Toyota Corolla Ke20 De 1979 ---> Vitor Veiga

Um 3K-B só é melhor que um 4K quando ambos os motores estão de origem e mesmo isso é discutível. Os diferenciais dos carros não são iguais, os pesos etc, para que se possa ter uma comparação fidedigna.
Mas que um 4K supera um 3K-B assim que se começa a dar-lhe uns pozinhos (o potencial dele) é indiscutível.
 
OP
OP
Vitor Veiga KE20_GT
Ora muito boa noite caro Carlos Teixeira e restantes membros....
Já à alguns "dias" que eu não passava por aqui efetivamente. Desculpem malta.
Bem, desde a última publicação não existiu assim nada especial.
É certo que o motor foi aberto e basicamente dos motores que eu tinha, foi montado um apenas :)
Motor esse que apenas foi retificada a cambota, e abriu-se os cilindros para uma medida superior bem pequena para anular a ovalização dos cilindros, levou 4 pistões novos com respetivos segmentos. Juntas todas novas e motor fechado. Daqui basicamente não usei nada que não fosse do motor original da viatura.
Até 2019 o pouco que o carro andou, até que estava bom, no entanto houve ali uma altura que deixou de estar OK e até hoje ainda não andei nele nem resolvi o problema.
Qual é o problema? Corrente muito fraca nas velas e está a trabalhar em 2 cilindros. Com muita sinceridade, penso que vou ter de trocar a colaça por uma outra que tenho cá em casa. Não sei se isso resolverá o problema de alguma forma pois 3 cilindros têm compressão de 10 e o 4º cilindro tem compressão de 9 ou pouco menos. Porque penso em trocar de colaça? Diz um ex-mecânico da Salvador Caetano dos anos 80´s que a colaça que está montada na viatura já sofreu muitas retificações, Diz para esquecer aquela colaça e colocar uma outra que ainda não tenha sido retificada. Supondo que a colaça do outro motor que comprei está virgem, será mandar testar, rodar válvulas para não perder compressão e montar com junta nova. Para isso vou querer também substituir os parafusos que apertam a colaça pois nunca mudei e poderá fazer alguma diferença.
Porque ainda não fiz nada desde os primeiros meses de 2019? Comprei um outro amor de 2 rodas em Agosto de 2019 que me dá um gozo diferente de sair á estrada num bom dia de sol e desfrutar das estradas nacionais deste nosso Portugal.
Na foto que aqui publico, vê-se claramente que o meu primeiro amor (KE20_GT) está ali encostado mais ao canto e que o meu segundo amor de 2 rodas está á saída da garagem.
Digam-me as vossas opiniões relativamente á corrente fraca nas velas, também relativamente á diferença de compressão e por último relativamente ao facto de estar a trabalhar apenas com o 1º e 2º cilindros.
 

Anexos

  • 1613599855506.jpg
    1613599855506.jpg
    434 KB · Vistos: 0
Topo