Panteão

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Ciao Raffaele Pinto

Raffaele-Pinto.jpg




Campeonato da Europa de Ralis - 1972 / Vencedor Raffaele Pinto - Gino Macaluso

[#6] Fiat 124 Spider - 20º Rally Costa Brava - 1º classificado

Sem Título - Cópia.png

Neste ano vence ainda a Mitrocopa Rally Cup que era um campeonato de ralis organizado entre a Alemanha, Áustria e Itália.

[#6] Fiat 124 Abarth Rallye - Raffaele Pinto / Arnaldo Bernacchini - Rali Internacional TAP 1973 -» Resultado: Desistência (Suspensão)

LKFKKD66djkd.jpg


[#2] Fiat 124 Abarth Rallye - Raffaele Pinto / Arnaldo Bernacchini - Rali Internacional TAP 1974 -» Resultado: 1º

NNFUEN542_goew.jpg

[#4] Lancia Stratos HF - Raffaele Pinto / Arnaldo Bernacchini - Rallye de Portugal/Vinho do Porto 1976 -» Resultado: 4º

wedhcnfd.jpg

+ informação:


 

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Deixo aqui a minha homenagem aquele que foi o piloto que melhor encarnou e defendeu o espirito e o projecto da Renault Portuguesa durante os três anos em que a nova coqueluche da marca se chamava Renault 11 Turbo.

Nada mais nada menos que a reportagem sobre a espetacular vitória no "seu" rali que corou a época do titulo nacional em 1987.

001.jpg 002.jpg 003.jpg 002.jpg

Revista Turbo (nº 75) - Dezembro 1987

Até sempre campeão!
 
Última edição:

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Mais um dos nossos grandes que parte:


Figura incontornável da história do automobilismo nacional, entre outras epopeias Carlos Gaspar ficará na história pela participação na primeira equipa profissional digna desse termo, o Team BIP



Carlos Gaspar era o piloto que detinha o recorde da melhor volta no circuito internacional de Vila Real, antigo traçado, com a média de 178 Km/h, segundo ele no antigo traçado, tinha dois sítios onde o seu carro atingia 278 km/h.

Até sempre.


nuno granja
 
Última edição:
Mais um dos nossos grandes que nos deixa:


Figura incontornável da história do automobilismo nacional, entre outras epopeias Carlos Gaspar ficará na história pela participação na primeira equipa profissional digna desse termo, o Team BIP



Carlos Gaspar era o piloto que detinha o recorde da melhor volta no circuito internacional de Vila Real, antigo traçado, com a média de 178 Km/h, segundo ele no antigo traçado, tinha dois sítios onde o seu carro atingia 278 km/h.

Até sempre.


nuno granja
Mais um que parte. Grande piloto.

Descanse em paz.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor


Um dos grandes deixou-nos hoje

Um dos meus heróis do tempo das duas rodas, piloto em Dakars épicos com motas improváveis;




Aqui junto de outro meu herói, Gaston Rahier que também já nos deixou


Em 2003 regressava de Berlim no Audi Coupé e num semáforo em Dieppe vejo um furgão com publicidade da "Gaston Rahier Loisirs". O nome chama-me a atenção e reparo que ao volante estava Gaston Rahier em pessoa. Nem queria acreditar, ali ao virar da esquina, um dos meus heróis de Dakar.



nuno granja
 
Última edição:

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Hubert Auriol era um verdadeiro gigante. Ganhou o Dakar em moto e em automóvel. Mas terminar a penúltima etapa do Dakar 1987 guiando uma Cagiva com os dois tornozelos partidos e continuar na liderança da prova (só desistindo depois) foi talvez o feito mais inacreditável de todos os feitos incríveis realizados em todos os Dakar até hoje. Um herói no sentido clássico do termo.

1610333728331.jpeg

Regressou ao Dakar no ano seguinte a solo neste aranhiço. Um carro espectacular.
 
Última edição:

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista


Mais um grande que nos deixa, Rémy Julienne um génio, "L'Einstein de la cascade" marcou o imaginário de varias gerações.



Entre muitos outros, The Italian Job e seis 007




Merci...



nuno granja


Para mim era o maior cascadeur... Já tinha uma idade respeitável e perdurará nas nossas memórias.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
images.jpg

Pedro Boucherie Mendes

no Expresso;


Os meus cadernos choram por Jean Graton
É provável que muitos dos que foram criança nos anos 70 e 80 e gostam de automóveis e corridas, estejam um pouco mais tristes do que o habitual. Morreu Jean Graton, em Bruxelas, aos 97 anos, e talvez possamos acrescentar, com alguma vergonha, que nem imaginávamos que o criador de “Michel Vaillant” ainda fosse vivo
Jean Graton nasceu em Franca, em 1923, ficou órfão de mãe cedo, viu o pai preso pelos nazis na Segunda Guerra e o seu talento levou-o para a Bélgica, o paraíso da banda desenhada, onde chegou em 1948. No “Le Journal des Sports” riscava caricaturas e fazia anúncios, até encontrar emprego na revista “Spirou”, onde pela primeira vez desenhou BD, na série 'Buck Danny'. Foi só anos depois, na rival “Tintin”, que pôde desenhar as suas próprias histórias e onde nasceu Michel Vaillant. O trabalhador Graton fora desafiado a criar um herói dos motores e, em vez da proposta inicial de motos, escolheu automóveis e o inteligente nome Vaillant (“valente) para uma família nascida em junho de 1957, que se tornaria das mais conhecidas do mundo automóvel europeu.
Nos primeiros doze anos, Jean teve ajuda da mulher, Francine (que morreu em 2011), que coloria e ajudava nos argumentos, até “Michel Vaillant” se tornar numa das séries favoritas dos leitores de “Tintin” (a par de Ric Hochet). A saga, que ainda é publicada e leva mais de setenta volumes, passou por todos os grandes circuitos (Le Mans, Seebring, Mónaco, Indianapolis, Paris-Dakar, etc), modalidades (Fórmulas, Rali, velocidade, todo o terreno) e nações, incluindo Portugal. Em 1969, a revista “Tintin” publicou aquela que seria a 19ª aventura, “5 filles Dans la Course!”, que decorre no nosso país, no então rali TAP. Michel voltaria a Portugal em 1984, na aventura “L’ Homme de Lisbonne”.
Apesar das sequências de corrida serem espetaculares e desenhadas com um talento e uma perícia quase inacreditáveis (era tudo feito a lápis e borracha, lembremos), a verdade é que cenas da vida de Michel, com o seu irmão mais velho Jean Pierre, o comparsa e também piloto (e comic relief) Steve Warson prendia-nos a atenção. Michel era um excelente piloto, uma grande pessoa, um herói de valores que nunca jogava sujo, rico, bem vestido, garboso como um ator de cinema e conseguia levar uma vida reta e excitante. Os mais memoriados lembrar-se-ão dos terríveis Leader, rivais em pista e fora dela, de Julie Wood, que chegaria ao universo anos depois, e do maléfico Bob Cramer.
“Michel Vaillant” nunca chegou à importância e em especial à nobreza de “Tintin” ou “Blake e Mortimer”, exemplos supremos da nona arte, até porque Jean Graton estava longe, muito longe, de ser o melhor desenhador de rostos humanos, mas era uma daquelas séries que merecia ter álbuns a solo e tinha histórias mais adultas, no sentido de não terem fantasia. Muitas das histórias eram como reportagens desenhadas de corridas, autódromos ou competições. O autor era presença assídua e respeitada no mundo automóvel e levava a pesquisa sobre os carros, pilotos, circuitos e equipas muito a sério e todas as grandes marcas de automóveis e grandes construtores o homenagearam e reconheceram, ainda em vida.
Graton não era um mero divulgador e levava Michel com enorme facilidade ao mundo verdadeiro. Em muitas corridas e provas desenhadas, desenhou pilotos verdadeiros, que faziam deles próprios, tornando-se amigo de vários, como Alain Prost ou Jacky Ickx. Ao longo dos álbuns, encontramos Nikki Lauda, Gilles Villeneuve, Aryton Senna, Damon Hill, até Michael Schumacher. E figuras de fora das pistas, do Príncipe Rainier a Jacques Chirac, passando por Claudia Schiffer ou Bill Clinton. O falecido Alfredo César Torres, líder do ACP durante anos, é uma presença marcante no álbum da primeira passagem de Michel por Portugal.
No competitivo mundo da BD franco-belga, Graton ousou criar a sua própria editora e deu-se bem, com o filho Phillipe a continuar a obra, revitalizando-a.
A sua morte também assinala o que se foi o último dos grandes criadores desta arte tão europeia que é a banda desenhada de linha clara, que por esta ou aquela razão prefere continuar contida nos álbuns. Sucessivas versões em desenho animado, ao longo de décadas, de Tintin, Spirou ou Rantanplan, Blake e Mortimer ou do próprio Valliant, que chegou a ter um filme em cinema de 2003, nunca foram bem recebidas pelos apreciadores, para quem tudo o que não fossem pranchas desenhadas, seriam corrupções da obra a evitar e mesmo a condenar.
Passei muitos anos de escola a desenhar automóveis em cadernos. Mais do que Ferrari, Alfas ou Bugattis, desenhava sobretudo os imaginários e sofisticados modelos Vaillant, a marca que a imaginária família Vaillant fundou, proprietária dos carros com que Michel competia e que Graton desenhou uma vida inteira.
Nos meus cadernos, desenhava carros de velocidade, fórmulas, modelos de rali, carros de estrada, em todas as perspetivas possíveis e imaginárias, envoltos em poeira ou marcas no alcatrão, a derrapar entre apontamentos de História, sonetos de Camões e equações de segundo grau. Apostaria que não fui o único, nem aqui, nem em parte nenhuma.
O “Le Monde” refere que foram vendidos mais de vinte e cinco milhões de livros das aventuras de Michel Vaillant. Não faço ideia se hoje os adolescentes leem os livros, como acontecia nos anos 80 em Portugal, um país onde a Fórmula 1 ao domingo era um ritual semanal e a as romarias ao (perigosíssimo) Rali de Portugal renovavam todos os anos o entusiasmo pelo chamado desporto automóvel.
Pensando bem, talvez também nós não lêssemos e simplesmente mirássemos. Talvez Michel, o perfeito cavalheiro, desinteressante personagem, de queixo quadrado como um agente secreto, fosse mera decoração no meio daqueles carros todos que desenhávamos nos cadernos, enquanto nos íamos tornado gente nos bancos das escolas secundárias.
 

Ismael Rodrigo

Veterano
Faleceu Adrián Campos

5ADFD93A-13DE-42B1-B1B3-05BC2C10C047.jpeg

Espanha deitou-se ontem com uma terrível notícia. Morreu Adrián Campos, um histórico do automovilismo español, aos 60 anos, devido a uma complicação cardiaca.

O valenciano foi piloto da Minardi F1 e também o descobridor de talentos, como Fernando Alonso, Marc Gené ou Alex Palou, e fundador da bem sucedida equipa Campos Racing, com a qual compete hoje na F2, F3 e F4.

Nascido em Alzira (Valência) e neto do empresário Luis Suñer, fundador da Avidesa, Adrián fez história no automobilismo espanhol por tudo o que fez. Tornou-se piloto de Fórmula 1 e também levou à chegada de muitos outros à grande elite que conheceu em 1987, quando foi contratado por Giancarlo Minardi para que a Espanha voltasse a ter um piloto no Grande Circo, onde competiu em 21 Grande Prémios até 1988.

Notícia de: Ramón Herrera
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor


Partiu mais um "one of the true greats" do meio VW Ar, Bruce Meyers criador do Dune Buggy deixou-nos aos 94 anos.

Veterano da II Guerra, estudante de arte, surfista, velejador e desert racer , viveu uma vida grande, muito para além da autoria do Buggy;








Muitos anos depois da criação que o deixará na história, continuou acarinhado por fãs do muito inteiro, aqui na festa dos 90 anos:


Bruce era uma personagem do nosso meio que eu admirava e muito.

nuno granja
 
Última edição:

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Hannu Mikkola (1942-2021)




vintage-goodwood-festival-of-speed-2015-hannu-mikkola.jpg
 
Topo