Carro em "A vida privada de Salazar"?

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Moises...


ponho essa hipotese mas não estou a ver o Salazar nos dois ultimos anos de vida lúcida a comprar um VW Typ3, se é que ele alguma vez conduziu


nuno g
 

Jorze Santos

YoungTimer
Por estas palavras deduzo que o Mercedes esteve na garagem da residência oficial no período de 1951 a 1961 (pelo menos) e só era utilizado excepcionalmente (por avaria de outros).


O parque automóvel do Presidente do Conselho consistia no carro do Presidente, no carro dos secretários e na carrinha da Residência. Além do carro habitual do Presidente, um Cadillac, havia um carro extraordinário a que chamávamos o «Trono» ou «Andor», por ser um grande Mercedes à prova de bala. Este Mercedes raramente se utilizava e no uso raríssimo dos secretários. Nunca tive a oportunidade de ver Salazar ser transportado nesse Mercedes. Mas, no Cadillac, tive a alegria de ser o primeiro que telefonou para casa do próprio carro, a pedir que pusessem o almoço na mesa.

Transportando os carros, Salazar com ou sem secretários, para qualquer cerimónia ou qualquer fim, nunca o Presidente do Conselho levava aparatosa sinalização sonora. Tudo deslizava sempre deliciosamente. Um ou dois carros da Segurança acompanhavam o Cadillac que transportava o Doutor Salazar, quer fosse na curtíssima viagem da Residência oficial para o Palácio de São Bento na altura dos Conselhos de Ministros, ou noutra ocasião e fosse para que distancia fosse.

Para nós, secretários, o momento mais solene seria, certamente, o de serem autotransportados no «Trono» ou «Andor», transportados no Mercedes blindado. Sentíamo-nos como «santos patronos», para que todos vissem, no seu alto andor. Dávamos nas vistas e não gostávamos nada disso. Isto acontecia quando o nosso carrinho se avariava.


Escrito por Franz de Almeida Langhan
Secretário particular (1951-61)
 
Simao Reis disse:
dois carros que estiveram ao serviço de Salazar, um Chrysler Imperial (1937) e um Cadillac 75 (1947)

O Chrysler [blindado] foi o primeiro comprado pela PIDE para Salazar, após o atentado que sofreu, para ele usar até que chegasse o Mercedes 770

esta foto esta no arquivo do portal (nao sei quem a colocou)
Ver anexo 103369


saudações
Simão , isso não é um Crysler, mas sim um Dodge de 1945 :Dmuitos rodaram como táxis na Madeira , meu Avô teve um , :huh::D
 

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
Salazar a entrar para o seu Cadillac 75 (foto cedida pelo Museu do Caramulo)



Dois carros que estiveram ao serviço de Salazar, um Chrysler Imperial e um Cadillac 75, vão estar em exposição no salão internacional Motorclássico, na FIL, em Lisboa, nos dias 27, 28 e 29 de Abril, numa altura em que o nome do ditador volta a ocupar páginas dos jornais.
Os dois carros - o primeiro de 1937 e o segundo de 1947 - fazem parte da colecção do Museu do Caramulo, no concelho de Tondela.

«O Chrysler [blindado] foi o primeiro comprado pela PIDE para Salazar, após o atentado que sofreu, para ele usar até que chegasse o Mercedes 770 Grosser», explicou à Agência Lusa Tiago Patrício Gouveia, do Museu do Caramulo.

O Mercedes blindado, que também pertence à colecção do Museu do Caramulo, chegou, mas o Presidente do Conselho de Ministros raramente o terá usado, ou mesmo nunca, como está convencido Tiago Gouveia, «ainda que haja quem diga que ele andou uma vez nele e que há uma fotografia a prová-lo».

«Ele ficou mesmo bastante chateado por terem comprado esse carro sem o seu conhecimento. Nunca o quis porque achava que era muito ostensivo e que poderia dar a ideia de ligação ao regime nazi, como veio a acontecer», acrescentou.

Correram boatos de que o Mercedes teria sido oferecido a Salazar por Hitler, o que Tiago Gouveia garante ser mentira, porque «a nota da encomenda refere que esta foi feita directamente à Mercedes Portugal, seguindo então depois para a Alemanha».

«Salazar tinha outro carro que usava no dia-a-dia que, mais tarde, trocou pelo Cadillac 75 de 1947», que irá estar na FIL juntamente com o Chrysler.

Tiago Patrício Gouveia justificou à Lusa que a opção de terem sido estes dois os escolhidos para a mostra de Lisboa, ficando o Mercedes de fora, se prendeu com o facto de serem «carros que Salazar realmente usou».

Por outro lado, deslocar dois blindados para Lisboa não seria tarefa fácil uma vez que, só o Chrysler Imperial pesa 2.650 quilos, acrescentou.
 

Moises Trovisqueira

MTrovisqueiraF
nuno granja disse:
Moises...


ponho essa hipotese mas não estou a ver o Salazar nos dois ultimos anos de vida lúcida a comprar um VW Typ3, se é que ele alguma vez conduziu


nuno g

:Dpodia ser para o Domestico fazer as compras e buscar o jornal :D
 

Simao Reis

Prego a fundo...
carlos jorge sol teixeira disse:
Simão , isso não é um Crysler, mas sim um Dodge de 1945 :Dmuitos rodaram como táxis na Madeira , meu Avô teve um , :huh::D

o teu avo tambem era taxista?? :D :D o meu tambem!!! :D :D
 
OP
OP
J

João Largueiras

Clássico
Obrigado pelas informações prestadas, fiquei a saber que o carro é um cadillac 75. Quanto á Soraia Chaves, não havia duvidas e confirma-se a velha maxima, associado a grandes máquinas Há sempre grandes mulheres...
 

António Barbosa

Red Line
Portalista
A historia que ouvi, não falava em cilindrada, apenas em carocha. Também não acho que se Salazar quizesse um carro mais económico se "atirasse" para um 1600cc.

De reparar também que referi que o Mini ainda não tinha saído, ora se o Mini só saiu em Agosto de 1959, os carochas 1600cc., ainda não estariam no horizonte...
 
A mim uma vez num stand estrela tentaram me impingir este "Dodge" como tendo sido de Salazar, nunca consegui saber se era verdade ou não:huh::huh::huh:
 

Anexos

  • 78JG0005.jpg
    78JG0005.jpg
    61.1 KB · Vistos: 13
  • 78JG0006.jpg
    78JG0006.jpg
    46.3 KB · Vistos: 14
  • 78JG0009.jpg
    78JG0009.jpg
    34.8 KB · Vistos: 12
  • 78JG0011.jpg
    78JG0011.jpg
    55.9 KB · Vistos: 12
  • 78JG0007.jpg
    78JG0007.jpg
    47.1 KB · Vistos: 11

Mário Pacheco

YoungTimer
Caro amigo, como Historiador investigador, em breve apresentarei aqui no portal uma resenha sobre os carros que serviram ou estiveram ao serviço de Oliveira Salazar.
Pois será uma forma para enriquecer mais o nosso portal.
Abraço:huh:
 
Topo