Alba - O Automóvel Português

Rali da Automobilia apresenta carro fabricado em Albergaria-a-Velha (notícia no site da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha)

No próximo dia 23, de manhã, dezenas de carros antigas vão invadir a Alameda 5 de Outubro em mais uma edição do Rali da Automobilia. Organizado pelo Clube Aveirense de Automóveis Antigos e Classic Clube de Portugal, com o apoio oficial da Câmara Municipal, a edição deste ano vai apresentar uma raridade, ou seja, um carro produzido no próprio Concelho há mais de 50 anos.

Em 1952, nascia um dos mais marcantes automóveis de corrida fabricados em Portugal: o Alba. Este foi o resultado da vontade e génio de um homem de Albergaria-a-Velha, António Augusto Martins Pereira, que concebeu e produziu um dos veículos que mais marcou o panorama do desporto automóvel em Portugal nos anos cinquenta.

Rodeado de uma equipa de colaboradores exímios, com particular destaque para os próprios funcionários da sua empresa, a Indústria Metalúrgica Alba, mas também amigos como Francisco Corte Real e Ângelo Costa, António Augusto concretizou a produção de um automóvel que conheceu grandes êxitos na competição, com destaque para a vitória na classe na Taça Cidade do Porto em 1953 e no Rali Vinho do Porto em 1955, contando ainda com outras vitórias e lugares de destaque em diversas competições.

É de particular interesse o facto de o Alba ter utilizado um motor também inteiramente fabricado na Alba, o Alba Twin Cam, uma verdadeira jóia de mecânica com quatro cilindros em linha, cilindrada de 1491cc, duas árvores de cames e duas velas por cilindro. A distribuição estava ao cargo de um distribuidor Bosch de fabrico específico para este motor e a alimentação era assegurada por dois carburadores horizontais Solex 36. A potência final era de cerca de 100 CV, um valor notável para a época. De realçar que todo o motor era construído em alumínio, fazendo uso do elevado conhecimento e profissionalismo do pessoal da fábrica Alba.

Foram produzidos quatro Alba, dos quais apenas dois estão em condições de circulação. O actual exemplar, que vai estar em exibição, o OT-10-54, continua propriedade da família Martins Pereira, embora não utilize o motor Alba mas sim um motor de base Fiat/Simca de 1090cc, acoplado a uma caixa de quatro velocidades em que apenas a terceira e quarta são sincronizadas.

Este automóvel tem vindo a participar em algumas competições de clássicos e continua a assegurar um óptimo desempenho, testemunhando que o projecto nascido há mais de cinquenta anos continua vivo e a suscitar a admiração de todos.

Nota: esqueceram-se de fazer referência a este forum
 
Epá, Francisco, se fores traz mais fotos. Estou curioso como têm decorrido os trabalhos de "restauro" no Alba...

E ainda não me esqueci do artigo no Supercars.net. Só tenho andado de tal forma ocupado no trabalho que não tenho tido tempo de recompilar a informação aqui tão magistralmente concentrada e traduzi-la decentemente para inglês...

E aí este fórum será citado pelo trabalho, obviamente!!
 
Pois é meus amigos, cinquenta anos depois o Sr António Augusto voltou a "sentir" a sua máquina.
O Alba está, embora de passagem, de volta a Albergaria e à sua casa para participar na abertura do rally Automobilia.
E hoje fomos tomar café juntos, o Alba, o sr António Augusto e esposa, o António (neto) e nós com direito a uma volta e experimentar uma deliciosa sensação!
 
Última edição:
E estas já em Albergaria antes do passeio.

Ainda tive oportunidade de perguntar ao sr Antonio Augusto qual era a sensação de voltar a conduzir o Alba após 50 anos, prontamente me respondeu que era boa mas estava um pouco nervoso por já não estar muito habituado à maquina. Mas garanto que ele estava muito satisfeito.
 
Última edição:
Tive e tenho o privilégio de conhecer o sr António Augusto De Lemos Martins Pereira, e conhecer a sua obra prima o Albinha como carinhosamente chamam ao seu Carro com C grande.
A sua produção estimou-se em 7 viaturas, mais umas quantas inacabadas das quais somente restam duas ,esta do artigo e uma outra tbm em muito bom estado vermelha, com jantes em ferro ao contrário de estas muito bonitas raiadas.
As suas carroçarias foram inteiramente feitas em alumínio e montadas em chassis tubulares . o mais importante (eu acho ) é que as carroçarias foram feitas manualmente , ou seja martelo e encontrador, parece impossível mas foi a realidade, ñ existem bate-chapas assim hj em dia. Quanto ao motor fui produzido tbm na ALBA e com a inovaçaõ de ter 2 velas por cilindro com dupla árvore de cames á cabeça , somente o sistema eléctrico foi produzido pela BOSCH. (Ñ estou seguro se a alfa romeu já produzia 2 velas por cilindro) Mas foi inovação cá em portugal.
 
A Partida do Rali coube ao Alba (00) ao volante António Augusto Martins Pereira com o Presidente da Câmara de Albergaria ao lado.
DSC_0675.JPG

DSC_0656.JPG

DSC_0673.JPG

DSC_0683.JPG

DSC_0676.JPG
 
Última edição:
DSC_0659.JPG
Mais uma raridade em exclusivo Portal dos Clássicos...:D o Alba OT com José Luis ("Zé Lu") ao Volante, Filho de António Augusto :cool:
 
Última edição:
Sir Francisco, sei que não é facil, mas tente fazer uma descrição mais pormenorizada sobre o que é sentar no Alba, o som daquilo, sentir o poder de um carro único!
 
Última edição:
Amigo Francisco Lemos Ferreira!

Parabéns pelo LUXO e o Prazer de dar uma volta de ALBA, e com um condutor histórico no próprio
projecto ALBA!

Já entraste na História do próprio ALBA!

Parabéns uma vez mais!

Quem me dera a mim!

Grande Abraço

Marco Pestana
 
Boas gostei muito de ver o alba a circular... pois foi a primeira vez que o vi a circular... gostei de ter falado com o Srº António Augusto sobre o carro e o seu motor original.... tenho vos a dizer que aquilo nao é um carro mas sim um avião.... portou-se lindamente na super especial.... mostrou a algumas maquinas o que e um verdadeiro carro ... cada vez mais o admiro...
 
Última edição:
Miguel Paiva disse:
Sir Francisco, sei que não é facil, mas tente fazer uma descrição mais pormenorizada sobre o que é sentar no Alba, o som daquilo, sentir o poder de um carro único!

Caro Miguel

Passados 35 anos voltei a andar no Alba, mas como é lógico em criança não valorizava assim a peça. Andar no Alba conduzido pelo seu criador é uma emoção forte ainda mais para nós amantes do carro. Acresce que o piloto não perdeu qualidade e depois de ter 1 dia de re-habituação ao carro deu show com aquela idade, mas sempre jovem e audaz, basta ver a maneira como curvava e os arranques que fez, de colar ao banco.... Nos anos 50 na partida o Alba não dava hipoteses, so depois chegavam os Porsches, por alturas da entrada da 2ª não sincronizada. Albergaria acordou no sábado com o roncar do seu filho pródigo.

Abraço
:cool:
Francisco
 
Última edição:
Paulo A. Gonçalves disse:
Boas gostei muito de ver o alba a circular... pois foi a primeira vez que o vi a circular... gostei de ter falado com o srº antonio augusto sobre o carro e o seu motor original.... tenho vos a dizer que aquilo nao é um carro mas sim um avião.... portou-se lindamente na super especial.... mostrou a algumas maquinas o que e um verdadeiro carro ... cada vez mais o admiro...

Aqui estás tu :cool:

DSC_0648.JPG
 
Última edição:
Fantásticas fotos... :huh: Excelentes para documentar ainda mais o já longo tópico do Alba existente no Portal

É incrível a baixa altura do carro e não deve ser nada fácil conseguir entrar lá pra dentro :D
Com um centro de gravidade tão baixo, curvar nesse carro deve ser arrepiante :oo

Deve ter sido uma experiência fantástica dar uma volta no Alba e sentir o trabalhar do motor e a força dele :huh:....
 
Francisco Costa disse:
Fantásticas fotos... :huh: Excelentes para documentar ainda mais o já longo tópico do Alba existente no Portal

É incrível a baixa altura do carro e não deve ser nada fácil conseguir entrar lá pra dentro :D
Com um centro de gravidade tão baixo, curvar nesse carro deve ser arrepiante :oo

Deve ter sido uma experiência fantástica dar uma volta no Alba e sentir o trabalhar do motor e a força dele :huh:....

... e tem o Fiat 1100... que faria se estivesse alojado o "coração" ALBA 1500!! Para quando o reencontro dessas duas jóias no mesmo "corpo"??

O ALBA está exposto no Caramulo ou "escondido", onde está a ser "restaurado"??
 
Voltar
Topo