Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Carro a aquecer... sem solução!

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Ricardo Neves, 4 Ago 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Ricardo Neves, 4 Ago 2011.

  1. Boas!
    Tenho um Ford Anglia de 1962, que nunca foi restaurado, sendo que levou uns retoques "aqui e ali", contudo nada de muito profundo.
    Há uns meses, foi aberto o motor e foi limpo e lubrificado, sendo que foi remontado e levou tacos de água e diversas juntas novas, foi posto no carro, levou óleo, filtros, anticongelante e foi metido a trabalhar! ;)
    Verificou-se com o uso que em poucos minutos aquecia, marcando o ponteiro da tempratura a zona vermelha!! :(-
    Foi então "varejado" o radiador, metida bomba de água nova, reposto novo anticongelante e a situação manteve-se igual!! :wacko:
    Foi então trocada a válvula da temperatura por uma nova, verificada a ligação ao manometro e constatou-se que estava sem "massa extra" e ...tudo na mesma!
    Foi então medida a temperatura com uma valvula metida directamente no radiador e acusou cerca de 90 a 100 graus, parece-me normal...
    Troquei o indicador da temperatura por um de outro Anglia e feita a ligação de origem...tudo igual!
    Resolvi mudar o óleo, metendo um 15W50, da Castrol (GTX) e mudei igualmente o anticongelante, sendo que apesar de continuar a aquecer, principalmente "no para arranca" ou ao ralenti, parece-me que demora mais tempo a atingir a zona vermelha, contudo o ponteiro vai lá para cima à mesma!
    Já fui à Ford, onde me disseram que poderia ser uma valvula diferente, tal como o Fiesta usa, parece que há dois tipos de valvulas para este motor.
    Acho estranho porque nas pesquisas que fiz nada menciona essa existência!!
    Fico triste porque não me parece para já que trocar de motor seja a solução e desta forma não posso desfrutar da minha máquina em pleno!:(:(
    Alguém me consegue ajudar a resolver este problema?
    Para "começar" tenho uma grade de superbock estupidamente gelada para quem solucionar de vez o meu dilema!! :D
     
  2. Realmente, esquisito, eu nao conheço esse tipo de motor, mas o sistema de refrigeração tem de ser sangrado? fizeste-o?
     
  3. Bem, este topico chamou-me a atenção ! Penso que foi a ultima frase :D !! Trocaste o termostato ?? Se sim, ( e se tem), tira e anda sem ele ! Por obrigação não pode aqueçer , pois fica directo ! Depois testa o que lá está ,a ver se está a abrir e fechar ! Se continuar e pelo que ja disseste que fizeram , só vejo uma hipotese ! É que meterem a junta da cabeça ao contrário ! Como tem posição, podem ter falhado os furos de circulação de água e dai o aqueçimento !! Quase de certeza !!! Já agora, o que é "tacos de água" :oo, :oo:huh:
     
  4. Pode ser junta da cabeça queimada, estar mal sangrado, o termóstato pode estar preso
     
  5. Ola amigo,
    já só falta ver/confirmar a pressão das molas das válvulas... e não me admirava nada ser a solução.
    Abraço,
    J.Filipe
     
  6. Pelo que dizes só pode ser o termostacto ou o radiador entupido, tira o termostacto e experimenta, se mesmo assim aquecer tira o radiador e manda meter um favo novo, as limpezas ao radiador não são fiaveis.
     
  7. Rafa, depende de quem executa o serviço !! Se temos confiança ou não ! O meu ficou bom , aqueçia e agora já não :D o W123 de meu Pai, tambem aqueçia e limparam, mas logo foi avisado de que o favo estava "fino" e para andar de olho ! Olha , andou mais de 5 anos !!
     


  8. Mas afinal qual o motivo por que "tiraram" o motor ???
    Para limpar ... e LUBRIFICAR ??????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :huh:
    "Tacos de agua" penso que sejam as "relas"; se é isso, elas foram retiradas ou foram "metidas" para dentro ??
    A bomba de agua está bem montada ??? O rotor dela gira no sentido correcto ??
    O motor levou "pistons novos" ??
     
  9. Sim o sistema foi sangrado.

    Pois...esqueci-me de referir que já anda a circular sem termostato, está directo.Carlos chamei tacos de água às "relas"!


    Boas Guilherme, o motor foi aberto para se trocar os martelos que não eram os de origem e tentar "tirar" uma batida que se ouvia, como pouco antes de ter sido "encostado" o carro o motor tinha sido retificado, não se meteu mais nada porque estava tudo em bom estado. Não levou pistões porque como disse se encontrava tudo em bom estado, nem cama se notou existir.
    As relas ou tacos de água foram retirados, não metidos para dentro. E a bomba está a circular em condições.


    Será que a junta foi metida ao contrário e possa estar a dificultar a circulação da água? Custa-me a crer porque o serviço foi feito por um mecânico que há muito trabalha com motores Ford antigos e até hoje nunca tive que dizer...

    Também pensei que pudesse ser a bomba de óleo que estivesse a fazer circular pouco ou mal o óleo, mas pelo que se viu está a trabalhar direito...

    Acho que a resolução desta avaria vai dar ainda mais dores de cabeça... :rolleyes

    Obrigado
     
  10. Olha pode ser uma coisa muito simples e que na altura (em que foi feito) não deram atenção; e como começou a dar chatice pararam o carro :D

    Sabes se o carro levou camisas novas; ou foi rectificado e depois levou pistons de sobremedida ??
    A ser este o caso, pode suceder que na "rectificação" dos cilindros tenha ficado um "cagajezimo" a mais e ele está a aquecer por estar justo demais :D:D:D

    Pode ser ainda alguma válvula (daquelas malucas) da lubrificação (de óleo) com alguma deficiência, mas penso que se fosse isso e como medida de segurança elas ficam "abertas" e o óleo "corre" directo sem passar pelo filtro.
     
  11. Meu caro:
    O carro esta no ponto!

    A agua do sistema de refrigeraçao nao pode andar nos 100 graus.

    Sente os tubos de agua duros. com pressão??
     
  12. Por acaso, nao terao montado ao contrario a ventoinha?

    A correia da ventoinha nao tem muita folg??
     
  13. Os tubos "molejam" quando apertados, e ao que posso observar a ventoinha está montada na posição correcta, porque só tem aquela maneira de encaixe.
    E até se trocou a ventoinha de origem do Anglia (com duas pás), por uma outra de outro Ford, com seis pás, mas mesmo assim...não resolveu!:(-
    Estou inclinado em procurar um outro motor de um Ford Anglia!Não sei se vai ser a melhor solução, mas...estou cansado deste "enigma".
     
  14. Meu caro:

    Eu acho que devia entregar o carro a quem lhe tratou do mesmo.
    SE, efectivamente as coisas soa como diz. quem lhe fez o trabalho tem que responder por tal.
    Vou-lhe dar um exemplo:
    No meu 127 depois do motor todo arranjado, segmentos, vedantes etc etc, quando comcei a andar com o mesmo, começou a perder oleo pelo vedante da cambota, pelo lado da caixa de velocidades.
    Falei com o mecanico, e ele teve que reparar o que nao ficou bem, sem custos, portanto acho que deve proceder dessa maneira, porque é muito estranho o que lhe esta a acontecer.

    Cump

    Claudio
     
  15. Esses carros são de circuito aberto, não se sangram.

    Ricardo, não cries problemas nem complicações onde não existem, enche o radiador com agua e mete o carro a trabalhar, se não borbulhar, se a bomba de água é a indicada e se já não tem termostacto é o radiador entupido de certeza.
    Manda-lhe pôr um favo novo e ficas com o problema resolvido.
     
  16. a ventoinha te duas pas e mais eficiente.O anticongelante num circuito fechado so ferve aos 112 graus celsius.se o motor nao aquece no autoestrada ou a velocidades elevadas o a falha indica defeito de ventilacao.
     
  17. Isto que lhe vou dizer pode ser estupido visto que tenho 16 anos e ainda estou a tirar o curso de mecanica mas a pouco tempo tive aqui o Rover 200 1.4 que rebentou com duas juntas de cabeça uma cabeça.

    Sendo assim meti-lhe uma cabeça nova com a respectiva junta para nao dizer tudo o que tem a vem com o sistema de refrigeração a expeção do vaso de expansão.

    O dilema não se resolveu aquecima parecia sem la o que ja me metia uma raiva raio do carro pah. Pareio a minha porta no relantim a ventoinha disparava e tdo mas aquecia ate que pum sai um jacto de agua do vaso de expansão que fiquei gago o dia todo.

    O dilema foi resolvido logo na hora a TAMPA do VASO DE EXPANSÃO pode parecer estupido mas e uma questão a por...
     
  18. Ah tambem certos motores depois de abertos têm que levar os parafusos da cabeça novos veja la isso

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos.
     
  19. Boas Rafael!
    Eu sei que estes carros são de circuito aberto!Quando eu disse que o circuito foi sangrado, pretendi dizer que apesar disso, foi tentado tirar qualquer ar que pudesse existir no mesmo, pelo menos foi o que tentei fazer... Já sei que provavelmente estou a dizer ou fiz uma grande "bacorada" mas como ja me passei com esta merd... :wacko::p:wacko:

    Quanto ao radiador...eu sinceramente nunca me convenci que o serviço feito tivesse resolvido o problema, mas como o carro é do meu pai e apesar de lhe ter "moido" a cabecinha ele o levou de novo aos gajos que fizeram o serviço e eles lhe garantiram que estava tudo a funcionar em pleno... o_O
    A verdade é que já há algum tempo que ando a questionar a hipotese de lhe meter um novo para tirar a teima...
    Quanto acham que pode custar um favo ou mesmo um radiador novo?
    Daqui a uns dias vou experimentar e depois logo digo alguma coisa!

    Obrigado a todos pela ajuda que deram com as sugestões feitas.
    Abraços
     
  20. Boas Rui, porque dizes que a ventoinha de duas pás é mais eficiente? Eu tenho a ideia contrária!... Mas poderei estar errado, alguém me explica qual a mais eficiente?
    Obrigado
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página