Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

AJUDA !! cor do motor da minha XF 17

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por João_Miguel, 8 Fev 2010.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por João_Miguel, 8 Fev 2010.

  1. pessoal, tenho uma XF 17 super e 1985 que trazia motor de tampas "brancas". Acontece que o meu pai pintou-o com um spray preto e a cabeça tambem. Como é que faço para remover a tinta velha e como devo fazer para voltar a por com a cor "branca original"??????? Qual a tinta? E a cabeça também é pintada??? E a temperatura???? e a gasolina???? leva verniz???
    Também já pensei em polir em vez de pintar. Aconselham??? Volta a perder o brilho com o tempo?? fica feio?????? Como fazer etc....

    Este é um tópico para discussão destes assuntos e assim podemos também ajudar outros que tenham o mesmo problema. Conto com a vossa ajuda.


    Quem souber da matéria que "fale" :D:D:D
     
  2. Eu nao percebo da matária mas falo na mesma lol :D

    Se a cor original era branca acho que devias tirar a tinta toda e pintar de novo. Também já vi umas tampas polidas e gostei, mas com o tempo devem perder o brilho...

    Resumindo, tens que esperar por quem de facto percebe do assunto :D:D
     
  3. Claro. Só espero é que ele apareça :D. Mas sabe como tirar a tinta velha ??? decapante?? obrigado pela opinião =)
     
  4. Obrigado. Eu penso que o decapante (segundo me disseram) passado com um pincel começa a levantar a tinta, ou seja, a criar bolhas, o que torna fácil a remoção da tinta.
    Estou certo???? Alguém que saiba diga por favor.
     
  5. Só agora reparei na estupidez que eu disse lol
    Nao é jacto de fibra de vidro mas sim de micro-esferas de vidro. ;)
     
  6. Onde é que posso fazer isso ou comprar os acessórios para tal???? Fica caro? eu mandei-lhe uma mensagem privada aqui pelo portal com umas questões. Se quiser ver.... agradeço.
     
  7. boas a minha opnião é mesma do menbro Pedro Vasco, para cabeça jacto de micro esfera de vidro ou areia mt fina para nao marcar mt a cabeça, e fica como original sem tinta nenhuma apenas a liga de aluminio , para motor "tampas" , uma boa tinta acrilica aguenta mt tempo ,bom restauroB)
     
  8. Muito obrigado. Abraço ;)
     
  9. Boas, olha João tenho quase a certeza (99%) que não existiu nenhum motor de alguma XF17 pintado de branco de origem. Sairam sim sem pintura alguma e depois pintados de preto, mas apenas e só as tampas laterais ou seja a tampa do lado da embraiagem e a do volante magnético assim como o cilindro e respectiva colaça. De qualquer modo se a pintura que o teu pai deu foi com spray normal o diluente celuloso retira-a sem problema. Cumps.
     
  10. Tens razão! Lembro-me agora que o motor não tinha cor e tinha por dentro das letras vermelho. Qual a melhor forma de fazer isso do vermelho??? isolar as tampas à volta e pintar tudo inclusivé as letras e depois lixá-las????

    Abraço
     
  11. Mais ideias????? Ajuda !!!!!o_O
     
  12. Se pusesses umas fotos ajudava...
     
  13. Ok. aqui estão as fotos. O pretendido é tirar a tinta preta e deixar o alumínio "bonito". Polir depois de tirar a tinta??? Vejam o efeito que fica na amarela. Sugestões aceitam-se e Ideias.... venham elas.
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Outra coisa.... para passar o motor a jacto de areia ou de vidro não pode estar aberto??? como fazer??? como proteger a chapa de fábrica????

    Corro o risco de partir algumas das lâminas da cabeça??

    Para polir usar o quê??? Lixas, massas, discos.... enumerar as ferramentas necessárias.Para pintar a parte vermelha usar que tinta?

    Ajudem me por favor. Obrigado.
     
  15. boas mas moto de origem tem as tampas pretas normalmente as XF´s tinham as tampas pretas e cabeça em aluminio...para levar o motor ao jacto de areia o melhor e o bem feito é desmontar tudo por devido a pressao é um risco levar motor montado se entra um grao de areia adeus cilindro....se quiser ariscar isolar tudo bem isolado com fita-cola ,na chapa de indentificaçao o bom é tirar fora mas basta duas camas de fita de papel para nao danificar a mesma...abraço e bom restauro
     
  16. Muito obrigado pela resposta. Esta tinha de origem as tampas sem tinta com vermelho entre as letras. O meu pai pintou a spray e mais tarde a pincel com tinta sintética. O jacto de areia tira?? então e a chapa como tirar e depois voltar a colocar???? Isso do motor aberto depois não há problema do jacto ser apontado para o interior?? Ou seja, desmonto tudo e posso passar a jacto as tampas e o centro do motor também???
    Agradeço uma resposta. Obrigado pela participação que tem vindo a fazer neste tópico.
     
  17. Boas
    Quando digo desmontar tudo é tudo mesmo tirar tudo ficar só com os "carter´s" e as tampas,mas tampas sem rolamentos nem nada e porteger as partes que estam rectificadas por exemplo onde trabalham os rolamentos da cambota e os dos veios de mudanças a parte onde encaixam as tampas ... isso fica um bom trabalho agora se quiser tirar só as duas tampas a do lado volante motor e do lado da embragem e o cilindro e culassa é diferente mas tem de ter mt cuidado com as partes rectificadas pk a jacto de areia mt abrasivo a vai danificar essas partes....mas deixe umas fotos do motor para melhor opiniao
    cumprimentos ................
     
  18. Relativamente ao pintar com uma cor semelhante a do alumínio, tens aqui um exemplo de um restauro de uma casal feito lá em casa em que a tampa do motor foi pintada com a tinta usada nas jantes os automóveis:
    Ver anexo 154377

    Quanto a hipóteses de pintura do motor, o meu irmão já usou em duas motas montadas por ele o cilindro e colaça pintados de preto e depois polidos os topos das palhetas. Até acho que resulta bem:
    Ver anexo 154378
    Ver anexo 154379

    Para limpar o motor a jacto de micro-esferas de vidro, era preferivel desmontar o motor, porque se entram micro-esferas para dentro é capaz de nao dar muita saúde ao motor quando começar a trabalhar :D:D:D
     

    Ficheiros Anexados:

  19. temos aqui umas sachs e umas zundapp mt diferentes nao por umas fotos para pessoal ver essas reliquias ???abraçoB):D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página