Combustíveis "Simples" em clássicos

Mário Macedo

Datsunbat
É isso mesmo!!! E eu não quero nem 95 nem ouvir falar em Low Cost!!!

Os nossos clássicos querem é Super....e falta que faz!!!
 

Mário Macedo

Datsunbat
E pronto...lá andei eu a falar nos males das gasolinas e gasóleos Low cost...que...pois...

Tenho um BMW E92 que só levou até à 2 semanas atrás Ultimate Diesel, Repsol 1+ e quando havia, G-force!

Hoje acendeu a luz do motor no mostrador, dirigi-me à oficina na marca e adivinhem???? Pois...o gasóleo que lhe tenho posto avariou a válvula EGR e entupiu o radiador de escoamento de partículas...

Isto porque, para meter BP tenho que ir a Castelo Branco, e como lá não vou com a mesma frequência deixei acabar o gasóleo e pus Galp aqui na terra, não do simples...mas...cá para mim deve ser muito parecido!

Bastaram 60 euros para uma conta de 350 euros em oficina!!!

E o governo continua a gostar desta decisão...já ganhou mais 23% com a minha avaria...

Cumps.
Mário
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Ó Mário, acho muito estranho isso acontecer assim de repente e com apenas um depósito... não é uma coisa que aconteça de um dia para o outro.
 

Mário Macedo

Datsunbat
Verdade Eduardo, mas lá na BMW disseram-me que desde há 2 meses que têm acontecido diversos casos de válvulas a avariarem, coisa que antigamente só acontecia perto dos 200.000 km's...a minha tem 130.000 agora.

Eu ligo isto à qualidade das gasolinas porque quando pus o gasóleo normal o motor perdeu potência...notei principalmente com o AC ligado e nas recuperações de velocidade, e lembrei-me agora mesmo que ainda fiz há coisa de 2 meses duas viagens ao Porto com Repsol deste novo...não sei, coincidências...mas é de facto estranho!

Tenho pena de que o nosso país quando atinge um patamar elevado de qualidade em qualquer coisa, venha uma lei para deitar tudo por terra e começar tudo de novo!

Esta nova lei é um aberração...e aqui onde moro, os donos da GALP dizem que por semana nem 50 litros de gasóleo simples vendem, e a gasolina simples ninguém a quer...enfim!!

O que notei na minha carrinha foi o cheiro que largava a frio...parecia óleo de fritar batatas...é que ela não pode levar bio-diesel...será que a GALP anda a fritar batatas???

Abraço
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Mário,

Sinceramente eu também acho estranho, a não ser por contaminação do combustível onde atestaste.
Em carros a gasóleo relativamente mais recentes, a grande preocupação será, impurezas no combustível, contaminação do mesmo com água, em gasolineiras, com pouco movimento, depósitos em mau estado, etc.
Nos meus carros a gasóleo tento sempre que o depósito não baixe do 1/4, mas o ideal seria nunca descermos de metade por causa das "porcarias" que o gasóleo tem dentro dos nossos depósitos de combustível e que vão semi-flutuando dentro do mesmo.

Por aqui a maioria coloca o gasóleo normal. Eu sempre ou quase sempre coloco normal, no entanto é raro utilizar gasolinas de postos low-cost. Nunca tive até hoje problemas devido ao combustível, e a maioria dos meus carros ultrapassam os 200.000Km antes de passarem para outras mãos.

É sempre uma situação chata e complicada:(.
 

Mário Macedo

Datsunbat
Verdade António...e acredite que fiquei mesmo muito surpreendido, porque nós dos clássicos até andamos dentro de muitas coisas, neste caso o das gasolinas!

Aqui onde moro confio a 100% no posto GALP e nos combustíveis que lá são vendidos, eu penso é que das duas uma, ou a minha carrinha anda entupida por causa do retorno dos gases e dos colectores, porque ela nem deixa o escape sujo, ou trata-se apenas de potência ligada ao uso de sempre de combustíveis aditivados.

Estou na esperança de que quando mudem a dita válvula, o radiador e me façam a revisão ao turbo e colectores que eu pedi na oficina para fazerem, que faça mais km's que desta vez.

Mas já não digo nada...ainda estou tentado é comprar mais um 1200 e fazer dele o carro de dia-a-dia!

Abraço
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Viva Mário,

Se não te importas trata-me por tu, pois estou a fazer o mesmo;).
Se não tens escape sujo óptimo, o filtro de particulas está a fazer o seu trabalho, e significa que nunca te metes-te a alterar parâmetros das UCE, ou se alguém as alterou sabe muito bem o que está a fazer.
É extremamente difícil e até parvo da minha parte estar a fazer prognósticos do teu E92, no entanto se me permites umas perguntas.
A válvula que falas é a EGR?
Alguma vez trocas-te o caudalímetro ou sensor massa de ar? Não tenho de cabeça que aconteça nos N47, mas em vários modelos temos erros da EGR e a avaria é do sensor indicado.

O intercooler presumo que seja da própria EGR, porque pedis-te para reverem o turbo e os colectores?
Infelizmente a realidade que verifico é que com os valores cada vez mais restritos a cumprir, as EGR's tem vindo a ter uma duração cada vez menor:(.

Abraço e boa sorte na resolução do problema.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Os diseasel modernos nunca deviam usar gasóleo normal, já que o desempenho destes motores só se consegue garantir com combustível de uma qualidade consistentemente alta, quer da base em si quer dos aditivos. Com coisas de segunda, a centralina passa o tempo a tentar aproveitar ao máximo o pouco que o combustível dá, e a contornar os limites. Isto tudo dá um motor com desempenho comprometido e um maior stress dos componentes do sistema.

É por isso que estas falhas não me surpreendem... antigamente era preciso um 2500 para dar 90 cv, agora tiram-se mais de 100 de metade dessa cilindrada. Alguma coisa tem de ceder... e os fabricantes estão bem cientes disso, mas desde que o carro sobreviva aos dois primeiros anos, estão safos.
 
Topo