Laqueamento do meu trombone

Marcelo Lacerda

YoungTimer
Olá: peço ajuda para resover minha dificuldade em laquear (laca nitrocelulsose) um trombone. Ele é feito de metal. Usei compressor direto de baixa pressão, esqueitei o instrumento numa caixa com lâmpadas (esquentou bastante) e pistolei. Utilizei a proporção 1 para 1 (laca x solvente). O resultado final foi uma aparência toda picotada martelada. Onde estou errando para ter um resultado final contínuo e brilhante? obrigado
 

Simao Reis

Prego a fundo...
nao percebo muito de trombones mas isso deve ter que ser polido penso eu... mas numa casa de musica devem saber !
 
Ola,deixe-me dizer-lhe que achei muita piada a este post e ri-me mas ri-me muito,bem agora vou tentar ajudar.Bem,voce aqueceu o trombone e muito o que nao deixou a laca acamar(secou muito rapido)e nao produzio o efeito de espelho como desejava,mas isto tem solucao.Agora facca o seguinte,compre 1 lixa 1200 ou de numero superior,penso qe a lixa deve ser 1 folha do tamanho A4,corte e 4 pedaccos iguais,(penso que so vai precisar de 2 pedaccos de lixa)ponha 2 pedaccos de lixa dentro de 1 balde com agua por 15 minutos,pode misturar um pouco de sabao liquido mas muito pouco,agora lixe todo o trombone devagar sem aplicar forcca,so para tirar o granulado que ficou e nao para tirar todo o verniz(atencao).Depois deste trabalho seque bem o trombone,ele deve estar bacco,sem brilho nenhum mas com verniz.Agora volta a aplicar o verniz,pode deitar um pouco mais de solvente,nao muito mais,entao agora ponha o trombone na secagem com calor.Poderia lhe explicar outras coisas,mas so iria fazer confusao.Espero ter ajudado e boa musica :DD.
 

nuno maurício

Veterano
O portál está a evoluir bastante, agora também temos restauros de instrumentos musicais. Desejo-lhe um bom restauro amigo, mas fica a pergunta... será que depois desse trabalho ele pássa na inspecção? :)
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Sempre ouvi dizer que os instrumentos musicais depois de sairem da fabrica não se pintam nem envernizam sequer :DD
É caso para dizer que estamos sempre a aprender.
È um trombone "de varas" ??
Boa sorte nesse restauro.
 
OP
OP
M

Marcelo Lacerda

YoungTimer
Olá a todos: obrigado pelas informações. Caro Rodrigues, gostaste da minha dúvida né??..mas tudo acaba sendo pinturas, seja onde for. No meu caso, é um trombone,...risoss, mas poderia ser meu carro..... Você me deste ótima explicação. Realmente eu pintei com o instrumento quente e certamente não dei tempo da laca acamar. Vou retirar o que fiz com soda cáustica e começar tudo outra vez. Creio que agora dará certo.
Abraços
 
:DD:Dora ainda bem que estamos todos bem humorados:D,permita-me mais uma ajuda.Tenha em atencao a cor do trombone,exemplo,se foor dourado nao tem muitos problemas,mas se este foor prateado pode ter problemas,pela seguinte razao:ha muitas qualidades de verniz,boas e menos boas,as menos boas uma das razoes que eu as qualifico de menos boas E pelo facto,que depois de aplicados(verniz) ficam com coor amarelada,ora se o dito cujo foor prateado,dias depois esta um pouco amarelado:DDe a musica pode nao ser tao boa:Dbrincando abracco.
 
OP
OP
M

Marcelo Lacerda

YoungTimer
Olá Rodrigues: mais uma vez, obrigado pelas informações. O meu trombone é dourado. Ufa, pelo menos não tenho o problema de ficar mais ou menos amarelado....grande abraço
 
Topo