Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Amadeu Inácio - O Senhor NSU

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 6 Out 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 6 Out 2008.

  1. 1973HuamboNSUproto.jpg

    Huambo 1973


    A estória deste carro é algo confusa. O próprio Amadeu Inácio não se recorda dos seus detalhes com exactidão.
    Há uma história nas corridas de Amadeu Inácio, antes e depois das 6h do Huambo de 1970. Por uma razão muito simples: o seu carro mais competitivo "acabou" a meio dessas 6h.

    Mas 1º, queria contar mais qq coisa: na procura de elementos mais concretos, reli os jornais Motor da época. E relembrei que precisamente uma semana antes dessas 6h, houve o Circuito de Malange, na estreia vitoriosa do T33 de Peixinho. Assim como, que Ferreira Pires treinou para essa prova com o GT40 (a reportagem não menciona mais nada) na que deve ter sido a última vez que o conduziu. Que os 2 Lotus 47 de Benguela não entraram na prova porque não chegaram a tempo. Tempo esse que assim, foi mais que suficiente para Marta convencer Pires a vender-lhe o carro do Uíge...

    Amadeu Inácio, ficou em 1º da classe e 8º da geral com o TTS.

    Uma semana depois, esse mesmo TTS corre com Amadeu e Gil Morgado.
    A meio da prova, estavam muito bem classificados, no meio de alguns grupo 2. Eis que Amadeu na box, vê um TTS a passar muito depressa. Mas de pernas para o ar... Só depois, é que percebe que é o seu carro...

    O que é certo, é que isto dá origem ao protótipo. Não há certeza da carroceria do TTS acidentado ter ido para a sucata, ou se aproveitaram um outro qualquer salvado. O motor vai ser colocado naquela barchetta encurtada na distância entre eixos e com muitos painéis em fibra, dando origem a uma máquina vencedora à classe, em quase todas as provas que termina.

    Asperezas in "Mazungue"
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Só conheci pessoalmente o Sr Amadeu Inácio aqui no "Puto". Contudo vi-o correr nas 6H de Nova Lisboa, como relato abaixo, precisamente naquele NSU protótipo que o Fernando "Asperezas" postou. Mais tarde vi-o participar numa Volta Galp a Portugal com um NSU Spider Wankel, uma verdadeira raridade.
    O conhecimento pessoal adveio de um dos encontros anuais de Mini Hondas que se realizam no Kiro/Bombarral. Aí fiquei muito entusiasmado ao ver as fotos tamanho gigante das suas participações em corridas em Angola - quer com carros, quer com motos bem como tive a oportunidade de apreciar o NSU TTS Gr2 e as duas motas impecáveis que ali estavam expostas- uma NSU e uma Mini Honda . Numa conversa que mantivemos fiquei sabedor que era dono de mais unidades NSU e tirei boa nota disso.Um dia proporcionou-se fazer uma reportagem sobre o seu NSU Prinz 4 (T&C nº29 Setembro/2003, abaixo excerto da reportagem) e claro, voltaram as corridas à baila, quer em conversa quer em registo para a revista embora só me tenham facultado lugar para a reprodução de uma foto das corridas.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Ricardo Duarte / Kadypress in "Mazungue"
     
  3. "Posto" também aqui um excerto de uma reportagem em que é visada a colecção de carros do Amadeu Inácio, bem como o próprio e suas façanhas desportivas, reportagem essa feita pelo António Gil, com fotos de Helder Salsinha e publicada na RPM Magazine nº 4 de Abril/2000...


    [​IMG]

    [​IMG]

    Ricardo Duarte / Kadypress in "Mazungue"
     
  4. [​IMG]

    Amadeu Inácio em 1959

    Imagem de Oliva in "Mazungue"
     
  5. [​IMG]

    Inácio e a NSU Cavalino Quickly

    Oliva in "Mazungue"
     
  6. O Senhor NSU, também conhecido por Amadeu Inácio, ou vice-versa é um nome que me acostumei a ouvir desde quando fui mordido pelo tal vírus dos motores.

    Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no início de 2006 no Kartódromo do Kiro. Maníaco? Perfeccionista? Apaixonado pelo que faz? Talvez tudo isso, ou nada disso, talvez ele seja um homem feliz porque faz e vive do que gosta e entende como poucos a história do automobilismo. Resumindo: um doce de pessoa, um gentleman! Para confirmar a impressão que havia tido dele, aínda disponibilizou sem custo algum sua estrutura de kart para que eu montasse um team no Brasil e disputar os 1000 km de Kiro.

    Mas uma coisa me chamou a atenção nas reportagens que colocaram: "escrevi para a fábrica que me disseram o que fazer. Alterar o curso (da biela, claro)". Isso significa que numa época em que não deveria haver regulamentos técnicos, ou vistorias, nosso piloto da semana aos 17 anos além da ousadia de escrever para a fábrica (como ele se comunicava com os alemães?), mostrando que entendia do assunto tirava cartas da manga, e colocava as asinhas de fora. Não deve ter corrido de 50cc, mas de 60, 70...

    É isso aí, quem fazia isso aos 17 não surpreende quando aparece em Nova Lisboa com o NSU Spider.

    Para mim quando se falava de NSU em Angola, havia 3 nomes: Amadeu, Gil Morgado e Mabeco.

    Faço uma pergunta: Amadeu participou de provas do Troféu NSU?

    Aproveito a oportunidade para parabenizar o Oliva que guarda um jornal de mil novecentos e cinquenta troca o passo...........e só assim foi possível voltarmos no tempo com tanta segurança.

    Obrigado a todos por este espaço maravilhoso.

    Ruy Turza in "Mazungue"
     
  7. [​IMG]

    [​IMG]

    Amadeu Inácio ainda fez algumas provas em Portugal. Aqui podemos apreciá-lo em NSU Spider Wankel durante o Rali dos Templários/1996 e com o NSU TTS a "limpar" carros bem mais fortes como o Porsche 911 Carrera 2.7 , na 43ª Volta a Portugal/1997!!

    Fotos (e comentários) extraídos da Revista "Jornal dos Clássicos"

    Ricardo Duarte/ Kadypress in "Mazungue"
     
  8. Quando em 1973, os GTA 1300 Gr2 dos irmãos Sá Nogueira,dominavam tudo até á geral,apareceu em V.Real um NSU tt Prinz pilotado pelo Espanhol- Andrea Sanz Madride,-preto e dourado, que os Alfas só viram á partida!!! um verdadeiro espetáculo de carro e condutor!!
     
  9. Bem, estás cá com um "portefólio" ;)
     
  10. 6H Huambo 1969... A.Inácio "tira" o nono lugar acompanhado e Gil Morgado (NSU TT). A prova é ganha pelos "metropolitanos" José Lampreia acompanhado de Albio Pinto em BMW 2002 Ti. A prova ficaria enlutada com a morte de Freddy Vaz.

    in "Mundo Motorizado"

    [​IMG]

    No I Rali Universitário (1967), Amadeu conquista, à geral e na classe, dois lugares no pódio, "tripulando" um NSU 110. Gil Morgado "dava as notas". A dupla Santos/Cepeda impõem o pequeno Mini 850 a 30 participantes, muitos deles, com melhor "equipamento".

    in "Mundo Motorizado"

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  11. AmadeuInacio3.jpg

    O Amadeu é uma pessoa persistente...tanto me falou da sua colecção temática de NSU's, que eu já conhecia de visitas anteriores a Torres Vedras, que achei ser justo divulgar a sua paixão. Estava na RPM que era o meio ideal (tirando a RTP) para dar a conhecer tão exclusiva colecção.
    Amadeu, sempre entusiasta, colocou os seus carros no jardim público de Torres Vedras...foi à justa o tempo de serem feitas as fotos porque o (a) presidente da Câmara local mandou a polícia desmobilizar tal exposição "pirata" que não tinha autorização oficial.
    Importante é que a história ficou contada e bem.
    A minha ligação com o Amadeu vem de anos recuados em Angola...
    das recordações mais fortes que guardo, está a nossa participação a três- ele, eu e um primo dele - no Grande Rali de Angola a bordo de um NSU 110.
    A coisa terminou com o carro quase partido em dois, todo dobrado pelo meio, no leito de um rio seco cheio de pedras...
    Estávamos completamente perdidos, só sabiamos que estávamos na zona sul de Angola, em território cuanhama...
    Enquanto os organizadores andavam á nossa procura para nos resgatarem, estávamos nós os três numa aldeia indígena onde havia um casal de brancos que eram os únicos comerciantes da zona e ele era já a terceira geração de portugueses nascidos ali...
    Entre bifes e batatas fritas, e banho de balde com buraquinhos tipo chuveiro no meio do quintal, lá fomos confraternizando com o soba e os mais velhos da povoação, à espera que o nosso anfitrião nos rebocasse o carro para Sá da Bandeira, actual Huíla.
    Tenho na recordação imensos pormenores deste rali e do seu triste final para nós, mas a força anímica do Amadeu, a sua jovialiadade, a sua bonomia ficaram igualmente marcadas e bem nas minhas memórias.
    Hoje, no seu kartódromo perto do Bombarral, relembramos o passado com alegria e descontracção...
    A minha homenagem a este homem nem sempre compreendido.


    Helder de Sousa in "Mazungue"
     

    Ficheiros Anexados:

  12. [​IMG]

    Inácio e Quilhas (Florett), na curva do Continental

    Oliva in "Mazungue"
     
  13. Ver anexo 75213
    Uma foto publicada no Motor, que ficou ma minha memória por ser uma receita caseira.
    Ver anexo 75208
    Ver anexo 75210
    Um automóvel dentro das linhas do BMW 2002 brasileiro também conhecido por esquife voador
    Balder guiando o lendário BMW sem capota, o 'esquife voador', com o qual venceu provas importantes.

    Ver anexo 75209
    Ver anexo 75212
    O Fitti-Fusca de oito cilindros com dois motores acoplados
    Dois motores VW ligados por uma junta elástica "Giubo", de borracha, formando um motor de oito cilindros e 3,2 litros de cilindrada, 1,6 por motor, que geravam 400 cavalos, empurrados por metanol. Como o carro pesava 420 quilos e a carroçaria de fibra pesava 17 quilos, dava quase um cavalo por quilo.


    Ver anexo 75211
    Ver anexo 75214
    Ou o espanhol Alpinche, conhecido também como REALPOR (Reverter – Alpine – Porsche) de Estanislao Reverter quando este se lembrou de colocar um motor de 2.200 cc de um Porsche num Alpine Renault e assim lhe poder dar uma nova vida.
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Obrigado Jorge e Manuel ;)
     
  15. ó Manel, tu sabes muito disto!!! obrigado e parabéns.
     
  16. Boa noite

    Eu apartir do momento em que vii este topico fiquei fã do senhor Amadeu Inacio.
    Lindos NSU 's que o senhor tem.
    Quem me dera conhecer esse senhor e a sua coleccao de NSU

    =(

    Belos carros
     
  17. O Amadeu Inácio pode encontar-se no KIRO, Kartódromo do Bombarral;)
     

  18. Boa noite


    Como e que eu posso arranjar a revista onde veio essa entervista ??

    Cumprimentos
     
  19. É dificil talvez nalguma Automobilia ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página