Restauro VW 1200 LIMOUSINE LUXE - AGT. 1960

OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Boa noite..
Ora cá vão mais algumas novidades do meu projecto..
A nível de oficina, em principio esta semana ou para a outra, já estarão as peças individuais também com aparelho..
Eu numa de brincadeira, mas também a sério, pedi ao Senhor da pintura que me desse uma boa prenda de Natal, ou seja, o carro todo pintadinho:feliz:.. Ele disse que é muito provável que isso aconteça..;) Vamos ver....


Entretanto cá por casa, vou-me entretendo com aqueles acessórios um pouco chatos de restaurar, mas que efectivamente também fazem parte do carro, como é lógico...
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Ultima aquisição, a base do símbolo do capot..
Original, usado, mas relativamente em bom estado.. Resta-me agora mandar espelhar, pois esta base é frágil, é uma espécie de liga de alumínio, logo não pode ser cromado, senão derrete... Assim será espelhado e ficará novo.. depois mostro..
O símbolo, como já tinha mostrado, está pronto a aplicar...
nrksDh100862-02.jpg
 
comprimentos

ola paulo forca nesse restauro
tabem ja pedi o certificado ao automuseum vou ter que mudar os piscas pelas bananas e mais um pouco de trabalho que vai compensar no fim visita ai as fotos
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Já comprei também os estribos laterais..
S8FBjc493885-02.jpg



Estes continham praticamente toda a tinta preta que estas peças trazem de fábrica, quando as compramos agora, mas não me convenceu ao ponto de os aplicar assim, e pintar por cima desta tinta também não são coisas que gosto de fazer, então nada melhor que lava-los a jacto de areia e mandei também metalizar..
X5Qx8P074938-02.jpg




Depois como tive de mandar Lacar a Chapa de Matrícula, aproveitei a mandei também Lacar os estribos, como são acessórios que tendem em apanhar muita corrosão, não facilitei, Lacado é Lacado!.. Já não me devem chatear tão cedo!..
Ficaram como podem ver, excelentes...
THu7kb929095-02.jpg

(Tenho também os conjuntos de parafusos, suportes e borrachas)



Destaco o excelente acabamento de Lacagem, apesar de tudo isto ficar tapado com as borrachas, gosto de ter estes acabamentos..
i8wwSH456377-02.jpg
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Boas Paulo Alexandre..
Sim, o teu vw sendo de 58, há certas coisitas que terás de mudar caso queiras coloca-lo original.. Apesar das alterações que tens no teu vw serem avanços que se faziam na época para melhorar alguns aspectos..

Abraço cá da Mealhada..

( Atenção que o Certificado Alemão trás apenas algumas informações, terás de visitar o Site TheSamba.com e aí sim, terás toda a informação que necessitas para colocar o teu vw totalmente original, que na minha opinião bem o merecia;))
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Em relação ao depósito de Óleo do Travões..
Aqui ainda colocado no meu vw..
9F4cQ3115244-02.jpg




Depois de uma bela limpeza, por dentro e por fora, decidi aplicar um pouco de verniz no exterior, como estes plásticos estão um pouco ressequidos (50 anos!), estão um pouco frágeis, qualquer toque partem com facilidade, então com uma protecção extra ficam mais resistentes e também um pouco mais bonitos..
Por dentro está impecável, a tampa está boa, interiormente não tem fugas..
2N7lXr649856-02.jpg




É claro que podia comprar um novo, mas prefiro perder umas horas, este é o original vw, nada mais...
kVN9Tw326093-02.jpg




Aqui todo o conjunto..
Depósito, borracha inferior do depósito e o tubo de ligação á bomba central, este não facilitei e comprei mesmo novo..
emMyka926064-02.jpg
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Segue-se um acessório que considero algo raro, pois não foi nada fácil arranjar um acessório igual, original e que estivesse em perfeitas condições de funcionamento..
É o caso da pequena Bomba+Interruptor dos limpa vidros..
Aqui podemos vê-lo ainda montado no meu vw..
vfM93L482787-02.jpg


Se calhar, cá em Portugal, até deve haver alguns destes por aí a monte, mas eu nunca consegui encontrar, nem em feiras, nem em particulares, nem novo!..:eek: ( já o Hugo Peças me tinha dito que este acessório era raro, pois só se fez depois de Agosto de 60 até finais de 61)


Depois de o tirar fora, rapidamente me apercebi do péssimo estado em que estava a bombita de borracha, pois esta bomba é flexível, ou seja, com o empurrar e puchar do operador dentro do habitáculo, cria uma certa pressão de ar que misturada no mesmo circuito da água faz com que a água possa sair pelo esguicho directo ao vidro, é tão simples como isto..
Por sua vez, tem acuplado a si, um interruptor de uma só função, que faz ligar o motor dos braços dos limpa vidros.. ( para algumas pessoas não é novidade, mas pode ser para outras, a mim não me custa nada relatar as coisas;))
Cá está ele todo desmanchado.. Podemos ver o estado da bomba..
FBEOzB455587-02.jpg
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Então continuando com o Interruptor..

Depois de alguns dias a pesquisar, consegui encontrar um interruptor, quase igual ao meu, penso eu que este era colocado também em KG..
Através do Site TheSamba.com, mandei vir este usado, mas em funcionamento.. Fiquei admirado pela rapidez de atendimento, não paguei quase portes nenhuns e o preço dos acessórios comparado com Portugal, digo-vos, é muito barato, nem parece ser dos EUA.. Ou se calhar, o português é que quer "ganha-lo todo"..
Aqui está ele..
XO11E2569046-02.jpg




Posso dizer mesmo que, neste site, mundialmente conhecido, e certamente muita gente aqui do forum deve conhecer, tem acessórios de extrema raridade, muitos destes acessórios são NOS, nunca aplicados, somente saíram da Alemanha nos seus tempos, e haverá alguns acessórios que irei mandar vir, mas depois com calma coloco aqui..




Depois de o ter lavado, lubrificado, testado tanto a nível da bomba como do interruptor eléctrico, cá está ele com novo visual e pronto a aplicar..
uDtyf5364022-02.jpg




Ficou excelente..
V7ERhf140753-02.jpg




Podem ver em cima: VDO e o símbolo VW..
OglJvK158913-02.jpg
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Depois seguiu-se o depósito de água dos limpa vidros..
Aqui ainda aplicado no meu vw..
umGwQy330374-02.jpg




Depois de bem lavado e desentupido..
BwdnF7281198-02.jpg




Depois de tratado..
2FKaNC668905-02.jpg




E o conjunto todo, pronto a aplicar..
7YgyvG678194-02.jpg


Tudo perfeito, tudo Original..
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Reparação da Matrícula traseira do meu vw..

Aqui ainda aplicada no meu vw, em estado mau..
buhUEQ211348-02.jpg




Depois a dificil tarefa de retirar os números e letras sem se partir..
KDuC6.524232-02.jpg




Como podem ver, cada número tem uma espécie de cabeça redonda. Esta mesma cabeça tipo pino, passa nos buracos da chapa para o outro lado. Para os números ficarem seguros, eles antigamente davam uma pequena pancada nestes pinos para que a cabeça ficasse ovalisada e assim não passava no buraco redondo, devo dizer que estes números e letras são em aluminio..
Eu para retirar, tive de arredondar esta mesma cabeça ovalisada e tentar coloca-la o mais possível redonda para que pudesse passar nos buracos, não foi muito fácil, mas também não foi dificl, e lá me safei!..
NZ56Wi110669-02.jpg




Depois resolvi lavar a chapa a jacto de areia..
q0nAH2011544-02.jpg
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Depois lixei tudo muito bem até ao alumínio vivo..
Desengordurei de seguida..
yWmuOX017606-02.jpg




Aplicação de primário..
8q4fVI848771-02.jpg




A seguir pintei-os com tinta branca (mate)
ZUwAZX828294-02.jpg
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
Depois para ficarem um pouco mais bonitos, passei um pouco de verniz, não muito, pois como nós sabemos, as matrículas não podem ter muito brilho, os branco têm que ser mates ou parecidos, os pretos também têm que ser mates e sem brilhos..
Mas ficaram bonitos..
MF4bJW765908-02.jpg




DAYU.g924162-02.jpg
 
OP
OP
Paulo Simões

Paulo Simões

Veterano
A chapa tive de mandar Lacar, acho que por muito que queiramos fazer as coisas em casa e que fiquem perfeitas, por vezes não se consegue, falo da chapa preta, não há melhor que a Lacagem neste especto..

Aqui após ter sido Lacada..
lYIKGj873977-02.jpg




Quando a chapa foi lavada a jacto de areia, reparei num pequeno símbolo, e faço questão de mostrar. Podem vem ao centro em baixo, as letras são M O T A, mas gravadas numa espécie de letras de publicidade da própria casa que as fazia na altura.. Portanto não se trata de uma simples chapa de metal!..
fcDkNw763879-02.jpg




Aplicação dos números..
CeLydj254051-02.jpg




Resultado Final...
DVubD7371988-02.jpg



Eu penso que ficou bom... Mas aceito críticas e sujestões..


( em breve terei mais novidades, em relação á pega interior do tablie original, e em relação também á espelhagem que mandei fazer a todos os frisos originais do meu caro, depois vêm)

Abraço e boa semana..
 

Marco Jorge

Marco Antonio
Caro amigo, ja passei mais de 1 hora de boca aberta a olhar para os trabalhos que esta a fazer, e de facto não tenho palavras. Esta a fazer as coisas com um rigor, muito acima do que muitos " entendidos ou especialistas ". Muitos parabens.
Ja agora, o seu carocha veio de Torres Vedras ?? E que me parece ja o ter visto. Especialmente nas primeiras fotos.

Grande abraço e força no restauro
 
Topo