BMW Bmw 316 1983 (E30 Phase I) " Lapisblau"

Diários de Bordo

BMW Bmw 316 1983 (E30 Phase I) " Lapisblau"

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Os pneus do GT86 de origem são uma piada... Mas sim, a medida chega perfeitamente ;) Testado e aprovado.

André,

"São uma piada" porquê? Aqui temos de ver para lá de critérios estéticos e pretensões de agressividade. Quer-me parecer que aprecias tanto quanto eu um carro que dá gozo de conduzir. Não precisas de ter umas "patorras" brutais para manter um carro ancorado ao chão. Aliás, com a tecnologia actual, a aderência gerada por um pneu, por mais fino que seja, é infinitamente superior à de um pneu com o dobro da largura de há 30 anos atrás.

Antigamente justificava-se que um carro em que a prioridade máxima fosse a aderência fossem calçados pneus de medidas gigantescas, porque a borracha não dava para mais. Hoje em dia um mero 165 como eu tenho calçados no Spider tem uma aderência que os originais (da mesma medida) nunca sonharam. Mesmo em piso molhado, só sai da linha se eu o provocar com mesmo muita vontade.

Os pneus actuais não precisam de ser enormes... são assim porque as regras do marketing assim o exigem, porque se tem de iludir o cliente o melhor possível. Mas o resultado é um carro que calça um pneu ridiculamente caro, e ridiculamente desnecessário. Eu tenho o exemplo na minha própria família: o meu pai comprou aqui há uns anos um VW Polo para a minha mãe, e pediu-o com um pack de equipamento qualquer que inclui jantes de liga leve de 16". Que raio de critério racional existe para assentar uma pandeireta movida por uma treta tricilíndrica de 60 cv num conjunto de 205/45 ZR 16 ?!?!? Nenhum! É estupidez pura e simples. E são mais de 150 mocas cada esquina... :huh:

Pronto, mas eu sou assim, que gosto de ser o responsável pela forma como o carro se comporta... o meu "controle de tracção" chama-se mãos e pés... :p

Um abraço e desculpa lá o "sermão"! ;)
 

Andre.Silva

Trapatony
André,

"São uma piada" porquê?

You got me all wrong. Estavas tão empenhado em defender a tua opinião (que eu até já conhecia bem e até concordo) que nem leste o que disse. Disse que os pneus do GT86 são uma piada, mas falava do modelo e não do tamanho. Inclusive disse que o tamanho era o ideal, testado e aprovado seja à chuva, seja ao sol, seja em grip ou de lado.

A Toyota lançou o GT com pneus de "Prius" para baixar consumos / emissões / wtv para efeitos de homologação, e até aconselham por entre linhas a trocar o tipo de pneu para obter uma maior eficácia do carro (ou seja, trocar pelos pneus para que ele foi desenvolvido). O meu "medo" é que isso tire o fun ao carro e se torne demasiado "preso" e se note a falta de cavalos quando se quiser assinar o espiche.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Ok, desculpa... eu ainda fiquei na dúvida, mas presumi que estivesses a duvidar do tamanho dos pneus.

A ideia, pelo que eu percebi, é mesmo optar por pneus tipo "eco" porque têm menos atrito de rolamento (logo menos aderência). Quem não queira um carro tão tail-happy, pode sempre optar por uns pneus normais e ganhar mais aderência, mantendo o traseiro do bicho na linha desenhada com o volante, e não com o acelerador... mas quem gosta deles assim mais soltinhos, mais vale ficar por aquilo que vem montado, e gozar a coisa.

Um abraço, e desculpa lá a "descompostura"! ;)
 

Andre.Silva

Trapatony
A ideia é essa mas apenas para manter os impostos baixos (tentar colocar o carro no escalão abaixo de emissões).

E sim, quem quiser grip a sério que aposte nuns bons pneus desportivos. O medo é se depois o carro não tem pedal para brincar.

A minha primeira vez no GT foi muito estranha... Tinha acabado de fazer 15km's a fundo para chegar a tempo do test-drive... Num Evo com 380cv. Dei por mim a responder à pergunta "Anda bem não anda? Sente agora impacto as X rpm do sistema D-4S" com um "Aí isto é o tal impacto e andamento?"... Dass lá os turbinados e o seu binário que deturpam a verdadeira sensação NA. Mas no fim deu para perceber o grande carro que o GT é, onde o elemento mais fraco é o motor. Não que eu seja piloto e tire sequer 50% do partido que o conjunto me pode dar, mas "binário e cavalos nunca são demais". Só pedia mais 50cv e 50nm.

Mas tranquilo, não foi descompostura nenhuma. Temos é que pedir ao gajo do BMW desculpa pelo Offtopic.
 
OP
OP
Luis Cristovao

Luis Cristovao

Portalista
Portalista
Sem problema André e Eduardo, acima de tudo estamos num espaço de discussão! ;)

Entretanto, ontem à noite saí a primeira vez com o BMW.

Mesmo apesar do mau tempo e do relanti estar super acelerado, é sempre fixe tirar o carro da garagem.
Falhei com as fotos, mas acreditem, não vão faltar oportunidades! Com o gozo que me dá conduzi-lo...

Grande abraço!
 
OP
OP
Luis Cristovao

Luis Cristovao

Portalista
Portalista
Mais do que um restauro, este BMW precisa sim de um bom detalhe automóvel.
Algumas coisas já começaram a ser feitas em casa, mas a pintura irei deixar para alguém mais experiente fazer um polimento profissional, de modo a devolver-lhe a profundidade e brilho como se saísse da estufa.

Alguns plásticos exteriores estavam um pouco ressequidos.
Comecei pelos espelhos.

As fotos não ficaram grande coisa, mas dá para ter uma ideia.

Fotos do antes...

Ver anexo 299471

...e depois.

Ver anexo 299472

Seguidamente será aplicado o mesmo tratamento no plástico dos pára-choques.
O produto utilizado é da Turtle Wax - Black plastic.

Aquele abraço!!
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Luís,

Cuidado com os polimentos, porque se o teu BMW tiver pintura com verniz, é bem capaz de o polimento vir a fazê-lo levantar, foi o que aconteceu com a minha Touring.

Quando a comprei tinha aquele ar de leprosa, com o verniz todo a levantar, e o rapaz que ma vendeu disse que não percebia o que se tinha passado, que uns tempos antes a tinha mandado polir a um amigo, e que tinha ficado toda bonita, mas depois começou a levantar todo.

O meu pintor (e amigo) de confiança confirmou que o processo de polimento causa um ligeiro aquecimento da superfície, e quando isso se junta a um verniz antigo e já cansado, fá-lo queimar com facilidade, e acaba por retrair e descolar da tinta. A esmagadora maioria dos painéis ainda tinha a pintura de origem, por isso foi mesmo culpa do polimento.

As pinturas antigas sem verniz são facilmente polidas, mas estas modernas já obrigam a ter outros cuidados. Confirma com um bom pintor antes para ter a certeza se é seguro ou não. Eu cá dava-lhe uma boa limpeza com um shampoo de qualidade, e depois uma boa camada de cera, fica logo com outro aspecto e não corres riscos.

Um abraço!
 
OP
OP
Luis Cristovao

Luis Cristovao

Portalista
Portalista
Exato Relvas, obrigado pelos conselhos!

Tenho de ver isso com calma, também será das últimas coisas a fazer. A pintura está repleta de "swirls" e em algumas zonas como o capot por exemplo, tem zonas em que está baça e sem brilho. Vou aconselhar me com profissionais, e se houver algum risco, vou mesmo optar pela tua sugestão! Se for de brilho direto aí sim, segue para um polimento num "mestre" de detalhe.

Grande abraço!
 
OP
OP
Luis Cristovao

Luis Cristovao

Portalista
Portalista
Bem pessoal, após alguns dias sem dar novidades tenho a dizer-vos que o BMW está na oficina a receber merecidos cuidados, os quais passo a citar:

-Tratar ferrugem nas embaladeiras

Ver anexo 299899
Ver anexo 299900

-Substituir a forra traseira (tem um pequeno rasgo)

Ver anexo 299901
Ver anexo 299905

-Substituir pára-choques da frente (o carro deve ter dado um toque; nota-se que foi desempenado)

Ver anexo 299902
Ver anexo 299904

- Restauro do "spoiler" da frente; estava partido/ riscado...)

Ver anexo 299903

. Substituir o cabo do acelerador, tirar gancho de reboque, tirar folgas do banco do pendura, entre outros...

E fica pronto para outros 30 anos ;)

Abraço!!
 
Gostava tanto de ir à oficina acompanhar os trabalhos no Bmw, mas não tenho horário para isso... já tenho saudades desta parte do restauro!! ;) :D :D

Controla aí o esquema Luis.. ;)
 
OP
OP
Luis Cristovao

Luis Cristovao

Portalista
Portalista
Hoje de tarde dei um salto à oficina para acompanhar os desenvolvimentos.

Os trabalhos de chapa já tinham sido feitos, e já estava o pintor a lixar o betume.
As zonas mais criticas eram a união dos guarda-lamas com a embaladeira.

Ver anexo 300146 Ver anexo 300147
Ver anexo 300148 Ver anexo 300152 Ver anexo 300154 Ver anexo 300150 Ver anexo 300151 Ver anexo 300153

Seguidamente levou uma camada de anti-gravilha.

Ver anexo 300155 Ver anexo 300156 Ver anexo 300159 Ver anexo 300160 Ver anexo 300161

A frente foi tirada e desempenada, e o plástico inferior também foi reparado.

Ver anexo 300164

O gancho de reboque também já foi removido.
Este tinha um reforço por dentro do pára-choques, mas como fica sem se ver, optei por manter.
Se algum dia quiser voltar a montar o gancho de reboque, é só apertar meia dúzia de parafusos, e a instalação elétrica também se mantém operacional.
Se por outro lado algum dia quiser retirar esse reforço, sai desapertando 4 parafusos, comuns aos apoios do pára-choques.

Ver anexo 300160 Ver anexo 300162 Ver anexo 300163

Por agora hoje é tudo. Em breve será tudo pintado de azul, e as reparações continuam.

Grande abraço!!
 
Topo