Casal K181 - 1989

OP
OP
A
Boa noite,

espero que este post vos encontre de boa saúde.

Já há algum tempo que não postava nada. Em boa verdade a mota também tem estado parada, mas surgiram alguns desenvolvimentos e tenho algumas duvidas para os mais entusiastas.

Ponto de situação:

- A mota tinha efetivamente um problema na embraiagem, um dos discos estava partido e levou um conjunto novo.

- Anda muito bem em terreno plano (que não abunda na zona de Lisboa onde moro), mas numa subida com alguma inclinação, que noutras motas subiria em 2ª ou até com uma 3ª, neste caso tenho de engatar 1ª e a mota lá sobe, lentamente e com as rotações muito elevadas. O diagnostico provisório é de que eventualmente mudaram a relação de alguma das rodas dentadas, para que a mota tenha mais velocidade…lá terá de ir novamente ao mecânico porque não me arrisco nesses trabalhos mais complexos

- Encontrei finalmente o guarda correntes que há tanto tempo procurava, tendo em conta a questão das rodas dentadas mencionada anteriormente, talvez deixe também esse trabalho para o mecânico.

- Juntamente com o guarda correntes comprei um motor M151, o famoso repolho, que eventualmente gostaria de colocar na mota pois corresponde ao motor de origem. Não se trata de uma questão meramente estética (também é e confesso ser um fator importante para mim), mas o facto de o carburador não alinhar corretamente com o tubo interno do chassi e consequentemente com o filtro de ar, faz com que qualquer afinação ou limpeza do carburador seja um aborrecimento e gostava de ver essa situação corrigida.

motor - guarda corrente.jpg

Desmontagem motor M151

Começei a fazer a desmontagem do motor, um projeto que me interessa, mais não seja para ficar a conhecer um pouco melhor a mecânica deste tipo de motas. A minha ideia inicial seria desmontar na totalidade, para depois montar fazendo substituição de rolamentos, juntas, etc….

Tenho um manual de desmontagem e montagem do motor e tenho vindo a seguir todos passos, surgindo uma ou outra dificuldade pois não tenho todas as ferramentas que recomendam para certas tarefas como por exemplo a embraiagem ou a roda de corrente.

Neste momento tenho as duas tampas fora assim como o seletor de mudanças, embraiagem e respetivos discos. Ao chegar a fase de remover o volante magnético e sem ter a ferramenta especifica não consegui avançar mais.

Duvida 1:

  • Não consegui puxar o volante magnético – alternativas, sem ter de comprar ferramenta especifica? Onde é que se pode comprar uma ferramenta semelhante ou que por ventura sirva para esta tarefa e outras que possam surgir?

Tanto o cilindro como o embolo e respetivos anéis parecem como novos (confesso que fiquei surpreendido ao não detetar qualquer tipo de arranhão)

cilindro.jpg

Duvida 2:

  • Tendo em conta o bom estado do embolo será necessário proceder à sua remoção?

Duvida 3:

  • Como posso diagnosticar se é fundamental substituir os rolamentos?

Duvida 4:

  • Como recomendam fazer a limpeza das caixas? Estão ambas muito sujas…(ver foto)

Capture.JPG
Peço desculpa pelo testamento, qualquer comentário ou conselho é sempre bem-vindo.


Cumprimentos
 
Topo