Circuito de Vila Real - 25 e 26 Julho de 2009

Nuno Andrade

Pre-War
Pedro Tiago disse:
eu sei foi a 2 anos e fiquem vidrado, e entao os wtcc bem foi a loucura.

infelizmente o ano passado não deu mas este ano:p estou la batido:huh: e agora com essa nova atracão...
abraços

Pedro, o Wtcc foi na Boavista, este tópico é do Circuito de Vila Real... ;)

Se calhar queres-te referir ao Ptcc, não?

cumprimentos.
 

Guilherme C.

YoungTimer
O Team BIP foi um dos visionários do automobilismo acreditando, em 1972, a 100% no automobilismos português, na sua capacidade representativa, nos seus pilotos e no impacto mediático.

O Team BIP foi a primeira equipa portuguesa na alta roda do automobilismo internacional, dotado de um orçamento anual de 25.000€ (5.000 contos) estando envolvida no Campeonato Nacional de Velocidade, no Mundial de Marcas e no Europeu de Sport 2 litros. A equipa era financiada pelo Banco Intercontinental Português que conseguiu alcançar resultados impensáveis para uma estrutura vinda deste recanto da Europa.

Em provas tipo “sprint”, como a de Vila Real, apenas era utilizado um piloto por carro, ocupando o “cockpit” dos Lola T-292 os consagrados pilotos Carlos Gaspar e Carlos Santos. O primeiro possuía um impressionante palmarés, que a nível nacional (2 títulos), que a nível internacional (1 título em F3). O segundo, considerado um virtuoso, possuía grande experiência na condução de máquinas potentes tende arrecadado três títulos nacionais com viaturas Porsche, modelos 906 e 907.

A Organização desta 42ª Edição do Circuito Automóvel de Vila Real traz até à capital do desporto automóvel o sport-protótipo conduzido por Carlos Gaspar e Carlos Santos, nos anos setenta, piloto que protagonizou algumas das mais empolgantes corridas de resistência realizadas em Portugal, e que contribuíram para tornar as corridas de Vila Real num efectivo cartaz Cultural.

In: Sportmotores
 

Anexos

  • 13735.jpg
    13735.jpg
    23.5 KB · Vistos: 84

Ricardo Correia

YoungTimer
Era só para avisar aos possiveis interessados, que a apresentação do 42º Circuito Automovel de Vila Real se vai realizar no centro comercial Dolce Vita pelas 17h do dia 14 de Julho. ;)
 

pedro vaz de carvalho

Timpeira Classic Cars
Circuito de Vila Real

O Circuito de Vila Real, onde tive o prazer de correr nas classes Turismo (Alfa Romeo GTA), GT (Ford GT40), Fórmula 3 (Brabham BT21) e Sport-Protótipos (Lola T-280 em 1972 e Lola T-292 em 1973) sempre foi, para mim e para os pilotos que conheci nos países europeus onde tive o prazer de defender as cores portuguesas, um dos grandes daqueles tempos.

Circuito de Vila Real -

E um dos grandes, para além do invulgar perímetro da sua pista, e da velocidade e beleza e perigosidade que ela encerrava, que naquela época eram elementos constituintes do desporto automóvel, no sentido de ser considerado "irmão mais novo" do famoso Nurburgring que estava no topo da classe incomparável das pistas europeias. Mas, se me é permitida uma como que furtiva lágrima, sobretudo do maravilhoso ano de 1973 e do recorde absoluto daquela pista ainda hoje junto ao meu coração, 2m19s120 à média de 178,173 km/h, Vila Real era superior a todos as outras pistas que conheci pelas suas gentes, pela sua determinação em serem os melhores, pelo calor com que acolhiam pilotos, mecânicos e os carros, e a indisfarçada vaidade de nos terem no seu meio. Para não falar no tradicional "para além do Marão".


Regressar a Vila Real especifica e exactamente àqueles anos de ouro do automobilismo português e internacional, desde a maravilha daquela pista até ao contexto actual do desporto automóvel não será possível. Mas é possível, sim , Vila Real "regressar ao futuro", aquelas suas gentes e o seu calor não mudaram, a vontade de serem os melhores é certamente a mesma, " para lá do Marão..." estará hoje mais rico e determinado que nunca. E mesmo considerando um circuito necessariamente adaptado às necessidades de uma cidade em crescimento e de uma legislação internacional cada dia mais exigente, o facto é que ali se poderão realizar corridas, porque as pistas permanentes, hoje em dia, já se transformaram em circuitos anoréxicos e sem espírito e sem alma, eternizarão os circuitos citadinos como "la creme de la creme" do desporto automóvel.


O Team BIP foi o primeiro patrocinador em Portugal a acreditar em 1972 ao nível de 100% no automobilismo português, na sua capacidade representativa e nos seus pilotos. Tive a honra e o prazer de ser escolhido pelo BIP para pôr em marcha a definição do que eu concebia dever ser uma representação condigna e altamente respeituosa da confiança e sobretudo do dinheiro do sponsor, ganhando em Portugal perante oposição igualmente bem montada e representando o País condignamente no estrangeiro, e ali tentar também ganhar. E porque os pilotos portugueses eram e são, que os de hoje são iguais aos de ontem, ou até melhores, capazes de o fazer, ganhámos cá e lá. E, sem os acontecimentos de 1974, estava já esquematizado que nos anos seguintes passaríamos dos Sport-Protótipos para a Fórmula 2 e, com as facilidades da F1 de então e depois de cuidadosos estudos e preparação, para uma equipa a representar Portugal na Fórmula 1.
 

Anexos

  • Vila Real 73.jpeg
    Vila Real 73.jpeg
    25.2 KB · Vistos: 4

Ricardo Correia

YoungTimer
Circuito automóvel espera atrair 50 mil pessoas

Vila Real 160 pilotos vão competir nas ruas da cidade num "novo produto turístico de adrenalina"

A organização do Circuito Automóvel Dolce Vita de Vila Real espera atrair este ano 50 mil pessoas à capital duriense. A 42ª edição vai decorrer nos dias 25 e 26 de Julho. Promete mais adrenalina e animação.
No terceiro ano após o regresso das corridas a Vila Real, em 2007, a organização (Clube Automóvel de Vila Real, Câmara Municipal e GlobalSport) diz-se mais preparada para guindar o evento a um lugar cimeiro no panorama nacional do automobilismo português. Porém, há uma lacuna que está a emperrar mais altas ambições, nomeadamente a internacionalização do circuito: a falta de umas boxes mas adequadas.
Ontem, durante a apresentação pública da iniciativa, o presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, disse que as actuais boxes, junto à Avenida Osnabruck, "não satisfazem ninguém", mas sobretudo não agradam à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. "Estamos a fazer tudo para que em 2010 possamos ter umas novas boxes e a meta junto à recta de Mateus", salientou.


A ser concretizada esta ambição, talvez em 2010 a organização já possa afirmar com toda a convicção que Vila Real acolhe um circuito internacional de automobilismo, recebendo provas oficiais dos campeonatos do Mundo e da Europa. Não que este ano já o não refira, mas fá-lo com a modéstia necessária que o cartaz exige. A única prova com pilotos estrangeiros é o Grande Prémio Cidade de Vila Real, para carros históricos de turismo e grande turismo. "A prova desenvolve-se em seis países da Europa e alguns desses pilotos vêm a Vila Real", garantiu Paulo Costa, director-geral da GlobalSport.
O responsável acrescentou que estão inscritos 160 pilotos, divididos pelo Campeonato Nacional de Velocidade, Clássicos e pelo Grande Prémio Cidade de Vila Real. Em relação à prova dos carros históricos, o responsável da GlobalSport diz saber de "portugueses que estão a comprar carros para participar, o que torna o circuito uma coisa única e mítica". Destaque ainda para a presença em Vila Real de um carro de Fórmula 1 que vai ser conduzido pelo piloto português Rodrigo Gallego. Todo o conjunto de atractivos leva Paulo Costa a considerar que Vila Real receberá no fim-de-semana das corridas, "nunca menos de 50 mil pessoas".

O Circuito tem este ano o apoio da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. O presidente, Melchior Moreira, justificou-o com a intenção de "lançar um novo produto turístico de adrenalina" para "ajudar a projectar" o Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. A ideia é criar, no Norte do país, um conjunto de eventos ligados ao desporto motorizado, juntando o Circuito Automóvel de Vila Real ao Circuito Automóvel da Boavista e ao Red Bull Air Race, ambos no Porto.
Na cidade vila-realense ultimam-se as obras de adaptação das artérias do circuito. Ontem, os trabalhadores da Câmara que instalavam rails de protecção na rua Casimiro de Oliveira admitiam já terem ouvido reclamações dos moradores, que vêm por estes dias a sua circulação condicionada, nomeadamente no acesso às garagens das casas e às passadeiras. O autarca, Manuel Martins, reconhece que há sempre queixas e até pede "desculpa às pessoas", lembrando, porém, que "não há nada que se faça que não traga algumas preocupações".

retirado do JN, ediçao 15/07/09
 

Ricardo Correia

YoungTimer
Aqui esta a lista para o fim de semana...
Pergunto me onde param os estrangeiros? :huh:
 

Anexos

  • CIRCUITO DE VILA REAL LISTA DE INSCRITOS - CPRES.pdf
    20.1 KB · Vistos: 21
  • CIRCUITO DE VILA REAL LISTA DE INSCRITOS - TPC- PTCC.pdf
    21.3 KB · Vistos: 16
  • CIRCUITO DE VILA REAL LISTA DE INSCRITOS - TPCC 1300.pdf
    20.7 KB · Vistos: 18
  • CIRCUITO%20DE%20VILA%20REAL%20LISTA%20DE%20INSCRITOS%20-%20T-GT-SP[1].pdf
    19.5 KB · Vistos: 19
  • CIRCUITO%20DE%20VILA%20REAL%20LISTA%20DE%20INSCRITOS%20-%20TPCC[1].pdf
    21.5 KB · Vistos: 26
Topo