Alfa Romeo A Alfa Romeo 33 SportWagon 1.3 (1991)

Diários de Bordo

Alfa Romeo A Alfa Romeo 33 SportWagon 1.3 (1991)

Fábio A. Silva

Clássico
Bom dia caríssimos,

Aqui dou inicio ao diário de bordo de uma nova aventura, uma Alfa senhora do seu nariz e com um feitiozinho daqueles... daí ter sido várias vezes, ofendida por palavrões do meu sogro que já andava farto de ficar parado na estrada à espera do mecânico :xD: . Espero que lhe consiga devolver a saúde de outros tempos, conforme o orçamento assim o permita.

Sem grandes conversas, deixo-vos as fotografias e alguns comentários:

Com o tejadilho e capot a precisar de uma pintura nova:

FORUM_202302262.jpg
FORUM_202302263.jpg
FORUM_20230226.jpg
FORUM_202302261.jpg

Não sei se alguém vê a série do momento, The Last Of Us, a carrinha chegou a ser considerada para figurante, devido à quantidade de fungos... mais que não seja tenho material para o presépio do Natal de 2023:

FORUM_135222.jpg

Um dos pormenores em falta que mencionei na minha apresentação, sorte que o meu sogro guardou a maioria do que se foi partindo ou saltando fora, letra "N" a colocar em breve, ontem retirei o adesivo velho, só ainda não me decidi pela cola a utilizar, ou até mesmo fita 3M extra forte que já utilizei para outras situações:

FORUM_135139.jpg

E de seguida, vamos aos problemas... Começando pelas portas e fecho centralizado... esta porta (traseira do lado do pendura) decidiu fechar e não mais abrir... para ajudar à festa, o manipulo exterior partiu como se pode verificar, por dentro não abre, talvez tenha a patilha de segurança para crianças ativada... tentei com uma braçadeira sem sucesso e cheguei ao ponto de tentar abrir com um cabide, dando voltas e mais voltas para chegar à dita patilha, mas o som de raspar a tinta e chapa já me estava a incomodar e decidi parar, até porque não deu em nada... simplesmente não sei por onde recomeçar. A porta do lado, com a patilha de segurança ativada ou desativada, não abre por dentro... logo o sistema não funciona. Quanto ao fecho centralizado, já só tranca e destranca pela porta dianteira do pendura:

FORUM_135211.jpg

E aqui, segundo outra história que me foi contada, a Alfa deve ter sido vitima de tentativa de sacar uns litritos de gasolina... onde deram cabo do canhão, até se nota a tentativa forçada de abrir a tampa, a chave entra mas não roda.
Não fosse a mesma estar calcinada pois nunca mais se tentou utilizar a chave, meti WD40 na fechadura mas sem sucesso... Provavelmente terei de comprar uma tampa com fechadura novas, e andar com uma segunda chave...:

FORUM_135453.jpg

Passando para o interior, mostrando para já as marcas da velhice (Prometo que em breve coloco do tablier, etc), esta é uma invenção antiga de um electricista que já nem está entre nós. O meu sogro, depois de um dia de trabalho, chega a casa e estaciona a sua italiana Pininfarina de sorriso no rosto, mas essa expressão depressa lhe passou quando ao retirar a chave do canhão, a rapariga continuou a trabalhar, cheia de vontade... foi para o electricista e a solução foi esta bela obra de arte, um upgrade de 2023, com botãozinho e tudo... que eu tanto gostaria de reverter para o seu estado original, mas nem sei se será possível:

FORUM_135326.jpg

Plásticos que tenciono trocar, que estão no mesmo estado que as capas protetoras da coluna de direção, onde um deles tem o bónus de ter a moldura do botão partido (Também tenho a moldura para voltar a colar no sitio :thumbs up:):

FORUM_135338.jpg
FORUM_135357.jpg

Porta luvas que desmaiou quando lhe meteram uns parafusos nada adequados para tentar uma reparação... Ainda vou estudar a situação para o voltar a colocar no sitio:

FORUM_135347.jpg

Bancos a precisar de uma boa costura, andei a ver uns vídeos pela internet fora e penso que com umas agulhas em meia lua e dar uns pontos cegos, talvez fique melhor do que o que está... Não me apetecia muito ter de trocar o banco inteiro:

FORUM_135308.jpg

Banco do pendura:

FORUM_135316.jpg

Tejadilho que certamente irá saltar fora para voltar a estufar, penso que me consigo desenrrascar a realizar tal tarefa, é só encontrar onde comprar o tecido, e a dúvida se estofo à cor original... ou preto/cinza escuro... já que as palas do sol, suportes de mãos, etc é tudo preto... penso que ficaria bem:

FORUM_135412.jpg
FORUM_135429.jpg

Chapeleira que espero encontrar alguma em bom estado para substituir, pois penso que não haverá solução para isto:

FORUM_135528.jpg

E agora passamos ao coração... à alma da moça, alma essa que está muito babada, suja e outros adjetivos que não deverão ser permitidos aqui... :

Carburador com baba:
FORUM_135613.jpg
FORUM_135830.jpg
Além do esquentador de casa, tenho um no carro também... Preciso de encontrar a peça adequada para substituir... :

FORUM_135620.jpg

O outro carburador igualmente babado... Gostava de os retirar e descarbonizar, mas como de carburadores percebo muito pouco, não sei até que ponto vou dar cabo de alguma afinação, também se pode verificar o tubo à esquerda, completamente ressequido e estalado, a precisar de encontrar um para substituir:

FORUM_135637_001.jpg
FORUM_135653.jpg
FORUM_135701.jpg

Aqui foi onde me deu um arrepio de frio, ao retirar a tampa do óleo do motor... deparo-me com este leite creme, falando mais a sério, espero que já não tenha para aqui mistura de óleo com a água... :

FORUM_135801.jpg

A tampa:

FORUM_135807.jpg

Na vareta, o óleo tem um aspeto normal:

FORUM_140202.jpg

E aqui o aspeto de anos a fio, a levar com água da torneira... a limpeza do circuito, incluindo a lavagem do depósito da água, será das primeiras coisas a ser feita por mim:

FORUM_140326.jpg

E a razão pela qual o chão volta e meia, anda sempre manchado de óleo... espero que sejam só uns quantos parafusos (dos 1500 parafusos que para ali vão) da caixa desapertados, do lado esquerdo até dá para ver um pingo de óleo quase a cair:

FORUM_140541.jpg FORUM_140529.jpg
FORUM_140449.jpg



Espero que para já, seja do vosso agrado, à medida que for tendo novidades ou alterações, continuarei a postar.

Cumprimentos e força para todos! :thumbs up:
 

RubenMariz

Portalista
Portalista
Parabéns pelo projecto

Um Alfa Romeo é daquelas marcas que nos deixa sempre com um sorriso no rosto pela fantástica sonoridade do motor, infelizmente muitos foram mal tratados e mexidos por mecânicos da treta mas pronto espero que lhe consiga devolver a glória de uma carrinha já muito difícil de encontrar nas estradas…

Aqui tem muitos portalistas que irão ajudar sem dúvida e com muito conhecimento ..
 

CarlosSR

Clássico
Duas palavras:
A-DORO! Mesmo com todos os quirks and features Essa carrinha não é da zona da trofa? Tenho ideia de a ter visto no cruzamento da carriça com todo o seu explendor.

Quanto ao restauro, vai ser duro, mas com gosto vais conseguir. Quanto ao teto, se preferires preto avança assim. Acho que vai ficar mt bem.

Manda-me o teu e-mail, tenho um manual de oficina para os Alfa 33 que talvez te possa ajudar.

Não consigo meter aqui por ser mt grande.

1677503741483.png
 

António_Vidal

Veterano
Premium
Portalista
Deixo uma lista de planos de ataque.

-começar pela ferrugem que possa existir

-cuidados mecânicos. Conforme isso está seria boa ideia tirar motor e caixa, assim resolvem-se as fugas. Recomendo tirar cárter para inspeccionar o estado da bomba de óleo e das capas de biela!
(a maionese pode ser apenas de estar parado no inverno, podes limpar e verificar se volta a aparecer)

-verificação eléctrica por um bom eletricista

-restantes cuidados estéticos


São carros que por vezes "mordem" os entusiastas do Do It Yourself, pondera fazer um pé de meia para entregares numa oficina

Qualquer coisa vai dizendo, estaremos cá para orientar.


P. S. Começa a procurar um termostato... Para ontem...
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Portalista
Ora bem... começo por te dizer que tens cá verdadeiros fãs de Alfas 33 e eu sou um deles.

Recentemente vendi o que tinha (o terceiro 33 que tive), mas tens AQUI o tópico dele, porque algumas das coisas que precisas no teu podes ver como são desmontadas. Se tiveres paciência para ler, alguma da informação andará por lá.

Vou já falar de algumas das questões que referiste:

- Pinturas nem te preocupes muito por agora. Uma boa lavagem e pouco mais. Mais vale tratar primeiro da mecânica. Uma escova de dentes para tratar desses fungos é uma maravilha e não se perde muito tempo.

- As letras conseguem-se colar com fita cola de dupla face que se pode comprar no Leroy-Merlin. É suficiente e aguenta lavagens. Não é preciso algo que depois se for preciso sair arranca tinta.

- O manípulo da porta do lado direito não está estragado, está só desencaixado. Desmontando a forra da porta são dois parafusos chave 10 para desmontar e rapidamente percebes como voltar a ficar normal.

- Os fechos centralizados normalmente deixam de funcionar por mau contacto eléctricos. Estando o carro exposto a humidades (a julgar pelos fungos) não me parece descabido desmontar as forras e verificar as fichas. Essas e as dos vidros.

MUITO IMPORTANTE: Um dos primeiros sítios que vou verificar um 33 é a caixa dos fusíveis. Já resolvi 3/4 problemas num 33 que tive só a trocar e limpar fusíveis.

- A tampa do combustível recomendo que tentes arranjar essa. Há réplicas à venda mas não têm exactamente o mesmo design, e mesmo as que não sofreram tentativa de roubo funcionam mal. Deixa isso embebido em wd40 e vai tentando rodar a chave que com sorte isso melhora.

- Um canhão de ignição arranja-se bem e não entendo como é que alguém acha melhor essa solução que um canhão usado. No OLX garantidamente se arranja.

- Em relação aos plásticos... bem, nem sei que dizer. Acho que o melhor conselho que te deixo é veres primeiro se a consegues meter a funcionar bem e só depois tratar disso. E isto digo para tudo o que seja aspectos visuais. Eu tenho um contacto que posso passar que pode ser que tenha uns de jeito para vender.

- Porta-luvas - ou comprar uma tampa nova ou tentar por uns parafusos mais grossos do que os que lá está, que são os originais. Pelo ferro que vejo do lado direito já o tentaram tirar em tempos.

- Bancos - outra vez aspectos estéticos. Primeiro arranjar e ver se gosta, depois arranja-se um conjunto de bancos. Como são os mais normais é mais fácil de encontrar.

- Tejadilho - Ele está bom. Muito bom! Está apenas sujo. Eu sinceramente nem lhe mexia muito e limpava com muito, muito cuidado. Só se o desmontasse para tentar a limpeza a seco porque senão o tecido vai perder o padrão que tem.

- Chapeleira - Arranjar porque encontrar... vai ser a carga dos trabalhos. E pedem fortunas por elas. Mas deixar para segundo plano.

- Carburadores - Mais vale deixar para quem sabe e não mexer em afinações, quanto muito limpar e trocar juntas. Mas sem mexer em parafusos de afinação. Mas, se és minimamente proficiente em mecânica, também não será tarefa impossível.

- O café com leite na tampa de óleo - Não entrar em stress desde já. É normal os motores respirarem e os 33 costumam acumular alguma porcaria nessa zona. Essa carrinha já não deveria ver uma revisão há uns bons anos. Se o óleo está normal, não vejo nada de extremamente preocupante.

- Limpeza do circuito - Fundamental. Tens duas purgas em baixo no motor. É tirar o que lá está e rezar para que o termostato não esteja preso. É a única peça que não se arranja com facilidade. Tudo o resto arranja-se.

- Cárter da caixa - É normal babarem-se um bocado por aí. Se tens condições, mais vale trocar a junta, que costuma ser de cortiça e apertar tudo de novo. Não é um procedimento complicado, é só trabalhoso pela quantidade de parafusos.

Conselho final - Não entrar em grandes gastos até ver o estado real do motor.

Se tivesse na tua posição o que faria de imediato era comprar velas, cabos, rotor e tampa do distribuidor, para além da revisão ao óleo e de trocar o líquido de refrigeração (por barato, porque passado duas ligadelas de motor dá vontade de trocar de novo). Estes motores vivem muito à custa da faísca estar boa, por isso era das primeiras coisas que tratava. E trocar alguns tubos de vácuo.

E ver a distribuição. Muito importante. Tal como os tubos de gasolina.

Fora isso... deixava tudo o que fosse estético para depois. É onde se gasta mais dinheiros nos 33 e de forma absurda por vezes.
 
Última edição:
OP
OP
Fábio A. Silva

Fábio A. Silva

Clássico
Parabéns pelo projecto

Um Alfa Romeo é daquelas marcas que nos deixa sempre com um sorriso no rosto pela fantástica sonoridade do motor, infelizmente muitos foram mal tratados e mexidos por mecânicos da treta mas pronto espero que lhe consiga devolver a glória de uma carrinha já muito difícil de encontrar nas estradas…

Aqui tem muitos portalistas que irão ajudar sem dúvida e com muito conhecimento ..
Muito obrigado Ruben, esta infelizmente não foi muito bem tratada, vou tentar! ;)
 
OP
OP
Fábio A. Silva

Fábio A. Silva

Clássico
Duas palavras:
A-DORO! Mesmo com todos os quirks and features Essa carrinha não é da zona da trofa? Tenho ideia de a ter visto no cruzamento da carriça com todo o seu explendor.

Quanto ao restauro, vai ser duro, mas com gosto vais conseguir. Quanto ao teto, se preferires preto avança assim. Acho que vai ficar mt bem.

Manda-me o teu e-mail, tenho um manual de oficina para os Alfa 33 que talvez te possa ajudar.

Não consigo meter aqui por ser mt grande.

Ver anexo 1268899
Muito obrigado Carlos, por acaso já tinha encontrado o link com esses manuais, dão sempre jeito. Sou da zona sul, parece que anda mais uma pelo Norte :D
 
OP
OP
Fábio A. Silva

Fábio A. Silva

Clássico
Deixo uma lista de planos de ataque.

-começar pela ferrugem que possa existir

-cuidados mecânicos. Conforme isso está seria boa ideia tirar motor e caixa, assim resolvem-se as fugas. Recomendo tirar cárter para inspeccionar o estado da bomba de óleo e das capas de biela!
(a maionese pode ser apenas de estar parado no inverno, podes limpar e verificar se volta a aparecer)

-verificação eléctrica por um bom eletricista

-restantes cuidados estéticos


São carros que por vezes "mordem" os entusiastas do Do It Yourself, pondera fazer um pé de meia para entregares numa oficina

Qualquer coisa vai dizendo, estaremos cá para orientar.


P. S. Começa a procurar um termostato... Para ontem...
Muito obrigado António! Confesso que retirar motor e caixa, o orçamento está curto para começar já por aí... independentemente de saber que é por aí que se começa... isso é certo. Terei de fazer o dito pé de meia pois para certos trabalhos dessa dimensão, não tenho o conhecimento nem as ferramentas necessárias...

Vou tentar seguir esse plano, e sem dúvida que a parte estética é a menos preocupante.

Em relação ao termostato e outras peças, pelo que vejo pela internet, não é muito fácil de encontrar... mas vou pesquisando.
 
Última edição:
OP
OP
Fábio A. Silva

Fábio A. Silva

Clássico
Ora bem... começo por te dizer que tens cá verdadeiros fãs e Alfas 33 e eu sou um deles.

Recentemente vendi o que tinha (o terceiro 33 que tive), mas tens AQUI o tópico dele, porque algumas das coisas que precisas no teu podes ver como são desmontadas. Se tiveres paciência para ler, alguma da informação andará por lá.

Vou já falar de algumas das questões que referiste:

- Pinturas nem te preocupes muito por agora. Uma boa lavagem e pouco mais. Mais vale tratar primeiro da mecânica. Uma escova de dentes para tratar desses fungos é uma maravilha e não se perde muito tempo.

- As letras conseguem-se colar com fita cola de dupla face que se pode comprar no Leroy-Merlin. É suficiente e aguenta lavagens. Não é preciso algo que depois se for preciso sair arranca tinta.

- O manípulo da porta do lado direito não está estragado, está só desencaixado. Desmontando a forra da porta são dois parafusos chave 10 para desmontar e rapidamente percebes como voltar a ficar normal.

- Os fechos centralizados normalmente deixam de funcionar por mau contacto eléctricos. Estando o carro exposto a humidades (a julgar pelos fungos) não me parece descabido desmontar as forras e verificar as fichas. Essas e as dos vidros.

MUITO IMPORTANTE: Um dos primeiros sítios que vou verificar um 33 é a caixa dos fusíveis. Já resolvi 3/4 problemas num 33 que tive só a trocar e limpar fusíveis.

- A tampa do combustível recomendo que tentes arranjar essa. Há réplicas à venda mas não têm exactamente o mesmo design, e mesmo as que não sofreram tentativa de roubo funcionam mal. Deixa isso embebido em wd40 e vai tentando rodar a chave que com sorte isso melhora.

- Um canhão de ignição arranja-se bem e não entendo como é que alguém acha melhor essa solução que um canhão usado. No OLX garantidamente se arranja.

- Em relação aos plásticos... bem, nem sei que dizer. Acho que o melhor conselho que te deixo é veres primeiro se a consegues meter a funcionar bem e só depois tratar disso. E isto digo para tudo o que seja aspectos visuais. Eu tenho um contacto que posso passar que pode ser que tenha uns de jeito para vender.

- Porta-luvas - ou comprar uma tampa nova ou tentar por uns parafusos mais grossos do que os que lá está, que são os originais. Pelo ferro que vejo do lado direito já o tentaram tirar em tempos.

- Bancos - outra vez aspectos estéticos. Primeiro arranjar e ver se gosta, depois arranja-se um conjunto de bancos. Como são os mais normais é mais fácil de encontrar.

- Tejadilho - Ele está bom. Muito bom! Está apenas sujo. Eu sinceramente nem lhe mexia muito e limpava com muito, muito cuidado. Só se o desmontasse para tentar a limpeza a seco porque senão o tecido vai perder o padrão que tem.

- Chapeleira - Arranjar porque encontrar... vai ser a carga dos trabalhos. E pedem fortunas por elas. Mas deixar para segundo plano.

- Carburadores - Mais vale deixar para quem sabe e não mexer em afinações, quanto muito limpar e trocar juntas. Mas sem mexer em parafusos de afinação. Mas, se és minimamente proficiente em mecânica, também não será tarefa impossível.

- O café com leite na tampa de óleo - Não entrar em stress desde já. É normal os motores respirarem e os 33 costumam acumular alguma porcaria nessa zona. Essa carrinha já não deveria ver uma revisão há uns bons anos. Se o óleo está normal, não vejo nada de extremamente preocupante.

- Limpeza do circuito - Fundamental. Tens duas purgas em baixo no motor. É tirar o que lá está e rezar para que o termostato não esteja preso. É a única peça que não se arranja com facilidade. Tudo o resto arranja-se.

- Cárter da caixa - É normal babarem-se um bocado por aí. Se tens condições, mais vale trocar a junta, que costuma ser de cortiça e apertar tudo de novo. Não é um procedimento complicado, é só trabalhoso pela quantidade de parafusos.

Conselho final - Não entrar em grandes gastos até ver o estado real do motor.

Se tivesse na tua posição o que faria de imediato era comprar velas, cabos, rotor e tampa do distribuidor, para além da revisão ao óleo e de trocar o líquido de refrigeração (por barato, porque passado duas ligadelas de motor dá vontade de trocar de novo). Estes motores vivem muito à custa da faísca estar boa, por isso era das primeiras coisas que tratava. E trocar alguns tubos de vácuo.

E ver a distribuição. Muito importante. Tal como os tubos de gasolina.

Fora isso... deixava tudo o que fosse estético para depois. É onde se gasta mais dinheiros nos 33 e de forma absurda por vezes.
Viva Nuno, muito agradecido por todo este feedback! Em relação a pinturas e outros aspetos estéticos, percebo que é o menos relevante, estou certo disso, foi apenas para mostrar o estado dela.

Em relação à porta, não tenho como a desforrar pois não abre por dentro... e para dificultar mais, parece que ficou um pouco metida para dentro... ao puxar o manipulo para fora, pareceu-me partido mas posso fotografar novamente com mais proximidade e qualidade para ajudar a perceber. A questão da porta preocupa-me devido à IPO que está para breve (embora tenha noção que possa chumbar por outros motivos, mas este salta logo à vista)

Em relação aos fusíveis, já me tinha lembrado de começar por aí devido ao fecho centralizado, e aproveitar para substituir uns quantos caso seja necessário.

Quanto ao canhão de ignição ser substituído, isso não implicaria ter de ter duas chaves? Uma para a ignição e a que tenho para o fecho central e tampa do combustível?

Quanto ao tejadilho, certas zonas laranjas já é mesmo falta de tecido, parece sujo mas é mesmo falta de tecido, desgastado talvez podre... a chapeleira, se comprar é ao preço do ouro, talvez só num estofador para tratar dela.

Os carburadores, a minha dúvida era se conseguia retirar os mesmos sem "tocar" nos ditos parafusos de afinação, já retirei um corpo de admissão de um Astra G para limpar e descarbonizar e foi tranquilo, mas nunca o fiz em carburadores... tenho apenas de desconectar os tubos (que ainda não percebi se são de gasolina, respiro, etc...), se não me sentir com confiança, terei de deixar para quem sabe.

Quanto a revisões... o óleo não é mudado há uns 3 anos, como a carrinha fazia 2kms dia sim dia não... enfim, nem comento :confused:

Os parafusos para a purga do circuito, tenho de ir ver onde se encontram, fiz esse procedimento no Astra G que referi anteriormente mas retirei o tubo inferior do radiador, fiz 3 ou 4 mudas só com água destilada para limpar o máximo que se conseguia, sem usar anti ferrugens porque sei que isso pode correr muito mal, só depois disso é que meti liquido apropriado.
Posso estar errado mas o termostato parece-me ok, estando a carrinha a trabalhar durante um bom período de tempo e depois de uma volta, a temperatura mantem-se entre os 80 e os 90 graus, ligo a ventilação e tudo se mantém, não me recordo é se a ventilação vinha quente... ao desligar a carrinha, a ventoinha dispara e mantém-se a trabalhar mas apenas durante uns 10seg até desligar.

Vou tentar encontrar o material que referes para o imediato e seguir o teu conselho final ;):thumbs up:

Muito obrigado mais uma vez!
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Portalista
Viva Nuno, muito agradecido por todo este feedback! Em relação a pinturas e outros aspetos estéticos, percebo que é o menos relevante, estou certo disso, foi apenas para mostrar o estado dela.

Em relação à porta, não tenho como a desforrar pois não abre por dentro... e para dificultar mais, parece que ficou um pouco metida para dentro... ao puxar o manipulo para fora, pareceu-me partido mas posso fotografar novamente com mais proximidade e qualidade para ajudar a perceber. A questão da porta preocupa-me devido à IPO que está para breve (embora tenha noção que possa chumbar por outros motivos, mas este salta logo à vista)

Em relação aos fusíveis, já me tinha lembrado de começar por aí devido ao fecho centralizado, e aproveitar para substituir uns quantos caso seja necessário.

Quanto ao canhão de ignição ser substituído, isso não implicaria ter de ter duas chaves? Uma para a ignição e a que tenho para o fecho central e tampa do combustível?

Quanto ao tejadilho, certas zonas laranjas já é mesmo falta de tecido, parece sujo mas é mesmo falta de tecido, desgastado talvez podre... a chapeleira, se comprar é ao preço do ouro, talvez só num estofador para tratar dela.

Os carburadores, a minha dúvida era se conseguia retirar os mesmos sem "tocar" nos ditos parafusos de afinação, já retirei um corpo de admissão de um Astra G para limpar e descarbonizar e foi tranquilo, mas nunca o fiz em carburadores... tenho apenas de desconectar os tubos (que ainda não percebi se são de gasolina, respiro, etc...), se não me sentir com confiança, terei de deixar para quem sabe.

Quanto a revisões... o óleo não é mudado há uns 3 anos, como a carrinha fazia 2kms dia sim dia não... enfim, nem comento :confused:

Os parafusos para a purga do circuito, tenho de ir ver onde se encontram, fiz esse procedimento no Astra G que referi anteriormente mas retirei o tubo inferior do radiador, fiz 3 ou 4 mudas só com água destilada para limpar o máximo que se conseguia, sem usar anti ferrugens porque sei que isso pode correr muito mal, só depois disso é que meti liquido apropriado.
Posso estar errado mas o termostato parece-me ok, estando a carrinha a trabalhar durante um bom período de tempo e depois de uma volta, a temperatura mantem-se entre os 80 e os 90 graus, ligo a ventilação e tudo se mantém, não me recordo é se a ventilação vinha quente... ao desligar a carrinha, a ventoinha dispara e mantém-se a trabalhar mas apenas durante uns 10seg até desligar.

Vou tentar encontrar o material que referes para o imediato e seguir o teu conselho final ;):thumbs up:

Muito obrigado mais uma vez!

Em relação à porta encravada vai-te parecer um pouco estranho mas, se consegues destrancar a porta e se o manípulo interior está a funcionar e a porta não abre recomendo-te algo simples: tenta abrir por dentro e dá um encontrão com o ombro na porta ao mesmo tempo. Deve ser o mecanismo de tranca/abertura que está preso.

Se não resultar por causa da patilha de crianças (não me lembro se tem...) tens aqui como consegues chegar ao mecanismo para abrir a porta por dentro. Pode ser que seja mais fácil por aqui.

Senão, outra opção que te deixo é tirares os raspadores exteriores, é só puxar para cima. Pode ser que o acesso por aí seja mais fácil.

Ora boas Pessoal,

Aqui vai mais um melhoramento feito ao DJ. Aproveitando a compra dos botões dos vidros porque os meus não tinham as placas decidi trocar o elevador do lado do condutor que não funcionava. E não ter janela aberta em carro sem AC é masoquismo puro para mim! Por isso mãos à obra e aqui fica a explicação:

Ver anexo 1147131

Tirei o picoleto da tranca (desaparafusar) e depois fui ao triângulo de regulação do espelho que tem um parafuso estrela para a seguir tirar as duas placas começando junto do manipulo.

Ver anexo 1147132

Depois existem cinco parafusos de estrela a ser tirados. Na série de 3 parafusos um deles está tapado por uma tampa que se tira bem com um alfinete. Atenção que o tamanho dos parafusos é diferente sendo mais comprido nos dois mais à esquerda, um pormenor a ter em atenção na montagem.

O comando dos vidros se não tiver partido sai bem carregando do lado de dentro e por baixo. Tem uma mola e depois é só empurrar para fora em direção ao vidro.

De seguida segue-se a forra da porta em si e a minha descaiu logo e ficou no estado em que se vê na foto. Nao tinha uma mola a prender :oops: e só estava segura pelos parafusos.

Ver anexo 1147133

Ja que estava solta passei a parte eléctrica para o lado de dentro da forra e pronto estava solta. Aproveito para mostrar à forra do lado de dentro para quem quiser desmontar saber onde estão as molas. Recomendo começar pela ponta assinalada ;)

Ver anexo 1147134

Na fase seguinte preferi tirar uma fotografia (e recomendo a quem fizer o mesmo trabalho) de como o elevador está preso à porta. Peguei no novo e verifiquei a posição certa para depois não haver percalços. Existem 6 parafusos no total a tirar. Todos podem ser tirados do lado de dentro da porta exceto o que tem dois círculos na foto a seguir que é tirado por baixo junto ao friso de borracha que fica no fundo da porta do lado de fora

Ver anexo 1147135

Ver anexo 1147137

Antes de desmontar seja o que for nada como experimentar o elevador comprado e de forma muito simples. Liguei a ficha verde no terminal do novo elevador e voltei a ligar o comando dos vidros. Sobe e desce bem? Siga a banda:cool:

Ver anexo 1147138

Depois de forçar um bocado lá consegui descer o vidro totalmente e ficaram à mostra os dois parafusos que seguram o vidro ao elevador

Ver anexo 1147139

Entretanto comecei a andar um bocado à luta com a saída do elevador e lá percebi que a única solução era esta...

Ver anexo 1147140

A partir daqui tudo se tornou mais fácil porque o vidro não está a deixar fazer o movimento de rodar o conjunto do elevador para poder sair pelo fundo da porta conforme mostro na foto

Ver anexo 1147141

Entretanto o "Pequenino" olhava lá do fundo e deixava-me com sentimentos de culpa por serem dois dias seguidos de volta do DJ e nada para ele :p

Ver anexo 1147142

Depois começa a parte da montagem.

Comecei por montar primeiro o elevador todo e só depois é que voltei a por o vidro. A posição de entrada é igual à de saída e depois fazer o movimento de rotação inverso. Primeiro parafuso a por é indiferente mas o último deverá ser mesmo o parafuso que fica de lado e mais acima na calha. No meu caso depois de montar experimentei e descobri que devia afinar a calha para ficar mais junto da armação da porta senão a subir raspava no vidro.

Ver anexo 1147143

Aliviei o parafuso e com uma mão encostei a calha e com a outra apertei já no sítio certo.

Ver anexo 1147144

Quem fizer o mesmo trabalho recomendo que aproveitem para limpar as calhas e lubrificar bem tudo.

A montagem do vidro ao elevador é super simples e apenas tem de se ter cuidado para garantir que o vidro corre livremente nas calhas, o que acaba por ser fácil de fazer porque a plataforma onde assenta o vidro pode deslocar-se para a direita ou para a esquerda permitindo afinação.

Ver anexo 1147152

O resto é montar na ordem inversa da desmontagem não esquecendo de ligar a ficha verde e de passar a parte elétrica do vidro para o lado de fora da forra. Na montagem da forra em si recomendo por primeiro o picoleto de trança das portas meio aparafusado para se poder encaixar a porta à vontade sem o ferro sair do lugar. E o resultado final é este :thumbs up:

Ver anexo 1147150

Abraço e bom fim de semana! Este já apanho ventinho na cara :cool:
 
OP
OP
Fábio A. Silva

Fábio A. Silva

Clássico
Em relação à porta encravada vai-te parecer um pouco estranho mas, se consegues destrancar a porta e se o manípulo interior está a funcionar e a porta não abre recomendo-te algo simples: tenta abrir por dentro e dá um encontrão com o ombro na porta ao mesmo tempo. Deve ser o mecanismo de tranca/abertura que está preso.

Se não resultar por causa da patilha de crianças (não me lembro se tem...) tens aqui como consegues chegar ao mecanismo para abrir a porta por dentro. Pode ser que seja mais fácil por aqui.

Senão, outra opção que te deixo é tirares os raspadores exteriores, é só puxar para cima. Pode ser que o acesso por aí seja mais fácil.
Já tentei dar o encontrão várias vezes, com o manipulo interior puxado para mim, e ela nem mexe.

Ela tem esse sistema de proteção das crianças, o que acho estranho é que na porta contrária que funciona normalmente, esteja com a patilha de segurança ativada ou não... a porta não abre por dentro, só por fora, mas essa fica para depois. Vou seguir o tutorial que enviaste e que agradeço mais uma vez!

Cumprimentos!
 

António_Vidal

Veterano
Premium
Portalista
Topo