Superbrinquedo

Clássicos Modernos

Superbrinquedo

OP
OP
Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira

Gasolina nas veias
Será um dia um clássico?

Este texto que encontrei na net descreve um pouco a essência deste conceito. Fica a tradução:

"Não é todos os dias que se encontra algo que nos satisfaz a paixão e a lógica. Por exemplo, aquela stripper a piscar-nos o olho pode parecer um luxo, mas no fundo no fundo você sabe que não é o tipo de miuda que quererá levar a casa dos pais para um jantar em família. Ou então aquele apartamento moderno na baixa da cidade, mas pelo mesmo preço poderá comprar nos arredores uma moradia geminada mais monótona, mas ligeiramente maior para a sua familia crescer e viver. Normalmente ou é a paixão, ou é a lógica, e raramente ambas. Mas a excepção confirma a regra.

Apresento-lhe o Honda Accord Type R. É um sedan de 4 portas sensato, espaçoso, prático e de condução fácil. Tem boa qualidade de construção, é fiável e bastante sólido caso vá embater em algo. No entanto, tem 212cv, corte às 7800rpm e pode chegar bem acima dos 230 km/h. Tudo apartir de um modesto 4 cilindros de tamanho médio, sem qualquer tipo de turbo ou compressor, apenas o puro e duro sistema Honda VTEC (Variação Electronica do Controlo de abertura e duração de Válvulas). E se adicionarmos o kit aerodinâmico, as jantes de 17 polegadas e os bancos desportivos Recaro à equação, aparentemente parece que a Sra. Paixão faz equipa com a Sra. Lógica.

O Accord Type R (ou ATR), é um familiar que esteve sob um regime de esteóides e um plano exigente de fitness. E o resultado é fantástico. A Honda já tem uns antigos truques na manga para fazer um carro com bom comportamento, e o ATR é um exemplar instrumento de pilotagem. O seu chassis de tracção dianteira foi dotado de um diferencial autoblocante que reduz a patinagem das rodas em curvas apertadas e mantêm a postura deste sedan nos pecursos sinuosos. Uma afinação decente das suspensões significa que o adronar da carroçaria é mantido num mínimo, e os potentes travões e selector de caixa directo funcionam num conjunto fabuloso de conduzir. O volante Momo tem um toque gentil e mostra elevada qualidade, enquanto que os bancos Recaro nos abraçam no nosso lugar.

O motor é devera a cereja em cima do bolo. É um 4 cilindros 2.2 litros ‘H22A7’ que incorpora a tecnologia VTEC da Honda. Não vos vou aborrecer com lições de engenharia, mas tem tudo a ver com perfis de àrvores de cames. O que poderão querer saber é que, com o pé a fundo, a partir das 5800rpm, entra-se no segundo perfil das camese aí sim sentirá o carro a puchar fortemente. A revista Evo cronometrou o ATR dos 0 aos 96 km/h em 6.1 segundos, o que é deveras estonteante para um sedan deste tamanho e com motor atmosférico. É uma motorização com sonoridade de competição e que adora rodar nos altos regimes, mas nota-se no entanto a falta de bináiro dos v6 maiores ou dos motores turbocomprimidos que encontramos em muitos dos seus rivais. O Honda necessita de rotações, mas se estiver preparado para lhe dar com força até ao corte, então terá uma arma rapidíssimo com uma banda sonora a condizer.

No geral há muito pouco para não se gostar deste carro. A familia vai adorá-lo pelos seus muitos talentos de practicabilidade, assim como você depois de os deixar no centro comercial e encontrar uma estrada secundária sinuosa. Combina a versatilidade do dia-a-dia e fiabilidade com o desejo e a excitação. É um compromisso que você facilmente poderá assumir em todos os aspectos. Striper's registem isso."

Abraço,
R
 

Andre.Silva

Trapatony
Grande máquina, sim senhor. Sempre a surpreender. Existem poucos cá, certo?

Eu também falei da Honda, mas não apostei nela... Fiz mal.

Ricardo, se puderes manda umas fotos!
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Andei 2 ou 3 vezes num Accord Type R de uns amigos há uns 6 ou 7 anos e lembro-me bem da força do carro e da aparência quase normal dele (quando parado).
 
OP
OP
Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira

Gasolina nas veias
João Duque disse:
Parabéns pela aquisição;)
O Motor é porreiro mas no modelo errado:D:cool:;)

Algumas fotos do "modelo errado" nos 16 pódiums de 1999 no Europeu de Superturismos e BTCC, e 19 podiums em 2000....
 

Anexos

  • 18aw.jpg
    18aw.jpg
    55.2 KB · Vistos: 21
  • 24aw.jpg
    24aw.jpg
    50.4 KB · Vistos: 22
  • 0209_sccp_01_z+jas_motorsport+euro_accord.jpg
    0209_sccp_01_z+jas_motorsport+euro_accord.jpg
    46.3 KB · Vistos: 22
  • ASP0L2RL.jpg
    ASP0L2RL.jpg
    28.6 KB · Vistos: 21
  • bt99_tommo.jpg
    bt99_tommo.jpg
    96.8 KB · Vistos: 21
  • honda_accord.jpg
    honda_accord.jpg
    52.3 KB · Vistos: 16
  • btwETCzoldHR5.jpg
    btwETCzoldHR5.jpg
    29.1 KB · Vistos: 16
  • btcc_tarquini_2000.jpg
    btcc_tarquini_2000.jpg
    117.5 KB · Vistos: 16
  • btcc_2000_kristensen.jpg
    btcc_2000_kristensen.jpg
    79 KB · Vistos: 21
  • btcc_00_tomo.jpg
    btcc_00_tomo.jpg
    79.7 KB · Vistos: 22
  • krug_optima09_dan2_037.jpg
    krug_optima09_dan2_037.jpg
    203.9 KB · Vistos: 15
OP
OP
Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira

Gasolina nas veias
Posto de condução com ajuda da Momo e da Recaro.
 

Anexos

  • honda-accord-type-r-3.jpg
    honda-accord-type-r-3.jpg
    25.5 KB · Vistos: 47
  • Honda_accord_recaro.jpg
    Honda_accord_recaro.jpg
    88.7 KB · Vistos: 44
Continuo a dizer que é um motor todo catita, mas o modelo em termos de design e estética, pouco parece com um verdadeiro desportivo mas sim um familiar desportivo, mas isto é a minha opinião, mas não é por isso que aplaudo a sua decisão de aquisição:cool:

Isso de ter palmarés, qualquer desportivo o tem;)
 
Topo