Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Renault Mégane 2.0 16V

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Nuno Almeida Santos, 8 Dez 2015.

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Nuno Almeida Santos, 8 Dez 2015.

  1. Ora chegou a altura de vos apresentar um carro que esta na minhas mãos desde 2014, e que a cada dia que passa me impressiona cada vez mais.
    Pois como o titulo diz é um renault megane coupé de 1996, equipado com o famoso motor 2000cc F7R (o mesmo do clio Williams). Basicamente é um carro super discreto um autentico lobo em pele de cordeiro. Pela sua raridade pois em Portugal não se viram muitos, e pelo que sei em França tambem não,parece-me um carro super interessante para coleccionar.
    A nivel estéctico esta original como se quer.:)
    A nivel mecanico desde que o comprei nunca me deu problemas, apesar de neste momento estar ja com 244 mil kilometros.A unica alteração que tem é que esta descatalizado, tendo uma linha de escape completa Grupo N da OMP.
    A nivel dinamico é um carro super eficiente, curva como ninguem, muito bom mesmo.
    Como a idade ja é alguma, a nivel de interiores vai necessitar de estufar as laterais das portas e os bancos, pois o do condutor ja apresenta muito desgaste.

    Mas como o pessoal quer é fotos pois aqui vai:
    IMG_1319.JPGIMG_0943.JPGIMG_1379.JPG
     
  2. Muito interessante... há uns tempos perdi (por muito pouco) uma "drag race" com um contra o meu Primera!

    Muito interessantes do ponto de vista da condução, não totalmente desinteressantes por fora mas de uma semsaboria atroz a nivel de interiores!
    Felizmente naquilo que verdadeiramente interessa, são mesmo muito bons.
     
  3. Boas Carlos,
    sim tem toda a razão, falta-lhe algo que o diferencie dos outros coupes normais algo que faça a diferença como existia no clio williams em relação aos outros clios, assim ha primeira vista a unica diferença é que tem jantes 16 polegadas, e travoes de disco atraz. A nivel de interiores a diferença esta no painel de bordo, que tem fundos em branco, manometro de pressão de oleo, e computador de bordo.
    Ja a nivel mecanico, os 150cv são um regalo, mas o que considero um ponto fortissimo em relação aos concorrentes é a forma como curva ( tenho um primo que tem um Honda crx vtex 150cv, o Honda anda mais, mas quando a estrada é retorcida, não tem vida para o mégane:D:)
     
    António José Costa gostou disto.
  4. @Nuno Almeida Santos até porque esse motor tem a cilindrada á custa de um curso mais ou menos longo... o que faz dele relativamente pouco apetitoso por rotações (como eu gosto) mas depois pelas baixas e médias (sobretudo as médias) é mesmo muito bom em estradas retorcidas... isto aliado ao "savoir faire" da malta da "ranhô" em termos de "ciclistica" faz dele uma arma temivel nesses percursos!
     
    Nuno Almeida Santos gostou disto.
  5. Os fundos brancos dos instrumentos eram opção nos restantes mégane.

    Em casa temos um desde novo, é um 1600. O meu 128 1300 com 75cv anda bem mais. :)

    Gosto do carro e tem sido preservado, não passou dos 100.000 e tem todas as revisões na Renault. Quando o meu Pai o comprou andava na escola primária. :)

    Grande defeito do carro é o peso andar em torno dos 1500kg.

    Parabéns pela opção, também tenciono juntar um 2.0 cabrio ou fechado. Tenho os deixado escapar e secalhar brevemente já vai ser tarde. :)
     
  6. João acredito que o 128 seja bem mais nervoso que o 1.6 de 90cv do megane.:D:
    Quanto ao 2.0 atençao que os megane com o motor F7R do williams so sairam em 1996/1997 e são ja um bocado dificeis de encontrar pois não foram vendidos muitos. Mesmo em França onde vivo e onde comprei o meu, aparece no maximo um ou dois para venda. Uma coisa boa para já, é que por vezes aparecem a bom preço pois são um pouco desvalorizados exactamente pela sua estéctica perfeitamente normal em relação aos irmãos menos potentes. A partir de 1998 ha um Megane com outro motor 2.0 de 140cv ( motor IDE) ai sim ja mais visto a venda, mas, segundo os criticos é um motor muito problemático tanto é que a propria renault descontinuou a produção desse 2000cc.
     
  7. Não ando muito com ele, foi o meu carro aos 18 anos. Talvez devido ao seu peso tem um feeling muito próprio. Largar o capot para fechar até assusta. :)

    Estou invejoso. :)
     
  8. Um coupé com mais de 200k kms diz tudo sobre o seu prazer de condução.
    Não é como os Bentley da vw de 2004 que se vêem por aí com 10k kms. :rolleyes
     
  9. Gosto muito!

    Excelente chassis, bom motor, gosto da estética exterior, não gosto muito do interior, sendo o pior a posição do volante:blush:.
    Agora queremos mais fotos e histórias com a máquina:).
     
    Nuno Almeida Santos gostou disto.
  10. "Descatalizado"!!! Como raio passas isso na IPO? :oo
    Bela máquina!!!;)
     
    Nuno Almeida Santos gostou disto.
  11. Boas Rafael, pois o segredo de o comprar baratinho foi mesmo estar descatalizado e sem inspeção. :)Pois comprei um catalizador usado,quando vai a inspeção é so tirar o catalizador de grupo N,(a linha de grupo N tem uma especie de catalizador onde a sonda lambda é apertada, embora olhando la para dentro não é mais que uma panela oca com uma rede por dentro para fazer alguma resistencia a saida de gazes) e meter o original, sai da inspeção e volta ao normal....descatalizado.;)
    A verdade é que o catalizador é super limitador nas prestações do carro, sem catalizador o carro é muito mais solto,muito mais vivo.
     
  12. Antonio, concordo consigo, principalmente o interior é normalissimo. A nivel de posição de condução penso que a posição do volante ate não é má, o problema é mesmo a posição de condução, é super alta, comparado com os concorrentes directos, os bancos até tem bom apoio lombar, mas parece que vamos sentados num monovolume:D:.
     
    António José Costa gostou disto.
  13. Pois como nisto dos carros com alguns anos nem tudo são rosas, voltou o mesmo problema que tenho desde que comprei o carro. Ora o bocadinho de linha que vai dos colectores de escape á entrada do catalizador esta rota.É uma peça super dificil de encontrar pois é completamente diferente dos outros meganes. Ja foi soldada uma vez, mas esta sempre a abrir. O mais grave é que na Renault ja não tem esta peça para venda, e nas sucatas não aparecem meganes destes. Se por acaso alguem souber de algum carro igual para peças se me puderem informar agradecia......
     
  14. E fazer uma nova?
     
  15. Sendo que não há fartura de carros destes (com este motor), eu diria que em Portugal ainda assim são menos raros do que os IDE que o substituíram!
     
    João Pereira Bento gostou disto.
  16. Parabéns pelo carro, sempre achei piada às linhas!
    Nem sabia que havia esse motor neste modelo, pensava que eram os 1.4, 1.6 e diesel.
     
  17. Obrigado João, sim o carro tem umas linhas muito giras, sendo os interiores menos conseguidos. Quanto a motorização é verdade que a maior parte destes meganes foram vendidos em 1.4 e 1.6. As versões 2.0 são muito pouco conhecidas, havendo um 2.0 de 150cv( motor wiliams) e um 2.0 140cv motor IDE tambem raro. Ha tambem fiquei a saber que em França foi vendido com motor 2.0 de 115cv , no entanto não sei que motor é este....
     
  18. Ora depois de muito pensar como haveria de fazer com a parte de colector rota, então encontrei mesmo perto de casa um senhor que solda a laiser todo o tipo de material. Resolvi o problema com um custo minimo, e tambem resolvi uma dor de cabeça no carro...:D:

    Na parte onde se vé soldado de novo cabia um dedo la dentro tamanho era a rachadela...

    Colector 1.JPG
    Colector 3.JPG

    Agora proxima fase, será pintar o carro todo, e passar todo o interior para péle incluindo o volante que se esta a desfazer ( outro porblema pois é de pele azul quase preta,não sei se encontrarei material igual....)
     
    Nelson C. Santos gostou disto.
  19. O volante é um problema crónico nos mégane.

    Tenho um como novo para o meu. Mas o de origem ainda está muito bom, o carro nunca ficou na rua e tem poucos km. Lembro-me de perguntar na Renault há alguns anos o preço deles novos, 300 e qualquer coisa euros. :)

    Eu não colocava pele. Ou então tentava comprar um interior usado em pele.

    Esta semana chegou-me este livro sobre todo o desenvolvimento do carro. :) Recomendo.

    Mégane tout un programme | eBay

    Adorava ter um dos que correu no troféu. :)

    1.jpg3.jpg

    Eu para testar se o colector tinha ficado bem soldado, batia com ele em cima do BMW várias vezes. :p
     
    #19 João Pereira Bento, 28 Jan 2016
    Última edição: 28 Jan 2016
  20. Boas Joao,
    o teu volante é em pele? eu tenho visto volantes usados em muito bom estado, no entanto não são iguais ao meu que é em pele e com costuras por dentro. Quanto aos interiores, o principal problema é o banco do condutor roto, e as forras laterais todas descoladas. O problema é mesmo não encontrar tecido igual, senão nunca teria posto a hipotese de estufar a pele. ( Agora pensando alto, não sei se na Renault vende estofos novos.....).
    Quando a enfiar com o colector no Bmw, vá não é caso para tal até porque o bicho tem-se portado muito bem ja do alto dos seus quase 16 anos de idade, e daqui a mais uns anos será um classico bem apreciado:)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página