Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro do Innocenti Mini 1001

Tópico em 'Minis' iniciado por CristóvãoVilela, 27 Out 2009.

Tópico em 'Minis' iniciado por CristóvãoVilela, 27 Out 2009.

  1. Bom, não sei como devo começar... O restauro do Mini era para ser iniciado no Verão de 2009(quando me inscrevi no portal) e já estava nas nuvens, todos os dias a procura de peças para o Mini, mas com a construção da nova casa lá teve de ser anulado, agora que construida a casa o Mini foi o primeiro a ir para lá morar, mas eu com o vicio lá foi perguntando ao meu pai quando "começavamos" o restauro do Mini. O meu pai disse que agora era melhor passar o Inverno mas para eu continuar á procura de peças que ainda faltam, e como o meu pai (e eu) queremos o Mini original tá a ser dificil. No fim de semana passado mudanças para a casa nova e agora que lá moro todos os dias o vejo e lembro-me, será que eu não podia ir fazendo alguma coisa até o Inverno passar???
    E como aqui á muita gente que percebe, fico á espera de resposta.

    Ps.: Desculpem por me ter esticado a escrever e também pelos erros.
     
  2. Vou ver se ainda hoje coloco também aqui fotos actuais do mini, prendinhas que já fomos comprando... mas não prometo nada pois isto de mudanças dá muito que fazer.
     
  3. Boas amigo, podes ir desmontado o mini peça por peça coisa que se vais fazer sozinho ainda vai demorar algum tempo, no fim de tudo desmontado podes começar a restaurar algumas peças e no verão tratas de decapar a carroçeria, vais levar tudo á chapa? Se sim, como estás a pensar faze-lo? Decapar á mão ou mandar ao jacto de areia? Abraço
     
  4. pelo que vi da sua garagem o seu mini até parece estar "bom"... parece uma boa base de restauro... venham la as fotos, boa sorte ;)
     
  5. Ficheiros Anexados:

  6. Ficheiros Anexados:

  7. Agora as prendinhas que já se foram comprando para o azulinho...
    Como sei que gostam destes jogos cá vai

    Esta caixa veio da Guarda, era de um amigo cá do Portal.

    Ver anexo 138638

    Obrigado Tiago Matias.

    Esta já veio de mais longe, Itália.

    Ver anexo 138639

    Ver anexo 138640

    Ainda tinha mais umas peças mas perdi as fotos vou voltar a tirar outras.
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Boas Cristóvão.
    Boa sorte para o teu restauro.

    Em relação a caixa não tens que agradecer.. isso já era para estar montado.. :)

    Cumprimentos
     
  9. O carro vai ser tratado por um bom chapeiro que se encarregue de todo e que faça um bom preço. Ainda estou muito atrasado em relação ao tratamento que deva fazer ao carro uns dizem que não é bom levar á chapa, dizem para tratar as zonas de risco e zonas afectadas... não sei, tenho acompanhado os restauros cá do portal mas não chega gostava de opiniões.
     
  10. Obrigado, o carro aparenta não estar mau, mas quando se começar a mexer é que vamos ver.
     
  11. Quem me dera... Obrigado.
    Cumprimentos.
     

  12. Boas Cristóvão, o melhor mesmo é levar à chapa, assim ficas com os podres todos "descobertos" para serem tratados logo de inicio.Na minha opinião, nada de massas no carro, corrigir os podres e meter peças novas ou usadas em bom estado.Um bom chapeiro faz isso.Podes ver que fiz isso no meu carro.
    Assim garantes que não apareçam "surpresas" depois.

    Abraço

    http://www.portalclassicos.com/minis/12201-mini-1000-comecou-restauro.html
     
  13. Boas, olha amigo tu no fim é que decides o que vais fazer mas eu dou-te a minha opinião e para mim é a melhor maneira de restaurar um carro, começo por chamar-te á atenção que nem todos os "restauros" que por aqui são divulgados servem de bons exemplos, que nem todos os trabalhos que por aqui se mostram são verdadeiros restauros, muitas das vezes não são mais que "lavagens" de cara muitas vezes orivelmente mál feitas que em nada são verdadeiros restauros portanto é bom que ganhes noção do que é um restauro e como se deve efectuar um restauro. Para começar não existe melhor opção que a de decapar todo o carro até a chapa ficar completamente virgem pois apesar de muitas pessoas defenderem que onde não se vê corrosão não se deve tocar pois foi devidamente tratado de fábrica etc, isso para mim é, e desculpem a expressão, tretas pois nunca sabemos o que está debaixo da tinta até a decaparmos e os carros normalmente emferrugam de dentro para fora dai apareçerem as tais bolhas na tinta e mais tarde rompem e vê-se a corrosão a apareçer, se o carro estive-se assim tão bem tratado de chapa não ganharia ferrugem façilmente como muitas vezes vemos aconteçer e em sitios que ás vezes nem se justifica, para não dizer que os materiais de protecção da chapa são muito mas muito mais superiores dos que eram usados á decadas atrás. Portanto a minha opinião é a seguinte, se tens a possibilidade de gastar dinheiro no melhor trabalho de restauro aconselho-te que decapes todo o carro até ao osso e apliques um bom primario para proteger a chapa, se não tens possibilidades para isso tratas apenas as partes onde ves defeitos e corres o risco de daqui a pouco tempo teres a pintura nova estragada. Alguma dúvida não hesites em me constactar, se puder ajudar ajudo com todo o gosto. Espero não ter ofendido ninguem, expressei apenas a minha opinião com base no conheçimento que adquiri com grandes profissionais que conheçi nesta grande cása que é o portal dos clássicos.
     
  14. Eu já tinha essa ideia mas disseram-me que era melhor manter o primário de origem.
    Obrigado.
    Cumprimentos.
     
  15. Obrigado Nuno pela explicação, agora fiquei mais esclarecido no que diz respeito ao que deva fazer ao Mini. Já agora qual é a melhor opção para a decapagem? decapagem á mão ou a jacto de areia?
    Desculpem pela ignorância é que ainda sou novito e quero saber tudo para fazer um bom trabalho no azulinho.
     

  16. Então, vocês devem andar mesmo ocupados. Ninguem dá palpites?
     
  17. De nada amigo sempre ás ordens ;). Em relação a opção de decapagem tenho a dizer o seguinte, em certos aspectos a melhor decapagem que pode ser feita é com discos de nylom pois limpam tudo até ao osso e não danificam em nada a chapa, mas.... na altura que eu decapei o exterior todo do meu mini á mão com discos de nylom com um berbequim e uma rebarbaradoura se soubesse o que sei hoje nunca nunca o teria feito pois gastei imenso dinheiro no material e perdi horas e horas e horas a faze-lo com grande esforço para não falar do pó prejudiçial á saúde que engoli, na altura devia ter optado pelo jacto de areia pois tinha ficado igualmente bom e poupava-me tanto trabalho e sofrimento :huh:, mas atenção que não pode ser um jacto de areia qualquer, convem ser um jacto de areia muito fininha para minimizar ao maximo o aqueçimento da chapa para esta não ficar empenada, eu mandei decapar com essa areia os fundos, o compartimento do motor e da mala e ficou exelente não empenou nada, a areia é tão fina quase como farinha nem pica sequer a chapa, em um proximo projecto vou mandar decapar tudo ao jacto de areia é o melhor que se pode fazer. Atenção que está fora de questão uma decapagem com areia grossa e muito menos decapagem com grenalha de aço, isso nunca.
     
  18. Mais uma vez obrigado Nuno.
    Cumprimentos.
     
  19. muito engraçado!!!

    este é um Mini muito particular
     
  20. De nada amigo sempre que quiseres contacta-me, se quiseres passa pelo meu tópico para veres o que falo.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página