A nossa Aventura - Volta a Europa em Clássico em 2015

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Ahhhhh finalmente um local com internet. Ou como se fiz em Espanha uifi.... Estou a tomar um cafessito solo en Toledo. Pernoitei num local magnifico de ontem para hoje, Vale de Arruela, não resisti a paisagem e atrasei-me a caminho de Toledo... É o que faz vir por estradas secundárias... Ainda não meti as rodas na autovia espanhola. Para já esta tudo a correr como deve ser. Sem estresses de maior a nao ser uma investida de um touro ao meu carro, ontem... As rodas chiaram a andar para trás o que assustou o bixo que acalmou depois... Fiz uns bons 600 metros de marcha a traz. (Nunca pensei que o ghia fizesse chiar os pneus)...

Tenho comido pelos montes deste Alentejo sem fim. Tenho fotos, muitas, mas nao trouxe o portátil. Como podem imaginar, nao tenho tido muito tempo para tirar as fotos da maquina, assim que puder coloco uma ou duas.

Abraço e ate logo (devo ir ate valência)

Olé!!!!!!!!


boa viagem ;)


nuno granja
 
OP
OP
Gomes Miguel

Gomes Miguel

Clássico
Albacete... 240km, na mais pura harmonia. Parei duas vezes, num Minipreço para protector solar, que tanto eu como a a minha mulher já parecemos camionistas, e uma segunda vez para uma fotografia que mais logo vou tentar partilhar. Abraço. (Vou procurar jantar que aqui é uma hora mais)... Hoje é hotel.
 
Última edição:
Boas Gomes.

Eh pah não sabia que a viagem já tinha começado.
Espero que esteja tudo a correr pelo melhor.
Vou ficar atento a novas "novidades". Manda aí umas fotos para pôr esta gente toda a babar.

Abraço,
Fábio Fernandes
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Estou para almoçar numa tasca no meio de nada entre Albacete e valência e estão 3 velhotes a minha frente a descascar favas verdes e a comer... Nunca tinha visto comerem isto cru.



Então quando regressares experimenta comer fava seca e "assada" na brasa ...... :D:D:D


Post scriptum - o mais comum pelos nossos lados é a espiga de milho ainda em "leite"; também assada na brasa ....
 
OP
OP
Gomes Miguel

Gomes Miguel

Clássico
5dq681.jpg


33e7pme.jpg

Valência... Cresceu demasiado rápido e agora, sem sustentabilidade está uma cidade pobre e as moscas...

Amanhã, Reus.
 

Anexos

  • 33e7pme.jpg
    33e7pme.jpg
    2.1 MB · Vistos: 0
  • 33e7pme.jpg
    33e7pme.jpg
    2.1 MB · Vistos: 0
  • 33e7pme.jpg
    33e7pme.jpg
    2.1 MB · Vistos: 0
  • 33e7pme.jpg
    33e7pme.jpg
    2.1 MB · Vistos: 0
  • 33e7pme.jpg
    33e7pme.jpg
    2.1 MB · Vistos: 16
Boa Miguel, tudo de bom para vocês!
Olha, gostava de ver umas fotos do carro carregado, para ver se está tudo atafulhado ou se ainda sobra espaço para as prendas que nos vais trazer :)

estás a pensar trocar os 2,5L de óleo de quantos em quantos kms? Eu vou sugrir 5 mil km, o que deve vir a ser em França, não?

Grande Abraço
 
OP
OP
Gomes Miguel

Gomes Miguel

Clássico
Hola tios.

Desde que falei pela última vez já me aconteceram uns quantos episódios. O mais grave foi a vir de Valência para Cambrills (perto de Reus e terragona).

Numa longa subida de autoestrada, com o carro bem quente, começa a falhar de uma forma muito estranha, parece que estava com menos um cilindro, mas não era constante... quando acelerava a fundo, ele andava melhor, tinha menos falhas... assumi o pior, encostei na via rápida, meti o triângulo, o colete, saímos do carro e esperamos que arrefecese o óleo (o sensor externo estava a uma temperatura aceitável, mas o sensor de temperatura de óleo estava muito alto, quase a acender a luz). Depois de uma boa hora ao sol, lá decidimos continuar e sair na primeira saída que encontrasse (foram 9 km em autoestrada, com o carro constantemente a falhar, tipo soluços...) Depois de sair voltei a encostar, agora já mais tranquilamente comecei a pensar no que poderá ter o carro... como estava difícil aguentar o relantim, mesmo depois de estar a uma temperatura normal, percebi que não tinha todos os cilindros a funcionar... mas sempre que eu acelerava a fundo e puxava por ele, os 4 cilindros trabalhavam (como eu já sei como o carro fica com menos um cilindro, era fácil perceber que não tinha colado nenhum cilindro e que a temperatura alta, mas nunca excessiva, não podia ter causado nada mecanicamente fatal). Como já estava numa nacional, perto Vinaroz, decidimos procurar ajuda de um mecânico. A minha mulher lá viu uma garagem/mecanico com uma VW Pão de forma desenhado na Porta. Nem pensei muito, arranjei maneira de dar a volta e ir lá pedir ajuda. O velhote, que tinha uns bons 15 carros para arranjar (só tinha um Citroën 2 cavalos lá dentro, que vale a pena mencionar). Disse-lhe logo, com uma entrada a pé juntos... tenho um problema no sistema de ignição do carro... ele ficou a olhar para mim, para o carro, e disse-me que não tinha tempo para me ajudar. Disse-me: volta para trás e vai a Bosh Car Service que eles é que tratam de problemas eléctricos.

Sem muito para dizer, lá fui eu para trás a procura da tal oficina. Era perto... e com o carro preso por arames lá cheguei... procurei falar com o mecânico que me disse para aguardar e foi falar ao telemóvel... durante 45 minutos (eram umas boas 5 da tarde, já estava a desesperar porque não tardava muito iam todos para casa e eu fiquava a ali a espera no meio de nada).

Foi durante essa altura e incentivado pela minha mulher que comecei a deitar mãos à obra... Se eu achava que o problema estava no sistema de ignição, abri o distribuidor e comecei a ver se tinha faíscas nas velas... estavam lá mas parecia que estava qualquer coisa de errada... porque depois de andar a mexer, o carro ficou mesmo muito pior, é parecia que estava a trabalhar apenas com 2 cilindros. Quando já estava para deitar a toalha ao chão e chamar o reboque para ir para casa o mecânico da Bosh veio ter comigo e disse: "-Lá ver, puena en marcha" e durante uns bons 30 segundos esteve a olhar para o motor como um burro para um palácio... Depois disse-me que não tinha tempo para me ajudar, nem sabia o que fazer... Mas conhecia um mecânico, no centro de Vinaroz que me podia ajudar, porque já tinha restaurado duas "cucarachas" e conhecia o carro de cima a baixo.

Sem muito a fazer antes de fechar o distribuidor, e com o carro cada vez pior, mandei uma marteladazinha com o cabo da chave de fendas nos platinados a espera de um milagre... que curiosamente... aconteceu... O carro começou a trabalhar mais normalmente (ainda falhava, mas com menos cadência)... Depois das indicações do gajo da bosh, lá fui eu para o centro da cidade, ou vila, e só quando cheguei ao local é que reparei que era uma oficina oficial da BMW, e que o senhor (chamado casanova) era o dono e estava num escritório. A boa notícia é que a entrada de uma oficina da BMW, tinha lá os dois belos carocha na montra...

espanhóis...


Quando cheguei lá, pedi para falar com o tal casanova, expliquei a situação ao que ele me disse para meter o carro lá dentro.
Depois de alguns testes de faísca e de carburacao, ele disse-me logo que embora tenha faísca, estava muito fraquinha e que os platinados estavamas MUITO sujos. Fácil... 30 minutos depois e 30 euros de custo (ele deu a desculpa por ter que colocar o facto de macaco e por saber onde estava o problema), muitos sorrisos dos mecânicos, eu todo embasbacado por quase ter ido para casa por platinados sujos, já tinha tinha o carro a funcionar melhor que nunca (ele colocou-o no ponto de uma maneira "estranha", mas perfeita, vou estudar melhor a estratégia que ele usou e depois coloco-a online).

No meio da conversa de despedida, lá lhe confessei que eu sabia que o problema estava ali, mas não sabia que os platinados causavam aquele efeito na ignição... quando ele ouviu ignição, começou a rir e disse que não sabia o que era isso... depois de lhe explicar ele disse que em Espanha chama-se de "incendido"... acho que essa foi a razão do olha de estúpido do primeiro mecânico, quando lhe disse que tinha um problema de ignição...

Depois destes episodeos, lá fiz os restantes 10 km sempre na boa, com o carro perfeito, melhor que nunca...

Descansei o dia seguinte (ontem) num bangalow de Madeira junto à praia, tenho umas quantas fotos bonitas de ontem, num passeio nocturno que fiz mais a minha mulher, andei a brincar com medusas no Mediterrâneo sem saber, conheci a zona balnear de cambrills, dei uns belos mergulhos e descansei, hoje fiz os 130 km até Barcelona que faltavam e já estou no hotel... com o carro fechado em parque privado... amanhã visito a cidade naqueles autocarros turísticos....

Boa Miguel, tudo de bom para vocês!
Olha, gostava de ver umas fotos do carro carregado, para ver se está tudo atafulhado ou se ainda sobra espaço para as prendas que nos vais trazer :)

estás a pensar trocar os 2,5L de óleo de quantos em quantos kms? Eu vou sugrir 5 mil km, o que deve vir a ser em França, não?

Grande Abraço

2mi527n.jpg

149p6ok.jpg

5uhaxc.jpg

Tirei estas fotos hoje antes de vir para Barcelona.


Se repararem, a faixa branca da roda traseira já saiu algures na autoestrada...

Tenho atrás do banco o edredam de campismo e booster, no banco a roupa e a comida, debaixo do banco sapatos e coisas... na parte da frente ferramentas e material de campismo. .. a ideia é ter o carro mais equilibrado possível, com o mais pesado a frente possível.

O óleo vai ser trocado de 3 mil em 3 mil... Esta quase a primeira muda (trouxe óleo comigo).

Abraço a todos
 

Anexos

  • 2mi527n.jpg
    2mi527n.jpg
    843.7 KB · Vistos: 19
  • 149p6ok.jpg
    149p6ok.jpg
    917.6 KB · Vistos: 19
  • 5uhaxc.jpg
    5uhaxc.jpg
    947 KB · Vistos: 19
Última edição:
Olá sobrinho, arranjas-te maneira de não ter espaço para as prendas, mas pronto, os tios desculpam :p)
Gostei de ver a arrumação, ainda leva bastantes coisas.
Os apoios de cabeça foste tu que compras-te ou já vieram com o carro.
Abraço
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
MIguel,


Um autêntico "Lost in translaction" ;)

Obrigado pela partilha e como disse o J. Luis. Soares, "avarias" deste grau, só apimentam a história.

Quando fui para a Suiça em 1986, tive de afinar a ignição em França (Orthez).

Bons kms....


nuno granja
 
Topo