Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro de Opel Rekord p1 1500

Tópico em 'Opel' iniciado por Pedro Tiago, 24 Fev 2007.

Tópico em 'Opel' iniciado por Pedro Tiago, 24 Fev 2007.

  1. Ora depois de um adiamento forçado do restauro do rekord, devido a construção de uma garagem (que já esta quase completa) arregacei as mangas e fiz-me ao trabalho, tendo já feito alguns progressos.
    Na verdade isto de restauros, quando toca a desmontar até é divertido e viciante, quando se começa, não se quer parar, vamos lá ver é quando for para montaro_O
    Então cã vão algumas imagens da evolução da coisa.
    As imagens nao sao muito boas pois tive de minimiza-las muito, mas mesmo assim da para ter uma ideia.
    cumprimentos e bons restauros
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Re: finalmente o restauro começou

    Finalmente! Já andava intrigado com destino do belo Rekord :feliz:

    Para mim a desmontagem é muito mais importante do que a montagem, se não organizares tudo muito bem daqui a alguns meses vais andar ás voltas com parafusos, porcas e afins que não imaginas de onde vieram!

    Eu utilizo aquelas caixinhas com vários compartimentos onde vou colocando tudo conforme desmonto. Identifico cada compartimento com um pequeno papel. Mais tarde, limpo e metalizo o que é necessário e guardo em sacos de plástico junto á peça correspondente.

    As fotos são também um valioso instrumento, infelizmente não documentei com imagens tudo o que tenho vindo a fazer, algo que me arrependo profundamente...

    E por fim: não deites nada fora até teres a certeza que não irá fazer falta, guarda até um simples tubo velho até teres o novo na tua posse.

    Esquecia-me do mais importante: DIVERTE-TE!
     
    Hugo Ferreira gostou disto.
  3. Re: finalmente o restauro começou

    Boa sorte .Tiago.Parabéns.
    Segue os conselhos do Vitor,é o que estou a fazer também. Ao registarmos tudo inconscientemente também vamos memorizado, o que vai ser muito útil na hora de montar.

    Abraço
    Luis
     
  4. Re: finalmente o restauro começou

    Força com o restauro é um carro muito bonito
     
  5. Re: finalmente o restauro começou

    Boa sorte para o restauro e força ai...:feliz:
     
  6. Re: finalmente o restauro começou

    olá

    Parabéns e força com isso ;)
    Digo-te que a montagem é mais complicada psicologicamente porque já passou algum tempo desde o inicio da desmontagem e começamos a sentir alguma ansiedade por demorar a ver o "fundo ao tacho". É, começamos a ter sempre presente o dia que tanto queremos ver, o do carro pronto e ele demora a chegar, mas faz parte do processo e há que ter um pouco de calma.
    Quanto ao resto acho que a dicas do Vitor Reis são suficientemente sábias :feliz: e se as seguires não vais ter problemas

    Apenas mais uma dica, as caixinhas para as pequenas peças podem ser substituídas por pacotes de leite cortados em dois, é barato, arranjam-se facilmente e cumprem muito bem a sua função, até para lavar pequenas peças.
     
  7. Re: finalmente o restauro começou

    Obrigado a todos pelo apoio e força. Bem que vão ser precisos.
    Vítor obrigado pelos conselhos, antes de começar o restauro dei uma vista de olhos nos tópicos e estou a tentar segui-los a risca.
    Neste momento ainda não tenho sacos de plástico, mas quanto aos parafusos arranjei uma solução que da para desenrascar, depois de desaparafusar a peça, torno a colocar os parafusos no sítio.
    Jorge isso é uma ideia excelente, tenho de falar com a minha mãe par ter mais cuidado com as caixas do leite:D
    Ora então cá ficam mais umas imagens de hoje.
    Mais uma vez obrigado pela força.
    cumprimentos
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Re: finalmente o restauro começou

    Boa sorte e força nisso.
    E é claro calma muita calma.
    Vai colocando umas fotos.
    Bom restauro.
     
  9. Re: finalmente o restauro começou

    Olá a todos
    A desmontagem do carro vai correndo bem, quer dizer pelo menos a meu ver:feliz:
    Talvez esta semana o electricista ainda desmonte a parte eléctrica do bicho, era para ser eu, mas, mesmo sendo pouca coisa de eléctrica ainda é muito fio e acho que não iria dar conta do recado o_O
    É certo que vou gastar umas coras mas pelo menos tenho a certeza que fica bem feito.
    Dentro em breve mais novidade com imagens irao chegar.
    Cumprimentos e bons restauros
     
  10. Re: finalmente o restauro começou

    Primeira grande nega e primeira demonstração ao vivo...
    Desde que comprei o carro tentei-me informar, sobre pessoal especializado na matéria de clássicos, com experiência e que fizessem um trabalho exemplar.
    Pois bem houve varias pessoas, que me deram informações de um bate-chapas, que era um tipo 100%, onde algumas pessoas diziam mesmo que ele fazia milagres onde punha as mãos.
    Muito bem, foi a oficina falar com o homem mostrei-lhe o carro, deu 2 ou 3 batedelas na chapa. Dei-lhe uma semana para pensar no caso e qual é o meu espanto, passado uma semana ele disse que não estava interessado em recuperar o carro:wacko: :wacko: .
    Alegando que o carro já tinha capotado e já não estava original:p .
    Qual não é o meu espanto, quando estava a vir-me embora, apareceu-me o pintor da oficina no qual me chamou e estivemos quase duas horas a falar de restauros de chapa, deu-me conselhos, marcas de produtos, preços, para alem de fazer uma pequena exemplificação num carro que ele esta a recuperar de como tratar da chapa:feliz: .
    Resumindo, o bate-chapas até é bom, mas em carros mais recentes, já para não falar nos 20€ a horao_O . O pintor que é completamente fanático por minis e da uns toques de corte e costura. Portanto levei uma nega do bate chapas mas aprendi bastante com o pintor.
    A coisas fantásticas não há...:D
    Neste momento e pensando bem, acho que vou ser eu a tratar do corte e costura. Vamos ver como vai correr
    Cumprimentos
     
  11. Re: finalmente o restauro começou

    Queremos isso pronto como deve ser:D tens uma bela maquina
     
  12. Re: finalmente o restauro começou

    Estou com o mesmo problema ,"desapertadores" de painéis velhos e "apertadores" de novos, há por aí aos pontapés,mas isso faz qualquer um, chapeiro mesmo é difícil, mesmo pago a bom dinheiro. O único que encontrei digno desse nome, só está em condições poucas horas de manhã,faz quase "Full time " na tasca ,acumula trabalho que é de desesperar para os clientes.

    Partilha as dicas que aprendeste connosco.
    Abraço
    Luis
     
  13. Re: finalmente o restauro começou

    Enfim já não há alfaiates de chapa como antigamenteo_O
    Coisas simples, por exemplo antigamente quando o decapante não era suficientemente eficaz para tirar a tinta e como o tempo não era muito, utilizava-se óleo de travões, mas havia cuidados a ter, um deles era ter sempre uma lata de diluente a mão :D. A algum tempo ouve alguém que disse que o decapante poderia trazer alguns problemas, pois poderia fazer a sua função de descascar a chapa mas já com a tinta nova, o que não convêm nada... pois bem isso tem boa solução, depois de decapar a chapa lavar bem com agua e sabão, secar e de seguida passar diluente, resumindo a agua vai tirar o decapante, e o diluente tira a agua.
    Segundo o que ele disse nem todos os primários estão preparados para levar massa por cima, mostrou-me um primário que parecia ser porreiro, pois estava preparado para receber massa, já não me lembro é do nome mas depois digo-vos.
    São só algumas coisas que consegui apanhar da conversa:D
    E mostrou-me algum material que em breve irei comprar e depois coloco fotos.
    E disse uma coisa muito interessante e que muita gente falha nesse aspecto, é certo que há oportunidades de compra que não se podem perder, por vários motivos, ou é material raro, ou o preço era atraente, mas aconselhou-me a não comprar material que só vou usar no fim do restauro, pois se por algum motivo as coisas correrem mal, temos material aos pontapés, definir fazes para o restauro e comprar material só para essa fase.
    Bem vontade de levar as coisas há bom porto, não falta, vamos ver como será daqui para a frente...
    Cumprimentos e ate breve
     
  14. Re: finalmente o restauro começou

    Esta imagem foi de alguém que restaurou um p1 e pôs o restauro na net. Agora visto que a chapa do meu esta meia podre e é para substituir como e a quem me devo dirigir para fazer este tipo de efeitos na chapa:huh: :huh:
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Re: finalmente o restauro começou

    Obrigado por partilhar.Quanto ao fundo,penso que falas das reentrâncias da chapa.Sinceramente ,não sei se existe ferramenta para fazer isso, sem ser em prensa com molde.Não será melhor pensar em fundo novo, ou de um de dador em bom estado?

    Abraço
    Luis
     
  16. Re: finalmente o restauro começou

    Bem foram uns poucos da conversa que apanhei, provavelmente já muita gente sabe este tipo de coisas, mas para mim e para outra grande parte do pessoal, são quase truques de magia:feliz:pois era mesmo a esse respeito das concavidades a qual me referia, é para levar um fundo quase todo novo, mas era para tentar fazer o mais original possível, a ideia do dador não é má, o problema é arranjar esta parte em condições, deve ser uma missão quase impossível, pois são zonas muito atacadas pela humidade, mas também não é muito importante.
    Em breve mais algumas imagens do restauro
    Cumprimentos
     
  17. Re: finalmente o restauro começou

    Boas, desde ja parabens pela escolha do carro, acho um carro muito bonito, e quanto ao seu restauro eu penso que tudo ou mesmo quase tudo pode ser feito por si, assim tem o prazer do restauro, e sabe que o que esta ali feito á partida esta bem feito, pois nao acho que ninguem aqui neste forum faz as coisas a "martelada" no seu classico.
    Com a ajuda de gente mais entendida na materia mas quando fizer algum restauro pretendo fazer-lo o maximo dos trabalhos sozinho...
    Acho que é muito bonito aquela ligaçao entre dono e carro, é quase como criar um filho, da-nos dor de cabeça gasta-se dinheiro perde-se tempo, mas e nosso filho :D

    Boa sorte para o resto do restauro, e obrigado por partilhares o teu conhecimento com a gente, sera por certo um relevante ajuda.

    Cumps
     
  18. Re: finalmente o restauro começou

    Boa Sorte e Coragem.

    Um abraço.
     
  19. Re: finalmente o restauro começou

    Ora entao ca vao algumas iamgens do lado negro de qualquer restauro, podres e ferrugemo_O ...
     

    Ficheiros Anexados:

    • a.jpg
      a.jpg
      Tamanho:
      71.9 KB
      Visitas:
      64
    • b.jpg
      b.jpg
      Tamanho:
      92 KB
      Visitas:
      46
    • c.jpg
      c.jpg
      Tamanho:
      115.1 KB
      Visitas:
      56
    • d.jpg
      d.jpg
      Tamanho:
      114.3 KB
      Visitas:
      45
    • e.jpg
      e.jpg
      Tamanho:
      122.5 KB
      Visitas:
      40
    • f.jpg
      f.jpg
      Tamanho:
      141.4 KB
      Visitas:
      41
    • g.jpg
      g.jpg
      Tamanho:
      124.9 KB
      Visitas:
      42
    • h.jpg
      h.jpg
      Tamanho:
      115.7 KB
      Visitas:
      48
  20. Re: finalmente o restauro começou

    Boas.
    Hoje foi dia de me dedicar a chaufage, depois de desmontada, surgiu um pequeno problema... visto que tão depressa não vai ser utilizada, como preservar o radiador sem que ele ganhe mais ferrugem e como tirar a que ele tem:huh:
    Neste momento tenho cheio de agua, pois achei a solução mais indicada, se alguém tiver uma ideia melhor...
    Desde já o meu obrigado pela atenção
    Cumprimentos e bons restauros
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página