DÚVIDAS na COMPRA de CLÁSSICO ou PRÉ-CLÁSSICO

Caros Elementos do Fórum


Ando muito hesitante, na compra de um carro em assunto e que pretendo usar no dia a dia e que se resumem a estas duas alternativas, pois foram as que me apareceram e que acho mais aliciantes:

BMW E30 320i de 1984 c/ 130.000 km afiançados pelo livro de revisões em dia, c/ dir. assist., v.e., t.a. manual, J.l.l., f.nev., retrov. eléctr., computador de bordo, Volante desportivo (3 braços em couro) e sem A.C..

VOLVO 480 Turbo de 1991 c/ 90.000km, que não sei se são garantidos, com os extras normais com que vinham de origem.

Sinceramente não sei o que escolher, pois ambos estão por valores semelhantes, (o Volvo custa menos 400€) e agrada-me qualquer deles, apesar do meu coração puxar um pouco mais para o BMW.
Tenho algum receio dos consumos do BMW, apesar de eu não ser de puxar, ando mais numa condução calma (até já tenho 60) e só uma vez por outra é que estico em estrada um pouco.

Agradeço todas as vossas opiniões.

Abraço
 
qualquer um deles é interessante.

o coração leva-me sempre pra BMW, mas o VOLVO tb é muito interessante e muito invulgar com prestações muito boas e os consumos não são inferiores aos do BMW.
 

Andre.Silva

Trapatony
EU seguia para o BMW, pois além de um motor muito fiável, o E30 é um dos modelos mais emblemáticos do mundo.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
José Alves...

Na minha opinião e assim por alto...

(nunca tive um ou outro mas conheço que tenha)

Esteticamente é tipo "eu tenho dois amores e não sei de qual gosto mais". O Volvo é bem conseguido, mais arrojado e tem uma personalidade própria, já o BMW possui umas linhas equilibradas com uma conjugação de sobriedade clássica e agressividade desportiva raramente atingidas. Por estes motivos terão sempre o seu lugar como clássicos.

A nivel de consumos os BMW será provavelmente mais gastador. Tenho ideia de que o motor do BMW 2Litros e 6cilindros se comparado com o 2.5L, tem pouca cilindrada para o numero de cilindros/peças em movimento, o que o torna um pouco preguiçoso no arranque inicial (tudo é relativo) e um pouco gastador. Este aspecto poderá ter tido alguma influência na escolha do motor de 4cil. para o M3-E30. Já o Volvo que para o bem e para o mal tem mecânica de origem Renault gastará menos e será um pouco mais rotativo. Como é obvio o 6 cil. BMW terá um trabalhar mais nobre.

A nivel de fiabilidade é obvio que o BMW será sempre superior ao Volvo. Conheço quem tenha tido Volvos destes e ficado cheio de pequenas avarias irritantes mas com reparações caras.

Aguardo com curiosidade testemunhos de quem tem exp. real nestes carros.


nuno g
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Ricardo,


Poderá haver excepções mas creio que são todos de origem Renault. Vou ver um artigo da Autoretro de há uns meses para confirmar.


nuno g
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Segundo a Autoretro de Fevereiro de 2009.

Volvo 480;
Primeiras séries com motor 1721cc do R21, com as opções atmosférico ou turbo e últimas séries com o motor 2L da Renault Espace.

Caixa manual Renault ou automática ZF.


Valores em frança: 3000eur para um 1800ES em bom estado e 4500eur para uma rara versão GT (100 exemplares produzidos)

Referem problemas constantes nos vidros da frente e de infiltrações de água na zona traseira do habitáculo, o que me parece pouco para o que já ouvi dizer. Referem também que as ultimas versões 2000cc são mais fiáveis.

Gosto muito destes carros completamente fora do baralho e com carroçaria tipo "Break de Chasse/Shooting Break.
 
Se dá mais importância à estética e à exclusividade, a escolha é o 480.

Se previligia a qualidade global de construção e aprecia um carro de linhas bonitas e muito equilibradas e que em princípio não dá problemas, a escolha é o E30 320i.

O 480 foi feito para ser um carro diferente, com classe em que o design vinha em 1º lugar, relegando para segundo plano a qualidade de materiais e o sentido práctico que um carro deve ter.

Eu já tive um 480 turbo e apesar de todos os defeitos adorei aquele carro! Super motor, super estilo e ao resto não se dava importância...:D

Já o E30 foi um carro nascido de um projecto com "cabeça,tronco e membros". E nasceu bem :D A prova é ver a quantidade de E30 que ainda circulam todos os dias.
A qualidade de materiais destes carros é referencial. Os motores, exceptuando o M40 1.6 e 1.8 que precisam de muita atenção na manutenção, são indestrutíveis e os 6 cilindros 2.0 , 2.3 e 2.5 têm uma suavidade de funcionamento e um som que não deixam ninguém indiferente.

Tenho um E30 320i Cabrio há 10 anos ( o Nuno Granja já o conduziu há uns anos ;)) e acho que nunca o venderei.

Para mim o E30 6 cilindros, todos os aspectos somados, é um dos melhores carros de sempre.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
José...


Sobre Shooting Breaks

O Volvo 1800 ES tem carroçaria Shooting Breaks, um dos tipos que mais me agradam e no genero talvez seja a opção mais acessivel.

Alguns exemplos de Shooting Breaks, literalmente carrinha de caça, consiste na transformação normalmente com base num coupe desportivo ou versão de fábrica do mesmo tipo de carro, em carrinha destinada ao transporte das caçadeiras e o cão... teoricamente claro, pois muitos poucos devem tido usados dessa forma.

De contrutores generalistas..
O antepassado do Volvo 1800ES, o... Volvo P1800ES...
VOLVLP1800ES.jpg

Um BMW...
BIMMERTORING1.jpg

Um Lancia Betta HPE (lembro-me de a ver como carro de serviço da equipa F1 da Ferrari num GP do Estoril algures nos anos 80...
LANCIAHPE2.jpg

Passando a produções mais pequenas...
Dois Aston Martins..
ASTONMARTIN.jpg
ASTON2.jpg

Um Reliant Scimitar GTE conhecido por ter sido muitos anos o daily drive da princesa Ana de Inglaterra...
SCIMITAR2.jpg

Jensen Healey
Dois Aston Martins..
JENSEN1.jpg



Produções artesenais...
MUSTANG.jpg

Os meus favoritos...
Um que gosto muito (excepto os retrovisores), o Porker "944 Cargo", transformado por um pequeno artesão alemão...
944CARGO.jpg

E para mim a Shooting Break das Shooting Breaks...
LINX_EVENTER2.jpg
EVENTER1.jpg
O Jaguar XJS Eventer transformado em inglaterra pela Linx Motors...divinal.


Mais em
http://shooting-brake.com/
 

Anexos

  • VOLVLP1800ES.jpg
    VOLVLP1800ES.jpg
    63 KB · Vistos: 1
  • BIMMERTORING1.jpg
    BIMMERTORING1.jpg
    38.1 KB · Vistos: 1
  • LANCIAHPE2.jpg
    LANCIAHPE2.jpg
    14.1 KB · Vistos: 1
  • ASTONMARTIN.jpg
    ASTONMARTIN.jpg
    28.9 KB · Vistos: 1
  • ASTON2.jpg
    ASTON2.jpg
    30.6 KB · Vistos: 1
  • SCIMITAR2.jpg
    SCIMITAR2.jpg
    23.5 KB · Vistos: 1
  • JENSEN1.jpg
    JENSEN1.jpg
    27.3 KB · Vistos: 1
  • MUSTANG.jpg
    MUSTANG.jpg
    29.9 KB · Vistos: 1
  • 944CARGO.jpg
    944CARGO.jpg
    28.1 KB · Vistos: 1
  • LINX_EVENTER2.jpg
    LINX_EVENTER2.jpg
    46.5 KB · Vistos: 1
  • EVENTER1.jpg
    EVENTER1.jpg
    24.2 KB · Vistos: 1

Carlos Vaz

Pre-War
Bom... começando por ser "curto e grosso": Volvo 480 Turbo "all the way"!

Sei que esta minha opinião não vai ser popular, mas a verdade é que para mim o e30 só tem mesmo interesse se fôr o 325 (estou a deixar M3 e 320 IS de lado). O 320 I tem um motor completamente amorfo e sem interesse... a suavidade do 6 cilindros neste caso volta-se contra o carr, sendo que um 318 IS acaba por ser muito mais interessante.
Depois em termos esteticos, o carro só é verdadeiramente interessante se tiver alguns extras, se fôr uma versão base torna-se um bocado sensaborão, mesmo em termos de comportamento, se não tiver uma suspensão de jeito e um autoblocante também está longe de ser uma referencia.
É verdade que a qualidade de construção é um dado interessante mas... estamos a falar de um carro de trabalho ou de um futuro classico para disfrutar... é que se o analizar-mos á luz dos parametros actuais não há nenhum que preste!
Quanto ao Volvo, temos um "colector" que vai ser provavelmente tão raro quanto o seu antecessor, carregado de estilo, quer no exterior quer no interior... será sem dúvida um carro que vai fazer virar cabeças se estiver realmente em bom estado.
Será certamente mais frágil e poderá ter que ser fiabilizado ao nivel da mecânica, que até é de guerra, sofre é dos problemas comuns aos sobrealimentados... tubos e mais tubos que de vês em quando desenfiam e é um problema... mas isto pode ser fiabilizado e até é atenuado pela baixa pressão deste carro.
Quanto ao comportamento está longe de ser uma referencia, mas... (sei que vou ser muito polémico) deixará um e30 a milhas (se este não tiver nenhum tipo de "goodies" montado).

Polémico? Talvêz. Ajudei? Duvido. ;)
 

Rui Miguel Cunha

YoungTimer
Na minha opinião BMW E30 será sempre um emblemático BMW e um óptimo clássico, já para não referir que um 6 cilindros é um motor capaz de tremer o chão xD

Abraço
 
eu concordo com o que se disse do e30, principalmente pelo Nuno. Foi sempre um carro que me deslumbrou.

gostei de ler o que o Antonio Carvalho disse sobre o cabrio, que nunca o venderá!!! compreendo-o bem.

Quanto ao Volvo tenho que confessar que é um carro que praticamente desconheço por isso saber que o motor é Renault constituiu para mim uma enorme surpresa.

Por acaso eu até sei de um em bom estado, de um dono extremoso. A estética é interessante, mas o que é certo é que eles têm desaparecido.
 
Carlos Vaz disse:
Bom... começando por ser "curto e grosso": Volvo 480 Turbo "all the way"!

Sei que esta minha opinião não vai ser popular, mas a verdade é que para mim o e30 só tem mesmo interesse se fôr o 325 (estou a deixar M3 e 320 IS de lado). O 320 I tem um motor completamente amorfo e sem interesse... a suavidade do 6 cilindros neste caso volta-se contra o carr, sendo que um 318 IS acaba por ser muito mais interessante.
Depois em termos esteticos, o carro só é verdadeiramente interessante se tiver alguns extras, se fôr uma versão base torna-se um bocado sensaborão, mesmo em termos de comportamento, se não tiver uma suspensão de jeito e um autoblocante também está longe de ser uma referencia.
É verdade que a qualidade de construção é um dado interessante mas... estamos a falar de um carro de trabalho ou de um futuro classico para disfrutar... é que se o analizar-mos á luz dos parametros actuais não há nenhum que preste!
Quanto ao Volvo, temos um "colector" que vai ser provavelmente tão raro quanto o seu antecessor, carregado de estilo, quer no exterior quer no interior... será sem dúvida um carro que vai fazer virar cabeças se estiver realmente em bom estado.
Será certamente mais frágil e poderá ter que ser fiabilizado ao nivel da mecânica, que até é de guerra, sofre é dos problemas comuns aos sobrealimentados... tubos e mais tubos que de vês em quando desenfiam e é um problema... mas isto pode ser fiabilizado e até é atenuado pela baixa pressão deste carro.
Quanto ao comportamento está longe de ser uma referencia, mas... (sei que vou ser muito polémico) deixará um e30 a milhas (se este não tiver nenhum tipo de "goodies" montado).

Polémico? Talvêz. Ajudei? Duvido. ;)

A sua opinião é tão bem vinda como todas as outras, simplesmente não posso aceitar o que diz sobre o e30, nomeadamente que é sensaborão!!!

Isso é algo que os BMW nunca foram!
 

Carlos Vaz

Pre-War
simplesmente não posso aceitar o que diz sobre o e30, nomeadamente que é sensaborão!!!

Isso é algo que os BMW nunca foram!

É off tópic e por isso não continuarei esta conversa por aqui mas tenho que dizer que uma coisa é a imagem de uma marca, outra os seus modelos de topo e outra ainda a sua gama completa!

Sim, há BMW sensaborões e o 320 i e30 é um deles (e não o unico)!
Isto não tem nada a vêr com gostos (há uma boa meia duzia de BMs que gostaria muito de ter na minha garagem). A minha marca de eleição é a Alfa Romeo e... eu também achava que não havia Alfas sensaborões até... ter experimentado uma Nuova Giulietta 1.6... E... como não os experimentei todos certamente haverá mais alguns!
 
Carlos Vaz disse:
Bom... começando por ser "curto e grosso": Volvo 480 Turbo "all the way"!

Sei que esta minha opinião não vai ser popular, mas a verdade é que para mim o e30 só tem mesmo interesse se fôr o 325 (estou a deixar M3 e 320 IS de lado). O 320 I tem um motor completamente amorfo e sem interesse... a suavidade do 6 cilindros neste caso volta-se contra o carr, sendo que um 318 IS acaba por ser muito mais interessante.
Depois em termos esteticos, o carro só é verdadeiramente interessante se tiver alguns extras, se fôr uma versão base torna-se um bocado sensaborão, mesmo em termos de comportamento, se não tiver uma suspensão de jeito e um autoblocante também está longe de ser uma referencia.
É verdade que a qualidade de construção é um dado interessante mas... estamos a falar de um carro de trabalho ou de um futuro classico para disfrutar... é que se o analizar-mos á luz dos parametros actuais não há nenhum que preste!
Quanto ao Volvo, temos um "colector" que vai ser provavelmente tão raro quanto o seu antecessor, carregado de estilo, quer no exterior quer no interior... será sem dúvida um carro que vai fazer virar cabeças se estiver realmente em bom estado.
Será certamente mais frágil e poderá ter que ser fiabilizado ao nivel da mecânica, que até é de guerra, sofre é dos problemas comuns aos sobrealimentados... tubos e mais tubos que de vês em quando desenfiam e é um problema... mas isto pode ser fiabilizado e até é atenuado pela baixa pressão deste carro.
Quanto ao comportamento está longe de ser uma referencia, mas... (sei que vou ser muito polémico) deixará um e30 a milhas (se este não tiver nenhum tipo de "goodies" montado).

Polémico? Talvêz. Ajudei? Duvido. ;)


Puxando a brasa para a minha sardinha, se o e30 for um M20, famoso "baby six", não tem a rapidez do 480 turbo mas em andamento, é muito superior. Mais confortável, equilibrado e seguro. Para mim o e30 é o ponto de partia da bmw para a rivalta e isso também se deve ao sucesso do m3 em pista. Alias este é um facto pelo qual o seu carro também passa, sobrevalorização devido aos êxitos das versões de topo, neste caso o m3.
Quanto ao não existir nenhum que preste, á luz dos parametros actuais, não pensaria assim, é completamente errado. Se falar-mos de um 325 i estamos a falar de 170 cavalinhos repletos de sonoridade, fiabilidade, qualidade de construção, torque e acima de tudo muita classe. Agora e30´s ainda se ve bastantes (principalmente 316, 318, 320) o que me leva a querer que a compra do Volvo também será uma boa opção devido á sua escassez. Abraços
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Carlos Vaz disse:
Bom... começando por ser "curto e grosso": Volvo 480 Turbo "all the way"!

Sei que esta minha opinião não vai ser popular, mas a verdade é que para mim o e30....

Polémico? Talvêz. Ajudei? Duvido. ;)

Carlos,

Opiniões diferentes é que fazem a riqueza dos forums. Aquelo tipo de gente com quem me cruzo nas escadas e não sei se vão a subir ou a descer é que não trazem qualquer tipo de mais valia.


nuno g
 
Topo