Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Apresentação - mais um alfista!

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Jorge Salvador Cunha, 8 Jun 2011.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Jorge Salvador Cunha, 8 Jun 2011.

  1. Os meus cumprimentos a todos os membros desta comunidade!

    Chamo-me Jorge e, como fui adiantando no título, tenho um especial carinho pelos automóveis italianos, mais concretamente os Alfa Romeo. Sou sócio do ALFAnord - Clube Alfista de Portugal e actualmente também membro da direcção. Alguns alfistas do Portal talvez já me conheçam dessas paragens.

    Desde que tenho carta sempre conduzi Alfa Romeo's e, no que toca aos clássicos (neste caso, pré-clássicos), sou um babado proprietário de um Sprint 1.7 QV de 1988 e de um Spider 2.0 S4 de 1992.

    Venho a esta comunidade com a certeza de que muito irei apreender com a troca de experiências com os seus membros e também na expectativa de dar o meu contributo naquilo que me for possível.

    Bem hajam!
     
  2. Olá Jorge e bem-vindo à família dos clássicos.
     
  3. Bem-vindo ao Portal dos Clássicos!
     
  4. Viva!

    Bem-vindo ao portal dos clássicos. Também sou um feliz proprietário de dois sprint's, tenho um sprint 1.3 série II de 1985 e à cerca de dois anos adquiri um sprint 1.7 original de 1988 para restaurar só que nunca o conduzi porque quando o adquiri já estava parado à muito tempo. Portanto só tenho a experiência de conduzir o meu sprint 1.3 que responde bem e divertido de conduzir.
    Sendo o Jorge também um feliz proprietário de um sprint 1.7 QV será que pode falar ou descrever qual é o comportamento e a performance do seu sprint 1.7 QV. Obrigado.

    Cumprimentos (OO==\º/==OO)
     
  5. Bem vindo Tiffosi! :)

    Boa estadia e diverte-te por aqui! :D
     
  6. Obrigado pelas boas vindas!

    José Sena, o meu Sprint está em pleno funcionamento e goza de uma mecânica em estado quase perfeito, o que lhe permite ter uma performance muito boa. Consegue rodar a 180km/h com todo o à vontade e vai até aos 200km/h sem grande dificuldade. Se houver uma ligeira descida, não precisa de ser muito acentuada, passa os 200 com facilidade. Já deve saber que estes motores são muito nervosos e têm uma resposta ao acelerador brutal (dois carburadores duplos), o que os torna bastante ágeis. No 1.7 estas características estão especialmente acentuadas. É um gozo tremendo conduzir estes carros. Tenho comentado com várias pessoas que quanto mais motores conheço, mais dou valor a este pequeno boxer: sonoridade fantástica, performance muito boa e disponibilidade total.

    Não conheço o motor 1.3 boxer, mas já dei umas voltas num 1.5QV. Posso dizer-lhe que a diferença é notória (eu próprio fiquei surpreendido, pois não pensei que se fosse sentir tanto a diferença). Mas sabe que nestas coisas tudo depende do estado dos motores. O meu sei que está muito bom, daí as performances francamente boas.

    Tenho alguma flexibilidade no que toca à originalidade. Não me importo de alterar algumas coisas, desde que isso esteja ligado a um aumento de segurança e não comprometa o carácter do carro. Confesso que gosto de acelerar e gozar bem os carros que tenho, sobretudo neste caso que se trata de um carro que pede mesmo para carregar a fundo no pedal direito.

    Por isso, quanto ao comportamento, não tenho montado o setup da suspensão original. Os amortecedores são koni e as molas estão ligeiramente rebaixadas. Houve três níveis de comportamento no meu Sprint. O primeiro nos meses a seguir à compra: pneus envelhecidos e de marcas desconhecidas, com amortecedores koni à frente já desgastados e molas originais. Bem, puxar uma primeira era uma aventura. A frente serpenteava de uma forma louca. Tinha a sua piada... Nesta fase apanhei dois sustos, ambos relacionados com algum excesso de entusiasmo e com algum desconhecimento do carácter do carro. Resultado: típico soltar da traseira em algumas travagens.

    O segundo nível surgiu com a montagem dos Bridgeston Potenza RE720. Impressionante como apenas esta alteração resultou numa mudança tão sentida no comportamento. A frente em arranque ficou bem mais presa e o comportamento em curva também melhorou bastante. No entanto, em andamentos mais extremos continuava a ser preciso ter algum cuidado com o soltar da traseira. Creio que para quem quiser o carro para se divertir de forma moderada o setup original com uns bons pneus já permite um bom comportamento (bom comportamento esse, aliás, que se vê elogiado nos testes da época).

    O terceiro nível apareceu com o restauro dos koni da frente, montagem também de uns koni atrás e afinação personalizada geral dos amortecedores. Desta feita o comportamento ficou muito bom, muito seguro e previsível. Mais tarde, com o rebaixamento, apenas ficou um pouco mais saltitão, mas nada de especial. Vantagens no comportamento não tive nenhumas.

    Bem, já me estou a alongar de mais… peço desculpa, mas a falar deste carro acabo sempre por me entusiasmar…

    [​IMG]
     
  7. Jorge,bem vindo ao PortaL;)
     
  8. Bem-vindo a esta familia!!!;)
     
  9. Bem vindo!


    Cumprimentos
    Nelson Pacheco
     
  10. bem-vindo B)
    bela máquina
     
  11. Viva!

    Muito obrigado Jorge pela sua descrição acerca da performance e do comportamento dinâmico do sprint 1.7 e pelo seu texto dá para verificar o grande entusiasmo que tem pelo seu sprint 1.7, está de parabéns pelo excelente exemplar.
    Assim fico com uma ideia do que me espera quando o meu sprint 1.7 estiver pronto a circular, penso que até ao final do verão estará pronto.

    Cumprimentos (OO==\º/==OO)
     
  12. Bem vindo Jorge.
     
  13. Mais uma vez agradeço as boas vindas. ;)

    José Sena, irei acompanhar o restauro do seu Sprint no tópico respectivo. Se poder ser útil em algum aspecto, por favor disponha.

    Já agora deixo aqui uma foto também do Spider.

    [​IMG]
     
  14. Bem vindo Jorge,
    localidade PVL?
     
  15. Sim, PVL de Póvoa de Lanhoso. Mas também podia ser Guimarães ou Porto, conforme dos dias. De qualquer modo, apesar de ser, cada vez mais, onde menos passo tempo, ainda considero a Póvoa de Lanhoso a minha terra.
     
  16. Bem vindo e que belas duas máquinas, parabéns...
    Cumps
     
  17. Benvenuti!
    Sprint è una vettura assolutamente bello!!!!
    Abbraccio
    Parece-me adequado a quem gosta de italianos
    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página