Casal K181 - 1989

OP
OP
A
Bom fim de semana a todos

Segue o ponto de situação do restauro

  1. Desmontagem do selim: A chapa metálica está muito oxidada, talvez até desse para recuperar, mas preferi avançar para um selim novo, que deve chegar na próxima semana. casal - k181 - 13.JPG casal - k181 - 14.JPG
  2. Desmontagem das rodas: Sem grandes percalços, a traseira custou um pouco mais, mas acabou por sair.
  3. Desenraiar: esta parte foi a mais dura, as cabeças estavam moídas e não tendo uma chave de raios foi bastante complicado.
    • Neste momento os aros de alumínio novos, os pneus de faixa branca e um novo conjunto de raios 180/3mm estão numa oficina nas portas de Benfica (que caso o serviço venha bem feito, recomendo a todos os principiantes, pois o atendimento foi 5 estrelas)
    • Infelizmente o estado geral dos raios não era grande coisa, uns tinham sido cortados, outros tinham a cabeça completamente moída…por recomendação da pessoa que vai fazer o serviço, decidimos avançar com novos.
  4. Cubos
  5. Maxilas
    • O cubo traseiro apresenta um desgaste considerável no sentido de rotação, da para ver na maxila correspondente que houve em tempos alguma fricção de metal com metal. As maxilas apresentam o mesmo desgaste acomodando o relevo do cubo. Alguma sugestão? Relembrar que era este o travão que “ginchava”…
    • casal - k181 - 22.JPG
    • casal - k181 - 28.jpg
  6. Manetes: infelizmente a rosca da manete direita já não prendia o regulador do cabo. Comprei umas novas, mas não são parecidas as originais…
    • Ao retirar o cabo da embraiagem, este retraiu bastante e quase não conseguia recolocar. Fiz um pequeno teste para ver ser estava a engatar as mudanças e deu-me a sensação que não está…neste momento sem rodas e a trabalhar numa garagem sem ventilação não posso fazer grande coisa…
Estou a aguardar a chegada do selim e dos pneus, talvez no próximo fim de semana haja mais avanços.

cumprimentos
 

paulo junior

Clássico
Boas

Fiz uma visita à loja Gasolina super. Falei com o dono e fiquei com uma boa impressão. Antes de avançar com a encomenda queria confirmar alguns detalhes com os entendidos.

Os pneus estão com a borracha rasgada e antes que tenham problemas queria trocar por estes (Pneu SAVA / MITAS B7 faixa branca 17 x 2-3/4 - gasolinasuper) , eu sei que não são originais nem nada que se pareça, mas gosto da faixa branca lateral. A minha duvida é se este aro (Aro ENSZO 1.40 X 17" aço 36 furos - gasolinasuper) é compatível e se os raios são de 3mm ou de 3.5mm, ainda no mesmo tema, que tipo de raio? Há de 130, 135, 150, etc…(Motorizadas – Etiquetas "raios 50cc" – gasolinasuper). Como não me vejo capaz de enraiar uma roda sem correr o risco de ir buscar a mota à valeta aceito sugestões de oficinas na área de Lisboa que façam esse tipo de trabalho.

Já que vou andar a mexer nas rodas vou também por maxilas novas nos travões, no catalogo online da gasolina super não aparecem maxilas compatíveis com casal (só com a casal boss), mas o dono vai falar com o fornecer para me arranjar.

Seguramente mais duvidas surgiram nos próximos dias agora que o projeto vai avançar!

cumprimentos
o gasolina super, ainda vende peças para motorizadas ?
 
OP
OP
A
o gasolina super, ainda vende peças para motorizadas ?
Sim...e as peças que pedi (aros, pneu, selim, manetes e uma borracha do seletor de mudanças para outra motorizada) estavam em stock na loja ou demoraram menos de uma semana em chegar. Outro aspecto que me pareceu interessante é o envio gratuito para encomendas acima dos 100€. Apesar dos preços serem mais elevados, comparando por exemplo com a sibanel, tem para mim a vantagem do atendimento pessoal na loja, que no caso das manetes, as primeiras que comprei não eram as correctas e no proprio dia voltei à loja e o Adriano trocou por umas compatíveis com a minha motorizada.
 
OP
OP
A
Não consigo ver bem o desgaste que falas, E dentro do cubo e maxialas?
Pois as fotografias não são as melhores e como os cubos já foram para enraiar também não posso fazer outras de momento!

casal - k181 - 31.jpg
Vou tentar descrever. No sentido das marcas azuis há um desgaste, em algumas zonas bastante profundo, a borracha das maxilas acomodou a esses desgastes mais profundos. É possível regularizar o desgaste no cubo? será que com maxilas novas é suficiente?
Quando voltarem de enraiar ponho umas fotos decentes...
obrigado!
 

JoaoFonseca

Pre-War
Ok, ja vi tens de ir a um torneiro se consegue alisar , mas não pode desbastar muito senão fica com o espaço maior, e as maxilas não agaram .
Devias ter tratado isso antes de enraiar.
 
OP
OP
A
Boa noite!
Já tenho as rodas! E aparentemente ficaram bem!

casal - k181 - 32.jpg

Uma pergunta! Têm alguma dica na remontagem das rodas…ao limpar os cubos havia zonas com bastante lubrificação…é necessário aplicar massa consistente nos rolamentos ou no veio? O sistema de conexão à cremalheira (6 buracos no cubo com umas borracahas e 6 cilindros na cremalheira) também parecia estar lubrificado…apesar de ser uma zona sem movimento… Devo colocar massa ai?

casal - k181 - 27.jpg
casal - k181 - 30.jpg
Obrigado!
 

JoaoFonseca

Pre-War
Bom dia
as rodas ficaram bem :thumbs up:
Faltou os cubos ficarem brilhantes.
Nos rolamentos e no veio podes colocar um bocado de massa consistente, agora fora disso não tem interese.
 
OP
OP
A
Boa tarde

Hoje só asneiradas...
Montei as rodas! Até aqui tudo bem…
Eis a lista de problemas que se seguiram:
  • Tentei por a mota a funcionar depois de ter estado umas duas semanas parada e nada, …como tinha andado a mexer no cabo do acelerador para montar o novo punho e manete (que custou bastante pois havia pouca folga), la consegui por a mota a funcionar, mas há uma folga no acelerador…estou a pensar voltar a por o punho antigo (se não me engano foi no restauro do João Fonseca que algo semelhante tb aconteceu)
  • O ponto de embraiagem também ficou estranho, indo a mota a baixo ao engatar a primeira e/ou a precisar de muito acelerador para arrancar…. Como só consegui dar umas voltas na garagem não deu para testar melhor…
  • Quando estou para arrumar a mota no seu sitio, o pneu traseiro está sem ar (pareceu –me que tinham vindo cheios da oficina onde foram enraiados) …amanhã tenho de comprar uma bomba de ar (para verem o nível de amadorismo que para aqui vai…ahahah!!) e ver se foi a camara de ar que rebentou (bem provável pois usei a camara de ar antiga, por sugestão do sr que tratou da questão dos raios que me disse que caso se estivesse boa se podia usar sem problema…)
  • Para somar à desgraça…com a mota no descanso central e ao por a roda traseira a rodar parece que a corrente bate em algum sitio (cárter, guarda correntes...) fui apertar o esticador do lado da cremalheira que tinha afrouxado ligeiramente ao desmontar a roda e…partiu. casal - k181 - 33.jpg
  1. Duvida: como desapertar esta porca/parafuso do lado da cremalheira para retirar o esticador
  2. Conseguem-me confirmar se os esticadores são estes: Esticador corrente tipo casal sem dente - Unidade - Sibanel - Since 1980
Enfim suponho que isto dos restauros é mesmo assim, altos e baixos até ao resultado final…

Cumprimentos e obrigado a todos pela ajuda!
 
Boa Noite.
Realmente alguns erros grosseiros.
O 1º de todos é deixar câmaras de ar velhas!!!!! Nunca. E custam tão pouco. Ainda bem que não lhe aconteceu rebentarem em andamento.
2º ponto. Até me custa perguntar isto mas desapertou a porca para afinar o esticador? É que para ele partir....
E não compreendo muito bem qual a dificuldade de desapertar a porca!
O esticador novo, não tenho a certeza mas parece-me que é com dente para entrar naquele chanfro que tem o veio. De qualquer modo quando o tirar vê logo.
E quanto aos erros, com a experiência vão desaparecendo (quase todos!!!!).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Francisco Valadas
 
OP
OP
A
Obrigado pelas respostas!

Já falei com o Sr que me enraiou as rodas, disse-me para lhe levar lá roda e que trata disso rápido…pode ser algum problema na válvula, mas vou insistir para mudar a camara por uma nova.

2º ponto. Até me custa perguntar isto mas desapertou a porca para afinar o esticador?” --> é com muita vergonha que tenho de dizer que não, mas em minha defesa não estava a tentar afinar o esticador, ao retirar a roda (sem saber ler nem escrever) Começei por desapertar os esticadores de ambos os lados, o travão traseiro…tentei a dita porca do lado da cremalheira que não havia maneira de desapertar, fui ao lado do veio e lá consegui tirar a roda…ora já com a roda montada e ao notar o barulho da corrente fui ver o esticador, vi que este ainda estava folgado e ao apertar (até sem fazer muita força) acabou por partir… Frustrado com os acontecimentos dessa sessão e já depois de ter publicado o post voltei novamente à garagem. Andei de volta da porca, pus bastante WD40 na maldita e com muita força lá começou a mexer! Só com o veio da cremalheira cá fora é que fiquei a entender o sistema do esticador/cremalheira, e percebi logo que o link do post anterior estava incorrecto.

Enfim, estou a aguardar pelas peças…talvez este fim de semana surjam mais duvidas

Uma vez mais obrigado pela ajuda!

Cumprimentos!
 

Ruimiglopes

Clássico
António LG Marques, boa noite! você tem aqui tanta informação e eu que fui lendo e respondendo mentalmente, agora por escrito não me lembro de um décimo... looool.
António, não é, nem tem de ter vergonha de nada , o facto de nunca ter feito restauros ou de não perceber de mecânica não são motivos de se acanhar e aliás até está no sitio certo e ninguém se vai rir de si ou gozar com as suas "desabilidades" .
vou tentar dar a minha opinião, primeiro passo para um restauro : MUITA CALMA! parece-me que você quer fazer tudo ao mesmo tempo e de repente, ao fazer as rodas tomou a opção certa de comprar os pneus de faixa branca, as máquinas não saiam assim de fabrica mas dá uma pinta e aspecto de verdadeiro clássico, fica lindíssimo! mas errou noutros aspectos, os cubos deveriam ter sido polidos, rolamentos novos, calços de travão novos, molas novas, camaras de ar novas, se os cubos tinham o tal desgaste interior , tinham de ser rectificados antes de enraiar, só depois disto é que se montava tudo! vou tentar responder e dar a minha opinião sobre as várias perguntas que foi fazendo. boa continuação e pergunte antes de fazer e tenha muita calma!
 
OP
OP
A
Se me tens dito, eu arranjava de um dia para o outro, até tenho os originais Casal (com carimbo), e muitas outras peças.

De qualquer modo, o Adriano conheço bem, é muito porreiro :thumbs up:
Foi uma compra impulsiva...ahaha...no próximo restauro (porque já estou a ver que não me hei de ficar só por esta motorizada) e com os conhecimentos que vim adquirindo neste projecto faço uma lista de compras e antes de contactar as lojas mando-te a lista Hugo! Ja agora...fole para o carburador? tens?
cumprimentos!
 
OP
OP
A
Boa tarde

Lentamente a coisa vai andando.

já tenho o selim e os problemas com a roda/esticadores já estão resolvidos.

Tenho tido problemas com o motor...ao montar os cabos devo ter feito alguma aselhice e a mota não está tão fiável como antes. Há uma semana não pegava, a torneira do deposito estava a pingar gasolina e a vela umas vezes dava faísca outras não.

Durante a semana removi o carburador e fiz uma limpeza aos injetores. No fim de semana comprei uma vela nova (B5HS – está correta? Foi recomendada pelo mecânico…) e uma nova linha de combustível com o filtro externo. Montei tudo e a mota apesar de já pegar e de não deixar escapar combustível, não aguentava muito bem o ralenti indo abaixo quando abria o acelerador. Afinei o carburador e a mota já pega e anda…no entanto está a fazer bastante mais fumo do que antes...deduzo que terá sido outra aselhice da minha parte ao fazer a mistura. Já vi que a recomendação para a mistura é de 2%, faz alguma diferença usar 95 ou 98?

Para limpar o carburador tive de retirar o fole de borracha que conecta com um tubo no quadro que depois vai para o filtro de ar. Falei com o Adriano da Gasolina super e ao parecer este fole em especifico já não é produzido. De momento a mota esta com o fole antigo, mas sem estar conectado ao tubo do quadro, ou seja, está sem filtro…suponho que ao não ter filtro o carburador deixa entrar mais ar e que isso afeta a afinação do carburador e o desempenho do motor.

Suspeito que mais tarde ou mais cedo tenho de mudar a embraiagem, como já referi num post anterior no arranque é preciso acelerar muito a mota para engatar...já estive a ajustar o cabo e não houve uma melhoria significativa. Noto também que uma vez engatada a mudança que a embraiagem tem uma certa dificuldade em voltar a apertar os discos (ou assim suponho). Não tendo muita experiência não sei se me arrisco a fazer esse trabalho sozinho e estou a ponderar leva-la a um mecânico para diagnosticar o problema da embraiagem e eventualmente por discos novos.

Cumprimentos!
 
Topo