Peugeot Porreiro... PA!

Diários de Bordo

Peugeot Porreiro... PA!

No início do ano li um artigo sobre os melhores hot hatches ( deve ser assim que se escreve ) e o 205 Gti foi o que ficou em primeiro e curiosamente foi o 1.6 o preferido e não 1.9 que também foi ensaiado , claro que tudo varia no que toca ao gosto de cada um …

Para mim de todos os 205 apimentados gosto muito da versão Xs , não sei o comportamento pois nunca conduzi nenhum apenas acho mais graça ….

Esse 205 tem muita pinta parabéns
 
O 205 tem feito apenas algumas voltas para manutenção...

Aproveitei a "Black Friday" para fazer compras...

Pai Natal 2023.jpeg

Pai Natal 2023(2).jpeg

Uns dias depois retirei a cobertura para ir a Ílhavo buscar o "fiel amigo". Fiquei deveras preocupado com o cheiro a gasolina que se encontrava no interior do veículo e com as reclamações que iria ouvir da madame...
 
Quando há uns tempos atrás procedi ao restauro do eixo traseiro, foram substituídos os tubos de gasolina de retorno, e o que sai da bomba de gasolina. São cerca de 2 x 20cm de tubo de borracha até estabelecerem a ligação com os tubos metálicos. A qualidade desses tubos é dúbia e parecem não aguentar com as novas adições de biocombustível (ver atrás as descrições dos tubos de gasolina do motor). Estes tubos estão situados por baixo do banco traseiro. O mecânico habitual parece estar a querer evitar este serviço...

Prosseguindo com a ida ao "fiel amigo"...
Ilhamar1.jpeg

Ilhamar2.jpeg

Uma ida até uma superfície bem conhecida de bens eletrónicos/elétricos de consumo...

Ilhamar3.jpeg

e regresso a casa após mais de 100km...

Daí para cá, só mesmo a voltinha dos tristes para manutenção...

Ilhamar5.jpeg
 
Novas do mês de Abril.

Há muito, que o cheiro a gasolina no interior do carro me incomodava a mim e muito mais à minha cara metade inviabilizando alguns passeios. Em meados de Fevereiro, aproveitando uma vaga, decidi deixá-lo numa oficina que já tem feito alguns trabalhos no carro cá de casa e cujos serviços me têm agradado.

Foram substituídas preventivamente as correias de distribuição, de acessórios e a bomba de água. As que por lá se encontravam foram utilizadas apenas 17000Km mas contavam já com 8 anos. O fabricante recomenda a troca a cada 60000 Km, ou a cada 5 anos, o que primeiro for atingido. Estavam impecáveis mas convém não facilitar...

Substituiu-se também um sangrador da roda da frente direita que tinha a rosca exterior moída e que no decorrer da última troca de óleo de travões por mim efetuada não permitiu sangrar esta parte do circuito. Procedeu-se ainda a limpeza dos travões traseiros com a respetiva afinação do travão de mão o qual já não estava do meu agrado.

Quanto ao sistema de abastecimento e armazenamento de combustível foi todo desmontado. Foram testadas e verificadas eventuais fugas e procedeu-se à substituição de todos os tubos de borracha, respetivas abraçadeiras e juntas da bomba de gasolina e da boia de combustível

IMG_20240408_201119.jpg

IMG_20240408_203216.jpg



IMG_20240415_201510.jpg

IMG_20240415_200302.jpg

Carro entregue na última semana de Abril e aproveitou-se o feriado do dia 25 para o testar num curto passeio.

IMG_20240420_182229.jpg

Ficou a travar bem melhor! Quanto ao cheiro a gasolina parece ter ficado resolvido, muito embora necessite de um teste mais dedicado e demorado. Preferencialmente num percurso sinuoso com curvas fechadas à esquerda de forma a fazer deslocar a gasolina do depósito para o lado direito, local onde estão alocadas as prováveis zonas de fuga.
 
Este ano estava combinado com o meu irmão (piloto) fazermos o Norte Clássico ou as 500 Milhas ACP com o 304S. Na primeira destas provas desistimos da inscrição à última hora. O motivo prendeu-se por ainda não confiarmos inteiramente na fiabilidade do carro. A 1ª velocidade apresenta alguma dificuldade em engrenar e a probabilidade de ficarmos apeados começou a pairar. Após alguma reflexão decidimos não arriscar até porque os custos associados com a prova (deslocações, inscrições, hotéis, combustíveis, ...) iam ser significativos. Entretanto, a inscrição nas 500 Milhas também não nos pareceu aconselhada pelos mesmos motivos. Vai daí, porque não realizarmos um passeio nos 205 na companhia das "madames"...? Bem pensado, bem feito!

Dia 0
O "piloto" e a cara metade arrancaram de Sesimbra no final da tarde de sexta-feira e vieram pernoitar a Sta. Mª da Feira. Os preparativos...

57.jpeg

Carro lavado em vão. Apanharam chuva durante toda a viagem. Pelo menos o carro portou-se bem e os pneus parecem ter aprovado à chuva...

Paragem técnica numa área de serviço

55.jpeg



Dia 1
O percurso
Dia1 Feira - Chaves.jpg
Sobranceiro ao Rio Douro intercalando entre a N222 e N108

Feira -> Pedorido -> Mte. S. Domingos -> Castelo Paiva -> Alpendurada -> Porto Antigo -> Caldas de Aregos -> Cinfães -> Resende -> Mesão Frio -> Régua -> Pinhão -> Favaios -> Alijó -> Vila Real -> Chaves.

Total 358 Km

A partida
50.jpeg


IMG_3769.JPG

IMG_3770.JPG

IMG_3780.JPG

IMG_3785.JPG

IMG_3789.JPG

IMG_3797.JPG

IMG_3810.JPG

IMG_3806.JPG

IMG_3820.JPG

37.jpeg

38.jpeg

IMG_3837.JPG

IMG_3838.JPG
 
Dia 2

Dia2 Chaves - Trancoso.jpg
Percurso:
Chaves -> Mirandela -> Miradouro do Sabor -> Torre de Moncorvo -> Foz do Sabor -> V. Nova de foz Côa -> Longroiva -> Penedono -> Trancoso
Total - 204 Km

Partida de Chaves após um passeio pela cidade
IMG_3846.JPG

IMG_3845.JPG

IMG_3855.JPG

IMG_3859.JPG

IMG_3863.JPG

E finalmente, a saída
IMG_3889.JPG

Passagem pela "Serpentina do Sabor"

IMG_3898.JPG

IMG_3903.JPG

Foz do Sabor
IMG_3926.JPG


IMG_3931.JPG

Torre de Moncorvo
IMG_3932.JPG

IMG_3938.JPG

Vila Nova de Foz Côa
IMG_3943.JPG

IMG_3945.JPG
 
Última edição:
É a prova de que Portugal é imenso e tem muito para ver. Tivessem tido oportunidade (tempo) para evitar a A25 e dava para mais um dia de passeio no regresso.

Adorava ter disponibilidade para fazer estas voltinhas. Vou ter de esperar pela reforma. :)

É uma grande verdade @JorgeMonteiro. E o interior do país tem tanto para descobrir!
O percurso da A25 apenas foi feita com os dois carros até à Guarda. Depois o Xs seguiu para baixo pela A23 e eu é que segui até Albergaria pela A25. E sim, evitá-la exigia mais um dia, o que à data não era possível.

Já tenho alguma pouca experiência da vida e dou quase sempre ouvidos aos "menos novos". Fica um conselho, tenta não adiar este tipo de viagens e/ou passeios para a reforma... ;)
 
É a prova de que Portugal é imenso e tem muito para ver. Tivessem tido oportunidade (tempo) para evitar a A25 e dava para mais um dia de passeio no regresso.

Adorava ter disponibilidade para fazer estas voltinhas. Vou ter de esperar pela reforma. :)
Não esperes ... faz assim que puderes. :xD::xD::xD:
Com a reforma vem o PDI, a próstata começa a "chatear", as forças começam a faltar, as articulações a doer. Fico por aqui ou ainda me atribuem algum comportamento psicótico ... :xD::xD::xD:
 
Voltar
Topo