Para Os Amantes Alfa

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Fico fdd...
Partilhei este artigo no nosso " grupo" e nem um "porreiro, pá" mas aqui é "maravilhoso, grande partilha! "
Começo a enviar-te uns VW e uns Sfodas, uns Escorts alargados e uns Meganes iguais ao do teu vizinho para cativar a tua atenção. ;)
Olha aí os ciúmes, descansa que deves estar cerca de vários níveis à frente relativamente a mim em termos de informação no mundo da AR, calhou a partilharem isso comigo e como não me lembrei de o ter visto por aqui, pimba.

É daquelas que leva um gajo a pensar que (in)felizmente ainda existem carros deste nível por descobrir, agora não consigo parar de pensar, será que é mesmo um sobrevivente sem podres nem necessidade de pintura?... Conseguem imaginar o cheiro daqueles interiores (depois de o cheiro a humidade e pó sair claro!)? Deve ser... qualquer coisa... :wub:
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Olha aí os ciúmes, descansa que deves estar cerca de vários níveis à frente relativamente a mim em termos de informação no mundo da AR, calhou a partilharem isso comigo e como não me lembrei de o ter visto por aqui, pimba.

É daquelas que leva um gajo a pensar que (in)felizmente ainda existem carros deste nível por descobrir, agora não consigo parar de pensar, será que é mesmo um sobrevivente sem podres nem necessidade de pintura?... Conseguem imaginar o cheiro daqueles interiores (depois de o cheiro a humidade e pó sair claro!)? Deve ser... qualquer coisa... :wub:

Descreveste muito bem o que é ser um Amante de clássicos, até o cheiro é um documento vivo do que o carro foi. É assim que, falando pela maioria, todos nós gostamos de ver os clássicos! :)

Uma bela introdução para o que aí vem próximamente...
 
Esta notícia correu mundo, nomeadamente no (meu) Facebook! Grande notícia para o mundo (Alfista :p
Quanto vale em 2019 uma Giulietta SZ em estado "sobrevivente"?
A resposta (neste caso) parece-me óbvia. Está no corpo do texto que acompanha a reportagem - €567.000 ! Em tempos outros, já restaurados, foram vendidos por outros valores ! Por exemplo: (
Classic Cars - 1961 Alfa Romeo Giulietta Sprint Zagato - Dorotheum ) €350.000!
Neste caso, "Não faça isso! Carro restaurado é carro estragado!" - como diria o António Peixinho quando lhe pareceu que ia restaurar o meu scalino :D - julgo que seria mais avisado deixá-lo exactamente como está. Para não falar do que fez o Corrado Lopresto com o seu. :oo
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Acho que as próximas palavras não serão apenas minhas, são antes da esmagadora maioria de todos nós, desta nossa comunidade, os quais vivemos este mundo dos clássicos de forma apaixonada.

O "Amante de Clássicos" é por norma um apaixonado da história automóvel e encara o automóvel clássico como um documento histórico que representa um tempo que já passou. Os cheiros, as peles velhas, as napas ressequidas, as estaladelas nas baquelites, as imperfeições e tudo o que crie a sensação de prova de passagem no tempo tem para nós um significado e até temos uma palavra para o efeito: "patine". Valorizamos imenso a tal "patine" e todos nós sabemos porquê: porque é a maneira do carro se expressar connosco, o carro comunica, quase que existe um diálogo entre nós e o automóvel... é tão bom não é? :)

Para além das "patines" existe também o outro universo ao qual damos muito valor, o restauro de "A a Z". Neste último até, imagine-se, o parafuso original é tratado com carinho e vai a banhos de zincagem sendo guardado posteriormente numa caixinha com outros parafusos da mesma secção mecânica. Um clássico destes é, para nós amantes de clássicos, um regozijo de contemplamento. Significa muito investimento humano, muito conhecimento aplicado, tudo para ser no final fiel a um passado e, mais uma vez, servir de documento histórico de uma era que já passou.

O "Amante de Clássicos" vive geralmente a sua paixão nos seus tempos livres e de forma amadora, no entanto é capaz de gastar fortunas neste passatempo, assim como um amante de relógios, ou o outro de jóias, ou aquele que gosta de arte. Todos nós no geral gostamos de materiais nobres, investimento humano e enquadrar tudo isto num espaço temporal. Acho que este pequeno texto serve como uma descrição rápida, provavelmente incompleta, mas no geral adequa-se perfeitamente á esmagadora maioria de nós.

Neste último parágrafo abre-se uma janela de oportunidade para quem queira ganhar algum dinheiro fácil. De repente surgem falsificadores de Van Gogh, ou de Rolex ou, imagine-se, de carros clássicos. Para agravar a questão, como o lucro é grande, até dá para haver contribuição de quem mais deveria defender este nosso mundo.

Há uns dias atrás o Porsche 356 Carrera GT do Seinfeld foi a leilão. Quem o comprou acusa agora o comediante de ter vendido um carro falso. A leiloeira era prestigiada, o vendedor também e o carro até tinha vencido concursos de elegância, no entanto alguém fez finca pé. Segundo o próprio Seinfeld, o dinheiro vai ser restituído, a ver vamos.

1958 Porsche 356 A 1500 GS/GT Carrera Speedster

Jerry Seinfeld processado por vender falso Porsche

O exemplo do Seinfeld está aqui para todos nós perebermos que infelizmente esta realidade existe e vem, algumas vezes, por parte de quem não deveria vir.

Agora de volta aos "Amantes Alfa" e no meu caso em particular, comecei nestas coisas dos clássicos ainda nem carta tinha. Aquando da carta tratei logo de comprar um Alfa Romeo de 1969 e andar com ele para todo o lado onde fosse, foi o meu primeiro carro e com ele aprendi que deveria dar valor á marca e à história que ela representa. Comecei a interessar-me (demasiado) pelo assunto e depressa encontrei nos livros o meu refúgio. Neste momento tenho centenas de livros sobre a Alfa Romeo e com tanta literatura o modelo Giulia Sprint Gta surgiu como o meu carro de sonho.

Nestes últimos 20/25 anos andei a pesquisar sobre os Gta portugueses e penso que os consegui identificar a todos, assunto para me debruçar neste fórum num futuro próximo.

O FG-35-68 que apareceu agora á venda é o meu carro de sonho e, se não tivesse estudado bem o assunto nestes últimos 20 anos, lá estaria o Pedro Marques de volta do carro para o comprar num ápice. Eu sou o possível comprador. No entanto tenho muitas dúvidas e por esse motivo estudei muito o assunto, como qualquer comprador de um produto de 270.000 euros faria. Doravante vou deixar de parte o que várias pessoas me disseram (por sinal nunca nada abonatório em relação ao carro) e vou tentar focar-me em factos que se podem comprovar fácilmente por qualquer comprador que esteja na mesma situação que eu.

https://clt-live.s3-eu-west-1.amazo..._ad_file_ed6c9126bc5d752a740d79d8957a0fa0.pdf

Como dito anteriormente por mim, o sr. Vasco André Lopes era proprietário da sucata em Sacavém e o sr. Thomas Pippon visitou a sucata para comprar o carro ao Xavier Moreira por volta de 1983/1984. Quem o diz não sou eu, é o sr. Thomas nestes tópicos do fórum AlfaBB:

613338 - Page 2 - Alfa Romeo Bulletin Board & Forums

Portuguese Gtas' - Page 3 - Alfa Romeo Bulletin Board & Forums

Segundo o sr. Pippon o AR613338 foi-lhe mostrado pelo sr. Xavier Moreira que o levou a essa sucata directo do aeroporto de Gta 1300!! Tenho o número de telefone do sr. Thomas Pippon que posso ceder a quem de direito, um senhor simpático, prestável e muito disponível. Para quem não consegue ver os links coloco fotos do carro:

DSCN3295.JPG DSCN3296.JPG DSCN3297.JPG DSCN3298.JPG DSCN3299.JPG

De notar que nesses mesmos posts do AlfaBB eu apareço por lá a defender o carro e o dono.

Claro que o sucateiro não deu "baixa" do carro, porque nessa época não se pagava IUC ou o imposto em questão apenas incidia sobre a circulação e não sobre a propriedade como acontece agora.

Um dia também, penso que em Caldas da Rainha, encontrei o sr. Jorge Soares Mendes que em conversa disse a quem quis ouvir que teve um grande acidente com esse Gta por volta de 1975, capotou e por sorte conseguiu sair de lá sem mazelas maiores.

Assim sendo caro @Adelino Dinis tenho a dizer-lhe o seguinte:

O trabalho rigoroso que fez durante um ano não contempla esta informação, ou porque não soube dela e aqui estou eu para informar, ou então porque sabe mas achou melhor não publicar. Como quero acreditar que não é o último caso, disponibilizo o contacto do sr. Thomas para ter uma conversa telefónica com ele se assim o desejar. Tenho a certeza que o elucidará muito sobre a vida do carro em questão no início dos anos 80. Pode bater-me á porta para o contacto e tenho mesmo todo o gosto em lho dar e aproveita e pode ver mais umas coisas que para aqui tenho que poderá achar graça. Pode também perguntar por favor ao sr. Jorge sobre o acidente, tenho também a certeza que lhe falará sobre esse assunto. Poderá aproveitar o balanço e perguntar também ao sr. Manuel Ferrão sobre o restauro iniciado por volta de 1994 na garagem Maria Cristina. Ainda pode, por último, perguntar ao sr. Ferreira de Almeida o que ele acha do assunto e se a história do portfolio está realmente 100% correcta. O Xavier Moreira também está ali pela Graça e pode dizer qualquer coisa.

Também sei, porque o Adelino já aqui escreveu no fórum acerca do assunto que o que está na internet não lhe merece grande destaque, porque não lhe dá a devida credibilidade, até concordo em parte, mas informação desta, como entende, não deverá ser para desperdiçar, merece ser investigada o que acaba por ser a sua função, penso que foi para isso que foi contratado.

Também pode dizer que as fotos que o sr. Thomas publicou não revelam qualquer número de chassis ou matrícula, tem toda razão, no entanto o seu belo postal do "Gta" que se vê ao longe no Saldanha e que merece belo destaque no portfolio... também não.

Acho que é urgente resolver esta falta de informação até para bem do carro. Um carro destes não pode viver de dúvidas, de falta de informação, de desinformação ou de omissões. Se o carro teve um acidente, então que se diga. Faltam também fotos do restauro, do antes e do depois, tenho a certeza que um carro destes deverá ter por parte do proprietário um registo fotográfico de todas as intervenções a que foi sujeito.

Caro Adelino, em vez de vizinho encare-me como possível comprador do carro, porque é o que na verdade sou: tenho a paixão, tenho a disponibilidade financeira e tenho a vontade. Se me provar tudo o que aqui coloquei em dúvida compro o carro, coisa que quis dizer ao Fernando Soares no primeiro telefonema que lhe fiz mas que infelizmente, por vontade dele o telefonema acabou um pouco mais cedo.

Nota-se também no mesmo portfolio que este Gta, o FG-35-68, era um carro de corridas de fim-de-semana e que o jovem Jorge Soares Mendes comprou-o porque o grande Carlos Gaspar tinha ganho o campeonato nacional com o Gta MO-44-88 ou então se calhar também não foi nada disto, mas dava jeito falar no MO-44-88.

Como o Adelino sabe, o proprietário do MO-44-88 é o mesmo que o do FG-35-68, o sr. Manuel Ferrão. Caso se prepare também para ter mais um ano de trabalho a fazer a documentação histórica do MO-44-88, por favor tenha em consideração o que aconteceu há uns anos atrás, o que passo a informar:

GTA Stradale - White RHD - Page 2 - Alfa Romeo Bulletin Board & Forums

Sprint GT Shell Conversion to Aluminium | Alfaholics

Se teve o trabalho de ler durante 5 ou 10 minutos o que aí está escrito pelo dono da Alfaholics, o sr. Max Banks, depressa chega á conclusão que o trabalho que o Adelino faz é meramente burocrático e apenas atesta a história de um número de chassis, de uns documentos e de uma matrícula, falta apenas saber se os mesmos foram aplicados no carro certo.

Para quem não quer ter o trabalho de ler destaco estes dois excertos que o dono da Alfaholics escreveu:

"The job was commissioned in 2011 by someone called Manuel Ferrao..."

"Once the job was nearly completed, I was surprised to receive email correspondence from the customer to say that he had "acquired" some Autodelta GTA papers and asked whether we could apply that GTA chassis number to replace the Sprint GT one in the car."

Duas fotografias para apreciação:

2364872_1dc2a5785f1c214298eef90133a1df72.JPG 2364873_ad4da7b73aae7510f1571b627753db1f.jpg
O número de Giulia Sprint Gt corresponde á matrícula portuguesa GE-25-92 e o de Gta ao MO-44-88 e, como se pode perceber, quase que jurávamos ser o mesmo carro, ou seja o mesmo chassis só que com número diferente corroborando o que está escrito no Alfabb pelo Max Banks.

Aqui está o carro nos dias de hoje:

CLUB RACING: :: ALFA ROMEO GIULIA GTA ::

Sabendo que o proprietário de ambos os Gta é o mesmo, eu como comprador tenho ainda mais dúvidas e não quero arriscar. No limite todos os nomes, incluindo o seu Adelino, ficam associados a estas dúvidas e dão credibilidade parca a futuras façanhas.

Quero também aqui acrescentar que estas informações não foram invenção do Pedro Marques e não é o Pedro Marques o autor das mesmas. Está tudo disponível na internet, dito por pessoas de renome, sou mero espectador e possível comprador e, neste caso, tento ajudar quem faz as histórias como é o caso do Adelino Dinis. Como Amante de Clássicos, espero é que essa ajuda seja bem vinda...

Sou um Amante de Clássicos, o Alfa Romeo Gta seja Sprint ou Junior é o meu modelo de eleição e quero que os meus netos vejam no futuro carros que representem uma época que passou, com restauros de "A a Z", com patine e cheiro. Digo e repito, não sou profissional dos clássicos, apenas gosto de estar com eles nos meus tempos livres na esperança que comuniquem qualquer coisa comigo. Eu sou o típico apaixonado, sou igual á maioria dos que por aqui andam, se notarem somos todos iguais na maneira de gostar e, não é justo, que os profissionais que vivem da nossa paixão sejam os primeiros a omitir ou desinformar, NÃO É JUSTO, ainda para mais quando somos nós os Amantes que lhes permitem essa profissionalização financiando tudo o que nos vendem. Os profissionais que estiverem a ler estas palavras, reflictam sobre o assunto e ponderem sobre as vossas acções futuras. Obrigado e um bom ano!!
 

Anexos

  • DSCN3295.JPG
    DSCN3295.JPG
    233.9 KB · Vistos: 143
  • DSCN3296.JPG
    DSCN3296.JPG
    243.7 KB · Vistos: 142
  • DSCN3297.JPG
    DSCN3297.JPG
    232.5 KB · Vistos: 142
  • DSCN3298.JPG
    DSCN3298.JPG
    232.6 KB · Vistos: 142
  • DSCN3299.JPG
    DSCN3299.JPG
    145.2 KB · Vistos: 142
  • 2364872_1dc2a5785f1c214298eef90133a1df72.JPG
    2364872_1dc2a5785f1c214298eef90133a1df72.JPG
    465.4 KB · Vistos: 143
  • 2364873_ad4da7b73aae7510f1571b627753db1f.jpg
    2364873_ad4da7b73aae7510f1571b627753db1f.jpg
    33.7 KB · Vistos: 146
Última edição:

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Acho que as próximas palavras não serão apenas minhas, são antes da esmagadora maioria de todos nós, desta nossa comunidade, os quais vivemos este mundo dos clássicos de forma apaixonada.

O "Amante de Clássicos" é por norma um apaixonado da história automóvel e encara o automóvel clássico como um documento histórico que representa um tempo que já passou. Os cheiros, as peles velhas, as napas ressequidas, as estaladelas nas baquelites, as imperfeições e tudo o que crie a sensação de prova de passagem no tempo tem para nós um significado e até temos uma palavra para o efeito: "patine". Valorizamos imenso a tal "patine" e todos nós sabemos porquê: porque é a maneira do carro se expressar connosco, o carro comunica, quase que existe um diálogo entre nós e o automóvel... é tão bom não é? :)

Para além das "patines" existe também o outro universo ao qual damos muito valor, o restauro de "A a Z". Neste último até, imagine-se, o parafuso original é tratado com carinho e vai a banhos de zincagem sendo guardado posteriormente numa caixinha com outros parafusos da mesma secção mecânica. Um clássico destes é, para nós amantes de clássicos, um regozijo de contemplamento. Significa muito investimento humano, muito conhecimento aplicado, tudo para ser no final fiel a um passado e, mais uma vez, servir de documento histórico de uma era que já passou.

O "Amante de Clássicos" vive geralmente a sua paixão nos seus tempos livres e de forma amadora, no entanto é capaz de gastar fortunas neste passatempo, assim como um amante de relógios, ou o outro de jóias, ou aquele que gosta de arte. Todos nós no geral gostamos de materiais nobres, investimento humano e enquadrar tudo isto num espaço temporal. Acho que este pequeno texto serve como uma descrição rápida, provavelmente incompleta, mas no geral adequa-se perfeitamente á esmagadora maioria de nós.

Neste último parágrafo abre-se uma janela de oportunidade para quem queira ganhar algum dinheiro fácil. De repente surgem falsificadores de Van Gogh, ou de Rolex ou, imagine-se, de carros clássicos. Para agravar a questão, como o lucro é grande, até dá para haver contribuição de quem mais deveria defender este nosso mundo.

Há uns dias atrás o Porsche 356 Carrera GT do Seinfeld foi a leilão. Quem o comprou acusa agora o comediante de ter vendido um carro falso. A leiloeira era pristigiada, o vendedor também e o carro até tinha vencido concursos de elegância, no entanto alguém fez finca pé. Segundo o próprio Seinfeld, o dinheiro vai ser restituído, a ver vamos.

1958 Porsche 356 A 1500 GS/GT Carrera Speedster

Jerry Seinfeld processado por vender falso Porsche

O exemplo do Seinfeld está aqui para todos nós perebermos que infelizmente esta realidade existe e vem, algumas vezes, por parte de quem não deveria vir.

Agora de volta aos "Amantes Alfa" e no meu caso em particular, comecei nestas coisas dos clássicos ainda nem carta tinha. Aquando da carta tratei logo de comprar um Alfa Romeo de 1969 e andar com ele para todo o lado onde fosse, foi o meu primeiro carro e com ele aprendi que deveria dar valor á marca e à história que ela representa. Comecei a interessar-me (demasiado) pelo assunto e depressa encontrei nos livros o meu refúgio. Neste momento tenho centenas de livros sobre a Alfa Romeo e com tanta literatura o modelo Giulia Sprint Gta surgiu como o meu carro de sonho.

Nestes últimos 20/25 anos andei a pesquisar sobre os Gta portugueses e penso que os consegui identificar a todos, assunto para me debruçar neste fórum num futuro próximo.

O FG-35-68 que apareceu agora á venda é o meu carro de sonho e, se não tivesse estudado bem o assunto nestes últimos 20 anos, lá estaria o Pedro Marques de volta do carro para o comprar num ápice. Eu sou o possível comprador. No entanto tenho muitas dúvidas e por esse motivo estudei muito o assunto, como qualquer comprador de um produto de 270.000 euros faria. Doravante vou deixar de parte o que várias pessoas me disseram e vou tentar focar-me em factos que se podem comprovar fácilmente por qualquer comprador que esteja na mesma situação que eu.

https://clt-live.s3-eu-west-1.amazo..._ad_file_ed6c9126bc5d752a740d79d8957a0fa0.pdf

Como dito anteriormente por mim, o sr. Vasco André Lopes era proprietário da sucata em Sacavém e o sr. Thomas Pippon visitou a sucata para comprar o carro ao Xavier Moreira por volta de 1983/1984. Quem o diz não sou eu, é o sr. Thomas nestes tópicos do fórum AlfaBB:

613338 - Page 2 - Alfa Romeo Bulletin Board & Forums

Portuguese Gtas' - Page 3 - Alfa Romeo Bulletin Board & Forums

Segundo o sr. Pippon o AR613338 foi-lhe mostrado pelo sr. Xavier Moreira que o levou a essa sucata directo do aeroporto de Gta 1300!! Tenho o número de telefone do sr. Thomas Pippon que posso ceder a quem de direito, um senhor simpático, prestável e muito disponível. Para quem não consegue ver os links coloco fotos do carro:

Ver anexo 1132022 Ver anexo 1132023 Ver anexo 1132024 Ver anexo 1132025 Ver anexo 1132026

De notar que nesses mesmos posts do AlfaBB eu apareço por lá a defender o carro e o dono.

Claro que o sucateiro não deu "baixa" do carro, porque nessa época não se pagava IUC ou o imposto em questão apenas incidia sobre a circulação e não sobre a propriedade como acontece agora.

Um dia também, penso que em Caldas da Rainha, encontrei o sr. Jorge Soares Mendes que em conversa disse a quem quis ouvir que teve um grande acidente com esse Gta por volta de 1975, capotou e por sorte conseguiu sair de lá sem mazelas maiores.

Assim sendo caro @Adelino Dinis tenho a dizer-lhe o seguinte:

O trabalho rigoroso que fez durante um ano não contempla esta informação, ou porque não soube dela e aqui estou eu para informar, ou então porque sabe mas achou melhor não publicar. Como quero acreditar que não é o último caso, disponibilizo o contacto do sr. Thomas para ter uma conversa telefónica com ele se assim o desejar. Tenho a certeza que o elucidará muito sobre a vida do carro em questão no início dos anos 80. Pode bater-me á porta para o contacto e tenho mesmo todo o gosto em lho dar e aproveita e pode ver mais umas coisas que para aqui tenho que poderá achar graça. Pode também perguntar por favor ao sr. Jorge sobre o acidente, tenho também a certeza que lhe falará sobre esse assunto. Poderá aproveitar o balanço e perguntar também ao sr. Manuel Ferrão sobre o restauro iniciado por volta de 1994 na garagem Maria Cristina. Ainda pode, por último, perguntar ao sr. Ferreira de Almeida o que ele acha do assunto e se a história do portfolio está realmente 100% correcta. O Xavier Moreira também está ali pela Graça e pode dizer qualquer coisa.

Também sei, porque o Adelino já aqui escreveu no fórum acerca do assunto que o que está na internet não lhe merece grande destaque, porque não lhe dá a devida credibilidade, até concordo em parte, mas informação desta, como entende, não deverá ser para desperdiçar, merece ser investigada o que acaba por ser a sua função, penso que foi para isso que foi contratado.

Também pode dizer que as fotos que o sr. Thomas publicou não revelam qualquer número de chassis ou matrícula, tem razão, mas a seu postal do Gta que se vê ao longe no Saldanha que merece belo destaque no portfolio... também não.

Acho que é urgente resolver esta falta de informação até para bem do carro. Um carro destes não pode viver de dúvidas, de falta de informação, de desinformação ou de omissões. Se o carro teve um acidente, então que se diga. Faltam também fotos do restauro, do antes e do depois, tenho a certeza que um carro destes deverá ter por parte do proprietário um registo fotográfico de todas as intervenções a que foi sujeito.

Caro Adelino, em vez de vizinho encare-me como possível comprador do carro, porque é o que na verdade sou: tenho a paixão, tenho a disponibilidade financeira e tenho a vontade. Se me provar tudo o que aqui coloquei em dúvida compro o carro, coisa que quis dizer ao Fernando Soares no primeiro telefonema que lhe fiz mas que infelizmente, por vontade dele o telefonema acabou um pouco mais cedo.

Nota-se também no mesmo portfolio que este Gta, o FG-35-68, era um carro de corridas de fim-de-semana e que o jovem Jorge Soares Mendes comprou-o porque o grande Carlos Gaspar tinha ganho o campeonato nacional com o Gta MO-44-88.

Como o Adelino sabe, o proprietário do MO-44-88 é o mesmo que o do FG-35-68, o sr. Manuel Ferrão. Caso se prepare também para ter mais um ano de trabalho a fazer a documentação histórica do MO-44-88, por favor tenha em consideração o que aconteceu há uns anos atrás, o que passo a informar:

GTA Stradale - White RHD - Page 2 - Alfa Romeo Bulletin Board & Forums

Sprint GT Shell Conversion to Aluminium | Alfaholics

Se teve o trabalho de ler durante 5 ou 10 minutos o que aí está escrito pelo dono da Alfaholics, o sr. Max Banks, depressa chega á conclusão que o trabalho que o Adelino faz é meramente burocrático e apenas atesta a história de um número de chassis e de uns documentos, falta apenas o resto...

Para quem não quer ter o trabalho de ler destaco estes dois excertos que o dono da Alfaholics escreveu:

"The job was commissioned in 2011 by someone called Manuel Ferrao..."

"Once the job was nearly completed, I was surprised to receive email correspondence from the customer to say that he had "acquired" some Autodelta GTA papers and asked whether we could apply that GTA chassis number to replace the Sprint GT one in the car."

Duas fotografias para apreciação:

Ver anexo 1132027 Ver anexo 1132028
O número de Giulia Sprint Gt corresponde á matrícula portuguesa GE-25-92 e o de Gta ao MO-44-88 e, como se pode perceber, quase que jurávamos ser o mesmo carro, ou seja o mesmo chassis só que com número diferente corroborando o que está escrito no Alfabb pelo Max Banks.

Aqui está o carro nos dias de hoje:

CLUB RACING: :: ALFA ROMEO GIULIA GTA ::

Sabendo que o proprietário de ambos os Gta é o mesmo, eu como comprador tenho ainda mais dúvidas e não quero arriscar. No limite todos os nomes, incluindo o seu Adelino, ficam associados a estas dúvidas e dão credibilidade parca a futuras façanhas.

Quero também aqui acrescentar que estas informações não foram invenção do Pedro Marques e não é o Pedro Marques o autor das mesmas. Está tudo disponível na internet, dito por pessoas de renome, sou mero espectador e possível comprador e, neste caso, tento ajudar quem faz as histórias como é o caso do Adelino Dinis. Como Amante de Clássicos, espero é que essa ajuda seja bem vinda...

Sou um Amante de Clássicos, o Alfa Romeo Gta seja Sprint ou Junior é o meu modelo de eleição e quero que os meus netos vejam no futuro carros que representem uma época que passou, com restauros de "A a Z", com patine e cheiro. Digo e repito, não sou profissional dos clássicos, apenas gosto de estar com eles nos meus tempos livres na esperança que comuniquem qualquer coisa comigo. Eu sou o típico apaixonado, sou igual á maioria dos que por aqui andam, se notarem somos todos iguais na maneira de gostar e, não é justo, que os profissionais que vivem da nossa paixão sejam os primeiros a omitir ou desinformar, NÃO É JUSTO, ainda para mais quando somos nós os Amantes que lhes permitem essa profissionalização financiando tudo o que nos vendem. Os profissionais que estiverem a ler estas palavras, reflictam sobre o assunto e ponderem sobre as vossas acções futuras. Obrigado e um bom ano!!
:thumbs up:
 

Carlos Vaz

Pre-War
Estive a ler atentamente o que o Max Banks escreveu sobre este assunto (ao que percebi em 2012) e para mim começam a não haver grandes duvidas. Ele é muito claro e veemente sobre o assunto num forum publico e segundo diz tem toda a documentação guardada, inclusive o mail onde lhe foi pedida a "marosca"!
Aguardo desenvolvimentos por parte do Adelino Dinis.

E claro, @Pedro Pereira Marques que enquanto possivel comprador tens que te assegurar da autenticidade do carro... é muito dinheiro.
 
Última edição:

Camacho Cêrcas

Pre-War
Autor
Depois de ler atentamente o texto e consultar os links disponibilizados pelo @Pedro Pereira Marques , acho que o assunto está arrumado. Temos um falso GTa para venda em Portugal. Que vergonha...

Surpreende-me que, com toda esta informação disponível na internet, de borla, de interesse crucial para delinear o percurso do GTa em questão, continue a ser ignorada pelos intervenientes.

Acho que nos devem um esclarecimento. Ou um pedido de desculpas...

Cego não é quem não vê, é quem não quer ver!
 
Caro Pedro Marques,

Como potencial comprador deste modelo, mesmo que isso signifique que poderemos ser concorrentes um do outro, endereço-lhe o meu mais sincero agradecimento pelo trabalho de compilação das informações existentes sobre o modelo - e estas viaturas em particular - que culminou neste riquíssimo acervo, que só os verdadeiros amantes de clássicos poderão dar o devido e merecido valor.

Após leitura atenta do conteúdo da informação disponibilizada, mas, na qual o Pedro não tem qualquer participação activa, ficamos a conhecer o timeline do FG-35-68, desde 2/3/1966 até ao dia de hoje. Quando a informação é complementada com a possibilidade de fazer "check”, de viva voz, com pessoas reais que se cruzaram com o exemplar em apreço, cada um pode retirar as suas conclusões quanto à originalidade do mesmo. Graças ao fantástico trabalho de investigação do Pedro Marques, eu já retirei as minhas conclusões. Por isso, um bem-haja Pedro.

Agora, de forma clara e que possa ser compreendida por todos, chegou o momento do Sr. Adelino Dinis, recolher os gelados que distribuiu pelo Portal, pensando que todos os comeríamos com a testa… Meu caro, sugiro-lhe que siga o conselho do Pedro Marques. Investigue, pergunte, cruze informações e tire as suas conclusões. Em suma, faça bem o seu trabalho. Não permita que um trabalho incompleto, sirva para lhe manchar o bom nome que granjeou em mais de duas décadas.

Por fim, ficamos a saber que o MO-44-88 pode ter sido “rebaptizado”. Por mera coincidência, as duas viaturas pertencem ao mesmo proprietário…
 
Última edição:

João Guerra

YoungTimer
Sobre este assunto tentei descobrir o rasto deste GTA. Descobri mas sem sucesso para adquirir a sua mecânica infelizmente.
Das pessoas com que falei sempre se falou apenas de mecânica e documentos dado não ter sido dada baixa dos mesmos. Sempre foi assumido a carroçaria dada como perdida.
A minha ideia seria colocar a mecânica em carro dador e efectuar o que se chama um look GTA, eu sei muito questionável!!! Aqui alguns puristas já devem estar ofendidos, desculpem. Mas assim também não enganava ninguém!!!
Sabendo a história fiquei muito surpreendido quando este GTA aparece em venda.

Caro Adelino Dinis colocando a mecânica e número de chassis num carro dador ficamos com um carro original?
 
Última edição:

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Alguém quer um ataque cardíaco?

Ver anexo 1132060
Para mim é difícil de avaliar mas até penso não ser mau negócio.
Tirando a questão da cor, que não será a original, se o trabalho de chapa foi bem feito o resto é perfeitamente reversível.
No negócio está incluído o material original retirado do carro.
Fazendo umas contas à @Camacho Cêrcas e conseguindo conviver com o "verniz", é de ir ver. Penso eu de que...
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Para mim é difícil de avaliar mas até penso não ser mau negócio.
Tirando a questão da cor, que não será a original, se o trabalho de chapa foi bem feito o resto é perfeitamente reversível.
No negócio está incluído o material original retirado do carro.
Fazendo umas contas à @Camacho Cêrcas e conseguindo conviver com o "verniz", é de ir ver. Penso eu de que...
O pior para mim são só mesmo os interiores, com um bocadinho de sorte a AR até disponibilizou o Sprint com esta cor mas aqueles interiores, está tudo mau! Até faz doer a vista!!!... :oo
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Acho que as próximas palavras não serão apenas minhas, são antes da esmagadora maioria de todos nós, desta nossa comunidade, os quais vivemos este mundo dos clássicos de forma apaixonada.

O "Amante de Clássicos" é por norma um apaixonado da história automóvel e encara o automóvel clássico como um documento histórico que representa um tempo que já passou. Os cheiros, as peles velhas, as napas ressequidas, as estaladelas nas baquelites, as imperfeições e tudo o que crie a sensação de prova de passagem no tempo tem para nós um significado e até temos uma palavra para o efeito: "patine". Valorizamos imenso a tal "patine" e todos nós sabemos porquê: porque é a maneira do carro se expressar connosco, o carro comunica, quase que existe um diálogo entre nós e o automóvel... é tão bom não é? :)

Para além das "patines" existe também o outro universo ao qual damos muito valor, o restauro de "A a Z". Neste último até, imagine-se, o parafuso original é tratado com carinho e vai a banhos de zincagem sendo guardado posteriormente numa caixinha com outros parafusos da mesma secção mecânica. Um clássico destes é, para nós amantes de clássicos, um regozijo de contemplamento. Significa muito investimento humano, muito conhecimento aplicado, tudo para ser no final fiel a um passado e, mais uma vez, servir de documento histórico de uma era que já passou.

O "Amante de Clássicos" vive geralmente a sua paixão nos seus tempos livres e de forma amadora, no entanto é capaz de gastar fortunas neste passatempo, assim como um amante de relógios, ou o outro de jóias, ou aquele que gosta de arte. Todos nós no geral gostamos de materiais nobres, investimento humano e enquadrar tudo isto num espaço temporal. Acho que este pequeno texto serve como uma descrição rápida, provavelmente incompleta, mas no geral adequa-se perfeitamente á esmagadora maioria de nós.

Neste último parágrafo abre-se uma janela de oportunidade para quem queira ganhar algum dinheiro fácil. De repente surgem falsificadores de Van Gogh, ou de Rolex ou, imagine-se, de carros clássicos. Para agravar a questão, como o lucro é grande, até dá para haver contribuição de quem mais deveria defender este nosso mundo.

Há uns dias atrás o Porsche 356 Carrera GT do Seinfeld foi a leilão. Quem o comprou acusa agora o comediante de ter vendido um carro falso. A leiloeira era prestigiada, o vendedor também e o carro até tinha vencido concursos de elegância, no entanto alguém fez finca pé. Segundo o próprio Seinfeld, o dinheiro vai ser restituído, a ver vamos.

1958 Porsche 356 A 1500 GS/GT Carrera Speedster

Jerry Seinfeld processado por vender falso Porsche

O exemplo do Seinfeld está aqui para todos nós perebermos que infelizmente esta realidade existe e vem, algumas vezes, por parte de quem não deveria vir.

Agora de volta aos "Amantes Alfa" e no meu caso em particular, comecei nestas coisas dos clássicos ainda nem carta tinha. Aquando da carta tratei logo de comprar um Alfa Romeo de 1969 e andar com ele para todo o lado onde fosse, foi o meu primeiro carro e com ele aprendi que deveria dar valor á marca e à história que ela representa. Comecei a interessar-me (demasiado) pelo assunto e depressa encontrei nos livros o meu refúgio. Neste momento tenho centenas de livros sobre a Alfa Romeo e com tanta literatura o modelo Giulia Sprint Gta surgiu como o meu carro de sonho.

Nestes últimos 20/25 anos andei a pesquisar sobre os Gta portugueses e penso que os consegui identificar a todos, assunto para me debruçar neste fórum num futuro próximo.

O FG-35-68 que apareceu agora á venda é o meu carro de sonho e, se não tivesse estudado bem o assunto nestes últimos 20 anos, lá estaria o Pedro Marques de volta do carro para o comprar num ápice. Eu sou o possível comprador. No entanto tenho muitas dúvidas e por esse motivo estudei muito o assunto, como qualquer comprador de um produto de 270.000 euros faria. Doravante vou deixar de parte o que várias pessoas me disseram (por sinal nunca nada abonatório em relação ao carro) e vou tentar focar-me em factos que se podem comprovar fácilmente por qualquer comprador que esteja na mesma situação que eu.

https://clt-live.s3-eu-west-1.amazo..._ad_file_ed6c9126bc5d752a740d79d8957a0fa0.pdf

Como dito anteriormente por mim, o sr. Vasco André Lopes era proprietário da sucata em Sacavém e o sr. Thomas Pippon visitou a sucata para comprar o carro ao Xavier Moreira por volta de 1983/1984. Quem o diz não sou eu, é o sr. Thomas nestes tópicos do fórum AlfaBB:

613338 - Page 2 - Alfa Romeo Bulletin Board & Forums

Portuguese Gtas' - Page 3 - Alfa Romeo Bulletin Board & Forums

Segundo o sr. Pippon o AR613338 foi-lhe mostrado pelo sr. Xavier Moreira que o levou a essa sucata directo do aeroporto de Gta 1300!! Tenho o número de telefone do sr. Thomas Pippon que posso ceder a quem de direito, um senhor simpático, prestável e muito disponível. Para quem não consegue ver os links coloco fotos do carro:

Ver anexo 1132022 Ver anexo 1132023 Ver anexo 1132024 Ver anexo 1132025 Ver anexo 1132026

De notar que nesses mesmos posts do AlfaBB eu apareço por lá a defender o carro e o dono.

Claro que o sucateiro não deu "baixa" do carro, porque nessa época não se pagava IUC ou o imposto em questão apenas incidia sobre a circulação e não sobre a propriedade como acontece agora.

Um dia também, penso que em Caldas da Rainha, encontrei o sr. Jorge Soares Mendes que em conversa disse a quem quis ouvir que teve um grande acidente com esse Gta por volta de 1975, capotou e por sorte conseguiu sair de lá sem mazelas maiores.

Assim sendo caro @Adelino Dinis tenho a dizer-lhe o seguinte:

O trabalho rigoroso que fez durante um ano não contempla esta informação, ou porque não soube dela e aqui estou eu para informar, ou então porque sabe mas achou melhor não publicar. Como quero acreditar que não é o último caso, disponibilizo o contacto do sr. Thomas para ter uma conversa telefónica com ele se assim o desejar. Tenho a certeza que o elucidará muito sobre a vida do carro em questão no início dos anos 80. Pode bater-me á porta para o contacto e tenho mesmo todo o gosto em lho dar e aproveita e pode ver mais umas coisas que para aqui tenho que poderá achar graça. Pode também perguntar por favor ao sr. Jorge sobre o acidente, tenho também a certeza que lhe falará sobre esse assunto. Poderá aproveitar o balanço e perguntar também ao sr. Manuel Ferrão sobre o restauro iniciado por volta de 1994 na garagem Maria Cristina. Ainda pode, por último, perguntar ao sr. Ferreira de Almeida o que ele acha do assunto e se a história do portfolio está realmente 100% correcta. O Xavier Moreira também está ali pela Graça e pode dizer qualquer coisa.

Também sei, porque o Adelino já aqui escreveu no fórum acerca do assunto que o que está na internet não lhe merece grande destaque, porque não lhe dá a devida credibilidade, até concordo em parte, mas informação desta, como entende, não deverá ser para desperdiçar, merece ser investigada o que acaba por ser a sua função, penso que foi para isso que foi contratado.

Também pode dizer que as fotos que o sr. Thomas publicou não revelam qualquer número de chassis ou matrícula, tem toda razão, no entanto o seu belo postal do "Gta" que se vê ao longe no Saldanha e que merece belo destaque no portfolio... também não.

Acho que é urgente resolver esta falta de informação até para bem do carro. Um carro destes não pode viver de dúvidas, de falta de informação, de desinformação ou de omissões. Se o carro teve um acidente, então que se diga. Faltam também fotos do restauro, do antes e do depois, tenho a certeza que um carro destes deverá ter por parte do proprietário um registo fotográfico de todas as intervenções a que foi sujeito.

Caro Adelino, em vez de vizinho encare-me como possível comprador do carro, porque é o que na verdade sou: tenho a paixão, tenho a disponibilidade financeira e tenho a vontade. Se me provar tudo o que aqui coloquei em dúvida compro o carro, coisa que quis dizer ao Fernando Soares no primeiro telefonema que lhe fiz mas que infelizmente, por vontade dele o telefonema acabou um pouco mais cedo.

Nota-se também no mesmo portfolio que este Gta, o FG-35-68, era um carro de corridas de fim-de-semana e que o jovem Jorge Soares Mendes comprou-o porque o grande Carlos Gaspar tinha ganho o campeonato nacional com o Gta MO-44-88 ou então se calhar também não foi nada disto, mas dava jeito falar no MO-44-88.

Como o Adelino sabe, o proprietário do MO-44-88 é o mesmo que o do FG-35-68, o sr. Manuel Ferrão. Caso se prepare também para ter mais um ano de trabalho a fazer a documentação histórica do MO-44-88, por favor tenha em consideração o que aconteceu há uns anos atrás, o que passo a informar:

GTA Stradale - White RHD - Page 2 - Alfa Romeo Bulletin Board & Forums

Sprint GT Shell Conversion to Aluminium | Alfaholics

Se teve o trabalho de ler durante 5 ou 10 minutos o que aí está escrito pelo dono da Alfaholics, o sr. Max Banks, depressa chega á conclusão que o trabalho que o Adelino faz é meramente burocrático e apenas atesta a história de um número de chassis, de uns documentos e de uma matrícula, falta apenas saber se os mesmos foram aplicados no carro certo.

Para quem não quer ter o trabalho de ler destaco estes dois excertos que o dono da Alfaholics escreveu:

"The job was commissioned in 2011 by someone called Manuel Ferrao..."

"Once the job was nearly completed, I was surprised to receive email correspondence from the customer to say that he had "acquired" some Autodelta GTA papers and asked whether we could apply that GTA chassis number to replace the Sprint GT one in the car."

Duas fotografias para apreciação:

Ver anexo 1132027 Ver anexo 1132028
O número de Giulia Sprint Gt corresponde á matrícula portuguesa GE-25-92 e o de Gta ao MO-44-88 e, como se pode perceber, quase que jurávamos ser o mesmo carro, ou seja o mesmo chassis só que com número diferente corroborando o que está escrito no Alfabb pelo Max Banks.

Aqui está o carro nos dias de hoje:

CLUB RACING: :: ALFA ROMEO GIULIA GTA ::

Sabendo que o proprietário de ambos os Gta é o mesmo, eu como comprador tenho ainda mais dúvidas e não quero arriscar. No limite todos os nomes, incluindo o seu Adelino, ficam associados a estas dúvidas e dão credibilidade parca a futuras façanhas.

Quero também aqui acrescentar que estas informações não foram invenção do Pedro Marques e não é o Pedro Marques o autor das mesmas. Está tudo disponível na internet, dito por pessoas de renome, sou mero espectador e possível comprador e, neste caso, tento ajudar quem faz as histórias como é o caso do Adelino Dinis. Como Amante de Clássicos, espero é que essa ajuda seja bem vinda...

Sou um Amante de Clássicos, o Alfa Romeo Gta seja Sprint ou Junior é o meu modelo de eleição e quero que os meus netos vejam no futuro carros que representem uma época que passou, com restauros de "A a Z", com patine e cheiro. Digo e repito, não sou profissional dos clássicos, apenas gosto de estar com eles nos meus tempos livres na esperança que comuniquem qualquer coisa comigo. Eu sou o típico apaixonado, sou igual á maioria dos que por aqui andam, se notarem somos todos iguais na maneira de gostar e, não é justo, que os profissionais que vivem da nossa paixão sejam os primeiros a omitir ou desinformar, NÃO É JUSTO, ainda para mais quando somos nós os Amantes que lhes permitem essa profissionalização financiando tudo o que nos vendem. Os profissionais que estiverem a ler estas palavras, reflictam sobre o assunto e ponderem sobre as vossas acções futuras. Obrigado e um bom ano!!
É pena que "acabe" assim mas num mundo indubitavelmente encabeçado pela emoção de recuar várias décadas agarrado a um volante de madeira, as coisas devem ser o que são e nada mais, pessoalmente fico a torcer para que tudo isto tenha sido meramente um episódio de incompetência e/ou ignorância, todos nós já vivemos momentos desses e ultrapassa-mo-los para hoje olharmos para trás e orgulhosamente não nos revermos neles mas se assim não for é de facto pena que num país tão pequeno de onde todos os anos devem sair vários carros para o estrangeiro por ninguém lhes dar o devido valor, aconteçam situações destas que em nada abonam a comunidade de aficionados...

... enfim, vou voltar a tentar imaginar o cheiro daquela Etta SZ... é lá que estou bem ^_^
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
O pior para mim são só mesmo os interiores, com um bocadinho de sorte a AR até disponibilizou o Sprint com esta cor mas aqueles interiores, está tudo mau! Até faz doer a vista!!!... :oo
1000€ num interior completo e estamos em 5500€. Continua a ser bom negócio.
É preciso saber qual o material que está incluído na venda.
Pena ser um 1.3, para mim o 1.5 ou 1.7 é essencial neste carro. São motores do catano. Já a resistência das caixas...
 
Topo