Como vitaminar o meu 1000 ;)

José Henriques

YoungTimer
Recentemente adquiri um mini 1000 de 74 que se encontrava em avançado estado de decomposição....
O antigo dono abandonou o restauro e colocou o mesmo na rua sem vidros e com a chapa "crua".... fundos novos... paineis novos.... um autentico atentado à inteligência!! ;) mas bem que o achei e prontamente resolvi ficar com ele.....
escusado será dizer que o trabalho de meses foi por agua abaixo... a chapa ja estava igual ou pior do que tinha sido encontrada....
agora que ja começa a dar ares de saude ;) vou tirar o motor pra ir tudo pra pintura e comecei a pensar como posso vitaminar um pouco o meu 1000....
será que me podem dar alguns conselhos? ou alguem que tenha feito o mesmo?
tenho um amigo que num rasgo de inteligência magnânime ao tirar o motor do mini... colocou um de um swift..... mas eu como quero deixar descendencia... acho que isso é muito agressivo.... ;) sugestões?
obrigado
 
OP
OP
J

José Henriques

YoungTimer
Pois é Hugo... estava à espera de algumas respostas fervorosas e montes de sugestões... mas parece que os entusiastas estão a descansar ;)
bora não se acanhem...deitem cá pra fora :p
cumprimentos
 
OP
OP
J

José Henriques

YoungTimer
Eu pensar nisso... até ja pensei... o problema é que parece que estão em vias de extinção e quem os tem, já os banhou a ouro!! ;)
Sei que existe procura... mas não exageremos!! :D de qualquer forma, a ideia da cabeça trabalhada já me tinha ocorrido, as melhorias são significativas? existe mais algum motor que fique por ali bem? Sem exagerar evidentemente...
:cool:
 
Viva,

Podes fazer tanta coisa...

Eu apostava num setup semelhante ao que o David referiu, mas existem setups mais extremos e agressivos, tipo aplicação de uma cabeça dohc de uma mota BMW.

É uma questão de gostos e mo€das...

Abraços.
 
atenção à fiabilidade da preparação senão cada vez que andas tens de afinar alguma coisa ou abrir o motor...

ter um clássico com um motor desportivo mas estar sempre com problemas não serve para nada...
 
Pedro Miguel (Mini Racing) disse:
eu fiz o mesmo no meu...;)

Ficam brutais! Ele arranja-os com bastante facilidade nem sei como, vai a sucatas e coisas do género. Algumas pessoas do mundo dos minis devem conhecê-lo, mora em Santa Eufemea em Leiria, já teve uns 16 minis, desde pickups, mini ima... Agora tem um dos anos 50 com a idade dele e está a preparar um cooper dos mais antigos. Tem lá parado uns 2 ou 3 motor do mg metro :D Eu bem queria um mini baratito para ir restaurando com ele, mas só me calham fiats (127 e 600) :p
 

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
Olá amigo José,

Em 1994 comprei para o meu Mini de 1984 já com o bloco A+, e sem pretender fazer publicidade, o seguinte material:

MINISPORT STAGE 3 – 998cc/1098cc (Mini Sport Tuning kit “A”)

2 Carburadores SU HS2 (Twin 1.1/4” SU), respectivo Colector e Filtros de ar K&N

Culassa “MINISPORT STAGE 2” – 998cc
Válvulas 29mm Admissão, 25mm Escape, guias em aço e molas + fortes

Linha de Escape 3-2-1 “Mini Sport LCB exhaust manifold”


+

Árvore de Cames “MINISPORT CA3” – ST 731 Fast Road/Rally
Power Band: 2500-7000 Rpm
Valve Lift (mm): 0.320
Duration: 2680
Timing: 24-64/59-29
VC (mm): 0.016
LTDC: 1100

Bobine “Lucas Sports Ignition Coil”

Pistões “Hepolite Flat Top - 998cc”

É claro que ainda se poderá melhorar mais o motor mesmo sem aumentar a cilindrada (cambota, volante, cx. veloc., diferencial, enfim... haja €) mas o que foi feito já lhe melhorou muito as performances e deixou os travões ainda mais ineficientes, será um aspecto a rectificar quando houver disponibilidade assim como a suspensão que ainda é a de origem. Já aprendi que aumento de performances implica melhoramentos nos sistemas de travagem e suspensão, se não quisermos alguns valentes sustos. Só por acaso é que ainda não amolguei a lata mas já estive muito perto (mais por causa dos travões).

Boa sorte nessa transformação e parabéns pelo Mini.

P.S.- E fotos da máquina não há?
 
Última edição:
Pois… consoante a potencia que lhe meteres tens de colocar capacidade de travagem ao mesmo nível e como é obvio primeiro atacar os travões e só depois o motor.

Cpts.
 
OP
OP
J

José Henriques

YoungTimer
Sim essa também é uma das minhas preocupações.... porque depois de ter o menino pronto.... não me apetece ter de voltar a fazer arranjos;) depois é só usufruir ;)
quanto as sugestões que me têm dado, parecem-me todas muito interessantes mas vou ter muito em conta o que foi dito em relação á fiabilidade e resistência dos componentes... até porque tenho outros projectos clássicos em andamento e depois os euros não chegam para tudo!!
Quanto as fotos vou colocar o mais breve possivel, uma vez que tenho andado mais aplicado nos clássicos de duas rodas...tenho tido pouco tempo e é sempre mais fácil num bocadinho que se tenha, resolver algumas coisas :cool:
Tenho uma Mz 150 ets , um Kadett B Fastback, o mini.... e ando a procura de um Capri para depois de finalizar estes;) se alguem souber de algum...até pode estar sem documentos;)
 
Topo