, e exclusivos carros destinados a exibicões e feiras. Entre 1962 e 1963 foi produzido em relevo, mas sem exito tendo sido usado somente num ano, já que foi considerado estética e proporcionalmente desapropriado. A seguinte versão foi criada, com o mesmo estilo da primera, feita em aluminio polido; introduzida em 1964 e reutilizada em 1984 nos modelos Mondial, 328 GTB y GTS, posteriormente uma versão idéntica mas anodizada a negro adornou o primeiro Testarossa e o 348.
 
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

Outra versão em relevo foi proposta em 1963, mas também teve pouco entusiamo e aceitação. Era considerada superfula, mantendo-se a versão plana em utilização regular. No entanto o projecto continuou, para que pudesse vir a ser usado na parte traseira se fosse necessario, como se verificou no Mondial em 1988-89.
Foi assim como el Cavallino Rampante, destinado a identificar os espectaculares desportivos de Maranello, foi criado, mero acaso e pela historia de um heroi da aviação. Tendo-se mantido praticamente sem grandes modificações durante 30 anos, adornando a parte traseira de quase todos os modelos da Ferrari, com pequenissimas variações de tamanho e côr. Em 1982 apareceu também na frente, substituindo a versão plana. Desde 1992 está presente em toda la gama Ferrari, tanto na frente como na traseira.

Este Cavallino, é o que se pode ver actualmente na traseira de qualquer um dos automóveis fabricados por Ferrari...

 

Anexos

  • 21mar.jpg
    21mar.jpg
    8.8 KB · Vistos: 0
  • 30mar.jpg
    30mar.jpg
    10.1 KB · Vistos: 2
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

Muito bem Sampaio, excelente informação.

Já agora ajudo também um bocadito... ;)

Os dados da marca
Origem: Itália
Fundação: 1947
Fundador: Enzo Ferrari
Sede mundial: Maranello
Proprietário da marca: Fiat S.p.A.
Chairman & Presidente: Luca di Montezemolo
CEO: Jean Todt
Faturação: Não divulgado
Produção: 4.500 automóveis/ano
Presença global: 100 países
Funcionários: 1.400
Segmento: Automóveis esportivos
Principais produtos: Automóveis, escuderia F1 e licenciamento de produtos
Ícones: O “Cavallino Rampante” e a cor vermelha de seus carros
Website: www.ferrariworld.com
 
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

Números de uma paixão

Responsável pela paixão de todo um país e de fãs ao redor de todo o mundo, a FERRARI acumula uma série de recordes impressionantes.
São 201 vitórias, 191 pole positions, 200 voltas mais rápidas e 581 pódios conquistados. A equipe acumula um total de 3.851,5 pontos.
Nos 758 GPs disputados, a escuderia já liderou 11.977 voltas das 84.598 que correu, o que significa dizer 62.538 quilômetros na liderança. Em apenas uma corrida, a escuderia não correu com motores FERRARI, foi num GP de 1950, quando a equipe utilizou um motor Jaguar.

A equipe já apresentou 63 modelos e 100 pilotos guiaram os carros que têm como símbolo o cavalinho rampante.
 
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

Estes são os disenhos do Cavallino na actualidade, o quadrado para os modelos de "rua" produzidos pela Ferrari S.p.A. e o "Scudetto" para os modelos de Competição e Formula-1 criado pela "Gestione Sportiva", com as siglas "S F" (Scuderia Ferrari) no seu interior...
 

Anexos

  • 02mar.jpg
    02mar.jpg
    11.2 KB · Vistos: 107
  • 111111.jpg
    111111.jpg
    8.2 KB · Vistos: 106
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

Curiosamente desde 1953 até 1961 um símbolo que combinava as iniciaies de Ferrari y Farina com o alfabeto naval, foi usado para identificar os carros desenhados por Pininfarina. O trapezio vermelho sobre um rectángulo branco (a letra F no alfabeto naval), foi substituido por um rectángulo branco sobre um azul (letra P) quando o desenhador mudou de apelido para Pininfarina. Este símbolo foi abandonado em 1964, salvo para os modelos 2+2, como o 456 GT.
 

Anexos

  • emb1.jpg
    emb1.jpg
    16.3 KB · Vistos: 1
  • emb2.jpg
    emb2.jpg
    16.3 KB · Vistos: 1
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

Aqui vão uns exemplares que correram em Vila Real
 

Anexos

  • VR51_File0188_net.jpg
    VR51_File0188_net.jpg
    11.9 KB · Vistos: 2
  • VR51_File0187_net.jpg
    VR51_File0187_net.jpg
    17.5 KB · Vistos: 2

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
Re: Ferrari - Cavallino Rampante - A Origem

Fernando Sampaio disse:
Aqui vão uns exemplares que correram em Vila Real

O carro nº. 16 é o Ferrari 166 MM Touring Barcheta de Piero Carini , igual ao de Vasco Sameiro em 1951, enquanto o nº. 2 é o Ferrari 340 América Vignale de Casimiro de Oliveira, no mesmo ano.
 
Topo