Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro Renault Super 5 1.4 Gtx

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por nnuno fernandes, 25 Mar 2014.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por nnuno fernandes, 25 Mar 2014.

  1. Boa tarde.

    Eu sou de Braga e possuo um Renault Super 5 GTX comprado recentemente que estava num armazém parado para ai à 4 anos, pelo menos a última inspecção era de 2010.
    O carro levou uma revisão geral realizada por mim onde mudei todos os filtros, óleos, mais uma rótula da suspensão, os sensores da temperatura, termostato, etc.
    Tem cerca de 123500 km sendo que lhe fiz cerca de 1000 km e tem andado bem até aos últimos dias que me tem dado problemas com entrada de ar no circuito de refrigeração e agora água no óleo.

    Gostava de proceder à reparação da junta da cabeça realizada por mim com a ajuda de todos os portalistas e documentar em imagens todos os passos para ver se o carro volta a ficar em condições.laugh.png

    Cumprimentos
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Estou a pensar em começar a desmontar a cabeça do motor para ver o seu estado.
    Eu tenho a ordem de aperto dos pernos, para os desmontar é começar pela ordem inversa?
     
  3. Para desmontar é cruzado . Penso que pouco importa pois a cabeça estará enpenada , mas ate pode nem estar . Pode ser a junta que apodreçeu .
     
  4. O carro durante mais ou menos 1000 km andou bem até que depois de mudar a tampa do vaso de expansão por uma nova porque a que tinha já não estava em boas condições a água começou a subir no vaso de expansão ficando os tubos com ar.

    Voltei a colocar a antiga que não deixa sair ar quase nenhum mas assim que a abria saia ar e a água subia logo e depois tinha que sangrar o sistema se não a ventoinha não disparava. Cheguei a perguntar a um mecânico se era normal e disse-me que sim que ao abrir estava a deixar ar entrar no sistema de refrigeração mas eu acho que não podia ser daquela maneira.

    Hoje depois de andar a verificar e deixá-lo ao ralenti para a ventoinha disparar abri a tampa do óleo e estava cheio de "pasta" acastanhada. E isto foi praticamente de ontem para hoje porque ainda no Domingo vi o óleo e estava normal.

    Nunca deixei a temperatura subir para a zona vermelha quando lá chegava era porque tinha ar e sangrava o sistema por isso espero que não esteja empenada.


    Ora bem aqui ficam os trabalhos de hoje, desmontar os periféricos.
     

    Ficheiros Anexados:

    afonsopatrao gostou disto.
  5. Parabéns pela compra (penso ter visto esse carro no OLX), espero que resolvas os problemas rapidamente!
     
  6. Já desmontei a cabeça e o aspecto era este:
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Sim esteve. Desmontado já está agora falta alguns conselhos dos mais entendidos para proceder à montagem e colocar o carro de novo na estrada.
     
  8. A cabeça vai ser faceada retirando o mínimo de material e revista e depois colocada uma nova junta.

    Agora para limpar a face do bloco utilizei uma lixa de 180 e depois vou usar uma de 400 ou 1000, este procedimento é o correto?
    Como é que posso limpar os pistões e a zona onde leva as hastes das válvulas já que caíram pequenos bocados da lixa durante a limpeza? Com um pouco de gasolina na pistola do compressor e depois abro o bujão para sai o óleo e a gasolina ou é melhor retirar o cárter?
     
  9. Tens a junta queimada entre o 2º e o 3º pistão . Podes raspar o topo dos pistões com uma faca e depois passar lixa fina, roda o motor pois o comando é de corrente . Podes soprar com o compressor, nao ha azar , sopra tambem os furos no bloco onde leva os parafusos da cabeça, isto evita partir o bloco ao apertares a cabeça . Quando soprares , mete um pano no bico da pistola, senão ficas todo sujolaugh.png
     
  10. Ontem passei uma lixa de 180 uniforme ao longo de toda a face do bloco e só depois é que me disseram que as camisas dos pistões têm que estar ligeiramente superiores à face e depois estive a lixar uma pouco à volta destes de modo a ficar tudo limpo.

    Agora tenho uma dúvida: será que vale a pena desmontar o cárter para limpar? ou se deitar um pouco de gasolina nas condutas com o compressor para limpar e depois retirar o óleo do cárter chega? (é que quer a cabeça quer a tampa das válvulas não tinha aquela pasta de óleo queimado, estava limpa)
    Caso não retire o cárter ia deitar um pouco de óleo mais barato para limpar e mudá-lo passado pouco tempo e recolocar novo óleo e filtro.

    Obrigado por toda a ajuda.
     

    Ficheiros Anexados:

  11. As camisas deste motor são húmidas e assim sendo é possível que a água que apareceu no óleo fosse na junção inferior da camisa com o bloco ou seria mesmo através da junta?
     
  12. Podes deitar gasolina para limpar , mas deixa o bujao aberto para escorrer e nao depositar o fundo . Eisshhh , é verdade , são de camisas , nao rodes o motor senao podes as levantar ( não vi esse detalhesad.png ), no fundo da camisa leva uma pequena junta em papel . Acredito que fosse mesmo so da junta da cabeça que estava a deixar passar . Existem umas chapas ou se quiseres metes umas anilhas que prenda o bloco ao cilindro e ai sim, podes rodar a vontade . Não sei como nao reparei nisso . Minhas desculpas
     
  13. Por acaso cheguei a rodar algumas vezes o motor para ver onde era o ponto do motor mas em princípio não deve ter movido as camisas, deitei sempre um pouco de WD 40 para ajudar a mover. Eu é que tenho que agradecer por toda a ajuda que tem dado.laugh.png

    Ora bem, ontem fui buscar a colaça já facejada e segundo o torneiro estava bastante empenada no centro, levou a junta nova e pernos e apertei segundo a ordem indicada na folha dos pernos.
    Os balanceiros tentei apertar mais ou menos uniforme mas à mão.
    De seguida tentei começar a afinar as válvulas o que fiz foi o seguinte:
    -rodar o motor até a válvula do pistão nº1 começar a abrir e depois rodei até aparecer um dente maior que praticamente ocupa todo o espaço de um pequeno corte que tem na caixa de velocidades
    e fiz o que está de seguida.

    Válvula aberta Válvulas a ajustar

    Pistão nº 1 (escape) ----------Pistão nº 3 (admissão) e nº 4 (escape)
    Pistão nº 3 (escape) ----------Pistão nº 4 (admissão) e nº 2 (escape)

    Pistão nº 4 (escape) ---------Pistão nº 2 (admissão) e nº 1 (escape)
    Pistão nº 2 (escape) ---------Pistão nº 1 (admissão) e nº 3 (escape)


    Será que está correto tudo correto? A minha dúvida é se quando esse dente maior está no espaço do visor da caixa de velocidades o avanço é o correto e é aí que devo afinar as válvulas?
     

    Ficheiros Anexados:

    João Carvalho gostou disto.
  14. Já tenho o carro a funcionar, consegui montar tudo afinar válvulas e afinar o carburador.laugh.png

    Agora devo ter que reapertar daqui a 1000 km mais ou menos mas não tenho bem a certeza se é necessário ou não?

    Depois desta reparação necessitava de descobrir o motivo do carro andar um pouco inseguro, ou seja, quando passo numa depressão ou lomba a direcção foge para um dos lados. O que poderá ser?
     
  15. Segundo o que me foi dito será um dos pneus que provoca essa vibração.
     
  16. mas que bela maquina ... muitos e bons km ...
     
  17. Visto que o carro esteve muito tempo parado os pneus já devem estar "quadrados". Se é para manteres o carro aposta nuns pneus em melhor estado e faz uma revisão à suspensão (casqulhos, borrachas e triangulos). Mesmo com material standard vais ver que notas muita diferença. Podes também optar por colocar as suspensões frontais do GT Turbo fase 1.
     
  18. Está é a dar um pouco de trabalho e gastos para o pôr em condições mas vamos lá ver se aos poucos fica em melhor estado.
     
  19. Eu troquei os pneus embora não por uns novos mas o problema não me parece ser bem dos pneus. Já levou uma rótula da suspensão e da direcção mas às vezes ainda não o sinto completamente certo. Também estou a ponderar se o problema é das jantes ou do eixo traseiro só que sempre que pergunto em algum sítio dizem-me um coisa diferente e, por isso, ainda não sei m beo que será.
    O que me parece é que desde que fui andando com ele tem ficado um pouco melhor. Ainda este fim de semana fui ao Porto com ele e não notei tanto e até andou um pouco em AE e o motor apesar de lhe terem colocado um carburador simples provavelmente para reduzir os consumos comporta-se bem, mantém bem os 120 km/h e as rotações vão perto das 3500 rpm.

    Os pneus deste Renault Super 5 GTX em vez dos 155/70 R13 que suponho que seja o mais usual nas outras versões tem um 165/65 R13.
     
  20. Olá Nuno

    Este tipo de intervenção com estas juntas de cartão, impõe sempre o tal reaperto do 1000Km.

    Fiz isso recentemente no meu, e os parafusos rodaram mais 90º até chegar ao binário.

    Atenção às surpresas:
    A ficha que liga a válvula da ventoinha, com o tempo, os terminais perdem força e consequentemente...o contacto, e depois é ver o manómetro a subir.....

    Sugiro um interruptor no tablier, para suprir eventuais falhas e "escaldantes" surpresas. Quer por avaria da ficha, quer da válvula de temperatura.

    No meu, aproveitei uma luz do quadrante para me avisar quando é que a ventoinha ligava, e ando tranquilo.
    Se quer o carro para ficar....Invista.
    São uma belas máquinas, sem desprimor de outras tantas que aqui vemos no Portal.

    Sobre pneus:
    Eu tenho um GTR, e solicitei à Renault uma declaração de homologação de pneus mais largos.

    Permitiam até ao 165/65 R13. Depois foi ir ao IMTT e alterar o livrete.
    Penso que no GTX seja o mesmo, já que a carroçaria é a mesma.

    Cumps.

    Jorge
     
    João Carvalho gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página