Peugeot 309 Graffic

Diários de Bordo

Peugeot 309 Graffic

Vitor esses Stands ou especialistas em clássicos , normalmente valorizam o que é deles e procuram mostrar pouco interesse no que é dos outros , é perfeitamente normal visto que é um negócio para eles …

Se o 309 tivesse 20 mil km , so um dono e mais não sei o quê e lhes fosse quase oferecido eles nem pensavam duas vezes , como já vim com simples Escort mk3 ou kadett D há venda a preços um pouco exagerados só porque não andaram muito ou coisa do género , há quem viva para os clássicos e há quem viva dos clássicos essa é a simples diferença

Atenção não tenho nada contra os stands de clássicos nem quem os vende , até porque a maioria são simpáticos e com bastante profissionalismo …

É de louvar o que foi nesse 309 e espero que o possas manter durante muito tempo , porque já é difícil ver nas estradas…

Um dono não mas vai no segundo ainda :xD:

Fora de brincadeira, já sabia que era o tipo de resposta que provavelmente iria ter pela experiência que tenho ao trocar os meus carros do dia a dia.
Um exemplo que posso dar é o meu Renault Clio IV de 2017 que gostava de trocar por algo relativamente mais recente e maior mas não consigo porque não me dão quase nada por ele mesmo tendo só 114.000 kms e depois para comprar um, nem que seja só 1 ano mais recente, tenho de meter imenso dinheiro.

Como tinha dito, o tentar saber foi uma espécie de experiência pessoal mais até para perceber se realmente teria resposta como sendo um carro clássico ou uma lata velha (pura curiosidade de valor também).

Verdade seja dita, num dos sítios até me deram parabéns pela forma como o carro estava.
Tivesse mais possibilidades e gostava era de o pintar em condições porque precisava mas é o que é, por agora.
 
Última edição:
Tivesse mais possibilidades e gostava era de o pintar em condições porque precisava mas é o que é, por agora.

Esse objetivo vai ser concretizado, acredito. Os projetos de restauro/recuperação de um veículos, quando bem realizados, demoram o seu tempo. Não se queira acelerar a vontade e esse passo irá chegar.

O tentar saber foi uma espécie de experiência pessoal mais até para perceber se realmente teria resposta como sendo um carro clássico ou uma lata velha (pura curiosidade de valor também).

Fosse o 309 GTi e a história era outra. Acontecia como nas operadoras telefónicas: as chamadas caiam no teu telemóvel para venderes o carro mesmo que não tivesses tal intenção.

Infelizmente a mentalidade é essa e as versões base, salvo algumas excepções, ficam para os entusiastas que os adquirem por gosto ou herdam e preferem manter as memórias da vida sobre rodas.
 
Por acaso já tinha tropeçado nele e também fiquei com a sensação de ser o mesmo, sem certezas na altura.
Aquele ecrã é o menos mal mas não gosto nada de ver.
Não me recordo do tecto e capô estarem assim na altura nem da bola de bilhar como manete das mudanças (já nem falo do para-choques).

Tivesse possibilidade financeira e não me importava nada de o ter.
Ficava de bom grado com um fase 1 para juntar ao meu 2 que era um mimo.
Vou fazer uma vaquinha no YouTube :lol:

Fora de brincadeira, só agora me apercebi o quanto o pessoal não liga nada a estes carros.
Pessoalmente adoro-os mas andava com uma pulguinha atrás da orelha que tive de tirar.

Tinha curiosidade de saber quanto valeria, tendo em conta o que gastei, e mandei email a dois stands especializados em clássicos (sem interesse em vender mas tinha aquela vontade de saber).
Ambos foram simpáticos a responder mas fiquei na mesma porque o que me disseram foi o mesmo. Não aceitariam nem em troca por não despertar qualquer interesse.

Já estive para fazer vídeo a partilhar esta experiência que levei a cabo mas como queria gravar de maneira específica ainda não tive tempo.

Cada vez mais acho que encontrei o carro certo para mim. Da história ao design, da condução ao próprio cheiro.
É de 91 mas tresanda anos 80 e adoro isso.
Fosse novamente 24 de Junho de 2022 e comprava-o na mesma para fazer tudo novamente.

O fase 1 do anúncio chegou a estar à venda por 700/800€ e na altura estava imaculado, com a documentação de época divinalmente preservada (tenho fotos disso). Tinha o 205 e não podia investir noutra coisa (falta de espaço), mas a verdade é que este 309 teria preenchido muitos mais requisitos que o 205 não tem... a começar pelo belíssimo estado original em que se encontrava e pelos 200cc de cilindrada a mais que teriam feito toda a diferença em auto-estrada em momentos de maior aperto com o relógio. :p
Actualmente e considerando que o desgaste da pintura (entre outros pormenores) é significativo e porque há uma série de "enxertos" que teriam de ser retificados, o valor tinha de ser bem mais baixo... É uma questão de bom senso.
Vê lá da vaquinha do Youtube, acho que eras a pessoa certa para salvar este 309. E aqui no Portal já percebeste que é com alguma facilidade que a malta compra o mesmo modelo em várias versões, portanto não serias a excepção... Pela parte que me toca, tens o meu apoio. ;)

Relativamente aos stands, não perco muito tempo com eles porque é malta que 99.9% das vezes "vive do" negócio dos clássicos do que "para os" clássicos, como o @RubenMariz diz e com muita razão... Isto falando concretamente no contexto português. Não conheço o suficiente do mercado estrangeiro para opinar com fundamento (mas evidentemente que também existe a sua quota parte com o mesmo pensamento focado no lucro)
Depois há outra situação que o @Tiago Baptista salienta e muito bem, é que modelos como os 205/309/405, Unos, R5/R9/R11 e por aí fora, portanto, modelos assumidamente anos 80 só têm algum interesse nas versões mais vitaminadas/topo de gama do que as mais básicas e, é aí que eu desatino (penso que com alguma razão), porque a história de um carro não se faz apenas com base no modelo de topo e enquanto amantes de carros mais "datados", devemos ser capazes de abraçar todas as versões, sobretudo as mais básicas, porque foram essas que ajudaram a definir o papel de determinado modelo na marca e na indústria.
E é essa a mentalidade que peca em larga abundância nos "standers", que contribuem sistematicamente para a desvalorização dos modelos mais básicos e, consequentemente para todo um património que podia ser salvo e partilhado com o mundo, mas que não o fazem quase pela cegueira do lucro.
Não digo que não apareça um ou outro modelo mais simples num stand reconhecido a um preço disparatado, mas o rácio de modelos de topo por comparação a um básico existentes num stand é sempre significativa e, por muito triste que seja verdade, o facto é que esses supostos negociantes nunca terão interesse num carro modesto como um 205/309 GR ou um Fiesta CL porque dificilmente lhes será rentável... Infelizmente ou felizmente (isso agora depende da perspectiva) cabe a nós essa função, os entusiastas de carros na generalidade de tentar salvar esse património ou esse legado que outros desvalorizam.

Desculpa o testamento. :lol:
 
Vê lá da vaquinha do Youtube, acho que eras a pessoa certa para salvar este 309. E aqui no Portal já percebeste que é com alguma facilidade que a malta compra o mesmo modelo em várias versões, portanto não serias a excepção... Pela parte que me toca, tens o meu apoio. ;)

Desculpa o testamento. :lol:

Gostava muito de ser a pessoa que o resgatava até pela paixão que desenvolvi pelo modelo.

Imaginava-me bem a ter um outro 309 mais para os encontros locais e usar Ickx para os mais distantes porque já deu provas que gosta é de estrada (isso e tem veia de desportista).

Sem problema, sempre um gosto ler.
 
Aproveitei sair às 5 do trabalho para ver os níveis todos, espreitar o estado geral do Ickx e preparar umas coisas para dia 18.

1000003345.jpg
1000003349.jpg

Um dia destes, visto ter um 1.4 e não 1.1, a ver se troco este radiador para um a condizer a motorização.

1000003347.jpg

Vi um 309 só com jantes de ferro assim pintadas e gostei, talvez faça isto nas minhas.

1000003308.jpg
 
Níveis, combustível, ar e lavagem.
Estamos preparados para fazer os 313 kms até Abrantes.

Ver anexo 1302257
Ver anexo 1302250
Ver anexo 1302255
Ver anexo 1302251
Ver anexo 1302256

Vai ser mais uma aventura no Ickx mas acredito que mais uma vez ele estará à altura.

Diz-me que levas estes tampões...

347007484_6288690697863030_4725185705093937867_n.jpg
 
Tenho muito medo de ficar sem eles...

Não ficas, garanto. Todavia, se mesmo assim não te sentires confortável, leva na mala os tampões e no local do encontro instalas o conjunto.

Espero que não interpretes mal o meu comentário mas esses tampões servem para as provas que fazes e para arranhar os passeios. Mais do que isso só se for para espantar os pássaros na horta.
 
Última edição:
Voltar
Topo