FIAT 124 Special (Recuperação/Restauro)

Este motor é Lampredi? É OHV! Na wikipedia li que é 1400 OHV, tem alguma peça em comum com o do Spider?
A avaliar pelo estado do segmento e se só tem 96000kms, o filtro de óleo ainda será o que saiu da fábrica...

Sim, o motor do 124 é Lampredi, e foi a base do desenho que depois evoluiu para o twin-cam. No entanto, e embora partilhem as dimensões internas e fossem rectificados nas mesmas máquinas na fábrica, poucas são as peças em comum. O bloco é completamente diferente, os pistões também. Partilham alguns componentes como bielas, bronzes, e nalguns modelos dizem que a cambota é idêntica mas não tenho a certeza. A bomba de óleo e a da água também são iguais, mas de resto pouco os une.

Nesta altura o Lampredi estava a esticar as asas no gabinete de projectos, e embora este tenha sido ainda projectado com a arquitectura clássica de árvore de cames no bloco, varetas e balanceiros, já se estava a ultimar um desenho mais sofisticado com a árvore de cames na cabeça (desenho esse que foi logo implantado pela Lada), embora ainda movida por corrente. O twin-cam foi desenvolvido em paralelo, e esse foi o pioneiro do uso das correias de neopreno. Logo de seguida veio o SOHC do 128... e nunca mais abrandou. Ainda assim, este motor, embora mais simples, ainda deu muito de falar e rodar, e moveu de tudo desde 127's (o motor Brasil é derivado deste) até aos 131 (só os últimos é que passaram a ter um SOHC).

O caso deste motor é mesmo de muita negligência a nível de óleo, a avaliar pelo estado miserável dos segmentos (só um pistão não tem segmentos partidos, já os tirei hoje de manhã) e bronzes (danificados).

Desconfio que deve haver galerias obstruídas no circuito de lubrificação, e só não deve ter sido pior porque o aditivo que juntei ao óleo quando lhe fiz a revisão inicial deve ter ajudado a fazer circular alguma coisa. A goma que tem por dentro de todo o motor deve ser igualada no interior das galerias, e se pensarmos que algumas são estreitas, podemos imaginar o que lá vai... :wacko:
 
Boa tarde
Mas que grande treta :( , é por estas coisas que em todos os carros que tive e tenho cumpro a mudança do óleo na altura correcta e com óleo de qualidade.
Já agora como é que consegues te certificar que todos os canis de lubrificação ficam limpos e desentupidos?
 
(...)
Já agora como é que consegues te certificar que todos os canis de lubrificação ficam limpos e desentupidos?

Tenho um diagrama que mostra todas as galerias internas do circuito, vou passá-las todas com a pistola de lavagem, se possível depois de passar com um arame. Na cambota vou abrir todas as galerias e limpar, depois mostro aqui. As que mais me preocupam são as internas das bielas, que devem estar bem entupidas pelo aspecto e desgaste dos segmentos e pistões. Logo mais eu mostro.

Eduardo, Excelente, admiro os seus trabalhos e sigo-os atentamente os na mira de aprender algo que sinceramente não me atreveria a fazer, e digo isto a nível de interior do motor e da caixa bem como a correia.
Os meus agradecimentos pelo modo com apresenta os seus trabalhos.

Obrigado pelos comentários, é bom saber que apreciam o nosso trabalho e que poderemos contribuir alguma coisa para o conhecimento geral, é essa a ideia! :)

Um abraço a todos!
 
A gatinha ainda percebe mais de derrubar ferramentas do que de mecânica propriamente dita, mas é uma companhia sempre bem disposta... :)

Para trabalhos destes, a grua dá imenso jeito. A minha tem passado muito tempo desmontada por falta de espaço, mas é uma ferramenta essencial numa oficina. Além de motores, já serviu para muita outra coisa, incluindo carroçarias... tanto aqui como no quintal do meu vizinho. E o suporte de motores é outro investimento (pequeno, não é assim tão caro) essencial, vale bem a pena.

Vou continuar a reportar as coisas aqui ao pormenor, se tiveres alguma dúvida diz... qualquer dia começas a montar os teus também! ;)

Tenho uma mossa na mala do 128 que foi derivada a umas coisas que um gato derrubou. Já não tenho o gato, tenho apenas a "feliz" triste recordação. :)

Para colocar os motores, levanto a frente do carro empurro o motor lá para baixo e depois na viga da garagem com um guincho é içado. Não é assim tão caro, só que não tinha muita coisa, apesar de compressor, ferramentas gerais ter. Tudo o que não era bom não resistiu à primeira desmontagem de um 128 ferrugento. :)

É bom divulgar isto do motor, muita gente tem a ideia que se o motor trabalha é um erro abrir. Acho fundamental para evitar gripar por exemplo e salvar/preservar o motor. Uma cambota do 128 tira-se terra que dá para cultivar alfaces. :)

Eu sei reunir os ingredientes todos, sei onde se colocam, sei as doses e preparar tudo. Só que não sou Cozinheiro, as ervas aromáticas, o sal e outras especiarias tem que ser alguém com mão e muito experiente. Tenho uma vontade de montar motores brutal, caixas de velocidades assustam-me muito. :)
 
Boa noite Eduardo,

Mas que excelente report e trabalho que para aqui vai.
Gabo-te a coragem! :)


Só tenho que te agradecer toda esta reportagem fotográfica, pois sei que por vezes é um pouco chato pararmos o que estamos a fazer para tirar fotografias.
 
Caro Eduardo:
Por dentro, com que produto lavou o motor?

Ainda não lavei, vai ser amanhã a primeira investida. Tenho dois desengordurantes que vou testar, qualquer um bastante agressivo. Um deles é o já famoso Mistolin, que é basicamente hidróxido de sódio (se a memória não me falha), o outro já não sei. Mas com a camada de borra que aquilo tem, vai ter mesmo de ser à bruta, e não vai bastar aplicar o produto e lavar com a agulheta como tenho feito, vai ter de ser esfregado de certeza.

(...) É bom divulgar isto do motor, muita gente tem a ideia que se o motor trabalha é um erro abrir. Acho fundamental para evitar gripar por exemplo e salvar/preservar o motor. Uma cambota do 128 tira-se terra que dá para cultivar alfaces. :)

Eu sei reunir os ingredientes todos, sei onde se colocam, sei as doses e preparar tudo. Só que não sou Cozinheiro, as ervas aromáticas, o sal e outras especiarias tem que ser alguém com mão e muito experiente. Tenho uma vontade de montar motores brutal, caixas de velocidades assustam-me muito. :)

Nunca se deve perder a oportunidade de rever o motor... este é mais um daqueles casos que até ficamos de boca aberta a pensar como é que ele ainda trabalhava. Mas é preciso saber-se o que se faz, porque para o olho menos treinado, pode parecer tudo normal. Nas galerias da cambota costuma haver lixo à grande, porque ali o óleo é constantemente centrifugado. Se isso já acontece num motor em condições, imagina como estará este...

Quanto à montagem, vai acompanhando então, que quando chegarmos à fase da montagem eu vou tentar ilustrar tudo ao detalhe. Já no meu diário de bordo do Spider mostrei tudo com bastante pormenor, mas vou perder algum tempo a retratar e explicar tudo.

Boa noite Eduardo,

Mas que excelente report e trabalho que para aqui vai.
Gabo-te a coragem! :)

Só tenho que te agradecer toda esta reportagem fotográfica, pois sei que por vezes é um pouco chato pararmos o que estamos a fazer para tirar fotografias.

Obrigado Hugo,

Sim, o grande problema é mesmo esse, e por isso é que por vezes salto certos passos, especialmente na desmontagem, porque tenho sempre as luvas imundas e não vou pegar na máquina assim, tenho de estar sempre a limpar-me para fotografar. Mas vale a pena porque tenho gosto em partilhar o que faço e se possível transmitir algum conhecimento e encorajar-vos a ir um pouco mais além.

Daqui a pouco já ponho as fotos do resto da desmontagem.

Um abraço a todos!
 
Bons trabalhos, dá gosto ver.
Eduardo nestes casos não equacionas um outro motor para substituição, a reparação pelo que vejo será coisa para muitos euros.
Esse motor foi mesmo maltratado, muito semelhante a um que abrir o ano passado duma R4 1.1 com 200mil.
Cumprimentos
 
Se o carro fosse meu eu reparava o motar atual
Aparentemente, à primeira vista, arranjar outro motor parece ser boa opção, mas, quando se compra uma coisa usada nao sabemos o estado em que se encontra.
Reparar o motor é praticamente que ter um motor NOVO e como tal, pode fazer muitos kms sem problemas.
 
Última edição:
Bons trabalhos, dá gosto ver.
Eduardo nestes casos não equacionas um outro motor para substituição, a reparação pelo que vejo será coisa para muitos euros.
Esse motor foi mesmo maltratado, muito semelhante a um que abrir o ano passado duma R4 1.1 com 200mil.
Cumprimentos

Não sei se para o 124 se consegue motores novos dentro da caixa Fiat! Para o Fiat 128 por exemplo aparecem. :) Não são baratos.

Ideal é reparar este claro, um para substituição mesmo que venha de um carro de uma freira que ia sempre à Fiat ninguém pode garantir nada. Uma boa reparação pode não ficar barata mas se bem feita oferece alguma garantia e só se gasta dinheiro uma vez.

Já perdi a conta a pedidos de motores para Fiat 128. Grande parte quer um motor para montar sem abrir, em bom estado e barato. E mesmo quando é dado é um problema, ofereci um bloco de 128 a um senhor, pagava os portes apenas, ainda assim queria que lhe garantisse que estava novo não fosse pagar os portes e não estar bom. :)
 
João Pereira Bento e Claudio Vilas
Concordo convosco, o motor original é sempre de conservar,e deste modelo não haverá muitos motores para venda, e em bom estado ainda serão menos. Mas nesta coisa das retificadoras, como em tudo, é preciso ter sorte com o profissionalismo.
 
Bons trabalhos, dá gosto ver.
Eduardo nestes casos não equacionas um outro motor para substituição, a reparação pelo que vejo será coisa para muitos euros.(...)

Francisco, já tens aqui algumas respostas, mas a ideia é mesmo aquela que já deram. Um motor usado continua sempre a ser uma carta fechada (mesmo o pouco uso não é garantia de muito), e desde que não haja danos estruturais graves, o material de reparação é acessível, por isso mais vale refazer este e ficar com algo que dá confiança para muitos km. Um motor novo não é fácil de encontrar, e ficaria muito acima do valor da reparação.

Esta é uma vantagem destes clássicos de grande produção, pelo menos da experiência que eu tenho com os Fiat é que as peças costumam ser muito acessíveis e de boa qualidade, pelo que a reparação dificilmente é inviável.
 
Francisco, já tens aqui algumas respostas, mas a ideia é mesmo aquela que já deram. Um motor usado continua sempre a ser uma carta fechada (mesmo o pouco uso não é garantia de muito), e desde que não haja danos estruturais graves, o material de reparação é acessível, por isso mais vale refazer este e ficar com algo que dá confiança para muitos km. Um motor novo não é fácil de encontrar, e ficaria muito acima do valor da reparação.

Esta é uma vantagem destes clássicos de grande produção, pelo menos da experiência que eu tenho com os Fiat é que as peças costumam ser muito acessíveis e de boa qualidade, pelo que a reparação dificilmente é inviável.

É bom saber que o material ainda é acessivel. Acho que faço parte do grupinho crescente fã do 124, e assim é sempre bom estar informado para uma futura aquisiçao;)
 
Bom, retomando a história, estamos na fase de desmontagem final do bloco. O passo seguinte foi extrair a engrenagem que move o distribuidor e bomba de óleo, que é movida pela árvore de cames nestes modelos com came no bloco (nos twin-cam é movida pelo veio auxiliar). Para a tirar, basta um íman ou um pau fino para a extrair pelo orifício do distribuidor:

IMG_5957_zpszee6tfud.jpg

Depois disto, desaparafusei as restantes bielas da cambota, e empurrei os pistões para fora. Aqui podem ver o panorama, que mais começa a parecer um filme de terror versão motoresca...

IMG_5958_zpsdcekq5mn.jpg

O total são 4 segmentos em pedaços. Três só partiram em dois (os de cima), mas o cilindro número 3 tinha o segmento do meio feito em frangalhos... :wacko:

IMG_5959_zpsitiqkjnw.jpg

Isto deveu-se provavelmente a falta de lubrificação nas camisas, pelo que todas as galerias de óleo terão de ser escrupulosamente investigadas.

No bloco, o passo seguinte foi tirar esta coisa gosmenta que debaixo da borra tem uma bomba de óleo... são apenas dois parafusos (já soltos na foto) que a seguram ao fundo do bloco. Podem ver o chupador bastante sujo. Vai ser lavada por fora, e depois será desarmada para verificar por dentro.

IMG_5962_zpsrbcdjm0r.jpg

Depois de tirada a bomba, já vemos toda a cambota e temos mais acesso à parte de baixo.

IMG_5963_zps2hbewlyd.jpg

Em cima podem também ver que ainda estão os dois parafusos na traseira da cambota para poder prendê-la, pois falta desapertar o carreto da árvore de cames...

IMG_5964_zpsp9gmgnhl.jpg

Depois de solto, sai e leva a corrente consigo... mais um para a pilha.

IMG_5965_zpsgv1k8eln.jpg

No bloco ficou a came, ainda presa pelo freio que é seguro por dois parafusos (debaixo da gosma, claro).

IMG_5967_zps3kmpkcsl.jpg

Depois de destravada, a came está solta e pode ser extraída, mas para saír facilmente convém primeiro dar-lhe uma volta completa, pois ainda pode estar travada pelas tuches. Com uma volta ela empurra-as todas para cima e fica a passagem desimpedida.

IMG_5968_zpsrxbmxna7.jpg

Depois disto é só puxá-la para fora. Uma vez fora, podem-se empurrar todas as tuches para fora do bloco também (disto não tenho fotos, cravei o miúdo para fotografar e ficou tudo desfocado...). Convém que fiquem por ordem, pois se forem para reutilizar é preferível que estejam montadas no mesmo sítio onde já acamaram.

O passo seguinte é a extracção da cambota, desapertando todos os apoios.

IMG_5972_zpslsejjpjq.jpg

No meu caso, faltava também ainda tirar o painel traseiro que segura o retentor da cambota, que se vê na foto de cima em baixo à direita.

Depois de tudo desapertado, removem-se os apoios da cambota (normalmente custa, mas torcendo para a frente e para trás acabam por aliviar).

IMG_5976_zpsutcunpze.jpg

E assim, pegando em cada uma das pontas, pode-se extrair a cambota para fora. Atenção que podem vir alguns bronzes dos apoios pegados a ela, se forem para reaproveitar é preciso ter atenção a esse pormenor.

IMG_5977_zpsmpmvrefd.jpg

No bloco ficam então apenas as metades de cima dos bronzes (as de baixo deve ter saído com os apoios).

IMG_5978_zps9me4lllq.jpg

Ali ao fundo vêem-se os bronzes de encosto, que regulam a folga que a cambota deve ter em termos axiais (ou seja, movimento para a frente e para trás), fica um de cada lado do bronze da traseira.

IMG_5979_zpsahtvldeu.jpg

(aqui vêem-se mais mal, mas a chave está a apontar para eles)

A cambota, miraculosamente, parece ter escapado à carnificina... há por ali alguns traços, mas nada de danos. Vai ser medida para ter a certeza que não está desgastada abaixo do admissível, mas para já as impressões são positivas.

IMG_5980_zpsqblw7srm.jpg

Estes são os apoios mais marcados, mas não há nada de danos físicos no metal, pelo menos aparentemente.

IMG_5981_zpsfvh1m6oc.jpg

Obviamente só a medida dos apoios dirá se estão dentro da cota de desgaste, mas normalmente o desgaste é irregular e nota-se ao toque.

No bloco, os bronzes contam uma história pouco agradável... os mais sortudos escaparam com um desgaste mais ou menos regular, mas significativo, como se pode ver pela alteração da superfície.

IMG_5985_zpshqea6tpy.jpg

Outros têm marcas de terem sido danificados por detritos arrastados pelo óleo... normalmente são eles quem pagam, pois são significativamente mais macios que a cambota ou o bloco, logo servem de fusível.

IMG_5986_zpsurxo4lez.jpg

Além destes, ainda há os bronzes da came, mas esses à primeira vista não parecem ter sofrido tanto... estão é sujos.

IMG_5988_zpsibtk04mj.jpg

Bom, e o bloco está basicamente pronto para lavar... é só tirar os bronzes do banco.

IMG_5989_zps16sedjt3.jpg

Aqui vêem-se melhor os bronzes de encosto. Notem que há dois, mas ao contrário dos que dão apoio, está apenas uma metade de cada lado do apoio (vê-se a pontinha do outro por trás). Não há outra metade por cima.

IMG_5990_zpsa0cs6vtq.jpg

E já juntámos uma boa dose de peças... umas quantas das quais vão parar ao lixo.

IMG_5991_zpshcrfhfwp.jpg

Aqui vê-se o calo ao topo de uma das camisas no bloco, fotografada de baixo...

IMG_5993_zpsdd9pktr0.jpg

A cambota ainda precisava de remover o carreto da distribuição, estava agarrado pela gosma, mas nada que um extractor de rolamentos não resolva em dois minutos. E assim está pronta para limpar e medir.

IMG_5995_zpsuhfzcbhd.jpg

Aqui podem ver o estado de uma das piores capas de biela... houve aqui muito mau trato.

IMG_5997_zpsz0fc9vs7.jpg

Bom, e daqui terminei a fase de desmontagem, segue-se a lavagem. Mas para não tornar isto demasiado pesado, vou passar para outro post. Até já, continua dentro de momentos.
 

Anexos

  • IMG_5957_zpszee6tfud.jpg
    IMG_5957_zpszee6tfud.jpg
    437.7 KB · Vistos: 22
  • IMG_5958_zpsdcekq5mn.jpg
    IMG_5958_zpsdcekq5mn.jpg
    397.9 KB · Vistos: 22
  • IMG_5959_zpsitiqkjnw.jpg
    IMG_5959_zpsitiqkjnw.jpg
    423 KB · Vistos: 22
  • IMG_5962_zpsrbcdjm0r.jpg
    IMG_5962_zpsrbcdjm0r.jpg
    440.8 KB · Vistos: 22
  • IMG_5963_zps2hbewlyd.jpg
    IMG_5963_zps2hbewlyd.jpg
    402.7 KB · Vistos: 22
  • IMG_5964_zpsp9gmgnhl.jpg
    IMG_5964_zpsp9gmgnhl.jpg
    404.3 KB · Vistos: 23
  • IMG_5965_zpsgv1k8eln.jpg
    IMG_5965_zpsgv1k8eln.jpg
    485.5 KB · Vistos: 22
  • IMG_5967_zps3kmpkcsl.jpg
    IMG_5967_zps3kmpkcsl.jpg
    455.6 KB · Vistos: 22
  • IMG_5968_zpsrxbmxna7.jpg
    IMG_5968_zpsrxbmxna7.jpg
    463.5 KB · Vistos: 21
  • IMG_5972_zpslsejjpjq.jpg
    IMG_5972_zpslsejjpjq.jpg
    382.2 KB · Vistos: 22
  • IMG_5976_zpsutcunpze.jpg
    IMG_5976_zpsutcunpze.jpg
    431.7 KB · Vistos: 22
  • IMG_5977_zpsmpmvrefd.jpg
    IMG_5977_zpsmpmvrefd.jpg
    394 KB · Vistos: 21
  • IMG_5978_zps9me4lllq.jpg
    IMG_5978_zps9me4lllq.jpg
    452 KB · Vistos: 21
  • IMG_5979_zpsahtvldeu.jpg
    IMG_5979_zpsahtvldeu.jpg
    421.5 KB · Vistos: 22
  • IMG_5980_zpsqblw7srm.jpg
    IMG_5980_zpsqblw7srm.jpg
    395.8 KB · Vistos: 21
  • IMG_5981_zpsfvh1m6oc.jpg
    IMG_5981_zpsfvh1m6oc.jpg
    478.6 KB · Vistos: 22
  • IMG_5985_zpshqea6tpy.jpg
    IMG_5985_zpshqea6tpy.jpg
    276.3 KB · Vistos: 21
  • IMG_5986_zpsurxo4lez.jpg
    IMG_5986_zpsurxo4lez.jpg
    522.4 KB · Vistos: 21
  • IMG_5988_zpsibtk04mj.jpg
    IMG_5988_zpsibtk04mj.jpg
    517.4 KB · Vistos: 21
  • IMG_5989_zps16sedjt3.jpg
    IMG_5989_zps16sedjt3.jpg
    461.1 KB · Vistos: 21
  • IMG_5990_zpsa0cs6vtq.jpg
    IMG_5990_zpsa0cs6vtq.jpg
    386.6 KB · Vistos: 21
  • IMG_5991_zpshcrfhfwp.jpg
    IMG_5991_zpshcrfhfwp.jpg
    458.3 KB · Vistos: 21
  • IMG_5993_zpsdd9pktr0.jpg
    IMG_5993_zpsdd9pktr0.jpg
    260.6 KB · Vistos: 21
  • IMG_5995_zpsuhfzcbhd.jpg
    IMG_5995_zpsuhfzcbhd.jpg
    436.6 KB · Vistos: 21
  • IMG_5997_zpsz0fc9vs7.jpg
    IMG_5997_zpsz0fc9vs7.jpg
    394.6 KB · Vistos: 22
Gostei de rever a desmontagem de um motor Fiat OHV. A última que vi foi ao vivo e fiquei sujo...

Adorei a abordagem subtil à porca central da polie... Nota-se que já desmontaste muitos motores Fiat. :D
 
Voltar
Topo