Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 124 special t

Tópico em 'Fiat' iniciado por M Davide F Esteves, 30 Nov 2010.

Tópico em 'Fiat' iniciado por M Davide F Esteves, 30 Nov 2010.

  1. Boas,
    tenho um fiat 124 special t 1600cc 95cv,
    Como o carro veio de italia so teve matricula portuguesa a partir de 199x, e deixou de ir à inspeção, por isso a matricula foi cancelada.
    Para por o carro a circular legalmente tenho que fazer uma inspeção b, e antes disso tenho que ir a um mecanico pra por o motor a 100%.
    No outro dia enquanto navegava pela net achei um motor do coupe so que 1800, é identico ao meu e ta a funcionar 100%.
    Será que compensa mudar o motor? Depois é possivel legalizar?

    Peço conselhos e opinioes..

    Obrigado desde já..;)
     
  2. Numa inspecção tipo B não basta apenas ter o motor a funcionar bem, Davide. Tens de ter a certeza que todos os orgãos mecânicos estão a funcionar na perfeição e que todas as peças que não são de origem estão homologadas para o modelo. Atenção também à corrosão. Tudo que eles considerarem corrosão em elementos estruturais do carro também é motivo para chumbo...
     
  3. O carro ta todo de origem, a pintura ta praticamente nova (tem dez anos mas o carro teve sempre dentro de garagem..
    Acho que a nível de corrosão ta tudo em ordem, mesmo por baixo, tenho receio é ao nivel dos travões e do CO, já lhe sangrei os travoes e ja os desmontei pra ver o estado das pastilhas, as pastilhas não estão muito gastas e mesmo após ter sangrado os travões notei alguma diferença a nível de travagem (pra melhor), mas mesmo assim acho que não esta a travar a 100%.
    A nível de motor puxa bem, só que não aguenta o ralentim e vai abaixo, o distribuidor acho que também não esta 100% e o carburador acho que esta a precisar de levar umas juntas...
     
  4. Parabéns pela máquina!

    O quanto gostava de ter um!

    Quanto á inspecção B, como diz o David Silva, o carro tem de estar a 100% de mecânica, mas convém dar uma olhadela na chapa, pois os Fiats dessa altura têm problemas de corrosão..;)


    Esperamos mais novidades!
     
  5. Parabens pela a maquina...
     
  6. Em relação à troca do motor, o melhor é ir à inspecção com o motor original, e só depois de legalizado então trocar o motor, pois passar numa inspecção B com um motor de cilindrada diferente, obedece a uma série de requisitos, como factura de compra, termo de responsabilidade do mecânico que fez a substituição etc.
     
  7. Davide, se o motor puxa bem não vejo razão para estar a substituí-lo.

    Estes motores são super robustos e se calhar chega uma boa revisão, ver então esse carburador(há uns kits de raparação), platinados,cabos de velas e se não há rachadelas na tampa do distribuidor. Verifica o radiador e todo o circuito de refrigeração.

    Depois é ir à IPO e começar a dar gás :D
     
  8. Alguém sabe se os gajos na inspeção b também verificam se o carburador é igual ao de origem?
     
  9. Quase de certeza que não, não vão lá andar a desmontar a caixa do filtro de ar para ver a referencia, o que podem notar caso este não seja de origem é se existir uma grande flutuação nos niveis de CO emitidos... (caso tenhas um duplo por exemplo)
     
  10. Na maioria dos centros uma reinspecçao B, por matricula cancelada, a verificaçao do "inspector" se asemelha a uma inspecçao A ou seja, normal. Fazem os testes normais, mas tudo, tem que estar operacional. No caso das Inspecçoes B de veiculos alterados (falo dos tunings, acidentados, etc) ai sim fazem outro tipo de testes, para verificar estrutura do carro e originalidade de certas peças.

    No teu caso prepara o carro para uma inspecção normal, nao te esquecendo de pormenores como palas lama, funcionamento das escovas limpa parabrisas e agua, cintos (que no caso do 1600 t devem ser "sem inercia"), farois e direcçao. Se falha numa destas pequenas coisas pode chumbar... e sao mais 100euros.

    No caso do carburador, ninguem vai verificar isso, alem disso os niveis de CO2 nem costumam verificar isso... pelo menos a mim! Mas pelo sim, pelo nao, dá ja uma afinaçao no carburador.

    Verifica se o carro está funcional a 100% e nao vais ter problemas....
     
  11. Por norma, fazem das IPO B um verdadeiro "bicho de sete cabeças". Mas não é.
    Como é óbvio, também não podes ser desleixado e não tomares as devidas medidas preventivas para salvaguardar que a IPO B seja superada logo à 1º tentativa.

    De referir que o motor 1800 cc é igual ao 1600 cc em aspecto exterior, aliás, todos os motores de dupla arvore de cames são semelhantes exteriormente. Por exemplo, tenho aqui um Fiat que supostamente é 1800 e tem lá montado um motor 2000. Na IPO, nunca referiram nada.

    Boa sorte na IPO B.
    Mete umas fotos da máquina, já tive 3 124 ST e foi um modelo que deixou-me muitas saudades, gostaria de ver o teu 124..

    Cumprimentos
     
  12. Os cintos para este caso só são obrigatórios à frente não é?


    cpts
     
  13. Ainda não percebi porque o carro vai à IPO "B" :rolleyes

    Os cintos nesse carro como não tem traseiros não são obrigatórios B)
     
  14. Oh David Sertã, deixa estar isso com 1600.

    Quando muito metias o 1608.
     
  15. A Inspecção B tem um pouco mais de detalhes relativamente à normal, e cuidado com a verificação de componentes mecânicos.

    Embora não haja grande risco por falta de documentação original deste modelo, é possível medir a cilindrada do motor se houver suspeitas de alteração, bem como a potência. Claro que isto depende do nível de "teimosia" do inspector, mas é sempre de garantir o máximo de conformidade do veículo.

    Depois disso, já poderá ser trocado o motor por outro qualquer, todos os twin-cam Fiat são intercambiáveis entre si.

    Quanto ao carburador, vou-lhe enviar uma mnsagem privada.

    Um abraço!
     
  16. Oh Eduardo, onde é que vão detectar 1mm eheh...

    4mm para o 1756 ainda vá que não vá, mas não creio.
     
  17. Vai à ipo b porque como o carro veio importado de italia, so teve a matricula portuguesa a partir de 1994 acho eu, e por isso não foi abrangido pela aquela lei que os carros anteriores a 85 não ficavam sem matricula por falta de ipo..
     
  18. Mais uma trapalhada do (des)governo para sacar mais algum.
     
  19. Pois a data da matricula é que conta o_O
     
  20. Bem Após a época mais fria e mais chuvosa, aqui o st decidiu sair à rua, visto que ele não gosta assim muito de frio, nem de estrada molhada nas curvas..

    Brevemente inicia-se-ao os trabalhos para o pôr 100% a nível de mecânica..
    Aqui deixo algumas fotos do bicho, que estava mesmo a precisar de uma limpeza..

    Ver anexo 213064

    Ver anexo 213065
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página