Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Polimento

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Luis C Matos, 6 Ago 2011.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Luis C Matos, 6 Ago 2011.

  1. Boas Pessoal,

    Sobre o método de polimento há muito que se lhe diga, uma vez que cada um os faz de acordo com a sua técnica e tradição.

    Há, pois, como eu já vi quem passe a massa de polir em cima da chapa e após uns minutos de secagem juntam uns panos de polir, que desconfio serem de velhas camiolas, e outros após uma passagem a cobrir a carroçaria lá vão dando uns bons puxões ao lustro.

    Mas a coisa de polir com máquinas tem a ver com técnica e rotações. Se possuirem uma máquina que admita rotações devem sempre fazê-lo com esta em baixa rotação durante o espalhamento do produto (renderá muito mais se o fixerem com a própria boina em vez de o aplicarem à mão) e após uma boa cobertura total da viatura onde se verifica o espalhar numa camada desejável e a cobrir as superfícies é que devem aumentar a rotação da máquina tendo o cuidado de começar do tejadilho e acabar nos fundos das portas, ou seja, um polimento que é de facto "de cima para baixo". Usem boas boinas de lã de carneiro.

    Ainda assim dependerá da qualidade dos produtos que usam, da sua categoria em que se enquadre nas classes de polidores de "corte" (tira riscos da chapa), "polir" (protege a pintura) e "brilho final" (confere maior protecção às intempéries). Um polimento feito por mim contêm estes 3 componentes.
     

    Ficheiros Anexados:

    Nelson C. Santos gostou disto.
  2. Qual a diferença entre o polish e o brilho final :huh::feliz: e qual deles tira os "swirls" :huh:
     
  3. Boa noite meu caro:
    Agradeci que me fornecesse a marca deste rpodutos,uma vez que tenho um carro para polir.
    Cump

    Claudio

    E-mail; rimto850@gmail.com
     
  4. O Polish somente serve para conferir uma capa brilhante à pintura que ao fim de uma série de dias desaparece e tudo tem de ser começado de novo. O brilho final é obtido con ceras cuja fórmula contenha "Resinas" e que dão um efeito muito mais prolongado e mais visível e este é o caso dos carros dos nossos governantes mesmo apesar de terem um tratamento VIP que significará qualquer coisa como pintura de alto brilho a que foi acrescentada mais uma a 3 camadas de verniz "anti-risco".

    Em ambos os casos acima descritos não é dispensável a passagem de novas camadas após umas quantas lavagens. Os "swirls" que vulgarmente são conhecidos por "redemoinhos" só podem desaparecer com uso de ceras de "corte" de modo a desgastar um pouco a superfície e a fazer desaparecer os "swirls" e só depois disto é que pode começar a polir com cera de brilho e finalmente brilho final. No fim desta operação de 3 ceras a viatura não apresenta a olho vivo qualquer risco mas a verdade é que uma pintura riscada só pode ser disfarçada consoante a necessidade e não corrigida senão pintada de nova camada.
     
  5. Não há mistério algum nos Polish usados. Praticamente são todos da conhecida marca 3M. As embalagens são todas iguais mas tanto a cor das tampas quanto o produto tem uma finalidade diferente (consoante a referência) sendo, respectivamente, corte, polish e brilho final.
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Não recomendo o polimento de um carro numa oficina normal. Recomendo sim que o carro seja detalhado num bom profissional do detalhe.

    Já vi carros que de polidos não tinha nada, mesmo quando o serviço era na marca.

    O Jipe do meu sogro foi recentemente pintado e polido, veio numa lastima... faço ideia quanto o homem pagou...enfim.

    O meu carro pode ser pintado mas a seguir vai logo para detalhar.
     


  7. Podem-me indicar a casa que vende estes produtos por e_mail?
    rimto850@gmail.com


    Cump
    Claudui
     
  8. Caro Amigo já recebeu há un minutos atrás uma mensagem privada e outra via e-mail.

    Cumprimentos.
     
  9. Luis, dizes que a cêra de corte faz desaparecer os swirls , mas tem de ser " desgastada " o verniz !! Sendo assim o verniz não vai ficar mais fino e atacar a pintura mais depressa ??:oo
     

  10. Caro Amigo Carlos, a sua pergunta é a mesma que tanto me tem sido feita por muita gente que sabe que sou treinado por 2 mestres com cada um 37 anos de arte e ofício.

    Pois, claro, que asim sucede em todas as pinturas que são polidas. O resto é só uma história que envio por MP a que não pude deixar de te enviar por tentação. Um abraço e boa leitura entre o mistério e a comédia, o teatro e o rocambolesco. A Verdade anda ai.

    Cumprimentos
     
  11. Lido ( e bem) e entendido :D:D Cumps :feliz:
     
  12. Boas,

    Tenho neste momento um carro em restauro, que irá brevemente passar para a fase de pintura e acabamentos etc.

    Obrigado pela útil partilha, se quiser partilhe com o resto da malta essas histórias dos polimentos para aprendermos com a voz da experiência

    Abraços
     
  13. Boas,

    também me pode dizer onde consigo arranjar estes produtos?

    Cumprimentos,
    Marco Matos
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página