Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Haverá Diferenças No Valor? (4L)

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por José António Maximiano, 16 Fev 2013.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por José António Maximiano, 16 Fev 2013.

  1. Olá caros confrades.

    Esta minha paixão por clássicos faz-me comover, ao ver pessoal jovem a tratar tão mal carros que fizeram história na industria automóvel e não só. Bom mas esse assunto será para expor mais adiante num outro tópico.

    A minha questão presentemente é saber o que dizem os entendidos e proprietários, sobre as diferenças da 4L francesa e espanhola, ou seja, montagens distintas, valores de mercado diferentes.

    Claro que excluo valores sentimentais que geralmente estão associados a muitos dos nossos carros.

    Exponho esta questão por me ter aparecido uma 4L toda de origem muito bem conservada em bom estado. A pintura é de fábrica apesar de se encontrar já sem o brilho normal. Com 109.000 Km de origem e com apenas dois donos dos quais se sabe a história, achei a carrinha um negócio interessante.


    Numa conversa com alguém mais entendido neste modelo, alertou-me que a carrinha era de montagem espanhola. O motor é mais fraquinho e não tão fiável, o travão de mão é diferente e a panela de escape não é no guarda-lamas dianteiro como as francesas.

    Como sempre considerei este modelo um exemplo de fiabilidade, mesmo depois de festejar o 50º aniversário, e, desconhecendo estes pormenores, continuo a adorá-las e a vê-las a rolar e a bater, e os proprietários orgulhosos delas.


    É evidente que não a comprei pelas questões colocadas, até achei isso irrelevante pelo preço apresentado… a questão é que fiz uma promessa a mim mesmo de que não compraria mais carro nenhum, sem restaurar e desfrutar a 100% dos que já tenho.

    Então aqui fica esta questão…


    Abraços.
     
  2. boas a minha 4L é de montagem espanhola já conta com 219 mil km apenas teve um problema ate hoje que foi no motor de arranque, a panela de escape esta no guarda lamas dianteiro. valores já as vi com valores muito dispersos já as vi originais a 300 euros como já as vi a 4500.

    se for uma com montagem portuguesa nesse caso o valor poderá ser mais elevado. mas apenas se o proprietariado souber XD
     
    José António Maximiano gostou disto.
  3. na minha modesta opinião eu acho que todas elas são boas desde que levem a manutenção adequada... qualquer 4l e máquina de guerra :D abc
     
    José António Maximiano gostou disto.

  4. Boas

    Em relação aos valores: nesta altura as 4L's estão bastante inflacionadas em alta.

    A questão da montagem ser Portuguesa, Espanhola, Jugoslava, Francêsa, Argentina...............Desde que tenha sido bem tratada, isto é com as revisões, as mudanças de oleo....e outro tipo de manutenção é e continua a ser um carro com muita fiabilidade, muitas vezes há uns "chicos espertos" que não sabem tratar delas como deve ser, e depois lá se vai a fiabilidade.

    Agora acho que se for uma 4L dos anos 60's ou 70's made in Portugal da Fabrica da Guarda (I.R.L.) vale sempre mais um pouquinho, mas está claro, que tudo depende do estádo em que ela se encontra.
     
  5. Olá :)

    Fico grato a todos pelo esclarecimento.

    Tenho pena de deixar fugir uma espanhola dos anos 80 com tudo impecável, sem ferrugem, apenas a precisar de uma pintura para ficar como nova.

    Bem hajam.

    Abraços.
     
  6. É de comprar isso ;)

    As "espanholas" gastam um pouco mais que as francesas, mas por cá, são mais raras.
    A minha é de montagem Jugoslava.
    Abraço
     
  7. Obrigado Jorge. Pensei que havia muitas... :)
     
  8. As que mais há por cá são as de montagem Francesa ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página