Apresentação - Ford Capri

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Bem vindo Joao, quanto ao preço poderá não ser muito alto, não sei o que lhe foi feito, mas só vendo o estado dele, não te esqueças de que estás a falar dum MKII, e apenas o 1600, eu sinceramente para mim o MKI é o unico que me enche as medidas, mas gostos são gostos, se gostas mesmo desse modelo analiza e compra, mas dá uma vista de olhos 1º pelo mercado e compara. Qualquer coisa não exites em chatear.
Um abraço.
 
O Ford Capri é um classico excelente e em crescente valorização, o MK1 é sem duvida mais interessante, o Mk2 ainda nao tem tanta cotação.
O ideal será pedir a um amigo mecanico para ir consigo e se possivel dar uma voltinha em estrada para ver se de facto o carro esta mesmo bom, conduza-o pelo menos 30 minutos para ver se nao aquece demasiado e teste todas as velocidades, travões e folgas de direcção.
Se estiver tudo OK compre e disfrute da maquina.
Boa sorte.
 
OP
OP
João Natálio

João Natálio

YoungTimer
Afinal havia uma foto! Tinha-a tirado com o telemóvel e já nem me lembrava!

Atenção que esta imagem não relecte bem a realidade do carro. Tem uma qualidade muito má, e o carro não está lavado, antes coberto por uma fina camada de pó. Mas mesmo assim, já dará para se ter uma ideia melhor.

Em relação ao test drive, é claro que seria o ideal. Mas como eu disse, o carro não tem a inspecção em dia, pelo que andar às voltas com ele deverá estar fora de questão...
 

Anexos

  • Ford Capri.jpg
    Ford Capri.jpg
    48.3 KB · Vistos: 10
João Natálio disse:
Boas tardes,

Sou novo aqui no fórum e recém chegado a este mundo das viaturas clássicas. Entrei neste universo por mero acaso. Há pouco tempo herdei um automóvel que, não sendo ainda um clássico para lá caminha, e ao qual ganhei uma inesperada estima, apesar dos inumeros (e normais) problemas que me tem dado, fundamentalmente fruto da sua reduzida ou nula manutenção que teve nos ultimos 10 anos (o carro, já agora, é um Opel Kadett de 84).

Como disse, este carro fez crescer em mim este gosto, tendo andado a investigar e a aprender algumas coisas sobre carros clássicos. Mas para todos os efeitos, sou ainda um completo leigo, motivo pelo qual recorro à vossa grande experiência e sapiência no assunto.

Dentro dos modelos de carros clássicos que tenho visto em publicações da especialidade e sitios na net, há um que me faz sempre olhar uma segunda e terceira vez. O modelo é o Ford Capri, que acho belissimo, preenchendo totalmente o meu ideal de automóvel. Ora, este fim de semana vi um Ford Capri à venda num stand de carros usados tendo-me dado de imediato vontade de o adquirir. No entanto, e uma vez que esta é uma decisão muito importante, e sendo eu uma pessoa pouco impulsiva, gostava imenso de saber a vossa opinião. O carro é de 1975, tem 1600 de cilindrada e está em (aparente) óptimo estado. De acordo com o vendedor, foi totalmente restaurado em 2000, mantendo-o 100% original, e aguarda desde então por comprador, pelo que tem andado pouco e não tem a inspecção em dia. Pedem € 6000 por ele.

O que acham, sinceramente? É um valor adequado? É uma compra que compensa? Existirá o risco elevado de me arrepender por dificuldades de manutenção (arranjar peças, etc..)?

Bem sei que os dados não são muitos, e que o tema é sempre subjectivo mas cá estou para vos tirar as dúvidas que surjam.

Sintam-se à vontade de colocar quaisquer questões que achem relevantes. Agradeço imenso desde já toda a ajuda que me poderem dar

Cumprimentos!

Boas João,

Bem antes de mais bem vindo ao portal do clássicos.
Em relação ao capri em causa vou dar-te a minha sincera opinião, a primeira é já em relação ao preço, apesar de o Capri ser um modelo que de certeza absoluta vai ter um constante crescimento no valor de carro antigo/ clássico, acho que o preço está um pouco alto para o modelo em questão (mk2)...
Já agora a nivel de gostos, eu por exemplo prefiro o mk1 ao mk2, acho o mk1 esteticamente mais bonito, no mk2 nota-se muitos pormenores e mesmo as linhas identicas a outros ford's da epoca, no mk1 isso não acontece... bom mas gostos não se discutem e se realmente gostas do carro acho sem duvida que ficas com um bom carro, é pena ser um 1600 sem estar acompanhado de um GT (se for como nos mk1 os GT's tinham mais cavalagem).
Se mesmo assim fores em frente com a aquisição, pede ao vendedor para experimentares o carro, da umas voltinhas com ele... não tem inspecção?? problema dele afinal ele quer ou não vender o carro?? e tu?? compras um carro sem o experimentar?? como vais saber se realmente esta em condições?? - eu muito sinceramente ou o vendedor fazia a inspecção e experimentava o carro, ou então ele perde o negocio... depois imagina que o carro não está como ele diz (afinal ele é vendedor, e faz tudo para vender o seu produto) e tu ja deste €6000, acho que não ias ficar lá muito contente se logo na semana a seguir tivesses que por o carro numa oficina por qualquer motivo (ias pensar porque raio não experimentei o carro).
E mais!! o vendedor quase de certeza que não te vai dar garantia de nada (esperto) porque o carro já tem muitos anos etc etc....
Por outro lado é certo se comprares um Capri (abandonado ou que esteja parado numa garagem à não sei quantos anos) para restaurar vai ficar-te carote... mas no entanto fica restaurado ao teu gosto e sabes bem o trato que ele teve de uma ponta a outra.
Como podes ver à varias maneiras de ver a situação, mas continuo a dizer se estiveres mesmo interessado no carro, não o compres sem o experimentares!!! o carro pode estar muito bonitinho por fora e a parte que não se vê (mecanica e respectivos componentes) poderá ter problemas!!! Mesmo depois da inspecção verifica tudo muito bem, porque o normal nesses vendedores de stands é dizerem que "eu até lhe faço a inspecção para comprovar que o carro está em bom estado" e depois no centro de inspecções têm pessas conhecidas e pagam ao inspector para o carro passar...
Todo o cuidado é pouco... tudo o que aqui escrevi é o meu procedimentos normal de comprar carros, seja particular ou em stands.

Espero ter ajudado e já agora aproveita e passa no meu topico para veres o meu MK1.
Forte abraço;)
 
OP
OP
João Natálio

João Natálio

YoungTimer
Boas!

Antes de mais, obrigado por todas as dicas e mensagens de boas vindas.

Em relação ao Capri, ficou bem claro perante o vendedor que a compra só se daria após a passagem na inspecção e constatação do estado do carro. Se bem que eu aqui tenho um grande handicap, que é perceber muito pouco (mesmo muito pouco) de mecânica automóvel. Pelo que qualquer avaria menos visivel me iria passar completamente ao lado...Talvez ir acompanhado de alguém conhecedor seja a solução. Claro que o vendedor me disse que não podia dar qualquer garantia, mas isso até acho natural.

Como disse na minha apresentação, só agora estou a entrar no universo dos clásicos, pelo que nem sabia quais as diferenças entre um mk1 e mk2...

Tiago, o teu mk1 é brutal!:p
 
João Natálio disse:
Boas!

Antes de mais, obrigado por todas as dicas e mensagens de boas vindas.

Em relação ao Capri, ficou bem claro perante o vendedor que a compra só se daria após a passagem na inspecção e constatação do estado do carro. Se bem que eu aqui tenho um grande handicap, que é perceber muito pouco (mesmo muito pouco) de mecânica automóvel. Pelo que qualquer avaria menos visivel me iria passar completamente ao lado...Talvez ir acompanhado de alguém conhecedor seja a solução. Claro que o vendedor me disse que não podia dar qualquer garantia, mas isso até acho natural.

Como disse na minha apresentação, só agora estou a entrar no universo dos clásicos, pelo que nem sabia quais as diferenças entre um mk1 e mk2...

Tiago, o teu mk1 é brutal!:p

Pois... é natural eles não darem garantia de carros tão antigos, em relação ao teu "hanicap" gostava mesmo de te ajudar mas estou ainda bastante longe de Viseu, caso contrario não me importava nada de te ajudar nesse sentido acredita.
Pode ser que apareça por aqui alguem dessa zona e que te ajude, se bem que tu não deves ter grandes dificuldades em avaliar o carro, é mecanica basica, o mais simples que pode haver, alem do mais nem electronica tem:huh:

mas posso dar-te algumas dicas:
1. verifica que todos os componentes electricos estão a funcionar bem: buzina, limpa-pára-brisas, desembaciador, velocímetro, rotações e todas as luzes e piscas e se os medios e maximos iluminam o normal de todos os carros, caso isto não se verifique o carro pode ter falta de massa, mas não é grave.
2. verifica a suspenção: empurrando o carro para baixo em cada extremidade da longarina +/- na direcção da roda. Se, ao largá-lo, o veículo abanar duas ou mais vezes, o amortecedor está em más condições.
3. verifica com as portas e capô fechado, todas as folgas. As folgas que a porta esquerda tiver a da direita tem que ter igual. Capô e tampa da mala: a junta do lado esquerdo devera ser igual e constante à do lado direito. (caso não se verifique é porque o carro bateu e foi mal reparado ou afinado).
4. verifica por dentro das cavas das rodas, fundo do carro, zona da roda suplente, por baixo dos tapetes do condutor e pendura sinais de ferrugem/ podres. Bolhas na pintura querem dizer que o carro tem ferrugem. Verifca junto às borrachas das portas e dos pára-lamas e as arestas inferiores da carroçaria, escoamento d'água, bordas do capot e mala.
5. verifica os pneus:
5.1 com desgaste anormal e distâncias diferentes das rodas em relação a carroçaria indiciam um chassis torto.
5.2. com mais desgaste por dentro ou por fora indica direcção desalinhada ou calibragem ou desiquilibrada.
6. em andamento:
6.1. verifica se com o volante direito o carro faz a sua trajectoria a direito (volante não está direito)
6.2. larga o volante e verifica se ele tende para algum lado (direcção desalinhada),
6.3. Se houver trepidação no volante ou o carro fugir para um dos lados. (direcção desalinhada)
6.4. trava fundo e verifica se o carro bloqueia mesmo as rodas e se pára mesmo, estes modelos têm problemas de travagem (às vezes travamos fundo e as rodas nem chegam a bloquear)
6.5. a cerca de 50km/h em trava normal, como se fosse fosses parar num sinal vermelho e verifica se o carro muda a trajectoria (poderá ter folgas na direcção ou ainda uma rda travar mais que outra).
6.6. Trava normalmente. Se ouvires ruídos metálicos, os calços de travão estão gastos
6.7. depois de andares algum tempo verifica a temperatura da água do motor (no meu nunca passou do meio, se passar ou atingir kuase o maximo ou mm o maximo pode ser ou falta de água, ou junta da cabeça, ou valvula de termostato que acho que esse ainda não tem, ou ainda algum tubo fissurado que esteja a verter água.)
7. Tenta ir para uma zona onde possas "puxar" mais pelo carro e meter todas as mudanças e repara sempre no manometro da temperatura do motor.
8. o motor deve ter uma boa progressão em marcha e constante e não deve soluçar
9. abre o capô verifica:
9.1 as tubagens, motor e seus componentes se estão secas, não deverá haver fugas de óleo, zonas babadas etc
9.2. Verifica o número do chassi gravado perto do motor ou em outros locais. É igual ao que consta no livrete do veículo
9.3.Verifica a integridade dos cabos eléctricos. Não devem conter emendas nem estar trilhados ou danificados.
9.4. Retira a vareta do óleo e avalie o seu aspecto, nível e viscosidade. Verifica se não sai fumo pelo compartimento da vareta
10. Verifica o estado do tubo de escape. Não deve estar gorduroso, sinal que queima óleo
11.Com o carro parado e o motor ligado, carrega no travão e mantem o pé no pedal por algum tempo. Se ele baixar aos poucos, significa que há fuga de óleo dos travões.
12. o carro deverá ter o macaco original (se fosse meu isso é importante)


Em relação ao meu CAPRI há-de ficar brutal:huh: enquanto não o vir pronto não descanso :huh: e o MERCEDES a ver se fica pronto antes de 27 setembro :huh:

Abraço;)
 
Topo