Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat 124 Special T 1400

Tópico em 'Fiat' iniciado por pedromatos77, 3 Dez 2008.

Tópico em 'Fiat' iniciado por pedromatos77, 3 Dez 2008.

  1. Aqui vai uma foto da máquina. Futuramente coloco mais conforme o for colocando a meu gosto. Para quem não me conhece, já tive 5 Fiat's 124 sendo este o 6º!
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Aqui vai ela:
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    E tem fotos dos outros?
     
  4. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Tenho fotos dos meus ex-124's, depois coloco.
     
  5. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    grande máquina!

    que aconteceu aos outros?
     
  6. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    6?!!!

    Também fiquei com curiosidade em saber que aconteceu aos outros! ;)
     
  7. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    É sempre bom ver fotos de Fiat´s..
     
  8. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Bela máquina. Um dos carros mais rápidos do seu tempo. O 1.6 e claro.
     
  9. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Então vamos lá tentar explicar o que aconteceu aos outros. Apenas não tenho fotos de um deles, porque comprei-o e nunca o fui buscar!! Esse actualmente já deve fazer parte de uma lata de coca-cola! O 1º foi um 124 ST 1600 verde de 1974, foi prái em 2000 e andava e trabalhava. Ainda lhe comprei uma bomba de gasolina, mas também precisava de uma de água e tinha uns podrezecos. Havia pouco dinheiro e como queria era um que desse para usar no dia-á-dia acabei por o vender para uma pessoa que tinha um de rally e aquele seria para treinos. Sei que essa pessoa já vendeu esse e o de rally e por isso perdi-lhe o rasto. A seguir veio um 124R de 72 azul. Comprei-o ao 1º dono e usei-o regularmente sem lhe fazer nada e depois vendi-o a um entusiasta de carros italianos. Nessa altura cheguei a ter 2 124's, sendo o outro um 124 1ª série de 1968 beige. Esse nunca trabalhou muito bem mas, estava bastante bem conservado(original). Um amigo fez-me uma prosposta por ele e aceitei. Pagou-me e nunca o veio buscaro_O. Mais tarde pediu-me se arranjava comprador para o carro, e assim fiz. Foi para um bate-chapa que o restaurou e ainda o tem e costumo vê-lo de vez em quando(vai uma foto dele restaurado). Voltando ao 124R azul......passou cerca de um ano e o carro aparece á venda:D, comprei-o outra vez e voltei a usá-lo regularmente, até aparecer outro amigo que comprou-o porque o Pai tinha tido um igual e lá foi ele novamente. Sei que já foi outra vez vendido para uma pessoa que gosta de restaurar Fiat´s mas desconheço o seu estado e paradeiro actualmente.

    Uffaaa....já vai longo.....

    Mais tarde veio o 124 ST 1600 branco. Ganda máquina!! Muito podre mas com IPO e óptimo de motor. Curti muito com eleB). Até que cheguei a conclusão que não tinha dinheiro para o restaurar como ele merecia e vai de o vender. Foi para onde veio(Norte), e actualmente está restaurado de chapa e de motor, mas penso que ainda não circula.( Vou tentar deixar aqui o link do restauro).

    Agora voltou o bicho dos 124's e fui buscar este ST que está no inicio do tópico.

    Pelo meio tive outros clássicos não Fiat, tal como o Audi 100 coupe S 1973, Ford Anglia 1967, Volvo 164 1970, Taunus 17M 1965, Bmw 320 E21 1981, Datsun 1600SSS 1969, Bmw 518 1982, Renault 9 Turbo 1988.

    Sou adepto de clássicos e gostava de ter estes todos ao mesmo tempo, mas como não tenho possibilidades para isso vou tendo um de cada vez e tentando usufruir o máximo possivel de todos eles. Vou arranjando uns trocos para os comprar e dar pequenos jeitos neles mas, não me parece que algum dia vá ter dinheiro para restaurar um a sério. Com o dinheiro da venda de um compro outro e entrei neste ciclo que apesar de não ser muito inteligente, não me arrependo porque fui tendo vários clássicos que de outra maneira não seria possivel. Apenas me arrependo de não os ter vendido por mais dinheiro:p! Tenho um fraco por alguns Fiat's, mas acima de tudo gosto de clássicos, desde a Austin até á Zastava.
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    adorei ver o audi 100s coupê que teve! nao tem mais fotos dele?! esse modelo é lindo!! :huh:
     
  11. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Tenho, aqui vão:
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Faltam ainda o 124 coupê o spider e o special.
    Não desistas, e continua pelo menos tens conseguido que os 124 tenham oportunidade contra um abate prematuro.
    São carros muito eficazes e á frente do seu tempo.
    Pessoalmente gosto muito do 124 r
     
  13. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Excelentes máquinas, parabéns...

    cumprimentos.
     
  14. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    ainda ontem vi um Audi destes!

    é o A5 de antigamente!
     
  15. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Gosto muito(adoro) desses modelos que falas mas........... acho que se pudesse comprava um 124 carrinha como esta que está á venda. São pancadaso_O
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    o 124 1600 ST branco foi vendido para onde?
     
  17. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Acho estes clássicos umas máquinas de primeira, de facto muito à frente do seu tempo.

    Continuo a achar estes motores "bialbero" muito parecidos com os dos Alfa-Romeo da mesma época, o que é que os especialistas da matéria dizem?
     
  18. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    "Eia Man... kaganda Audizorro!!" :O
     
  19. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Grandes máquinas,

    Por acaso de toda a gama 124 só me falta mesmo é ter uma berlina, porque já tive a 124 Familiare, Coupés e Spiders com fartura!

    De momento estou a ponderar seriamente adquirir um 124 ST que conheço aqui perto, além do mais dava jeito ter um carro com tecto de chapa para os dias miseráveis de chuva em que o Spider não pode andar na rua (precisa de uma capota nova, e também não gosto muito da ideia de o molhar muito). Ainda estou a tentar decidir-me entre arranjar o 127 ou investir no 124, mas estou mais virado para esse. Falta é o espaço... Ai quem me dera uma garagem com o quádruplo do tamanho!!..

    Também adorei a minha 124 Familiare, foi uma máquina fabulosa, e mesmo com os seus humildes 1200 cc andava que era uma loucura (o diferencial curto também ajudava bastante...), e chegou a dar 145 km/h! Foi para a Madeira, quando fiz uma redução de stock drástica há uns anos, mas deixou muitas saudades.

    Aliás, ainda hoje continuo a dizer que gostava de ter era uma 124 Familiare Special T, isso sim é que era um 124 à maneira! Gosto muito de carrinhas, e se conseguisse combinar o luxo dos acabamentos, a mecânica e performance do ST com a carroçaria da carrinha, seria um sonho!

    Caro amigo António, o twin-cam da Fiat é muito próximo do da Alfa, com uma diferença significativa apenas: o bloco da Fiat é em ferro e o da Alfa é em alumínio. O peso joga a favor do Alfa, mas a rigidez do Fiat garantiu sempre uma robustez e fiabilidade que o Alfa nunca teve. Em termos de performance é difícil comparar porque a Alfa sempre teve especificações mais puxadas, enquanto a Fiat apostava na fiabilidade e facilidade de manutenção, mas a versão 1608 cc dos 124 Sport com dois carburadores duplos tinha 110 cv, o que não andava muito afastado do 1600 da Alfa.

    O motor pode facilmente ser preparado a níveis altíssimos, com rendimentos perfeitamente equiparados aos Alfa, pois efectivamente é um motor de competição "amansado" para uso em estrada. Ainda hoje é uma escolha muito popular em competições a vários níveis, devido à facilidade de obtenção de bons desempenhos e robustez.

    Aliás, até a Alfa já usou motores derivados destes... nos Alfa 155 DTM. Com sobrealimentação, chegaram a dar mais de 400 cv... uma carga com a qual o bloco da Alfa nem sonharia! Mas que para o Fiat não era novidade nenhuma, basta ver o Lancia Rally 037 e o Delta S4, que também tinham motores destes, e chegaram a ter mais de 500 cv, ao juntar o compressor volumétrico com o turbo.

    Um abraço a todos!
     
  20. Re: 1972 Fiat 124 Special T!!!!

    Parabéns pelas máquinas.... É pena que qualquer restauro por pequeno que seja custe uma fortuna... Também deveríamos ter ajudas do estado como os "bancos"..... Sempre fazemos conservação do "patrimonio". Sempre que passamos na rua com a máquina a malta recorda sempre outros tempos(....este é igualzinho ao que o meu avô teve....)e quando passa um grande "BMW" novo só pensamos (... deve ser Banqueiro.... ou ainda: este recebe fundos da CEE....). Um dia vais conseguir fazer um restauro a sério não desistas.... O mais importante é o gozo que dá ter carro diferente de todos do nosso dia dia....
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página