Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O amassa-Twingos!

Tópico em 'Clássicos de Trabalho' iniciado por Mike Silva, 27 Out 2008.

Tópico em 'Clássicos de Trabalho' iniciado por Mike Silva, 27 Out 2008.

  1. Alguem esteve na Força Aérea?

    Isto é uma história da "tropa"...e de camiões.

    Lembram-se daqueles camiões MAN de tromba comprida, e de meia-porta, com o degrau ao nivel da cintura? E com um para-choques de 6 mm de espessura, com um guincho do tamanho de um motor de um carro? De tracção ás quatro?

    Esses camiões, oferecidos pelo exército alemão em contrapartida pelo uso da base de Beja, eram a espinha dorsal do transporte todo-o-terreno da Força Aérea Portuguesa.

    Entre os bancos, um conjunto de OITO alavancas, ajudava a propulsionar o camião. As mudanças, engrenadas de um modo bastante sexual, para cima e para baixo utilizando o punho ( Mais não digo), eram seis para a frente...e seis para trás. Altas e baixas.

    A fundo, dava 60. Costumava por um pau no acelerador, entalado no tablier ( de ferro) e ir pela auto-estrada fora, com dois casacos vestidos , passa-montanhas, e o ajudante com um cobertor,ás quatro da manhã de Inverno, a ver a estrada por entre o volante quase na vertical. Nas portagens, tinha de rodar o manípulo na consola de ferro, ligado ao motor, para evitar sufocar o portageiro. O fumo saia do escape pareciam trapos!

    Um dia, ao KM 48 da A1, sentido NS, no alto antes de chegar a Aveiras de Cima, um Toyota Corolla bateu-me por trás, e despistou-se. Ficou completamente desfeito, e a mim apenas me arrancou um gomo do pneu! Dizia que eu estava "parado"! ( Sessenta, sexta a fundo!)

    Mas mais tarde, foi em Tancos que este exemplar ( AM-62-00) ganhou a fama: Parado no estacionamento da agro-pecuária , ficou com uma mudança mal engrenada, e TREPOU para cima de um Twingo novinho em folha! Tinham acabado de sair no mercado.

    Galgou as rodas da frente,embrulhou-o pelo meio do chassis, e galgou as rodas de trás, prosseguindo pelo campo da bola, ao ralenti, até que um soldado lhe deitou a unha e o parou.

    Mais tarde, um cabo com jeito para o desenho, desenhou um simbolo como aqueles que os pilotos desenhavam nas fuselagens quando abatiam aviões Nazis, em que figurava um twingo com uma cruz por cima. Este camião foi depois para o AT1 no Figo Maduro.

    " O amassa -Twingos". O que teria sido feito dele...
     
  2. um desses é que dava jeito para as voltinhas da cidade :p não havia problemas em estacionar :p
     
  3. grande historia!! :D :D :D :D :D nao ha fotos do camião??
     
  4. tadinho do Twingo, já nao basta ser feiozinho (parece um sapo), foi abalrroado:D:D:Disso ai ate sobe montes , imparavel:D
     
  5. Xii, que grande historia, não há fotos do "avião", não estou a ver qual é o veiculo em questão...

    cumprimentos.
     
  6. É este quase de certeza...:D Não é Mike? andei num em Lamego na Operação "Orion" no início de 80.

    2647477292_7b130b7055.jpg
     
  7. "Ca besta!!!!!" :D

    Estes veículos não são pelo menos estimados? Ja nem digo restaurados...

    Quando estiverem irremediavelmente podres mandam-nos compactar e depois dizem, é pá, se tivéssemos pegado nele mais cedo... o_O

    cumprimentos.
     
  8. eu pegando no facto de estar na organizaçao ia tentar junto dos mais antigos por la perguntar pelo famoso amassa-twingos...mas provavelmente será um menino desses nao é??
     
  9. é ca um animal!!! hahahahah :p :p :p :p :p :p
     
  10. Adorei o video:D:D...

    Olhem só a descontração do homem a ver aquilo:D...
     
  11. Sangue frio Diogo , muito sangue frio, não vês a farda :huh:treinado pra matar e ver sangue muito sangue, aquilo não era nada , apenas mais um carro a voar :D:D:D
     
  12. Hum, pelo menos na base aerea de Beja eram ligeiramente diferentes. O capot era todo recto, parecia um caixote rectangular. E tinham uns ferros com umas bolas brancas nas ponta dos guarda lamas que eram para o condutor fazer o "ponto mira" nas curvas. Os portugueses abasteciam os avioes com essas maquinas e força aréra Alemã tinha estes DAF para o Jet A1:

    [​IMG]
    [​IMG]
     
  13. Sei do que falas José mas o Amassa Twingos ou tudo o que lhe aparecesse à frente... :Dacho que eram estes
     
  14. È mesmo esse!

    Embora esse seja dos "mais pequenos" ( Acho que o que está do lado esquerdo, que diz BA6 no para-lamas, é o modelo que falo)

    O filtro de gasóleo disso, era um VASO de vidro! Pouco havia para filtrar. Marchava tudo lá para dentro. E queimava.

    Tinha um manípulo ao lado do condutor para seleccionar o combustível, que dizia " Gasolina-Gasóleo-Outros".

    Aquilo queimava tudo! Até óleo Fula!
     
  15. Ora aqui está a "peça"...Era exactamente um destes...


    http://www.hankstruckpictures.com/pix/trucks/len_rogers/aug2002/batch3/man_stuttgart.jpg


    Noutra operação que participei, estava a chover torrencialmente, e fomos todos a correr para os nossos camiões, e subimos com toda a velocidade para dentro deles. Eu sentei-me no manípulo do extintor,colocado mesmo ao lado do banco do condutor....

    Depois tive de escolher entre um habitáculo irrespirável com pó branco, e o exterior ás seis da manhã a chover torrencialmente...

    Putos novos...
     
  16. Grande bomba... :D

    Isto pode-se mesmo dizer que é um veiculo de guerra!!! :D

    cumprimentos.
     
  17. qual era a especialidade Mike??
     
  18. Maravilhosos Momentos na Taberna ( MMT)
     
  19. loooool
    muito bem...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página